aparecer no Google

3 dicas infalíveis para fazer o seu evento aparecer no Google

Fazer um evento aparecer no Google é o sonho de muitos organizadores.

Isso porque o ranqueamento na primeira página de pesquisa é uma ótima forma de aumentar a divulgação do seu evento, incentivando o engajamento, a venda e a comunicação. 

Para isto, é necessário utilizar algumas técnicas que podem ser adotadas por sua comissão de organização.

Mas não se preocupe, vou te explicar, através de dicas práticas e fáceis, tudo que é necessário para que o site do seu evento apareça no Google.

Neste blogpost, você vai saber mais sobre: 

Vamos começar?

A partir do crescimento dos eventos online, o número de pessoas que passou a ser impactada por eventos tornou-se ainda maior.

Afinal, como já falei aqui no blog, os eventos online e híbridos trazem benefícios incríveis aos participantes, como a possibilidade de participar em qualquer lugar do mundo!

Então, agora o organizador tem mais um desafio: criar uma experiência que possibilite o melhor do digital. 

Dessa forma, além de acessibilidade, programação e diversas questões que comportam um evento de sucesso, o contato inicial também se torna fundamental para atrair e gerar mais inscrições.

Ou seja, uma primeira impressão positiva e impactante é necessária para os seus participantes!

E deixa eu te dar uma dica: o site do evento é seu aliado, pois é uma ferramenta essencial na divulgação do seu evento, facilitando e aumentando as vendas, além de ser um ótimo canal de comunicação

Após desenvolver o site do seu evento, a maneira de disputar as primeiras páginas do Google com os seus concorrentes é fazer com que ele seja visto. 

Não sabe como? Você precisa conhecer o conceito de SEO!

Se você sempre se perguntou como eram elencados os conteúdos das primeiras páginas do Google, tudo o que você precisa saber está no SEO! 

Isto é, Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de buscas. Estas são estratégias utilizadas nos blogs, sites ou conteúdos para serem bem posicionados organicamente nas ferramentas de pesquisa online, como o Google. 

Na prática, o que acontece é que o Google, assim como outros buscadores, utiliza robôs para analisar os conteúdos da web e verificar se são relevantes e confiáveis.

Para isto, ele possui alguns critérios de análise, como a URL, a estrutura do texto, palavras-chaves, carregamento do site e muito mais.

Depois, os sites são ordenados de acordo com o que as ferramentas de busca julgam ser mais interessante para o usuário.

Nesse sentido, o SEO são as técnicas usadas para obedecer os padrões dos robôs e mostrar ao Google que o site é confiável e pode ser mostrado ao usuário logo na primeira página de busca.

E qual a importância do seu evento estar bem posicionado? Confere só! 

Você sabia que uma pesquisa realizada pela Hubspot constatou que 75% dos usuários não passam da primeira página de pesquisa do Google?

Isso significa que se o seu participante estiver procurando um tema que tenha relação com o seu evento, o seu site precisa ser um dos primeiros a aparecer no Google para que você o alcance!

Assim, você terá maior visibilidade e chance de fechar a venda do ingresso.

Por isso, utilizamos as técnicas de SEO, que também costumam deixar o seu site mais atraente, já que procuram captar a atenção do usuário

Tudo que você deseja, não é? 

Portanto, chegou a hora de entendermos as dicas indispensáveis para o site do seu evento ser um sucesso! 

Existem diversas estratégias de SEO para as ferramentas de pesquisa. 

Pensando nisso, selecionamos os métodos principais e mais simples para atingir o seu objetivo.

Vamos conhecer cada um? Leandro Arantes, nosso especialista, abordou tudo isso na live de esquenta do Even3 Summit 2021, e eu vou compartilhar um resumo:

1. Otimize o seu site e explore as palavras-chaves

Explorar as palavras-chaves é a técnica mais conhecida e uma das mais importantes para a otimização dos sites. 

Aliás, uma pesquisa pela Resultados Digitais concluiu que a busca por palavras-chaves é o segundo método mais aplicado pelas empresas, perdendo apenas para a produção de conteúdo. 

Contextualizando um pouco, a palavra-chave é a utilizada pelos usuários nas procuras em ferramentas de pesquisa. 

Por exemplo, se você entrar no Google e digitar “Quais são os eventos de moda em Recife?”, a sua palavra-chave pode ser  “evento de moda em Recife” ou “evento de moda”. 

Dessa maneira, a ferramenta irá mostrar todos os resultados relacionados ao que foi digitado de forma ampla ou exata.   

Sendo assim, quando o Google reconhece que o seu site possui aquela palavra-chave, ele entende que será uma ótima solução para o usuário. 

Por isso, é importante pensar sempre em como o cliente irá pesquisar e como você poderá inseri-la nos espaços de texto. 

Saiba onde colocar

Na página do organizador, na parte Configurações > Eventos em nossa plataforma, utilize a palavra-chave no Título do evento. Esse será o elemento mais importante aos olhos do Google. 

Use-a também no Link de acesso porque será mais uma maneira de mostrar para quem está pesquisando qual o conteúdo daquela página, trazendo clareza e confiabilidade para o seu site. 

Informações para fazer eventos

A mesma coisa deve ser feita em Descrição Curta na aba de Configurações > Eventos.

Divulgação para fazer eventos

Já a descrição curta é uma prévia do conteúdo que será abordado no site. 

Ou seja, mais uma vez, uma maneira de indicar para o usuário que tudo que ele precisa será resolvido apertando o link. 

Sendo assim, crie algo resumido sobre o evento e com o uso da palavra-chave principal e as relacionadas, procurando fechar o texto em até 156 caracteres. 

Por último, outra modificação que deve ser feita é ir até o menu e clicar em Página do Evento, editando e adicionando também a palavra-chave em Sobre o Evento.  

Sobre o evento

Mas nem só de texto vive o site, não é? Então vamos para o próximo tópico! 

2. Personalize as imagens do seu site 

As imagens são atrativos essenciais para capturar os seus clientes e fazer o seu site aparecer no Google. 

Isso acontece porque os robôs das ferramentas de pesquisas ainda não conseguem ler todas as imagens da sua página. 

Por isso, o texto que nomeia a foto será uma forma para rastrear o conteúdo e identificar que aquilo é relevante para o usuário. 

Assim, quando for adicionar uma imagem no seu site, procure nomeá-la com a palavra-chave do seu tema.

Além disso, considere a qualidade das fotos escolhidas, com tamanhos e formatos proporcionais às necessidade do seu site. 

3. O que evitar e o que fazer para ser bem ranqueado

Algumas ações podem ser responsáveis por fazer o seu site não aparecer com tanta facilidade no Google. 

Um dos pontos mais importantes é evitar o keyword stuffing, ou seja, usar a palavra-chave em excesso e fora de contexto. 

Outra coisa que conta muito para as ferramentas de pesquisa é o carregamento do site.

Isso acontece porque o excesso de informações e conteúdos podem fazer a página ficar pesada e demorar para carregar. 

Sendo assim, evite colocar muitos vídeos, informações, pop-ups, entre outros. 

Por fim, é importante também considerar a experiência mobile do seu usuário, procurando verificar se o seu site abre bem em celulares e tablets. 

#DicaEven3 

Clique aqui e conheça uma boa ferramenta para verificar se o seu site tem compatibilidade com dispositivos móveis. 

Ah, mas não esqueça de:  

  • Conectar as plataformas e explorar as redes sociais para compartilhar sobre o evento. Se possível, investir em produção de conteúdo relevante;
  • Fazer um bom design e manter a identidade visual do evento em todo o site; 
  • Selecionar as principais informações para o seu usuário, sem sobrecarregá-lo. 

Ainda não tem um site para o seu evento? 

Você já entendeu a importância de ter um site para o evento e como aprimorá-lo para aparecer no Google

Sendo assim, chegou a hora de construir o seu! 

Na Even3 é possível desenvolver um site de forma fácil, gratuita e completa em poucos minutos. Clique no banner abaixo e inicie agora a jornada de sucesso do seu evento!

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