Acessibilidade em eventos

Como garantir a acessibilidade em eventos online?

Em 2019, as pessoas com deficiência eram cerca de 25% da população brasileira, de acordo com o IBGE.

Na época, os eventos presenciais já contavam com estratégias de acessibilidade, mas a gente sabe que muita coisa mudou de lá para cá. Principalmente por causa da pandemia do coronavírus…

Agora que os eventos híbridos e online têm ganhado ainda mais força e soluções tecnológicas, sabemos que eles têm potencial para unir cada vez mais pessoas, ampliando o alcance dos eventos e diminuindo as barreiras físicas.

Mas você já parou para pensar se o seu evento realmente tem atingido todo mundo? Afinal, essas transformações deveriam garantir, também, a inclusão e acessibilidade.

Pensando nisso, resolvemos criar um guia com 5 boas práticas para garantir a acessibilidade em eventos online. Por aqui, você vai aprender um pouco mais sobre:

Como já deu para perceber, um evento acessível é bom para todos.

Portanto, planejar eventos online com mais acessibilidade é bem mais fácil do que você imagina.

-> Confira o guia completo para organizar eventos online

Para isto, você pode prestar atenção em 3 pontos cruciais que já devem estar mapeados na organização do seu evento, são eles:

Equipe

Para começar, o melhor a ser feito é conhecer o seu público. Ou seja, consultar as pessoas com deficiência sobre quais recursos elas utilizam e qual é a melhor maneira de atendê-las.

Nesse caso, você pode empenhar pesquisas de público, conversar com seguidores nas redes sociais, ou melhor, ter pessoas com deficiência na equipe de organização e coordenação do seu evento.

Afinal, a diversidade é parte importante para adicionar diferentes pontos de vista ao evento.

Além disso, é importante que toda a sua equipe esteja capacitada para garantir a acessibilidade. 

Por exemplo, você pode ter intérpretes de Libras, além de pessoas responsáveis por verificar o formato correto dos documentos, fazer descrições e facilitar a interação entre os participantes.

Comunicação

Falando em descrições e intérpretes, esses pontos são essenciais na hora de pensar a comunicação do seu evento.

Embora muitas pessoas com deficiência contem com tecnologias assistivas, também é ideal que a organização pense em estratégias de comunicação mais inclusivas, apostando em diversas ferramentas.

No site de evento da Even3, por exemplo, contamos com o VLibras, uma ferramenta gratuita que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Atividades

Por fim, todas essas mudanças com certeza vão impactar positivamente a programação do seu evento.

Assim, com uma equipe preparada, diversa e bem comunicativa, provavelmente as suas atividades já serão acessíveis e sua única preocupação será em como torná-las mais criativas e atrativas.

Nesse caso, uma boa ideia é promover atividades culturais para todos, além de aprimorar seu evento com boas práticas para garantir a acessibilidade (e vamos falar delas já já).

Antes de começar a falar das boas práticas de acessibilidade para a sua organização, é importante que você conheça as soluções que já existem para tornar o seu evento online mais acessível, ou seja, as tecnologias assistivas.

Elas englobam um grande grupo de produtos, estratégias, serviços, metodologias e práticas que promovem mais autonomia para as pessoas com deficiência.

Assim, embora seja um grande grupo de tecnologias, no meio digital, é comum que vejamos os seguintes exemplos:

  • Tradicionais leitores de tela;
  • Softwares ampliadores de tela;
  • Aparelhos auditivos;
  • Avatares de libras, como o VLibras, na Even3;
  • TelepatiX, um app para a comunicação de pessoas com limitações severas de movimento.

Como muitas vezes a tecnologia assistiva depende também dos dispositivos que o participante com deficiência tem, é importante que você garanta o mínimo de acessibilidade no site do seu evento e facilite a utilização das tecnologias assistivas.

Por exemplo, é interessante evitar imagens sem descrição ou utilização de “x” e “@” nas palavras, já que isso não é lido pelos leitores de tela.

1. Utilize formatos em PDF ou Word para os materiais de apoio

Se tem uma coisa que a gente ama por aqui são os materiais de apoio nas transmissões online da Even3.

No entanto, para fazer com que todos possam ler o material, o ideal é evitar os arquivos em imagens, como o PNG ou JPEG, já que eles não podem ser lidos por leitores de tela.

Nesse caso, os formatos mais indicados são o PDF e o Word.

2. Adote a descrição como prática no seu evento

Para melhorar a comunicação e acessibilidade no seu evento, é necessário que você estimule a descrição.

Então, peça para que os convidados tenham a prática de começar a palestra se descrevendo, descrevendo o ambiente e, principalmente, os slides ou recursos visuais utilizados na apresentação.

Nas redes sociais, é comum que imagens sejam usadas na divulgação do evento e não há problema nessa prática! Mas o ideal é que o texto da imagem seja descrito após a #paratodosverem ou através de áudios, caso a plataforma permita.

Caso você não saiba como descrever, as boas práticas indicam que não é necessário falar sobre cada elemento visual, mas revelar o essencial e, principalmente, o que está escrito na peça.

Apesar de ser simples, é normal que nem todos saibam fazer descrições, por isso, uma dica é contratar empresas especializadas ou simplesmente praticar. Com o tempo, descrever será super natural para você e positivo para todos!

3. Não esqueça dos recursos para os vídeos, como audiodescrição, legendas e intérpretes.

Quanto aos vídeos, há algumas alternativas para torná-los mais acessíveis:

Para as pessoas cegas ou com baixa visão, um recurso que pode ser utilizado é a audiodescrição, ou seja, uma faixa narrativa adicional com a tradução das imagens.

Nesse caso, você pode contratar uma empresa especializada e optar pelo formato de vídeo gravado, para facilitar na edição.

No entanto, se não é possível utilizar a audiodescrição, outra ideia é disponibilizar previamente um roteiro em texto como material de apoio para os participantes com deficiência visual.

Além disso, outro cuidado é tornar os vídeos acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. Nesse caso, você pode optar por inserir legendas em vídeos gravados ou contar com intérpretes de Libras.

4. Evite “x” e “@” na comunicação de linguagem não binária

Quando não queremos apontar gêneros binários na comunicação, é comum adicionar caracteres x e @ nas palavras para representar todas as pessoas.

Mas essa intenção e esses caracteres não são entendidos pelos leitores de tela, que farão a leitura ERRO e não vão reconhecer o que está escrito.

Então, como alternativa, o mais indicado é utilizar a comunicação neutra, que usa o “E” para substituir o gênero nas palavras.

5. Diga seu nome nas transmissões online, se possível mais de uma vez.

Além da prática da descrição, outra coisa super importante é falar o nome do apresentador durante as transmissões online.

Assim, pessoas com deficiência visual podem fazer a relação e a adaptação da voz ao nome da pessoa e sua descrição.

Com todas essas dicas de acessibilidade, com certeza o seu evento online vai atrair muito mais pessoas. Então, que tal começar a testar gratuitamente?

crie agora o seu evento online na even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos