site para eventos

Conheça as vantagens de ter um site para eventos

Encontrar qualquer coisa, comprar qualquer produto, tudo, nos dias de hoje, ficou muito mais fácil depois da internet.

Você já imaginou sua vida sem ela? E é justamente por isso que o seu evento não pode ficar de fora do ambiente virtual. 

Um site para eventos garante um melhor fluxo das informações sobre o seu evento e permite que ele seja encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google.

É aquilo que todo mundo vive comentando: se nem o Google acha, é porque aquilo não existe.

Utilizar um site para eventos bem feito modifica completamente a experiência dos usuários, informando e facilitando o acesso.

Além disso, garante uma comunicação mais efetiva entre participantes, organizadores, palestrantes e avaliadores.

Site para eventos: as vantagens

Se você não quer ter um site para eventos ou adia a ideia de desenvolvê-lo, responda a essa pergunta: você conhece algum evento de sucesso que, nos dias de hoje, não possua um site?


Um site é fundamental para o marketing do seu evento

Conforme você pensa na produção do evento, você também precisa se atentar às suas estratégias de divulgação.

Pois, uma parte importante para o sucesso do seu evento depende diretamente das vendas de inscrições, do envolvimento das pessoas, e do valor que ele vai agregar a esse público. 

Para que isso aconteça de forma efetiva, você deve investir na imagem do seu evento.

As pessoas sabem que ele existe? Nesse processo, então, um site é indispensável.

Investir em marketing digital para atrair e converter inscritos só é possível se você tiver presença online.

Vou te mostrar alguns dados que comprovam que a presença online é essencial no mercado de eventos.

Apenas no Brasil, mais de 110 milhões de pessoas se conectam a internet todos os dias.

Ainda por cima, uma pesquisa recente mostrou que o brasileiro passa em média 9h e 14 minutos do seu dia conectado.

Um outro dado importante é que mais de 50% dos acessos à internet acontecem na versão mobile.

Por isso, ao escolher uma plataforma de eventos, verifique se o site do seu evento será responsivo, ou seja, se ele irá se adaptar automaticamente a diversos tipos de telas.

Na sua estratégia de marketing, você também pode fazer uso de diversos canais e diferentes formatos.

Você pode, por exemplo, criar uma página no Facebook, utilizar email marketing ou até investir em anúncios pagos no Google Adwords.

De qualquer maneira, será preciso encaminhar os internautas para algum lugar, e o lugar mais indicado, sem dúvidas, é o site do seu evento! Dessa maneira, será mais fácil concretizar a venda.

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Personalização

É importante que o site tenha a cara do seu evento.

Portanto, não fuja da identidade visual que será utilizada nos materiais de divulgação e em outros canais.

O ideal é que tudo pareça fazer parte do mesmo universo, incluindo a paleta de cores e as logos de patrocinadores e apoiadores.

Gere semelhança, faça com que o seu evento seja facilmente associado e lembrado pelas pessoas!

Já imaginou? A página do seu evento no Facebook é toda rosa, mas o seu site utiliza uma paleta de cores laranja. Ah, e os banners do seu evento são impressos nas cores cinza. Uma confusão só!

Além de parecer desleixado, os inscritos podem não perceber que aquelas informações se referem ao mesmo evento.

Isso acaba gerando conflito de informações e também de interesses.

Informações em um único local

O email marketing é efetivo para o envio específico de algumas informações, incluindo promoções de ingressos e pequenas alterações.

Mas, você já parou para pensar quantos emails teriam que ser enviados para transacionar todas as informações do seu evento?

Após o envio de vários emails podem ocorrer duas coisas: a primeira, é do seu email ficar lá embaixo na caixa de entrada e nem chegar a ser lido.

A segunda, é de ele ir para a caixa de spam ou irritar o receptor.

Com um site para eventos, você pode alterar o conteúdo sempre que necessário.

Disponibilizar informações atualizadas é importante para manter e conquistar novos inscritos.

O site do seu evento vai ser um dos primeiros contatos do seu público com o evento.

Como falamos anteriormente, ele estará indexado ao mecanismos de busca do Google, e, por isso, é essencial que você insira as informações mais importantes sobre ele de forma clara.

Uma das principais funções do seu site é esclarecer as dúvidas dos participantes e motivá-los a participar do seu evento.

Tenha em mente que o seu site precisa mostrar informações como: localização, programação, data, horários, venda de ingressos, formas de entrar em contato, etc.

–> Confira aqui informações importantes que não podem ficar de fora no site do seu evento. 

Não espere que as dúvidas cheguem, antecipe as informações, mas caso participantes entrem em contato fazendo perguntas, prontamente adicione essa nova informação ao site.

Facilitar a venda de inscrições

Um site para eventos facilita bastante o processo de venda de inscrições.

Antigamente, era bem comum que os organizadores tivessem que perder horas e horas de sono analisando e-mails com solicitações de participação no evento.

Era dever da organização verificar os dados dos participantes (que geralmente preenchiam formulários), as modalidades das inscrições e também o envio das condições de pagamento.

Em seguida, tinham que checar, um por um, os comprovantes de pagamento e confirmar a inscrição dos participantes.

Imagine o trabalho e o estresse desnecessário causado à comissão organizadora do evento?

Hoje, é possível, com um site, vender inscrições online. O processo fica muito mais fácil para o organizador e também para o participante, que pode efetuar a compra diretamente de casa (ou de onde estiver).

O organizador consegue, ainda, gerenciar lotes e limitar a quantidade de vagas por modalidade.

Se o site do evento for responsivo, essa compra pode ser feita com poucos cliques, pelo próprio celular do participante.

Manter contato com os seus participantes

Já percebeu como é frustrante tentar entrar em contato com uma organização ou empresa e não conseguir?

O site do seu evento é o canal ideal para colher feedbacks. Disponibilize uma área do seu site para que as pessoas possam entrar em contato.

Feedbacks valem muito, já que eles são o principal instrumento para melhorar o seu evento.

Antes mesmo do início das atividades você pode sondar o que é mais atrativo para o seu público. O seu público com certeza tem algo a te dizer!

Além disso, proporcionar experiências positivas aos participantes pode fazer com que eles se tornem divulgadores e promotores do seu evento.

Plataformas de eventos e criação de sites

plataformas para gestão de eventos, como a Even3, que já oferecem o serviço de criação de um site básico, com todas as funcionalidades que o seu evento precisa.

Embora, nesses casos, você não tenha um domínio exclusivo, o custo é zero e é extremamente simples, fácil e rápido criar o site do seu evento.

Mas como criar e utilizar um domínio próprio?

Você ainda pode comprar um domínio próprio para o seu site, gerando ainda mais autoridade.

Um domínio, também conhecido como “URL”, é o endereço virtual que o seu site estará inserido.

Existem vários sites que te oferecem esse serviço, entre eles está o registro.br. Essa plataforma não te cobra por hospedagem, apenas pela compra do domínio.

O preço de um domínio pode variar, existem opções que giram em torno de R$40,00 por ano.

Com um domínio próprio seu site deixará de ser, por exemplo, www.even3.com.br/eventoletras para se transformar em www.eventoletras.com.br.

Ter um domínio personalizado para o seu evento te dá mais credibilidade e profissionalismo, conquistando uma maior confiança dos participantes.

Integração com uma plataforma de eventos

Se você optou por gerir o seu evento por uma plataforma, é muito importante que ela tenha uma integração com o seu site, senão, ao invés de uma vantagem, seu site se tornará uma dor de cabeça.

Uma plataforma de eventos facilita a organização de trabalhos e das inscrições, além de tornar mais prática toda a gestão do seu evento.

Além disso, com um sistema de eventos, o organizador adquire uma série de vantagens, como otimização do tempo e automatização das atividades. 

Na Even3, você consegue acompanhar, de perto, a venda de inscrições – e o financeiro do evento- , gerenciar as atividades e as submissões de trabalhos, assim como as avaliações, tudo em um só lugar. 

checklist para eventos acadêmicos

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