Novas descobertas científicas estão acontecendo a todo o momento, mas com que frequência você tem a chance de realmente entender como elas funcionam e o que significam?
O que é o Pint of Science?
O Pint of Science é um festival internacional de ciência, que aconteceu, pela primeira vez em maio de 2013, na Inglaterra, e foi um sucesso! Em 2016, o evento aconteceu em 12 países, em mais de 100 cidades, durante 3 noites! Ano passado no Brasil, os cientistas invadiram restaurantes, cafés e bares de sete cidades brasileiras nos dias 23, 24 e 25 de maio.
Em 2017, o festival internacional de ciência irá acontecer nos dia 15, 16 e 17 de maio. Já pensou em participar de um festival que propõe debater a ciência de forma descontraída, em bares e restaurantes?
A proposta é divulgar conhecimento científico para o público em geral em mais de 100 cidades espalhadas por dez países realizarão simultaneamente o Pint of Science.
Os 10 países participantes são: o Brasil, a Alemanha, a Austrália, a Áustria, o Canadá, a Espanha, a França, a Irlanda, a Itália e o Reino Unido.
Segundo o fundador e o diretor do Pint of Science, Michael Motskin: “O Brasil é o primeiro país sul-americano a fazer parte do festival e o sucesso estrondoso de 2016 mostra que os brasileiros amam ciência e querem realmente matar sua sede de conhecimento”.
De onde veio a ideia desse festival internacional de ciência?
A ideia veio dos pesquisadores, do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul. Eles pensaram: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science.
Assim, eles organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.
A experiência foi tão inspiradora que os dois pesquisadores decidiram propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas.
Comparando o Pint of Science a um grande festival de música, onde os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite, o festival internacional de ciência possui um proposta muito parecida. Só que, nesse caso, em vez de artistas, há pesquisadores conversando com o público em restaurantes, cafés e bares. E substituindo a música, o que será ouvido nesses palcos está relacionado aos diversos conhecimentos científicos de áreas distintas.
Confira as cidades brasileiras participantes do Pint of Science 2017!
Em 2016, o festival internacional de ciência científica se espalhou por 7 cidades brasileiras e, neste ano, o evento se expandiu e alcançará 22 cidades em todo o Brasil:
- Araraquara (SP)
- Botucatu (SP)
- Campinas (SP)
- Piracicaba (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Santos (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- São Paulo (SP)
- São Carlos (SP)
- Sorocaba (SP)
- Belo Horizonte (MG)
- Blumenau (SC)
- Brasília (DF)
- Curitiba (PR)
- Dourados (MS)
- Florianópolis (SC)
- Goiânia (GO)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Teresina (PI)
O evento é gratuito no Brasil e que participar só pagará o que consumir nos locais onde acontecerão os bate-papos científicos.