site para eventos

Conheça as vantagens de ter um site para eventos

Construir um site para eventos, é, sem sombra de dúvidas, o sonho de muitos organizadores.

Quando falamos de internet, a primeira coisa que vem na cabeça é site e redes sociais, correto?

Isso porque, as redes, sobretudo, o site, são canais utilizados para buscar informações sobre um determinado produto ou serviço.

Um site para eventos garante um melhor fluxo das informações sobre o seu evento e, ainda, possibilita uma comunicação mais efetiva com o público.

E ainda, permite que seu evento seja encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google.

Já ouviu a frase: ‘’se nem o Google acha, é porque aquilo não existe’’.? É exatamente isso!

Ter um site para eventos modifica completamente a experiência dos usuários.

Com ele, é possível atrair um grande número de participantes, vender muitas inscrições e divulgar seu evento

Por isso, hoje, vamos ensinar tudo sobre site para eventos!

O que é um site?

O site é o primeiro contato que o público tem com uma marca, neste caso, seu evento.

Possuir um site, nos dias de hoje, é fundamental para qualquer evento!

Afinal, quando as pessoas ouvem falar de um evento, a primeira coisa que fazem é pesquisar informações sobre ele no Google.

Um site ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web.

Através de um site, é possível centralizar informações, vender inscrições online, e, sobretudo, melhorar a comunicação com o público.

De bônus, o site é um excelente canal para divulgações de eventos!

Como funciona um site para eventos?

Um site confuso, com poucas informações e de má usabilidade certamente vai desmotivar as pessoas a continuarem lendo sobre o seu evento.

Ou pior: pode fazer até com que elas desistam de participar, já que podem associar a má experiência no site ao evento em si.

Por isso, coloque como objetivo criar um site de eventos simples, com informações completas, que esclareçam todas as dúvidas dos participantes e principalmente: que seja fácil e seguro de vender inscrições.

Um site para eventos precisa

Por que um site é importante para seu evento?

Se você não quer ter um site para eventos ou adia a ideia de desenvolvê-lo, responda a essa pergunta: você conhece algum evento de sucesso que, nos dias de hoje, não possua um site?


1. Um site é fundamental para o marketing do seu evento!

Conforme você pensa na produção do evento, você também precisa se atentar às suas estratégias de divulgação.

Pois, uma parte importante para o sucesso do seu evento depende diretamente das vendas de inscrições, do envolvimento das pessoas, e do valor que ele vai agregar a esse público. 

Para que isso aconteça de forma efetiva, você deve investir na imagem do seu evento.

As pessoas sabem que ele existe? Nesse processo, então, um site é indispensável.

Investir em marketing digital para atrair e converter inscritos só é possível se você tiver presença online.

Vou te mostrar alguns dados que comprovam que a presença online é essencial no mercado de eventos.

Apenas no Brasil, mais de 110 milhões de pessoas se conectam a internet todos os dias.

Ainda por cima, uma pesquisa recente mostrou que o brasileiro passa em média 9h e 14 minutos do seu dia conectado.

Um outro dado importante é que mais de 50% dos acessos à internet acontecem na versão mobile.

Por isso, ao escolher uma plataforma de eventos, verifique se o site do seu evento será responsivo, ou seja, se ele irá se adaptar automaticamente a diversos tipos de telas.

Na sua estratégia de marketing, você também pode fazer uso de diversos canais e diferentes formatos.

Você pode, por exemplo, criar uma página no Facebook, utilizar email marketing ou até investir em anúncios pagos no Google Adwords.

De qualquer maneira, será preciso encaminhar os internautas para algum lugar, e o lugar mais indicado, sem dúvidas, é o site do seu evento! Dessa maneira, será mais fácil concretizar a venda.

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2. Personalização

O site, diferentemente da maioria dos canais digitais, pode ser completamente personalizado para ter a cara do seu evento.

Ou seja, ele é uma forma de reforçar o branding do seu evento!

O ideal é que tudo pareça fazer parte do mesmo universo, incluindo a paleta de cores e as logos de patrocinadores e apoiadores.

Gere semelhança, faça com que o seu evento seja facilmente associado e lembrado pelas pessoas!

Portanto, não fuja da identidade visual que será utilizada nos materiais de divulgação e em outros canais.

Já imaginou? A página do seu evento no Facebook é toda rosa, mas o seu site utiliza uma paleta de cores laranja. Ah, e os banners do seu evento são impressos nas cores cinza. Uma confusão só!

Além de parecer desleixado, os inscritos podem não perceber que aquelas informações se referem ao mesmo evento.

Isso acaba gerando conflito de informações e também de interesses.

3. Produção de conteúdo

Com um site para eventos, você pode alterar o conteúdo sempre que necessário.

Uma das principais funções do seu site é esclarecer as dúvidas dos participantes e motivá-los a participar do seu evento.

Por isso, é necessário disponibilizar conteúdos informativos de forma clara para manter e conquistar novos inscritos.

Tenha em mente que o seu site precisa mostrar informações como: localização, programação, data, horários, venda de ingressos, formas de entrar em contato, etc.

Não espere que as dúvidas cheguem, antecipe as informações!

Mas, caso participantes entrem em contato fazendo perguntas, prontamente adicione essa nova informação ao site.

4. Vendas de entradas online

Hoje, é possível, com um site, vender inscrições online. 

Um site para eventos facilita muito o processo de venda de inscrições do seu evento.

Antigamente, era bem comum que os organizadores tivessem que perder horas e horas de sono analisando e-mails com solicitações de participação no evento.

Era dever da organização verificar os dados dos participantes (que geralmente preenchiam formulários), as modalidades das inscrições e também o envio das condições de pagamento.

Em seguida, tinham que checar, um por um, os comprovantes de pagamento e confirmar a inscrição dos participantes.

Imagine o trabalho e o estresse desnecessário causado à comissão organizadora do evento?

O processo fica muito mais fácil para o organizador e também para o participante, que pode efetuar a compra diretamente de casa (ou de onde estiver).

O organizador consegue, ainda, gerenciar lotes e limitar a quantidade de vagas por modalidade.

Se o site do evento for responsivo, essa compra pode ser feita com poucos cliques, pelo próprio celular do participante.

5. Canal de comunicação 

Já percebeu como é frustrante tentar entrar em contato com uma organização ou empresa e não conseguir?

Disponibilize uma área do seu site para que as pessoas possam entrar em contato.

O site do seu evento é o canal ideal para colher feedbacks

Feedbacks valem muito, já que eles são o principal instrumento para melhorar o seu evento.

Antes mesmo do início das atividades você pode sondar o que é mais atrativo para o seu público. O seu público com certeza tem algo a te dizer!

Além disso, proporcionar experiências positivas aos participantes pode fazer com que eles se tornem divulgadores e promotores do seu evento.

Como criar um site para eventos

plataformas para gestão de eventos, como a Even3, que já oferecem o serviço de criação de um site básico, com todas as funcionalidades que o seu evento precisa.

Embora, nesses casos, você não tenha um domínio exclusivo, o custo é zero e é extremamente simples, fácil e rápido criar o site do seu evento.

Mas como criar e utilizar um domínio próprio?

Você ainda pode comprar um domínio próprio para o seu site, gerando ainda mais autoridade.

Um domínio, também conhecido como “URL”, é o endereço virtual que o seu site estará inserido.

Existem vários sites que te oferecem esse serviço, entre eles está o registro.br. Essa plataforma não te cobra por hospedagem, apenas pela compra do domínio.

O preço de um domínio pode variar, existem opções que giram em torno de R$40,00 por ano.

Com um domínio próprio seu site deixará de ser, por exemplo, www.even3.com.br/eventoletras para se transformar em www.eventoletras.com.br.

Ter um domínio personalizado para o seu evento te dá mais credibilidade e profissionalismo, conquistando uma maior confiança dos participantes.

Integração com uma plataforma de eventos

Se você optou por gerir o seu evento por uma plataforma, é muito importante que ela tenha uma integração com o seu site, senão, ao invés de uma vantagem, seu site se tornará uma dor de cabeça.

Uma plataforma de eventos facilita a organização de trabalhos e das inscrições, além de tornar mais prática toda a gestão do seu evento.

Além disso, com um sistema de eventos, o organizador adquire uma série de vantagens, como otimização do tempo e automatização das atividades. 

Na Even3, você consegue acompanhar, por exemplo, acompanhar de perto a venda de inscrições – e o financeiro do evento- , gerenciar as atividades e as submissões de trabalhos, assim como as avaliações, emissão de certificados, tudo em um só lugar!

modelos de certificados para eventos

O que um site para eventos precisa ter?

1. Nome do evento

Parece meio óbvio, mas o nome do seu evento deve aparecer em destaque no site. 

Lembre-se que ele também vai estar presente em todos os materiais de divulgação, como banners, panfletos e camisas.

Por isso, ele deve ser pensado com muito cuidado. 

Dê preferência a nomes curtos e sempre cheque como ficará a sigla do evento. 

Isso é importante para evitar que elas tenham sentido rude ou formem palavras de baixo calão.

2. Descrição

É na descrição que você deve passar a missão, o propósito do seu evento. A que público ele se destina? Qual a área de atuação do evento?

Uma boa dica é destacar o número de edições que o seu evento já contou, assim como números de submissões e participantes que recebeu. 

Números chamam a atenção do público e são uma excelente maneira de mostrar a autoridade e relevância do seu evento no meio científico.

É na descrição que você deve colocar os principais destaques e diferenciais do seu evento. 

Essa é hora de conquistar o público, então deixe o seu texto bastante atrativo.

3. Data e horário

No site de eventos, é essencial que as datas e os horários em que ocorrerão as atividades estejam bem definidos e apareçam de forma clara para o público.

Eventos com mais de um dia de duração devem ter os horários especificados por dia.

 Isso evita confusões e poupa que a caixa de entrada dos organizadores fique lotada de dúvidas.

4. Localização

Além de colocar o endereço completo, utilizar mapas nos site de eventos facilita a localização dos usuários.

Os mapas funcionam muito bem já que os participantes conseguem identificar paradas de ônibus, shoppings e restaurantes próximos ao local do evento, assim como hotéis e outras facilidades da região.

Você pode, inclusive, criar uma seção no seu site de eventos indicando restaurantes, hotéis e outras empresas parceiras que oferecem descontos aos participantes.

Abordar os principais pontos turísticos da região também é um ponto que valoriza o seu site. 

Destaque as belezas naturais, os museus e outros lugares que os participantes não podem deixar de visitar caso queiram aproveitar a cidade após o evento.

5. Programação

Uma programação bem definida e organizada é a chave para o sucesso. 

Sempre divulgue a programação com antecedência e não deixe de informar a data, o horário e a sala em que ocorrerá cada atividade.

Além, claro, dos palestrantes e do tema da palestra.

Isso faz com que os participantes consigam se planejar e decidir a quais palestras vão assistir, caso elas ocorram simultaneamente, por exemplo.

Não se esqueça: por mais que o palestrante seja um nome de peso, uma referência no assunto, é importante deixar claro na programação e no site de eventos qual o assunto que ele irá abordar.

Assim, o participante consegue ver se aquela atividade faz sentido ou não na hora de montar a programação individual dele.

6. Palestrantes

Além do nome, coloque a foto e as redes sociais dos palestrantes e de outras pessoas que irão monitorar cursos e workshops.

Não se esqueça de que o principal é trazer uma mini biografia daquele palestrante, destacando em que empresas ele atuou e os seus principais resultados.

Palestrantes excelentes atraem um grande público e são fator decisivo na venda de inscrições.

7.  Venda de inscrições

O sonho de todo organizador é vender muitas inscrições e ver que o evento foi recorde de público. 

E, para isso, ter um site seguro para compra de ingressos é fundamental.

–> Quanto vale o seu evento? Descubra aqui as melhores estratégias de precificação e defina o valor ideal para as inscrições do seu evento!

Busque uma plataforma de eventos, como a Even3, que integre o meio de pagamento ao seu evento, isso facilita muito o trabalho do organizador.

8. Contato

Deixe um espaço, no site de eventos, com o contato da organização para que as pessoas possam tirar eventuais dúvidas sobre o evento.

Essa é uma das principais formas de estreitar e melhorar a comunicação com o seu público.

Caso faça sentido para o seu evento, destine uma seção do site de eventos para as perguntas mais recorrentes sobre as etapas do evento, como inscrição, certificados, cronograma de submissão de trabalhos e avaliação.

Essa é uma excelente forma de diminuir o número de e-mails que a organização costuma receber.

9. Identidade visual

A identidade visual do evento e também deve estar presente no site. 

Além disso, para definir o logotipo do seu evento, é preciso pensar em algo que fique na memória dos participantes.

Não se esqueça de que o nome do evento é um dos elementos que integram o logotipo.

Fora essa parte textual, é preciso definir questões como cores e formas de apresentação dessa identidade visual.

10. Patrocinadores e apoio

Todo evento envolve algum custo ou precisa de algum material para acontecer. 

Para diminuir os gastos e como forma de atrair visibilidade para o evento, muitos organizadores recorrem a patrocinadores e apoios.

Então, se você conseguiu que a parte gráfica do seu evento fosse toda gratuita, não se esqueça de colocar, no site de eventos, o logotipo da gráfica que te ajudou nesse processo.

Da mesma forma acontece com os patrocinadores, eles devem receber espaço de destaque no site de eventos.

–> Crie uma apresentação visual de qualidade e dobre as chances de conseguir patrocínios para o seu evento. 

Patrocínios e apoios em eventos funciona como um sistema de trocas e, na maioria das vezes, o que você oferece a eles, como organizador, é a visibilidade no site do seu evento.

Site de eventos: como pôr em prática?

Agora que você já sabe que informações deve reunir para que o site do seu evento fique completo, é hora de executá-lo.

Não se preocupe, porque, hoje em dia, criar um site de eventos ficou bem mais fácil. Você não precisa nem saber programar!

Basta criar o seu evento em nossa plataforma e preencher os dados que falamos acima.

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