• Even3
  • Dicas / Professores
  • CNPq vai investir 17 milhões em eventos científicos. Saiba como patrocinar o seu!

CNPq vai investir 17 milhões em eventos científicos. Saiba como patrocinar o seu!

Conseguir patrocínio para eventos científicos/acadêmicos requer organização e nem sempre é fácil! Porém, quer ficar por dentro de uma grande oportunidade?

Já pode ir organizando a gestão do seu evento, pois o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançou, dia 13 de março, a chamada pública com o objetivo de dar apoio financeiro para eventos nacionais ou mundiais que vão ser realizados no Brasil.

Em parceria com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) estão destinados ao todo R$ 17 milhões para essa ação, com valor máximo de até R$ 150 mil por evento.

Que tipos de eventos podem receber o patrocínio?

O apoio financeiro é exclusivamente para eventos científicos tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares. O evento deverá se encaixar em um desses 3 perfis:

Eventos Nacionais ou Internacionais

  • Eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas
  • Eventos que sejam realizados periodicamente e que tenham alcance nacional ou internacional

Eventos Regionais

  • Eventos de dimensão regional, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas
  • Eventos que estejam em suas primeiras edições (com histórico inferior a dez anos)

Eventos Mundiais

  • Eventos mundiais, realizados no Brasil.  É considerado como evento mundial os que são promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas mundiais, sediadas ou não no Brasil. A cada edição, acontecem periodicamente em diferentes países e também é  realizado no Brasil.

Quem pode receber o patrocínio?

Você deve procurar alguém com o título de Doutor para ser o responsável por enviar a proposta do evento/projeto que será realizado! Essa pessoa deve ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e participar formalmente da comissão organizadora do evento

Ele deve ser vinculado formalmente à a instituição promotora ou colaboradora do evento. Além disso, deve ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, informando que participa comissão organizadora e que possui vinculo formal à instituição. O Currículo Lattes deve ser atualizado até a data limite para submissão da proposta.

A equipe técnica do seu evento poderá ser formada por pesquisadores, alunos e técnicos. Outros profissionais poderão fazer parte da sua equipe como colaboradores.

Na hora de formar sua equipe de organizadores,  você deve lembrar que os membros devem ter aprovação/autorização formal escrita, a qual deve ser mantida sob responsabilidade do Coordenador da proposta.

É obrigatório que os membros da equipe tenham seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes.

Até quando posso solicitar o patrocínio?

calendário ilustrativo para o cronograma de submissão das propostas para receber apoio financeiro para eventos

E como todo período de submissão, possui horário limite! As propostas deverão ser enviadas ao CNPq até às 23h59, horário de Brasília, não sendo aceitas propostas submetidas após este horário.

Atenção! É recomendado que o envio das propostas seja feito com antecedência! Sempre bom se organizar para fazer tudo em tempo sem pressa, não é? Isso porque o CNPq não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

A data limite para submissão das propostas depende da data de realização do evento:

Caso seu evento seja da categoria nacional/internacional ou regional:

  • Acontece entre Julho e Dezembro de 2017? Envie sua proposta até 24/04/2017.
  • Acontece entre Janeiro de 2018 a Junho de 2018? Envie sua proposta até 10/07/2017.

Caso seu evento seja da categoria mundial:

  • Acontece entre Julho de 2017 a Junho de 2018? Envie sua proposta até 24/04/2017.
  • Acontece entre Julho de 2018 a Junho de 2019? Envie sua proposta até 10/07/2017.

Agora que você tá por dentro do que precisa fazer para conseguir patrocínio para eventos científicos futuros, você já pode iniciar os preparativos e sempre acompanhar as atualizações da chamada!

Como solicitar o patrocínio?

Preparamos um ebook explicativo com o passo a passo para você realizar a solicitação no site do CNPQ.

Imagem da Landing Page para Download do E-book com o passo a passo para enviar a proposta ao CNPq 2017

Comentários

RECEBA Nossas Novidades

Comments