avaliacao duplo cego

A importância da avaliação duplo-cego

A avaliação avaliação duplo-cego, também chamada de “double blind review”, é tida, pelos pesquisadores, como a forma mais eficaz de se avaliar trabalhos científicos.

Na avaliação duplo-cego, tanto os autores como os avaliadores têm a identidade omitida.

 –> Conheça as melhores maneiras de avaliar os trabalhos submetidos no seu evento.

Além da confiabilidade e da integridade, ela garante uma maior qualidade e consistência ao processo, já que os fatores externos à avaliação científica são deixados de lado.

Em 2009, a Sense about Science, agência britânica, fez um excelente estudo sobre a avaliação duplo-cego, no qual mais de 4 mil pesquisadores foram entrevistados.

Destes, 84% afirmaram que sem a avaliação duplo-cego, a análise cientifica ficaria sem controle, comprometendo, assim, a credibilidade dos trabalhos.

Como funciona a avaliação duplo-cego

O avaliador, quando não conhece os autores do projeto científico, faz com que sua avaliação seja mais sincera e permite, ainda, que ele se atente, exclusivamente, ao que está escrito e não faça considerações sobre a importância e carreira do pesquisador.

A avaliação duplo-cego garante a mesma segurança e credibilidade ao autor, já que, pertencendo ou não a uma instituição de renome, terá a certeza de que o trabalho foi aprovado pelo conteúdo apresentado e não por interferências externas.

Esse tipo de avaliação acaba sendo um dos mais utilizados no meio científico, pois eliminação a subjetividade das correções, impedindo que autores ou instituições sejam injustamente favorecidos ou desfavorecidos.

Como automatizar o processo de avaliação duplo-cego

O processo de avaliação duplo cego, apesar de ser o mais indicado, precisa ser bem executado para que não sobrecarregue a comissão científica.

Atualmente, a tendência desse tipo de avaliação é a utilização de sistemas e plataformas que automatizem esse processo, desde a submissão dos trabalhos científicos até a divulgação dos resultados.

A Even3 é uma dessas plataformas indicadas para automatizar todo o fluxo de avaliações de eventos e publicações científicas.

ebook publicação de anais

Gostou? Deixe um comentário

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos