Capa de trabalho na ABNT: imagem de destaque

Como fazer capa de trabalho acadêmico nas normas da ABNT

Ao fazer trabalhos científicos, você já deve ter se perguntado: como fazer uma capa de trabalho na ABNT?

Normalmente, as capas de trabalhos contém elementos como título do trabalho, identificação do aluno e da instituição de ensino.

Tudo para que as informações principais sobre a publicação sejam facilmente reconhecidas.

Mas você sabe o que a ABNT diz especificamente sobre a capa de trabalho? Ela é um elemento obrigatório em alguns casos!

No entanto, não precisa se preocupar se não souber a resposta para a pergunta acima, pois o meu objetivo neste artigo é te deixar sabendo tudo sobre o tema!

Em outros blogposts já falei sobre normas da ABNT e como montar referências. Hoje, os assuntos são:

Antes de começar a elaborar, é interessante e até mesmo obrigatório que você entenda o que é a ABNT para facilitar o desenvolvimento do seu projeto.

A ABNT ou Associação Brasileira de Normas Técnicas, é uma instituição privada que tem o objetivo, não apenas desenvolver, mas cuidar das normatizações do país.

Assim, ela sistematiza processos em diferentes setores da sociedade, como:

  • Processos acadêmicos;
  • Tecnológicos;
  • Industriais;
  • E muitos outros.

Dessa forma, a ABNT cria um padrão que deve ser seguido igualmente pelas instituições de ensino, evitando problemas com diferenciação.

Por exemplo, já pensou: você faz o trabalho de uma forma, enquanto os seus colegas elaboram de um jeito totalmente diferente?

A capa ABNT, por exemplo, segue um modelo base que facilita até mesmo a avaliação igualitária. Inclusive, já podemos começar a falar sobre ela!

Segundo a definição, a capa é a proteção externa do trabalho, sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação.

Por isso, ela é um elemento obrigatório na maioria dos trabalhos. Isso é o que diz a NBR 14724, a norma técnica para trabalhos acadêmicos.

-> Saiba mais sobre a NBR 14724 e o que não deve faltar nos seus trabalhos científicos

Inclusive, ela considera todos os projetos típicos de graduação, como teses, artigos, dissertações e TCC. Então, se você está produzindo um deles, é preciso sim providenciar uma capa!

Segundo a norma, este é um elemento pré-textual, junto a folha de rosto, sumário, folha de aprovação, entre outros.

Mas há uma curiosidade: para o projeto de pesquisa, entretanto, a capa é opcional!

E, falando dele, temos um modelo gratuito disponível para download, já formatado nas normas da ABNT para você baixar agora:

Informações essenciais na capa de um trabalho, segundo a ABNT

Ainda, segundo essa norma, a capa deve apresentar os seguintes elementos, alguns são obrigatórios e outros, opcionais. Mas atenção: eles devem estar escritos nessa ordem:

  • Nome da instituição de ensino (opcional);
  • Nome do autor (obrigatório e em ordem alfabética);
  • Título (obrigatório);
  • Subtítulo, se houver (obrigatório);
  • Número de volumes (se a publicação for em volumes, é obrigatório indicá-lo);
  • Cidade da instituição onde deve ser apresentado (obrigatório);
  • Ano de depósito/entrega (obrigatório).

O que a ABNT diz sobre as especificações técnicas

Finalmente pronto para fazer sua capa de trabalho no Word? Calma! Se liga nessas dicas técnicas e se prepare para seguir as orientações.

Para começar, você precisa saber que o projeto gráfico do trabalho é de sua responsabilidade. Então, algumas especificidades ficam livres, a seu critério ou da instituição.

Mas sabe que isso significa? Na prática, a gente já faz esse tipo de coisa!

Por exemplo, a ABNT recomenda tamanho de fonte 12, mas, diferente do que muitos pensam, ela não diz que você deve escrever em Times New Roman ou Arial.

Essas são fontes usadas convencionalmente e que acabaram se tornando uma referência para trabalhos, mas não são exigências das regras ABNT.

Tampouco a ABNT fala sobre quais elementos devem vir centralizados e quais devem vir alinhados à direita. Essas também são convenções sociais que criamos e que acabam tomando conta do ambiente universitário.

A norma dos trabalhos acadêmicos trata apenas de alguns elementos. Veja abaixo quais são:

Papel e fonte

De maneira geral, a NBR dos trabalhos acadêmicos diz que os trabalhos devem ser entregues em papel A4 na cor branca.

Além disso, devem contar letras impressas na cor preta, outras cores somente nas ilustrações.

Recomenda-se (então não é algo obrigatório) que o trabalho acadêmico seja redigido em fonte de tamanho 12 para todo o texto, inclusive para a capa.

Entretanto, há exceções: citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações devem vir em tamanho menor e uniforme.

Como esses elementos não aparecem na capa, redija-a em tamanho 12, caso queira seguir a NBR 14724.

Também não há menção ao tipo de letra que deve ser utilizado. Contudo, recomenda-se o uso de Times New Roman ou Arial, como falei por aqui.

Margens e espaçamento

Em relação às margens, 3 cm para a margem superior e para a lateral esquerda. A margem inferior e a lateral direita devem ter 2cm.

Por sua vez, o espaçamento deve ser de 1,5. Mas também há exceções para casos como: citações com mais de 3 linhas, referências, legendas das ilustrações e tabelas, ficha catalográfica, entre outros.

Novamente, como esses casos especiais não afetam a capa do seu trabalho, é importante apenas que você saiba dessas informações apenas para usá-las no seu desenvolvimento.

Paginação

A capa de trabalho, segundo a ABNT, não é numerada.

Por fim, antes de entregar o seu trabalho, eu preciso te dar uma dica muito preciosa: verifique se há um modelo específico da instituição de ensino não somente para a capa, mas para todo o trabalho.

Isso porque as instituições têm livre arbítrio para decidir se vão seguir o modelo proposto pela ABNT ou não. E algumas realmente têm modelos próprios.

Assim, ao checar, você não corre risco de entregar um trabalho que não esteja devidamente padronizado para a instituição, ok?

Além disso, fazer tudo isso pode ser bem mais fácil! Conte com o nosso modelo gratuito de capa de trabalho:

modelos de capa de trabalho nas normas abnt

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos