Adotar o marketing impresso para eventos é uma das formas de atrair ainda mais público.
Apesar de todo o hype em torno do marketing online, 85% dos consumidores afirmam estarem mais propensos a comprar algo se virem materiais impressos profissionais, como panfletos, por exemplo.
Por quê? Os materiais de marketing impresso provocam um sentimento de propriedade psicológica — isso significa que as pessoas têm conexões mais fortes com co isas que podem tocar fisicamente.
Embora muitos proprietários de pequenas empresas suponham que os consumidores vivem no mundo digital, os canais tradicionais, ainda são meios em que os consumidores se conectam com as marcas e tomam decisões de compra.
Uma das maiores dificuldades para organizadores de eventos é descobrir em que tipo de marketing impresso eles devem investir para atrair mais público.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar como criar materiais eficazes de marketing impresso que são capazes de atingir seu público e atrair participantes para seu evento, sem precisar investir toneladas de dinheiro ou ter conhecimentos de design.
Optar por imprimir folhetos, brochuras ou cartazes dependerá de seus objetivos de marketing e do plano estratégico para pequenas empresas.
Seja qual for o formato escolhido, inclua uma URL exclusiva de página inicial do seu evento em qualquer material impresso para que você possa acompanhar as conversões (ou seja, faça algo além de incluir o endereço do seu site).
Alternativamente, liste um código de cupom específico ou número de celular dedicado.
Vamos explorar suas opções:
As brochuras vêm em dois formatos: com duas dobras (dobra ao meio) e com três dobras (dobrada em três). Escolha o formato com base na quantidade de informações que você deseja incluir.
As brochuras de duas dobras são as mais indicadas para incluir uma call to action exclusiva (“chamada à ação”, do inglês CTA) na capa e informações mais detalhadas no interior.
Já as de três dobras têm o layout mais versátil e permitem muitas informações e recursos visuais. Elas são compactas e podem ser facilmente dobradas.
Ambas as opções funcionam para feiras comerciais, já que os consumidores estão lá com a intenção de comprar e saber todos os detalhes sobre o seu evento.
Não se esqueça de inscrever os interessados na sua newsletter informativa por e-mail para que você possa continuar a conversa e reforçar as informações da brochura.
Inclua também uma oferta de indicação, como um desconto para cada amigo que eles indicarem para participar do seu evento.
Os folhetos são recomendados quando você quer se concentrar em um ponto de venda específico, como uma promoção ou evento.
Os folhetos usam cabeçalhos grandes que podem ser lidos à distância.
Os folhetos também são ótimos para eventos de networking, quando você quer distribuir algo mais detalhado do que apenas cartões de visita corporativos.
Os cartazes são perfeitos para eventos de pequeno e médio porte, pois costumam ser baratos para imprimir e bem chamativos.
Eles são fáceis de projetar e podem ser impressos em diferentes materiais.
Coloque cartazes criativos pela região que seu evento será sediado. Colabore com outras empresas locais para fazer trocas de cartazes.
O truque é descobrir onde seus potenciais clientes compram.
Por exemplo, se você é nutricionista, seus potenciais clientes provavelmente frequentam academias ou lojas de alimentos especializadas.
Mantenha o texto claro e simples!
Mesmo que você esteja usando um formato de brochura de três dobras com muito espaço, mantenha a mensagem concisa.
O texto deve se concentrar numa:
Aqui estão algumas dicas rápidas para escrever um texto que gere conversões:
Resumindo: seu texto não deve tentar fazer e dizer tudo. Ele deve compartilhar apenas o suficiente e usar cabeçalhos e design em negrito para maximizar o que será lembrado pelos clientes em potencial.
Usar materiais impressos para listar informações relevantes do seu evento.
Isso ajuda o cliente potencial a se conectar com o seu evento e o torna mais memorável do que todos os outros materiais insistentes e fortemente carregados de clichês de marketing que existem por aí.
Em vez disso, tente usar seus materiais de marketing impresso para compartilhar:
Essa é uma maneira muito melhor de construir confiança.
Felizmente, você não precisa mais ser (ou contratar) um designer para fazer materiais impressionantes de marketing impresso.
As ferramentas online tornam o bom design acessível a freelancers, consultores e pequenos empresários.
Aqui estão cinco segredos de design que até mesmo novatos podem usar:
Não há necessidade de comprá-las. Alguns sites oferecem milhares de fotos gratuitas e profissionais que você pode baixar e usar.
Fotos de edições passadas do evento, da equipe e afins podem causar um impacto ainda maior do que a foto de arquivo mais impressionante.
Suas próprias fotos provavelmente serão mais relevantes e pessoais.
Apenas certifique-se de que eles estejam em alta resolução – elas jamais devem estar pixeladas ou desfocadas.
Escolha as cores da sua marca e crie um logotipo simples por conta própria.
Muitas ferramentas gratuitas de design online permitem que você importe e aplique sua marca com um clique. É uma maneira fácil de adaptar um modelo existente.
Independentemente do formato de impressão que você está usando, é aconselhável que as pessoas possam vê-lo à distância. Seja ousado e use o texto bem grande.
Tente aplicar isso ao seu slogan, lista de serviços ou call to action.
Cabeçalhos grandes deixam claro qual é o foco de cada página. Sua CTA e slogan também devem estar em destaque.
Os ícones são uma ótima maneira de reforçar seu ponto e organizar informações.
Use-os ao listar seus serviços, em vez de recorrer aos velhos bullet points de sempre.
Os ícones são uma maneira moderna de animar a sua publicidade impressa e atrair pessoas que retêm informações visualmente.
À medida que mais pequenas empresas investem exclusivamente em marketing digital, seja rebelde e se concentre em incorporar marketing impresso na sua estratégia.
A chave é escolher um formato que funcione para o seu negócio, o que dependerá do quanto você costuma participar de feiras e eventos, se organizar aulas educativas é uma boa opção para você ou se o seu negócio local pode facilmente fazer parceria com outros empresários da região.
Guest post escrito pela Venngage.