site para eventos

Conheça as vantagens de ter um site para eventos

Construir um site para eventos é, sem sombra de dúvidas, o sonho de muitos organizadores.

Dado que, quando falamos de internet, a primeira coisa que vem na cabeça é site e redes sociais, correto?

Isso porque, as redes, sobretudo, o site, são canais utilizados para buscar informações sobre um determinado produto ou serviço.

Assim, um site para eventos garante um melhor fluxo das informações sobre o seu evento e, ainda, possibilita uma comunicação mais efetiva com o público.

Além disso, permite que seu evento seja encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google.

Já ouviu a frase: ‘’se nem o Google acha, é porque aquilo não existe’’? É exatamente isso!

Por isso, ter um site para eventos modifica completamente a experiência dos participantesCom ele, é possível atrair um grande número de pessoas, vender muitas inscrições e divulgar seu evento. 

Hoje vou te ensinar a fazer isso! Saiba mais sobre:

Um site ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web.

Basicamente, o site é o primeiro contato que o público tem com uma marca, neste caso, com o seu evento, sabia?

Por isso, possuir um site, nos dias de hoje, é fundamental para qualquer evento!

Afinal, quando as pessoas ouvem falar, a primeira coisa que fazem é pesquisar mais informações sobre ele no Google.

Através dele, é possível centralizar informações e, sobretudo, melhorar a comunicação. De bônus, é um excelente canal para divulgações!

Não sei se você sabe, mas um site confuso, com poucas informações e de má usabilidade certamente vai desmotivar as pessoas a continuarem lendo sobre o seu evento.

Ou pior: pode fazer até com que elas desistam de participar, já que podem associar a má experiência ao evento em si.

Por isso, coloque como objetivo criar um site de eventos simples, com informações completas, que esclareçam todas as dúvidas dos participantes e, principalmente, que seja fácil e seguro de vender inscrições.

Assim, não precisa se preocupar em ter o melhor do mercado, mas o melhor para o seu usuário.

Para isto, você pode seguir dicas básicas recomendadas até pelo Google, como não abusar do uso de imagens no site e ter uma versão mobile.

No vídeo abaixo, nosso especialista em eventos ensina alguns cuidados importantes que você deve ter com o seu site. Confira:

-> O que é SEO para eventos? 5 passos para divulgar seu site

1. Nome do evento

Parece meio óbvio, mas o nome do seu evento deve aparecer em destaque no site. 

Lembre-se que ele também vai estar presente em todos os materiais de divulgação, como banners, panfletos e camisas, ou seja, deve ser pensado com muito cuidado. 

Dê preferência a nomes curtos e sempre cheque como ficará a sigla do evento, importante para evitar que elas tenham sentido rude ou formem palavras de baixo calão.

2. Descrição

É na descrição que você deve passar a missão, o propósito do seu evento. Além de: a que público ele se destina? Qual a área de atuação do evento?

Nesse espaço, uma boa dica é destacar o número de edições, assim como de submissões e participantes que já recebeu, já que esses dados chamam a atenção do público e são uma excelente maneira de mostrar a autoridade e relevância do seu evento no meio científico.

Ainda, é na descrição que você deve colocar as palavras-chave do seu evento, além de apontar os principais destaques e diferenciais. É hora de conquistar o público com um texto bastante atrativo!

3. Data e horário

No site de eventos, é essencial que as datas e os horários em que ocorrerão as atividades estejam bem definidos e apareçam de forma clara para o público.

Preste atenção: eventos com mais de um dia de duração devem ter os horários especificados por data, evitando confusões e poupando que a caixa de entrada dos organizadores fique lotada de dúvidas.

4. Localização

Além de colocar o endereço completo, utilizar mapas nos site de eventos também ajuda na localização dos usuários.

Os mapas funcionam muito bem já que os participantes conseguem identificar paradas de ônibus, shoppings e restaurantes próximos ao local do evento, assim como hotéis e outras facilidades da região. 

Inclusive, você pode criar uma seção indicando restaurantes, hotéis e outras empresas parceiras que oferecem descontos aos participantes, além de abordar os principais pontos turísticos da região, como museus e outros lugares que eles não podem deixar de visitar caso queiram aproveitar a cidade após o evento.

5. Programação

Uma programação bem definida e organizada é a chave para o sucesso. 

Sempre divulgue com antecedência e não deixe de informar tudo, como a data, o horário e a sala em que ocorrerá cada atividade, além, claro, dos palestrantes e do tema da palestra.

Isso faz com que os participantes consigam se planejar e decidir a quais vão assistir, caso elas ocorram simultaneamente.

Não se esqueça: por mais que o palestrante seja um nome de peso, uma referência no assunto, é importante deixar claro qual o assunto que ele irá abordar. Assim, o participante consegue ver se aquela atividade faz sentido ou não na hora de montar a programação individual dele.

planilha obrigatória para eventos

6. Palestrantes

Além do nome, coloque a foto e as redes sociais dos palestrantes e de outras pessoas que irão monitorar cursos e workshops.

Não se esqueça de que o principal é trazer uma mini biografia, destacando em que empresas atuou e os principais resultados.

Assim, palestrantes excelentes atraem um grande público e são fator decisivo nas vendas de inscrições.

7.  Venda de inscrições

O sonho de todo organizador é vender muito e ver que o evento foi recorde de público. Para isso, ter um site seguro de compra de ingressos é fundamental.

–> Quanto vale o seu evento? Descubra aqui as melhores estratégias de precificação e defina o valor ideal para as inscrições do seu evento!

Busque uma plataforma de eventos, como a Even3, que integre o meio de pagamento seguro ao seu evento, isso facilita muito o trabalho do organizador.

8. Contato

Deixe um espaço com o contato da organização para que as pessoas possam tirar eventuais dúvidas sobre o evento, uma das principais formas de estreitar e melhorar a comunicação com o seu público.

Caso faça sentido, destine uma seção para as perguntas mais recorrentes sobre as etapas, como inscrição, certificados, cronograma de submissão de trabalhos e avaliação. Essa é uma excelente forma de diminuir o número de e-mails que a organização costuma receber.

9. Identidade visual

A identidade visual do evento é essencial e também deve estar presente no site, e, por isso, é preciso pensar em algo que fique na memória dos participantes.

Não se esqueça de que o nome é um dos elementos que integram o logotipo. Fora essa parte textual, defina também cores e formas de apresentação, mas vamos te contar mais sobre personalização no decorrer do texto. 

10. Patrocinadores e apoio

Todo evento envolve algum custo ou precisa de algum material para acontecer, sejam híbridos, online ou presenciais.  

Assim, para diminuir os gastos e como forma de atrair visibilidade para o evento, muitos organizadores recorrem a patrocinadores e apoios.

Então, se você conseguiu que a parte gráfica do seu evento fosse toda gratuita, não se esqueça de colocar no site do evento o logotipo da gráfica que te ajudou nesse processo.

Da mesma forma acontece com os patrocinadores, eles devem receber espaço de destaque.

 

Dessa maneira, patrocínios e apoios funcionam como um sistema de trocas e, na maioria das vezes, o que você oferece é visibilidade no seu evento.

Se não quer ter um site para eventos ou adia a ideia de desenvolvê-lo, responda a essa pergunta: você conhece algum evento de sucesso que, nos dias de hoje, não possua um site?

1. Um site é fundamental para o marketing do seu evento

Conforme pensa na produção do evento, você também precisa se atentar às suas estratégias de divulgação.

 

Para que isso aconteça de forma efetiva, você deve investir na imagem do seu evento: as pessoas sabem que ele existe? Nesse processo, então, um site é indispensável.

No entanto, investir em marketing digital para atrair e converter inscritos só é possível se você tiver presença online e vou te mostrar alguns dados que comprovam isso no mercado de eventos:

  • Apenas no Brasil, mais de 110 milhões de pessoas se conectam a internet todos os dias;
  • Ainda por cima, uma pesquisa recente mostrou que o brasileiro passa em média 9h e 14 minutos do seu dia conectado;
  • Um outro dado importante é que mais de 50% dos acessos à internet acontecem na versão mobile.

Dessa forma, ao escolher uma plataforma de eventos, verifique também se o site será responsivo, ou seja, se ele irá se adaptar automaticamente a diversos tipos de telas.

2. Personalização

Diferentemente da maioria dos canais digitais, o site pode ser completamente personalizado para ter a cara do seu evento, ou seja, é uma forma de reforçar o branding

Aliás, que tal baixar um e-book gratuito e aprender a criar uma identidade visual e traçar estratégias?Baixe agora o guia de branding para eventos

Assim, o ideal é que tudo pareça fazer parte do mesmo universo, incluindo a paleta de cores e as logos de patrocinadores e apoiadores.

Gere semelhança, faça com que o seu evento seja facilmente associado e lembrado pelas pessoas!

Portanto, não fuja da identidade visual que será utilizada nos materiais de divulgação e em outros canais.

Já imaginou a página do seu evento no Facebook é toda rosa e os banners são impressos na cor cinza, mas o seu site utiliza uma paleta laranja? Uma confusão só!

Dessa forma, além de parecer desleixado, os inscritos podem não perceber que aquelas informações se referem ao mesmo evento, gerando conflito de informações.

3. Produção de conteúdo

Com um site para eventos, você pode alterar o conteúdo sempre que necessário, mas uma das principais funções é esclarecer as dúvidas dos participantes e motivá-los a participar.

Por isso, é necessário disponibilizar conteúdos informativos de forma clara para manter e conquistar novos inscritos. Além disso, tenha em mente que o seu site deve mostrar informações como: localização, programação, data, horários, venda de ingressos, formas de entrar em contato, etc.

Não espere que as dúvidas cheguem, antecipe!

Mas, caso participantes entrem em contato fazendo perguntas, adicione essas novas informações ao site.

4. Vendas de entradas online

Hoje, é possível, com uma boa plataforma, vender inscrições online e um site para eventos facilita muito o processo

Antigamente, era bem comum que os organizadores tivessem que perder horas e horas analisando e-mails com solicitações de participação e era dever da organização verificar os dados dos participantes (que geralmente preenchiam formulários), as modalidades das inscrições e também o envio das condições de pagamento.

Em seguida, tinham que checar, um por um, os comprovantes de pagamento e confirmar a inscrição. 

Imagine o trabalho desnecessário causado à comissão organizadora?

O andamento fica muito mais fácil para todos, que podem efetuar a compra diretamente de casa ou de onde estiver, e, se o site do evento for responsivo, essa compra pode ser feita com poucos cliques, pelo próprio celular do participante. Assim, o organizador consegue, ainda, gerenciar lotes e limitar a quantidade de vagas por modalidade.

5. Canal de comunicação 

Já percebeu como é frustrante tentar entrar em contato com uma organização ou empresa e não conseguir?

Por isso, disponibilize uma área para que as pessoas possam entrar em contato e também torne o canal ideal para colher feedbacks, o principal instrumento para melhorar o seu evento nas próximas edições.

Antes mesmo do início das atividades, você pode sondar o que é mais atrativo para o seu público e tenha certeza que eles sempre têm algo a dizer!

Além disso, proporcionar experiências positivas pode fazer com que eles se tornem divulgadores e promotores do seu evento.

eventos online

6. Unifique os eventos da sua empresa em um só lugar

Por fim, um site para eventos torna-se ainda mais importante para eventos empresariais.

Mas vai além dos motivos já citados aqui! Isso porque sites unificam os eventos da sua empresa, além de apresentá-la ao público.

Por exemplo, na Even3 é possível ter um site com a exibição de todos os eventos realizados pela empresa. Assim, os participantes terão mais facilidade de explorar os outros eventos da instituição.

Página de eventos corporativos na Even3 Empresas
Exemplo de página de eventos corporativos na Even3 Empresas

Ainda, para a organização, o acompanhamento de todos os eventos em um só lugar pode facilitar na hora de fazer o balanço e observar os dados. Que tal experimentar?

plataformas para gestão de eventos, como a Even3, que já oferecem o serviço de criação de um site básico, com todas as funcionalidades que o seu evento precisa, de forma gratuita.

Ainda, há planos especiais com liberação de domínio exclusivo e muito mais!

Aliás, se você não sabe, um domínio, também conhecido como “URL”, é o endereço virtual que o seu site estará inserido.

Por exemplo, com um domínio próprio, seu site deixará de ser “www.even3.com.br/eventoletras” para se transformar em “www.eventoletras.com.br”.

Assim, te dará mais credibilidade e profissionalismo, conquistando a confiança dos participantes.

Integração com uma plataforma de eventos

Agora, se você optou por gerir o seu evento por uma plataforma, é muito importante que ela tenha uma integração com o seu site, se não, ao invés de uma vantagem, ele se tornará uma dor de cabeça.

Uma plataforma de eventos facilita na organização de trabalhos e das inscrições.

Além de tornar mais prática toda a gestão, o organizador adquire uma série de vantagens, como otimização do tempo e automatização das atividades.

Por exemplo, na Even3 você consegue acompanhar de perto a venda de inscrições – e o financeiro do evento -, administrar as atividades e as submissões de trabalhos, assim como as avaliações e emissão de certificados.

Então, já que você sabe tudo que deve reunir para que o site do seu evento fique completo, é hora de criá-lo gratuitamente e de forma rápida. Comece agora:

 

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