capa de trabalho abnt

Como fazer capa de trabalho acadêmico nas normas da ABNT

Ao fazer trabalhos científicos da faculdade é bem comum que os professores nos solicitem que eles estejam no padrão da ABNT e que a capa de trabalho esteja bem organizada.

Normalmente, as capas de trabalhos contém elementos como título do trabalho, identificação do aluno e da instituição. Tudo para que as informações principais sobre a publicação sejam facilmente reconhecidas.

Mas você sabe dizer o que a ABNT diz sobre capa de trabalho? Ela é um elemento obrigatório? Sabe dizer se há um modelo padrão a ser seguido? Tem dúvidas de como montar a sua?

Meu objetivo, neste artigo, é te deixar a par sobre o tema! Em outros blogposts, já falamos sobre Normas da ABNT, como montar referências. Hoje, o assunto é capa de trabalhos e iremos tirar todas as suas dúvidas.

Baixar Modelo de Capa de Trabalho - ABNT

Capa de Trabalho e ABNT: entenda como funciona

O que a ABNT diz sobre o tema? Vamos lá!

A capa de trabalho, segundo a definição da ABNT, é a proteção externa do trabalho, sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação.
A capa de trabalho é um elemento obrigatório?

Na NBR 14724 (a norma técnica), que trata sobre trabalhos acadêmicos, a capa é tida como um elemento obrigatório dos trabalhos.

Essa norma considera os trabalhos típicos de graduação, como teses, artigos, dissertações e TCC. Então, se você está produzindo um deles, é preciso sim providenciar uma capa!

–> Acesse: TCC: guia para começar a escrever o seu.

Ela é considerada um elemento pré-textual, junto a folha de rosto, sumário, folha de aprovação…

Uma curiosidade: para o projeto de pesquisa, entretanto, a capa é opcional! Isso mesmo.

Falando dele, temos um modelo gratuito disponível para download, já formatado nas normas da ABNT. Baixe agora:

Baixar modelo de Projeto de Pesquisa agora

Quais informações colocar na capa do trabalho?

Ainda segundo essa NBR 14724, a capa deve apresentar os seguintes elementos, alguns são obrigatórios e outros, opcionais. Mas atenção: eles devem estar escritos nessa ordem:

  • Nome da instituição (opcional)
  • Nome do autor (obrigatório)
  • Título (obrigatório)
  • Subtítulo, se houver (obrigatório)
  • Número de volumes (obrigatório)
  • Cidade da instituição onde deve ser apresentado (obrigatório)
  • Ano de depósito/entrega (obrigatório)

Quais as especificações técnicas?

Pronto para fazer sua capa de trabalho no Word? Calma! Se liga nessas dicas técnicas.

O projeto gráfico do trabalho é de responsabilidade do autor. Então, algumas especificidades ficam livres, a seu critério e a critério da instituição.

O que isso significa? A ABNT, por exemplo, recomenda tamanho de fonte 12, mas diferentemente do que muitos pensam, ela não diz se você deve escrever em Times New Roman ou Arial. Essas são fontes usadas convencionalmente e que acabaram se tornando uma referência para trabalhos. Mas não são exigências da ABNT.

Tampouco fala sobre que elementos devem vir centralizados e quais devem vir alinhados à direita. Essas são convenções sociais que criamos e que acabam tomando conta do ambiente universitário.

A norma dos trabalhos acadêmicos trata apenas de alguns elementos. Veja abaixo quais são:

Papel e fonte

De maneira geral, a NBR dos trabalhos acadêmicos diz que os trabalhos devem ser entregues em papel A4 na cor branca. Com letras impressas na cor preta, outras cores somente nas ilustrações.

Recomenda-se (então não é algo obrigatório) que o trabalho acadêmico seja redigido em fonte de tamanho 12 para todo o texto, inclusive para a capa.

Salienta, entretanto, que há exceções. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé,paginação e legendas das ilustrações devem vir em tamanho menor e uniforme. Como esses elementos não aparecem na capa, redija-a em tamanho 12, caso queira seguir a NBR 14724.

A ABNT não faz menção ao tipo de letra que deve ser utilizado. Contudo, normalmente recomenda-se o uso de Times New Roman ou Arial, como já falei por aqui =)

Margens e espaçamento

Em relação às margens, 3 cm para a margem superior e para a lateral esquerda. A margem inferior e a lateral direita devem ter 2cm.

O espaçamento deve ser de 1,5. Mas também há exceções para casos como (que não afetam a capa do seu trabalho, mas é importante você saber para o desenvolvimento dele): citações com mais de 3 linhas, referências, legendas das ilustrações e tabelas, ficha catalográfica, entre outros.

Paginação

A capa de trabalho, segundo a ABNT, não é numerada.

Dica de ouro

As instituições têm livre arbítrio para decidir se vão seguir o modelo proposto pela ABNT ou não. Então, antes de tudo, cheque com a sua instituição ou com o seu professor se há um modelo específico da instituição não somente para a capa, mas para todo o trabalho!

Assim, você não corre risco de entregar um trabalho que não esteja devidamente padronizado para a instituição, ok?

Viu que fazer a capa de trabalho no formato da ABNT é bem fácil? Para agilizar o seu trabalho e você poder focar no conteúdo, que tal baixar nosso modelo gratuito de capa de trabalho?

modelos de capa de trabalho nas normas abnt

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos