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Marketing impresso para eventos: como criar brochuras, folhetos e cartazes

Adotar o marketing impresso para eventos é uma das formas de atrair ainda mais público. 

Apesar de todo o hype em torno do marketing online, 85% dos consumidores afirmam estarem mais propensos a comprar algo se virem materiais impressos profissionais, como panfletos, por exemplo.

Por quê? Os materiais de marketing impresso provocam um sentimento de propriedade psicológica — isso significa que as pessoas têm conexões mais fortes com co isas que podem tocar fisicamente.

Embora muitos proprietários de pequenas empresas suponham que os consumidores vivem no mundo digital, os canais tradicionais, ainda são meios em que os consumidores se conectam com as marcas e tomam decisões de compra.

Uma das maiores dificuldades para organizadores de eventos é descobrir em que tipo de marketing impresso eles devem investir para atrair mais público.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como criar materiais eficazes de marketing impresso que são capazes de atingir seu público e atrair participantes para seu evento, sem precisar investir toneladas de dinheiro ou ter conhecimentos de design.

Marketing impresso e seus formatos

Optar por imprimir folhetos, brochuras ou cartazes dependerá de seus objetivos de marketing e do plano estratégico para pequenas empresas.

Seja qual for o formato escolhido, inclua uma URL exclusiva de página inicial do seu evento em qualquer material impresso para que você possa acompanhar as conversões (ou seja, faça algo além de incluir o endereço do seu site).

Alternativamente, liste um código de cupom específico ou número de celular dedicado.

Vamos explorar suas opções:

Brochuras

As brochuras vêm em dois formatos: com duas dobras (dobra ao meio) e com três dobras (dobrada em três). Escolha o formato com base na quantidade de informações que você deseja incluir.

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As brochuras de duas dobras são as mais indicadas para incluir uma call to action exclusiva (“chamada à ação”, do inglês CTA) na capa e informações mais detalhadas no interior.

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Já as de três dobras têm o layout mais versátil e permitem muitas informações e recursos visuais. Elas são compactas e podem ser facilmente dobradas.

Ambas as opções funcionam para feiras comerciais, já que os consumidores estão lá com a intenção de comprar e saber todos os detalhes sobre o seu evento.

Não se esqueça de inscrever os interessados na sua newsletter informativa por e-mail para que você possa continuar a conversa e reforçar as informações da brochura.

Inclua também uma oferta de indicação, como um desconto para cada amigo que eles indicarem para participar do seu evento.

Folhetos

Os folhetos são recomendados quando você quer se concentrar em um ponto de venda específico, como uma promoção ou evento.

Os folhetos usam cabeçalhos grandes que podem ser lidos à distância. 

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Os folhetos também são ótimos para eventos de networking, quando você quer distribuir algo mais detalhado do que apenas cartões de visita corporativos.

Cartazes

Os cartazes são perfeitos para eventos de pequeno e médio porte, pois costumam ser baratos para imprimir e bem chamativos.

Eles são fáceis de projetar e podem ser impressos em diferentes materiais.

Coloque cartazes criativos pela região que seu evento será sediado. Colabore com outras empresas locais para fazer trocas de cartazes.

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O truque é descobrir onde seus potenciais clientes compram.

Por exemplo, se você é nutricionista, seus potenciais clientes provavelmente frequentam academias ou lojas de alimentos especializadas.

2. Escreva um texto que chame atenção

Mantenha o texto claro e simples!

Mesmo que você esteja usando um formato de brochura de três dobras com muito espaço, mantenha a mensagem concisa.

O texto deve se concentrar numa:

  • Proposta de valor única;
  • Call to action convincente;
  • Breve explicação sobre os seus serviços ou produtos;

Aqui estão algumas dicas rápidas para escrever um texto que gere conversões:

  • Use um título que deixe muito claro o que é seu evento;
  • Resuma os principais tópicos sobre seu evento através de pontos (ou use ícones em vez disso!) para o máximo impacto. Não se concentre em afirmações vagas como “otimização de SEO”, mas em propostas de valor claras, tais como: “Otimizamos o desempenho online da sua marca.”;
  • O corpo do texto (se houver espaço) deve delinear claramente a história do evento ou qualquer outra característica que a diferencie da concorrência;
  • O corpo do texto é um ótimo lugar para incluir depoimentos de clientes. Peça a eles que incluam detalhes como métricas que melhoraram, aumento da receita etc. Pense em coisas como “minhas visualizações no YouTube aumentaram 30% em um mês” e não apenas “recebo muitos visitantes no meu canal do YouTube”;
  • Sua CTA não deve ser apenas altamente visível, mas também explícita. Diga aos leitores exatamente o que você quer que eles façam. Por exemplo, “ligue para marcar sua consulta com um especialista hoje” é uma mensagem muito clara;

Resumindo: seu texto não deve tentar fazer e dizer tudo. Ele deve compartilhar apenas o suficiente e usar cabeçalhos e design em negrito para maximizar o que será lembrado pelos clientes em potencial.

3. Não apenas venda, informe

Usar materiais impressos para listar informações relevantes do seu evento.

Isso ajuda o cliente potencial a se conectar com o seu evento e o torna mais memorável do que todos os outros materiais insistentes e fortemente carregados de clichês de marketing que existem por aí.

Em vez disso, tente usar seus materiais de marketing impresso para compartilhar:

  • Como sua pequena empresa é gerida;
  • Que tipos de problemas você resolve para os clientes.

Essa é uma maneira muito melhor de construir confiança.

4. Roube esses segredos de design (simples)

Felizmente, você não precisa mais ser (ou contratar) um designer para fazer materiais impressionantes de marketing impresso.

As ferramentas online tornam o bom design acessível a freelancers, consultores e pequenos empresários.

Aqui estão cinco segredos de design que até mesmo novatos podem usar:

Use fotos de arquivo de alta qualidade

Não há necessidade de comprá-las. Alguns sites oferecem milhares de fotos gratuitas e profissionais que você pode baixar e usar.

Use suas próprias fotos

Fotos de edições passadas do evento, da equipe e afins podem causar um impacto ainda maior do que a foto de arquivo mais impressionante.

Suas próprias fotos provavelmente serão mais relevantes e pessoais.

Apenas certifique-se de que eles estejam em alta resolução – elas jamais devem estar pixeladas ou desfocadas.

Use sua imagem de marca

Escolha as cores da sua marca e crie um logotipo simples por conta própria.

Muitas ferramentas gratuitas de design online permitem que você importe e aplique sua marca com um clique. É uma maneira fácil de adaptar um modelo existente.

Use cabeçalhos grandes e chamativos

Independentemente do formato de impressão que você está usando, é aconselhável que as pessoas possam vê-lo à distância. Seja ousado e use o texto bem grande.

Tente aplicar isso ao seu slogan, lista de serviços ou call to action.

Cabeçalhos grandes deixam claro qual é o foco de cada página. Sua CTA e slogan também devem estar em destaque.

 

Use ícones em vez de pontos

Os ícones são uma ótima maneira de reforçar seu ponto e organizar informações.

Use-os ao listar seus serviços, em vez de recorrer aos velhos bullet points de sempre.

Os ícones são uma maneira moderna de animar a sua publicidade impressa e atrair pessoas que retêm informações visualmente.

Conclusão

À medida que mais pequenas empresas investem exclusivamente em marketing digital, seja rebelde e se concentre em incorporar marketing impresso na sua estratégia.

A chave é escolher um formato que funcione para o seu negócio, o que dependerá do quanto você costuma participar de feiras e eventos, se organizar aulas educativas é uma boa opção para você ou se o seu negócio local pode facilmente fazer parceria com outros empresários da região.

 

Guest post escrito pela Venngage.

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