4 soluções para fazer certificados de eventos

4 soluções para criar e distribuir os certificados de eventos

Atualmente, existem várias formas de fazer certificados de eventos e também de distribuí-los aos participantes, palestrantes e apresentadores de trabalhos. 

Você pode, por exemplo, preenchê-los de forma manual ou automática. Enviá-los, um a um, por e-mail ou dispará-los, de uma única vez, por meio de um sistema. 

Neste artigo, quero te apresentar as principais soluções existentes no mercado sobre como fazer e distribuir certificados de eventos. 

Assim, você consegue analisar as vantagens e desvantagens de cada uma delas a fim de escolher aquela que melhor se adéqua à necessidade do seu evento. 

Embora os certificados integrem uma das últimas etapas do evento, é importante definir, logo na fase de planejamento, como a organização irá criar e distribuir esses certificados.

Você já tem um checklist para controlar a execução de todas as atividades do seu evento?

Baixar Checklist para Eventos

Certificado: como fazer e distribuir?

1. Crie o seu próprio template e insira manualmente os dados

Essa é uma opção mais trabalhosa, que requer mais tempo e um certo “dom” artístico do organizador. Por isso, nem sempre é a mais viável. 

Geralmente, quando um organizador escolhe seguir esse caminho, ele tem na equipe um designer ou possui condições para contratar um. 

Além de criar o modelo personalizado, é preciso pensar também na etapa de preenchimento de dados dos participantes. 

Quais informações precisam constar no documento e de que forma a sua equipe irá checar cada um desses dados?

→ Leia mais: Que informações não podem faltar no certificado do seu evento? 

Dividir a equipe em dois times, um de preenchimento dos dados e outro de checagem das informações pode ser uma excelente maneira de evitar confusões!

Não se esqueça que, dependendo do porte do evento, será necessário criar certificados por tipo de atividade, como participação em minicurso, apresentação de trabalho, exposição de pôster, etc.

Reserve um tempo do seu time para essa atividade, pois o preenchimento manual dos certificados de eventos costuma ser uma tarefa bem trabalhosa. Além de preenchê-los, você também precisará enviar os certificados por e-mail aos participantes e palestrantes.

Uma dica: para não deixar a sua caixa de entrada pessoal lotada, que tal criar um e-mail próprio para o seu evento?

2. Use templates prontos de certificado e insira os dados manualmente

O segundo caminho que você pode seguir é utilizar modelos de certificados prontos, que podem ser encontrados gratuitamente na internet.

Nós, da Even3, criamos 10 modelos de certificados que você pode baixar gratuitamente e aplicar no seu evento. 

Baixar modelos de Certificados para Eventos

Entre as 10 opções disponíveis, é só encontrar aquela com a cara do seu evento. Os modelos vêm em diferentes formatos. Então, você edita os certificados da forma que achar mais fácil. 

Porém, ainda é preciso preencher as informações dos participantes ou dos palestrantes manualmente. Então, novamente: separe um tempinho e uma equipe engajada para focar na atividade!

Depois, será necessário enviar os certificados por e-mail aos participantes e palestrantes. 

3. Opte por um gerador de certificados e elimine o trabalho manual

Já imaginou não ter que preencher os certificados do seu evento um a um? Deixar de lado o preenchimento manual das informações já é uma opção!

No Gerador de Certificados da Even3 que, por sinal, é totalmente gratuito, você escolhe entre os 3 tipos de certificados disponíveis: Certificados de Participação, de Palestrante ou de Atividade.

Depois, é só importar uma lista do Excel com os dados solicitados pelo Gerados (chamados de tags). Todos os certificados vão ser gerados em questão de segundos. Muito prático, não?

Mas depois você ainda terá que enviá-los por e-mail aos participantes.

4. Geração e distribuição dos certificados integradas a todo o evento

Sem dúvidas, o jeito mais completo de emitir e distribuir certificados é por meio de uma plataforma de eventos.

A Even3 é uma dessas plataformas onde você consegue gerenciar não só a etapa de certificados, mas todo o evento em um único lugar, e o mais importante: de forma integrada. Isso inclui:

  • criar um site para divulgar o evento e vender inscrições;
  • realizar o credenciamento dos participantes;
  • gerenciar a programação do evento de maneira eficiente;
  • abrir submissões de trabalhos
  • E claro: criar, emitir e distribuir os certificados do evento em questão de minutos!

O que isso significa?

Que, com a Even3, você consegue criar certificados de participação, para palestrantes e monitores e também específicos para cada atividade do seu evento, de forma automática, personalizada e com código de autenticidade.

Vou te explicar melhor mostrando diretamente como funciona na Even3.

  • Crie o certificado do seu evento em minutos

gif de como criar certificado na even3

Você cria o modelo e o texto do certificado. Através das nossas tags, o preenchimento das informações dos participantes acontece automaticamente. 

  • Estabeleça condições para o envio destes certificados

exemplo de condição para envio dos certificados na even3

No caso do Certificado de Submissão destacado acima, o organizador pode escolher disponibilizá-lo para todas as submissões apresentadas ou somente para as aprovadas.

Já na situação a seguir, de Certificado de Participação em evento, você pode escolher enviá-los para todos os inscritos ou apenas para os participantes credenciado. 

O envio dos certificados pode ser feito tanto por e-mail (em apenas alguns cliques para todos os participantes) como também eles podem acessá-los diretamente na plataforma.

Agora, que você já conhece 4 meios para criar e distribuir certificados, é hora de sentar com a sua equipe e decidir qual a solução mais viável para o seu evento.

Tem alguma dúvida sobre a Even3 ou sobre o nosso Módulo “Certificados”? Converse com uma de nossas especialistas. 

Gostaria de falar com um especialista em eventos?Agende agora uma conversa e veja a melhor maneira de te ajudarmos.

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos