Chatbot para eventos: imagem de destaque

O que é chatbot para eventos e como usar?

Você sabia que hoje em dia você já passa boa parte do seu tempo falando com robôs ao invés de humanos?

Mas ao contrário do que muitas imagens cinematográficas espalharam no nosso imaginário, não estamos em guerra com eles. 

Na verdade, as tecnologias de inteligência artificial criaram máquinas inteligentes (ou robôs) capazes de nos auxiliar nas nossas atividades diárias. É o caso do chatbot para eventos.

Com esta tecnologia muitos eventos se tornam mais interativos, tecnológicos, valiosos e procurados pelos participantes.

Quer saber como fazer parte dessa tendência também? Saiba tudo sobre:

O chatbot para eventos é um robô que bate papo com um participante, mas de forma automatizada.

De fato, essa é a tradução literal do termo: chat significa bate papo e bot é o diminutivo de robô.

Em outras palavras, ele é um software programado para conversar com humanos, tirando dúvidas e criando relacionamento.

Por ter comportamentos similares às pessoas, ele é chamado de inteligência artificial.

Em eventos, eles são utilizados em centrais de ajuda ou serviços de atendimento para responder as dúvidas rapidamente.

-> Veja também: 5 dicas essenciais para melhorar a experiência do seu participante

Mas eles são diferentes daquelas listas de perguntas frequentes, ok?

Isso porque os bots criam a ideia de uma conversa real e humanizada, o que torna a experiência do participante ainda mais positiva.

Mas sabe como os bots funcionam na prática? Vou te explicar!

Basicamente, um chatbot é formado por três elementos:

Canal

É onde a interação com os humanos vai acontecer. Pode ser Whatsapp, Facebook, sistemas de call center, sites, lojas etc.

Conteúdo

Essa é a própria conversa. No caso dos chatbots, as respostas são programadas e há um banco de dados que dita as regras da conversa, funcionando de acordo com a interação do participante.

Software

Por fim, tudo isso vai ser unido e colocado para funcionar dentro de um software.

Ou seja, uma programação que une o canal, o conteúdo e o participante para gerar uma conversa e relacionamento.

Assim, quem deseja utilizar um chatbot para eventos deve contratar estes softwares.

Ainda, se um bot não conseguir responder a uma pergunta complexa, ele deve direcionar o atendimento para um humano.

Dessa forma, a experiência do seu participante caminha de forma crescente, oferecendo um suporte mais ágil, sempre disponível e acessível.

Manual da Experiência do Participante

Em contrapartida, a equipe será destinada apenas aos trabalhos mais complexos e terá mais tempo para se dedicar a eles.

  • Suporte sempre disponível e rápido;
  • Interações e relacionamento mais personalizado;
  • Automatização de tarefas mais simples;
  • Presença em múltiplos canais, aumentando o alcance do seu suporte;
  • Redução de custos e esforços da equipe de atendimento;
  • Aumenta o engajamento do público.

Primeiramente, você vai precisar do apoio de um software de chatbot. Entre os mais populares estão:

Como algumas opções são gratuitas, você deve pensar bem qual é a ideal para o seu evento.

Em caso de utilizar ferramentas pagas, você pode contar com o auxílio da nossa planilha de finanças e não se perder no orçamento:

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Depois, será necessário configurar a ferramenta com o objetivo do bot, seus canais de atuação e as respostas para as perguntas mais frequentes.

Nesse caso, você deve refletir sobre as principais dúvidas dos participantes durante todo o evento.

Por exemplo, que tal no dia do evento disponibilizar um bot que responde a senha do Wi-fi, onde estacionar ou o mapa dos locais do evento?

Lembre-se: suas interações devem ser eficientes!

Por isso, é importante que você ative seu chatbot nos canais de contato com seus participantes, como o próprio site do evento.

Na Even3, além de ter um site de evento desenvolvido de forma gratuita para você, é possível integrar nele a plataforma de chat de sua preferência.

 

Além disso, o chatbot também estará disponível nas principais páginas de contato com o participante, como o carrinho de compras dos ingressos.

Finalmente, quer ativar o chatbot no seu evento? Nossos especialistas podem te ajudar:

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