Imagem de destaque sobre bolsa de estudos

Como conseguir uma bolsa de estudos para pesquisadores?

Você quer saber como conseguir uma bolsa de estudos para pesquisa, mas ainda não sabe por onde começar?

Então não precisa mais se preocupar, pois até o final deste post você vai se tornar experiente no assunto.

Como pesquisador, é importante que você saiba quais são as melhores bolsas de estudo dentro do país e também fora dele, para que possa se dedicar inteiramente à sua pesquisa.

Sendo assim, é fundamental que você já tenha avançado na sua iniciação científica e esteja pronto para atingir os seus objetivos acadêmicos.

Pensando em te ajudar, eu elaborei um post completo sobre como conseguir uma bolsa de estudos no Brasil e também no exterior.

Saiba mais sobre:

Basicamente, uma bolsa de estudos é o incentivo financeiro ao estudante para que ele possa ter foco integral à sua pesquisa..

Afinal, dedicar-se à vida acadêmica demanda tempo e, muitas vezes, anos de estudos, como qualquer outro trabalho.

Além disso, uma bolsa de estudos pode ser concedida por uma empresa, instituição de ensino, governo federal ou até mesmo entidades sociais.

Assim, é cada vez mais comum que alunos ingressem no ensino superior por meio de bolsas de estudo, principalmente aqueles que possuem uma baixa renda.

Porém, quando falamos sobre uma bolsa de estudos para pesquisadores, existe um pré-requisito simples: ter uma pesquisa em andamento, seja na graduação ou na pós.

Por isso, bolsas de estudos para pesquisa têm outros requisitos, fazendo com que o seu sistema de admissão seja diferente a depender do programa.

“Mas, como conseguir uma bolsa de estudos para pesquisa?”

Como já falei acima, para que você possa conseguir uma bolsa de estudos, é importante que você já tenha uma pesquisa em desenvolvimento.

Por isso, comece o seu projeto de pesquisa. Você pode fazer isso sendo orientado por um professor e aprofundando os seus conhecimentos científicos.

Após isso, você terá uma base para comprovar que sua pesquisa pode ser realizada no tempo proposto. Então, poderá aplicar para uma bolsa de estudos.

Porém, nem todos os processos de aplicação são iguais e você entenderá lendo até o final deste texto que existem diferentes requerimentos para cada tipo de bolsa de estudos, seja no Brasil ou no exterior.

Bolsas da CAPES

A CAPES ou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma fundação criada pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de expandir e coordenar as modalidades de pós-graduação do ensino superior no Brasil.

Normalmente, a atribuição de bolsas da CAPES é direcionada pelo MEC às instituições de ensino. A partir daí, cada instituição define como irá distribuir a renda entre os estudantes.

Sendo assim, também é importante que você saiba que nem todos os cursos garantem uma bolsa de estudos, já que alguns acabam recebendo um financiamento maior do que outros.

Pela CAPES, você encontra as seguintes bolsas de estudo para pesquisadores:

  • DS;
  • PROSUC;
  • PROSUP;
  • PNPD/CAPES;
  • DINTER;

Abaixo, entenda melhor sobre cada uma:

DS

O Programa de Demanda Social visa apoiar estudantes de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior públicas, através de bolsas de estudo nos níveis de mestrado e doutorado.

PROSUC

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação tem como finalidade dar apoio aos estudantes de instituições que não possuem finalidades lucrativas. 

PROSUP

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares tem como missão o apoio a estudantes por meio de bolsas de estudo nos níveis de mestrado e doutorado.

PNPD/CAPES

Sendo o Programa Nacional de Pós-Doutorado, este programa visa financiar estágios de pós-doutorandos enquanto estiverem atuando em docência nos Programas de Pós-Graduação acadêmicos recomendados pela CAPES.

DINTER

O Programa de Doutorado Interinstitucional concede bolsas de estudo para a formação de doutores que possam atuar em docência e/ou pesquisa nas instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa.

Bolsas do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem o objetivo de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científico no Brasil.

Diferente da CAPES, o CNPq não responde ao MEC, mas sim ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As bolsas do CNPq são destinadas a:

  • Pesquisadores;
  • Cursos de pós-graduação;
  • Instituições de ensino, públicas ou privadas.

Dentro do CNPq, nós temos dois programas de bolsas de estudo muito importantes: PIBIC e PIBITI.

PIBIC 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da iniciação científica dentro das instituições de ensino.

Por isso, essa bolsa normalmente é destinada para alunos no início da sua trajetória de pesquisa, como na graduação.

Dentre os objetivos mais específicos do PIBIC, estão:

  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Ampliar o acesso do estudante à cultura científica;
  • Proporcionar ao bolsista a aprendizagem e também o estímulo ao desenvolvimento científico.

PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ufa! Que nome enorme), tem os mesmos procedimentos que o PIBIC em seus processo de admissão.

Porém, na sua prática, o PIBITI tem como diferencial o incentivo ao desenvolvimento de tecnologias e processos de inovação.

Os objetivos específicos do PIBITI são:

  • Contribuir para a formação de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  • Fortalecer a formação de pessoas que possam inovar as empresas do país;
  • Colaborar para a formação de cidadãos criativos e empreendedores para a comunidade.

Por outro lado, se você está pensando em conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é necessário que você se inscreva em programas financiadores de pesquisa.

Estes programas podem ser promovidos pelo governo federal daquele determinado país ou pela própria instituição de ensino superior.

Logo abaixo, você vai conhecer alguns desses programas e descobrir quais deles se encaixam com a sua proposta de pesquisa e carreira acadêmica.

Mas, antes, que tal entender quais são os pontos fortes e fracos da bolsa de pesquisa no exterior? 

Vantagens de uma bolsa de pesquisa no exterior:

  • Acesso a pesquisadores de outros países;
  • Métodos de pesquisa internacionais;
  • Recursos de pesquisa que não existem no Brasil;
  • Ótima experiência educacional, profissional e cultural;
  • Sua bolsa pode ser recebida em uma moeda valorizada mundialmente.

Desvantagens de uma bolsa de pesquisa no exterior

  • Possível alto custo de vida (em caso da sua bolsa cobrir apenas a mensalidade);
  • Possível dificuldade de comunicação.

Agora, confira quais são os programas de pesquisa no exterior que você pode utilizar para internacionalizar a sua vida acadêmica.

1. Fulbright Foreign Student Program (EUA)

O Programa Fullbright para Estudantes Estrangeiros oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejam cursar mestrado ou doutorado nos Estados Unidos.

Estando inserido no programa, o aluno recebe o financiamento de suas mensalidades, livros didáticos, passagens aéreas e até mesmo um plano de saúde.

Para conferir as bolsas de estudos oferecidas pelo Fullbright para brasileiros, assim como os seus requisitos, basta clicar aqui.

2. Vanier Canada Graduate Scholarships (Canadá)

O programa de Bolsas de Pós-Graduação Vanier, no Canadá, tem a intenção de não apenas trazer, mas reter estudantes talentosos que estejam cursando o doutorado.

Assim, as bolsas são válidas para estudantes de doutorado, com o valor de C$50.000 por ano, por três anos consecutivos.

Para saber como se tornar elegível para o programa, acesse a página oficial e fique por dentro.

3. Australia Research Training Program (RTP) (Austrália)

O RTP serve como um apoio de financiamento estudantil para estudantes australianos e também estrangeiros que estejam realizando um mestrado ou doutorado em pesquisa.

Com o auxílio do Research Training Program, o estudante recebe uma bolsa que cobre: mensalidades, custo de vida, plano de saúde, custos de remanejamento e também de publicações.

Para saber todas as informações sobre o funcionamento do programa australiano, clique aqui.

4. Swiss Government Excellence Scholarships (Suíça)

As Bolsas de Excelência do Governo Suíço são financiadas exclusivamente para alunos internacionais de 180 países, sendo oferecida para alunos das pós-graduações:

  • Mestrado;
  • Doutorado;
  • Pós-Doutorado.

Assim, sendo uma bolsa patrocinada pela Comissão Federal de Bolsas (FCS) em conjunto com o governo suíço, as bolsas de excelência promovem ao aluno: pagamento mensal, isenção de mensalidades, plano de saúde, passagens aéreas e auxílio-moradia.

5. Edinburgh Doctoral College Scholarship (Reino Unido)

Ao contrário das bolsas de pesquisa que exibimos mais acima, esta é financiada inteiramente pela instituição, com o objetivo de atrair estudantes pesquisadores de doutorado para a Universidade de Edimburgo.

Com alta competitividade, estas bolsas premiam alunos que tenham uma alta classificação em determinados requisitos como:

  • Nível escolar;
  • Qualidade da aplicação do doutorado;
  • Proposta de pesquisa;
  • Referências e aplicação da bolsa de estudos.

O prêmio para os estudantes selecionados inclui uma bolsa integral sobre as mensalidades da universidade, assim como uma bolsa de R£15.609 com progresso de valor.

Para saber mais sobre o prêmio, elegibilidade e critérios, acesse a página oficial para conferir as bolsas disponíveis. 

6. University of Sydney International Scholarships (Austrália)

Sendo mais uma bolsa de estudos financiada pela própria universidade, as Bolsas Internacionais da Universidade de Sydney têm como objetivo o apoio a estudantes internacionais de pós-graduação.

Por isso, para se tornar elegível basta que você atenda aos seguintes requisitos:

  • Ser um estudante internacional matriculado;
  • Ter um registro de realização acadêmica e potencial de pesquisa;
  • Realizar uma oferta de admissão incondicional.

Após a admissão, a bolsa oferece ao aluno US $35.629 por ano, assim como o auxílio com mensalidades e o custo de vida.

A sua pesquisa será a porta de entrada para conseguir uma bolsa de estudos que possa cobrir as suas despesas e também fornecer outros benefícios.

Assim, é muito importante que você comece a produzir o seu projeto de pesquisa desde agora, e a Even3 sabe exatamente como ajudar. 

Com o nosso modelo de projeto de pesquisa você não precisará se preocupar com as normas ABNT enquanto se dedica apenas a sua pesquisa, facilitando a sua trilha até a tão sonhada bolsa de estudos! 

Clique no banner abaixo para adquirir o nosso modelo totalmente editável.

Baixe modelos de trabalhos científicos na ABNT

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos