nota de empenho

Como receber pagamento por nota de empenho no meu evento?

Você sabia que o pagamento das inscrições em eventos também pode ser feito por nota de empenho?

Te explicando de maneira simples, quando uma instituição pública quer pagar pela inscrição de seus colaboradores em um evento, ela não pode utilizar as formas de pagamento tradicionais, como o boleto ou o cartão, devido a algumas leis e burocracias existentes em nosso país.

E, por isso, elas utilizam a nota de empenho.

O nome é estranho, não é? Mas não é um bicho de sete cabeças!

Neste artigo, vou te explicar como é simples receber esse tipo de pagamento no seu evento.

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O que é Nota de Empenho?

Esse empenho é uma promessa de pagamento feita pelo órgão público para você ou sua empresa.

Assim, de acordo com o site do Ministério da Economia, a nota de empenho é um “documento utilizado para registrar as despesas orçamentárias realizadas pela Administração Pública em seu primeiro estágio”.

Isso significa que, ao emiti-la, a instituição pública está reservando o dinheiro, que só será pago em um momento futuro.

Ou seja, você, enquanto organizador do evento, não vai receber o dinheiro de imediato como ocorre no caso do pagamento feito por boleto ou cartão de crédito, mas somente após o evento.

“O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição” (Art 58 da Lei 4.320/64).

Para que você entenda de uma maneira ainda mais fácil e poupe estresses desnecessários, elaboramos um passo a passo para a emissão da nota de empenho. Que tal conferir?

O que deve constar na nota de empenho?

De acordo com o que falamos, o Ministério da Economia assegura que é importante constar na Nota de Empenho alguns dados, como:

  • O nome do credor;
  • A especificação;
  • A importância da despesa;
  • A célula orçamentária, deduzindo o saldo da dotação aprovada;
  • A descrição.

O que eu preciso fazer?

1 – Solicitar os dados dos participantes

Para iniciar, solicite os nomes, e-mails e categorias dos participantes da instituição pública que irão ao seu evento. Para isso, observe um modelo e preencha-o de acordo com seu evento:

Prezado Senhor(a),
para realização das inscrições dos seus colaboradores no EVENTO X, precisamos das seguintes informações:

1 – Dados dos participantes:
Nome:
E-mail:
Categoria de Inscrição:
As categorias disponíveis e seus respectivos valores são:
Estudantes X – R$ XX,XX
Associados Y – R$ XX,XX
Profissionais Z – R$ XX,XX

2 – Documentações que vocês necessitam para a emissão/pagamento da Nota de Empenho.

2 – Levantar a documentação

De acordo com a Lei, sua empresa deverá estar em situação regular para receber uma nota de empenho.

Assim, para confirmar tal regularidade, você precisa obter algumas certidões solicitadas pelo órgão público e, dentre as mais comuns, estão:

Pensando nisso, você mesmo pode emitir essas certidões entrando nos sites acima e digitando o CNPJ da sua empresa. Lembre-se: cada site emite um arquivo em PDF com o documento.

E, se você estiver com grandes dificuldades para conseguir juntar toda a documentação, peça ajuda ao seu contador, ele consegue essas e outras documentações facilmente!

3 – Enviar os dados para a emissão do empenho

Um outro passo é enviar a documentação para o órgão público juntamente aos dados da sua empresa e conta bancária. Segue um modelo de e-mail:

Prezado Senhor(a), o Empenho deverá emitido a nome de:

Dados da Empresa: Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Endereço, Cidade Estado, CEP
Dados bancários:
BANCO
AGENCIA XXXX
CONTA CORRENTE: XXXXX-X
Valor Total: R$ XX,XX

Favor responder a esse e-mail com a nota de empenho anexada.

Com a Nota de Empenho em mãos, o que fazer?

Com a nota de empenho em mãos, teoricamente, está tudo pago.

Sendo assim, como próximo estágio, registre os participantes na plataforma de eventos ou na planilha de vendas e não se esqueça de confirmar as inscrições.

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Dessa maneira, para finalmente receber o dinheiro, há uma última etapa a ser seguida (mas não menos importante, hein?):

Apresente, no dia do evento, os recibos e, caso deseje, para ter um maior respaldo, recolha as assinaturas dos participantes da instituição pública.

Em seguida, envie-os para o seu contato no órgão público e solicite a Liquidação do Empenho. Segue mais um modelo de e-mail:

Prezado Senhor(a),

Solicito a liquidação do empenho N XXXXX, referente à participação de Fulano, Cicrano e Beltrano, no evento XXXXXXXXXXXXXX, realizado dos dias XXXXXXXXXX. Seguem os recibos em anexo.

Pronto! Dessa forma, o dinheiro estará na sua conta em poucos dias.

Sim, ainda é uma burocracia enorme emitir uma nota de empenho no Brasil!

Mas, vamos pensar pelo lado positivo? Pelo menos, assim, conseguimos disseminar a pesquisa e a ciência no nosso país e isso já é fantástico!

Como registrar o empenho na Even3?

Depois de todas as informações que te passamos e pensando em tudo que você precisa, utilize a Even3 como a plataforma de gestão do seu evento.

Para isso, o registro do pagamento por empenho fica ainda mais simples e, caso ainda não tenha criado o evento, inicie agora mesmo de forma gratuita!

Com isso, você pode ter o controle de todas as informações relativas ao empenho no nosso menu Vendas.

Além de incluir o nome do participante, o seu respectivo e-mail para inscrição e ainda informar o status do pagamento por empenho.

Ou seja, se ele já foi pago ou está aguardando pagamento.

Caso seja necessário, também inclua nas observações as anotações relativas ao documento, como o número da liquidação por empenho.

Quer organizar o seu recebimento por empenho no seu evento sem ter problemas? Comece agora a usar gratuitamente a Even3.

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