5-tendencias-tecnologicas-para-eventos-p

5 tendências tecnológicas para o mercado de eventos em 2019

Não há dúvidas de que o mercado de eventos está cada vez mais em alta. Segundo o relatório Meetings & Events Future Trends, elaborado pela CWT Meetings & Events, o mercado de eventos deve crescer de 5% a 10% só em 2019.

E a tecnologia, claro, é a aposta deste ano para:

  • engajar participantes;
  • captar dados valiosos do público;
  • e, principalmente, enxugar os custos e otimizar o tempo dos organizadores de eventos. 

Você pretende organizar um evento memorável em 2019? Então, fique ligado nessas 5 tendências tecnológicas para o mercado de eventos e acerte em cheio na hora de planejar o seu!

Quais as tendências tecnológicas que devo ficar de olho em 2019?

1) Inteligência Artificial e Realidade Virtual

Inteligência Artificial (I.A) e Realidade Virtual continuam tendência no ramo dos eventos. Sendo que, agora, estão cada vez mais refinadas e aprimoradas. O acesso a essas tecnologia também se tornou bem mais fácil e barato.

O exemplo mais prático de incorporar a Inteligência Artificial ao seu evento é utilizando os chatbots.

O chatbot é uma forma de inteligência artificial que consegue conversar com o usuário, tirando dúvidas e divulgando informações.

Na realidade dos eventos, você pode utilizá-los, por exemplo, no Facebook, para tirar dúvidas dos participantes sobre inscrições, cronograma de submissões e de atividades.

Com a Inteligência Artificial, os organizadores conseguem personalizar melhor a experiência dos participantes no evento, já que os “bots” têm acesso a uma ampla rede de informações dos participantes.

Desta forma, você consegue perceber melhor os interesses e o comportamentos dos usuários, adaptando e tornando mais eficazes as estratégias de marketing do seu evento, por exemplo.

Por isso, a Inteligência Artificial, faz com que você seja cada vez mais mais “certeiro” ao tomar decisões no seu evento.

Entretanto, não se esqueça de que mesmo utilizando a inteligência artificial, só os os seres humanos conseguem oferecer empatia, ética e emoção aos clientes.

Então, o ideal é que a tecnologia e o trabalho humano andem lado a lado. Por isso, forme um bom time para organizar e trabalhar no seu evento.

–> Descubra aqui o segredo para montar um time eficiente e 100% dedicado na organização do seu evento.

Já para usar a realidade virtual, o organizador do evento tem que estar disposto a gastar um pouquinho mais.

Com a realidade virtual, é possível enganar os sentidos humanos utilizando elementos criados por computadores.

Para isso, é necessário contratar uma empresa para desenvolver produtos que estejam alinhados à necessidade do seu evento.

2) Eventos Virtuais

Tem algo mais prático do que participar de um evento totalmente online? Promover eventos virtuais se tornou a alternativa para os organizadores que desejam que seus eventos sejam acessíveis a pessoas do mundo todo.

Eventos virtuais acontecem totalmente na internet via plataformas de eventos ou de streaming.

Você pode disponibilizar aulas e palestras já gravadas ou fazer com que o conteúdo do seu evento seja transmitido ao vivo aos participantes.

Os eventos virtuais são ideais também para os organizadores que desejam eliminar as despesas com infraestrutura e com elementos que envolvem a logística do evento, como o transporte e a distribuição de materiais.

Com esse tipo de evento, pessoas do mundo todo estão aptas a acessar o conteúdo disseminado pelo seu evento a qualquer horário, caso você assim deseje.

Os eventos virtuais não eliminam a interação do público. Se antes essa era feita pessoalmente, agora é possível conversar via chats e fóruns.

3) Gamificação de eventos

É possível, com o auxílio da tecnologia, gamificar o seu evento. A criação de jogos para eventos fazem com que o evento se torne mais atrativo, engajando fortemente o seu público.

Os games são uma excelente maneira de trabalhar as emoções, a competitividade e a criatividade dos participantes.

Os jogos engajam e envolvem os participantes, tornam o ambiente do evento mais interativo e colaborativo e proporcionam uma experiência úncia e memorável aos participantes.

4) Automação de processos

Se você ainda planeja os eventos de forma manual essa é a hora de mudar!

Acredite: hoje, com o auxílio de sistemas de evento, como o da Even3, é possível automatizar todas as etapas do evento.

–> Descubra que requisitos devem ser avaliados na hora de escolher a plataforma de eventos ideal.

Assim, gerenciar inscrições, credenciamento, atividades e pagamentos ficou muito mais fácil. Todas as etapas ficam centralizadas em um só lugar.

como otimizar o credenciamento

5) Aplicativos de eventos

Os aplicativos também são uma forte tendência tecnológica para o mercado de eventos em 2019.

Personalizando-os com a cara e com as necessidades do evento, os organizadores conseguem engajar mais os participantes e divulgar informações do evento de maneira ainda mais fácil e acessível.

E aí? Qual a tendência tecnológica que você pretende usar no seu evento este ano? Compartilha conosco nos comentários!

Baixe agora o Checklist Completo para Eventos

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos