festival internacional de ciência

Já pensou em ir pro bar para participar de um festival internacional de ciência?

Novas descobertas científicas estão acontecendo a todo o momento, mas com que frequência você tem a chance de realmente entender como elas funcionam e o que significam?

O que é o Pint of Science?

O Pint of Science é um festival internacional de ciência, que aconteceu, pela primeira vez em maio de 2013, na Inglaterra, e foi um sucesso! Em 2016, o evento aconteceu em 12 países, em mais de 100 cidades, durante 3 noites! Ano passado no Brasil, os cientistas invadiram restaurantes, cafés e bares de sete cidades brasileiras nos dias 23, 24 e 25 de maio.

Em 2017, o festival internacional de ciência irá acontecer nos dia 15, 16 e 17 de maio. Já pensou em participar de um festival que propõe debater a ciência de forma descontraída, em bares e restaurantes?

A proposta é divulgar conhecimento científico para o público em geral em mais de 100 cidades espalhadas por dez países realizarão simultaneamente o Pint of Science.

Os 10 países participantes são: o Brasil, a Alemanha, a Austrália, a Áustria, o Canadá, a Espanha, a França, a Irlanda, a Itália e o Reino Unido.

Segundo o fundador e o diretor do Pint of Science, Michael Motskin: “O Brasil é o primeiro país sul-americano a fazer parte do festival e o sucesso estrondoso de 2016 mostra que os brasileiros amam ciência e querem realmente matar sua sede de conhecimento”.

De onde veio a ideia desse festival internacional de ciência?

A ideia veio dos pesquisadores, do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul. Eles pensaram: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science.

Assim, eles organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois pesquisadores decidiram propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas.

Comparando o Pint of Science a um grande festival de música, onde os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite, o festival internacional de ciência possui um proposta muito parecida. Só que, nesse caso, em vez de artistas, há pesquisadores conversando com o público em restaurantes, cafés e bares. E substituindo a música, o que será ouvido nesses palcos está relacionado aos diversos conhecimentos científicos de áreas distintas.

Confira as cidades brasileiras participantes do Pint of Science 2017!

Mapa ilustrativo das cidades onde o festival internacional de ciência Pint of Science irá ocorrer

Em 2016, o festival internacional de ciência científica se espalhou por cidades brasileiras e, neste ano, o evento se expandiu e alcançará 22 cidades em todo o Brasil:

  1. Araraquara (SP)
  2. Botucatu (SP)
  3. Campinas (SP)
  4. Piracicaba (SP)
  5. Ribeirão Preto (SP)
  6. Santos (SP)
  7. São Caetano do Sul (SP)
  8. São Paulo (SP)
  9. São Carlos (SP)
  10. Sorocaba (SP)
  11. Belo Horizonte (MG)
  12. Blumenau (SC)
  13. Brasília (DF)
  14. Curitiba (PR)
  15. Dourados (MS)
  16. Florianópolis (SC)
  17. Goiânia (GO)
  18. Natal (RN)
  19. Porto Alegre (RS)
  20. Rio de Janeiro (RJ)
  21. Salvador (BA)
  22. Teresina (PI)

 

O evento é gratuito no Brasil e que participar só pagará o que consumir nos locais onde acontecerão os bate-papos científicos.

Gostou? Deixe um comentário

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos