Entenda como publicar um livro

Saiba como publicar um livro e transforme a sua carreira

Em 2020, segundo uma pesquisa do Nielsen, a produção editorial chegou a marca de 314 milhões de exemplares. 

Isso significa que a publicação de livros é algo que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. 

E, para quem deseja uma maior credibilidade no mundo acadêmico e científico, essa é uma boa opção, tanto para autores quanto para leitores, e eu vou te explicar o porquê! 

Neste blogpost, reuni informações sobre: 

Você, professor ou pesquisador, já imaginou trazer em uma apresentação o seu livro como base para estudos

Tenho certeza que ter um livro publicado te dará ainda mais credibilidade sobre o assunto discutido e maior reconhecimento na academia.

Publicar um livro eterniza a sua jornada como autor, pesquisador e cientista. E, para muitos, é uma conquista memorável. 

Até porque são muitos esforços envolvidos para o desenvolvimento de todo o trabalho.

Torná-lo real e possível de compartilhar com outras pessoas, é definitivamente algo imensurável para quem quer atingir outros patamares na carreira científica

Além disso, também é muito importante para o meio acadêmico, já que disseminar conhecimento e pesquisas é fundamental e traz base para influenciar outras pessoas. 

Devo te contar que, com um livro publicado, o seu trabalho se torna autêntico e confiável para futuras referências, evitando inclusive o plágio

Até porque ele tem um peso enorme em um Currículo Lattes, o desejo de todo acadêmico, não é? 

Tenho certeza que, após conhecer os benefícios, você já vai estar pensando em como transformar o seu trabalho, artigo ou tese em um livro acadêmico. 

Por isso, antes de tudo, vamos entender em quais formatos você pode publicá-lo? Confere o próximo item! 

Essa é uma grande dúvida entre os autores no momento de construir o seu livro. 

Isso acontece porque existem obrigatoriedades diferentes para cada um, além de outros benefícios e desvantagens. 

Sendo assim, reuni os principais pontos para você analisar o que melhor se encaixa com o seu objetivo. Olha só os benefícios para leitores: 

Diferença entre livro impresso e digital para leitores

Livros impressos

Muito além dos leitores, você deve pensar também o que cada formato traz para o escritor. 

Quando falamos de livros físicos, é necessário imaginar que existem diversos custos envolvidos, como impressão, criação de capa e todos os outros aspectos que estão inclusos em um material físico e que são solicitados por uma editora, por exemplo. 

Mesmo assim, é uma grande realização ter o seu livro físico em prateleiras e livrarias. Ou seja, para muitos, possui um alto valor agregado

Livros digitais

Já quando o assunto são os livros digitais, precisamos lembrar que a internet nos trouxe possibilidades de transformar e desburocratizar as publicações

Inclusive, ao contar com o impacto dos livros virtuais ou e-books, em 2020, foi registrada uma alta de 16% nos lançamentos, contando com 9,6 mil títulos publicados de acordo com o Sindicato Nacional de Editores de Livros

E os leitores não ficam de fora disso, até porque o IPL afirmou, por meio de uma pesquisa, que 53% dos entrevistados já leem livros na tela de dispositivos e 64% têm o hábito de baixá-los.

E, reunindo os benefícios dos livros digitais à publicação, você terá um maior alcance e compartilhamento do conteúdo, já que poderá ser acessado em qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa. 

Isso acontece porque as bibliotecas virtuais estão crescendo, facilitando o acesso aos conteúdos de diversos autores. 

CONHEÇA A BIBLIOTECA DA EVEN3

Além do mais, você terá um menor custo para a construção por não ter que investir tanto na estrutura, como impressão, formatação e design. 

Os e-books prezam por uma linha mais simples, abrindo espaço para a dedicação completa do autor no conteúdo

Saiba onde publicar 

O primeiro ponto é pensar onde irá publicar: em uma editora ou em uma plataforma

Assim como o impresso e o digital, cada uma tem a sua vantagem. 

Editoras 

Entrando nesse assunto, existe um leque imenso de editoras que carregam a experiência de anos no mercado

Apesar disso, a publicação é um pouco mais complicada e burocrática

Isso acontece porque elas têm um processo avaliativo bastante criterioso para a escolha dos livros, o que torna tudo demorado e mais caro

Plataformas de publicações

Já em plataformas de publicações, a submissão costuma ser muito rápida e menos burocrática

Além de, por ser online, ter um alcance muito maior, já que basta o leitor entrar no site, buscar o livro do seu interesse e baixá-lo. 

Outros pontos importantes de algumas plataformas são: a possibilidade de acompanhar o crescimento de compartilhamento do material e ter um baixíssimo custo comparado a uma editora.

Um site para a sua publicação  

Esse é um ponto primordial na sua publicação. 

Com um site para o seu livro, você reunirá todas as informações necessárias sobre o material, um resumo e o acesso para baixá-lo

Não só isso, é por meio da indexação em uma página que o seu livro é achado nas pesquisas em ferramentas de busca, como o Google, com maior facilidade. 

Tenha em mente os identificadores necessários

Após escolher o local e o formato que você irá publicar, é importante pensar quais serão as exigências para dar o próximo passo. 

Algumas editoras têm solicitações específicas para cada tipo de publicação, como revisão, avaliação, formatação, impressão, registros e entre outros.

Mas, pensando em facilitar a sua vida, te digo que as plataformas de publicações serão sempre o caminho mais fácil

Plataformas como a Even3 já disponibilizam os identificadores do seu material no momento da publicação. Estes servem para catalogar e diferenciar as obras. 

Apesar de não serem obrigatórios para livros, sejam digitais ou impressos, você deve adquirir o ISBN, o DOI e a Ficha Catalográfica

Isso porque eles facilitarão o acesso, evitarão o plágio e vão categorizar o seu trabalho, trazendo até outras oportunidades para a sua carreira

ISBN 

O International Standard Book Number garante autoridade à sua obra. 

O ISBN é um sistema que identifica internacionalmente livros, e-books e anais de eventos, de acordo com as informações específicas daquele material. 

Exemplo de ISBN para publicar livros

Além disso, com a emissão dele, você estará em conformidade com a Lei nº 10.753

Esta, também conhecida com a Lei do Livro, fomenta quais elementos são necessários para que o material tenha credibilidade e participe de concursos, receba premiações, entre em editais e seja comercializado. 

GARANTA AGORA O ISBN

DOI 

O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um número dado às publicações da internet. 

Com ele, os leitores conseguem encontrar o seu material com mais facilidade, além de garantir a autenticidade da publicação. 

Exemplo de DOI para publicar livros

É por ele que você tem a noção de quantas vezes o seu livro online foi referenciado por algumas pessoas e também é utilizado pelo CNPq.  

EMITA O DOI PARA O SEU LIVRO

Ficha Catalográfica 

A Ficha Catalográfica é um documento que ajuda na identificação e, como o nome já diz, na catalogação de um material. 

Exemplo de Ficha Catalográfica para publicar livros

Em livros físicos, é necessário que ela traga: título, nome do autor, ISBN, número da edição, editora, local de publicação, número de páginas e classificação por assunto. 

Já em livros digitais, além dos citados acima, é preciso identificar o formato, o recurso digital, a requisição do sistema e o modo de acesso ao material. 

Lembrando que ela é utilizada para padronizar a catalogação no país, facilitar o controle do acervo e a busca de informações

-> DOI, ISSN e ISBN: clique e entenda tudo sobre eles! 

Já te contei os benefícios, as diferenças e as possibilidades para você entender bem como publicar o seu livro. 

Caso você tenha escolhido publicar em uma plataforma, cada uma terá a sua especificidade e requisitos. 

Por isso, é importante se alinhar para saber tudo que você precisará para a publicação. 

Mas sabe o que vai salvar a sua vida? 

Na Even3, temos uma função específica para a publicação de livros, com todos os serviços citados no texto para o sucesso do seu material, desde um site até a compra dos identificadores. 

Além de tudo, a plataforma é extremamente intuitiva e ágil em todo o processo. 

Mas, se tiver qualquer dúvida, também possuímos um suporte, que te explicará cada etapa e irá desburocratizar ainda mais a realização do seu sonho. 

FALE COM O CONSULTOR

Com mais de 70 mil autores impactados, eu te pergunto: está faltando o que para você dar o próximo passo na sua jornada e publicar o seu livro com a gente? Conheça agora todas as nossas funcionalidades! 

Conheça a Even3 Publicações

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos