Tudo sobre Qualis Capes

Esclarecendo tudo sobre o Qualis Capes

“Qual o Qualis Capes da Revista?” 

“Você precisa escolher um periódico com um bom Qualis”

“Não escolha onde publicar sem antes conferir a classificação Qualis da revista”

Certamente você já se deparou com alguma situação semelhante a essas no ambiente acadêmico. São os interessados em ingressar em cursos de pós-graduação ou os pós-graduandos que costumam trazer o assunto “Qualis Capes” à tona. 

Isso acontece porque entender o que é Qualis Capes é fundamental para saber quais as revistas científicas são mais bem avaliadas e possuem credibilidade para se submeter um artigo. Mas atenção: este não deve ser seu único critério. 

Elaboramos um texto com dicas do que se deve levar em conta na hora de escrever e publicar artigos científicos. 

→ Entenda aqui: Guia sobre como e onde publicar artigos

Ainda, o Qualis Capes pode ser um excelente caminho para atribuir relevância ao seu currículo e conquistar uma vaga na Academia. Vamos te explicar o porquê com os pontos:

Para começar, é preciso solucionar uma confusão muito comum: o Qualis não é uma base de indexação de periódicos.

Ou seja, ele não “armazena” informações bibliográficas dos artigos e não adianta solicitar a inclusão da sua revista acadêmica no Qualis.

Na verdade, ele funciona como uma ferramenta de avaliação de programas de pós graduação do Brasil e é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na prática, os coordenadores das pós-graduações brasileiras compartilham com a Capes os dados das produções científicas realizadas. Tudo isso fica armazenado numa plataforma conhecida como Plataforma Sucupira.

A partir daí, a Capes pode iniciar a sua classificação. Dentro deste universo, existe o Qualis Periódicos, o mais famoso entre os pesquisadores, e também o Grupo de Trabalho Qualis Artístico / Classificação em Eventos

O Qualis Periódicos é responsável por avaliar a produção científica desenvolvida pelos cursos de pós graduação do país.

Para isto, ele admite diferentes níveis de classificações para as revistas científicas, levando em consideração os artigos publicados nela.

Já o Qualis Artístico e de Eventos visa aprimorar o processo de classificação das produções artísticas e publicações em anais de eventos científicos, gerando parâmetros para a avaliação das áreas.

Mas essa classificação não é absoluta e está em constante evolução e aprimoramento. Inclusive, em julho de 2019, o qualis foi atualizado para o Qualis-Referência, ou novo Qualis.

Sendo bem objetiva: a função do Qualis Capes é avaliar a produção científica desenvolvida pelos programas de pós graduação brasileiros de nível stricto sensu, como são conhecidos os mestrados e doutorados. 

Consequentemente, isso significa que o Qualis também tem o objetivo de garantir uma maior qualidade à formação de mestres e doutores do País. Mas não é um critério de avaliação de pesquisadores!

Além disso, ele identifica as desigualdades regionais e de áreas estratégicas, auxiliando na criação e expansão de programas de pós-graduação nas áreas ainda pouco exploradas no país.

Por causa disso, ele possui critérios de avaliação, mas, como sabemos, esses critérios passam por frequentes aprimoramentos, o que, recentemente, acabou gerando o novo Qualis.

A classificação do novo Qualis Periódicos leva em consideração os seguintes aspectos metodológicos:

Classificação única 

Cada periódico recebe apenas uma classificação, independentemente da quantidade de áreas de avaliação em que foi citado.

Classificação por áreas-mães

Os periódicos são classificados em áreas-mães, isto é, são agrupados e colocados na área em que tiveram maior número de publicações durante o período de avaliação. Nesse caso, a avaliação do Qualis acontece a cada 3 anos.

Indicadores bibliométricos

A partir do novo Qualis Capes, a avaliação dos periódicos começou a ser feita por um novo modelo matemático. 

Assim, esse modelo leva em consideração três indicadores, chamados de indicadores bibliométricos: o Cite Score, o Fator de Impacto e o índice h5.

Eles basicamente se referem ao número de citações recebidas pelos periódicos nas seguintes bases de indexação:

  1. Scopus (CiteScore), 
  2. Web of Science (Fator de Impacto) 
  3. Google Scholar (índice h5)

Em outras palavras, alguns periódicos com artigos publicados por pesquisadores brasileiros são “armazenados” nessas bases e têm seus dados bibliográficos e citações quantificados. E todas essas informações servem como base para o cálculo da Capes.

Com isso, a Diretoria de Avaliação do Qualis montou uma lista de periódicos pré-classificados, chamados de Qualis Referência.

Mas atenção: nem todos os periódicos estão indexados e a maioria das bases de dados, como o Scopus, exige que os trabalhos possuam DOI.

-> Saiba mais: O que é o DOI e como obter um para o seu artigo científico. 

Por isso, algumas revistas podem não ter Qualis e, por isso, não são tão prestigiadas na área, além de não serem tão seguras, pois não passaram por uma classificação cuidadosa.

Decifrando as informações acima, agora o Qualis Periódicos classifica as revistas ou periódicos científicos de acordo com a sua área mãe, ou seja, sua área principal de atuação. 

Cada periódico só pode ser inserido em apenas uma área-mãe, que é aquela em que ele possui o maior número de publicações. Ou seja, ele só recebe uma “nota” Qualis. 

Isso acaba com o que era proposto anteriormente: um mesmo periódico, antes dessa atualização, poderia se encaixar em mais de uma área do conhecimento.

Por exemplo, se uma revista acadêmica era mencionada nas áreas de Ciências Agrárias I e Ciências Biológicas I, sua nota para as duas áreas poderia ser diferente. Agora, ela terá apenas uma nota.

Dessa forma, alguns periódicos subiram no nível de classificação e outros, caíram. 

No entanto, a grande vantagem do novo Qualis está em garantir a comparação entre as áreas e suas respectivas publicações. 

Fora isso, o Qualis Capes adota indicadores bibliométricos utilizados internacionalmente, o que também permite estabelecer comparações de revistas nacionais com os periódicos estrangeiros. 

A classificação funciona da seguinte forma, vai de A1, o de avaliação mais alta, à B4. O estrato C, que existia anteriormente, foi excluído.

estratificação do qualis capes

A busca por periódicos na Plataforma Sucupira ainda não contempla a nova classificação do Qualis, pois ela só terá sua versão final consolidada na Avaliação Quadrienal em 2021. 

Mas é possível realizar a busca na Plataforma Sucupira por periódicos e revistas científicas avaliadas no Triênio 2010-2012 e no Quadriênio 2013-2016.

É só acessar o link: Pesquisa Geral de Periódicos – Qualis Capes

Nessa forma de busca, você consegue encontrar periódicos por:

  1. Evento de classificação: Triênio 2010-2012 ou Quadriênio 2013-2016;
  2. Área de avaliação;
  3. ISSN;
  4. Título da publicação;
  5. Classificação: aqui, ainda vale a classificação anterior (A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C).

Para um trabalho ser publicado nos anais de um evento, ele precisa atender a critérios de classificação exigidos pelo próprio evento. Da mesma forma, opera o Qualis Eventos.

Ou seja, os eventos precisam atender a critérios específicos estabelecidos. Só assim eles serão reconhecidos pela Capes e incluídos no GT (Grupo de Trabalho) Artístico Cultural e de Classificação de Eventos. 

Alguns desses critérios são itens obrigatórios, outros são recomendados e, por isso, ajudam na classificação, já que trabalham com um sistema de estratificação de pontos (A1 a C). 

Ainda, há os critérios indutores, utilizados quando o produto tem potencial relevância para a área de atuação. Mas não se preocupa em entender tudo isso agora! Irei te explicar cada um desses pontos. 

Critérios obrigatórios do Qualis Eventos

Os critérios obrigatórios são os que determinam a classificação de um evento no conceito Qualis Eventos. São eles:

  • Aderência à pesquisa

A produção deve ser aderente à pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação (projeto, grupo ou rede, linha de pesquisa).

  • Ter reconhecimento da Entidade Científica

 É importante que o evento seja reconhecido, de forma explícita (na forma de promoções ou apoio), por uma entidade científica respeitada. Isso mostra que ele tem uma boa aceitação na área. 

  • Comitê Científico representativo

O comitê científico deve ser composto por pesquisadores atuantes e de reconhecida liderança na subárea do evento.

  • Publicação de trabalho completo nos Anais

O evento pode incentivar a publicação de trabalhos curtos, resumos e resumos expandidos, mas a publicação de trabalhos completos é a forma reconhecida de divulgação. E é um item obrigatório para o Qualis Eventos. 

-> Saiba qual é a importância dos Anais de Eventos

  • Avaliação por pares

Os trabalhos devem ser avaliados por pares antes de serem publicados, como forma de assegurar a qualidade técnica e a relevância científica. Por isso, o Qualis Eventos determina que os eventos possuam e deixem explícitos os critérios de revisão por pares. 

-> Entenda aqui como funciona a avaliação por pares.

  • Registro da Publicação em Bibliotecas Digitais

O trabalho deve ser disponibilizado em bibliotecas digitais de amplo uso. Os dados bibliográficos do trabalho devem ser facilmente acessíveis e também devem estar disponíveis para download.

Critérios classificatórios do Qualis Eventos

  • Abrangência da entidade/associação científica

Analisa por qual instituição o evento é promovido: associação científica nacional, associação científica internacional, grupo de pesquisa ou programa de pós-graduação. 

  • Composição do comitê científico

Analisa quem compõe o comitê científico do evento: se são membros nacionais ou internacionais.

  • Impacto dos trabalhos

Verifica os impactos social, cultural e acadêmico dos trabalhos publicados nos anais daquele evento. Além de analisar medidas bibliométricas, como índice h5 e o Fator de Impacto. 

Critérios indutivos do Qualis Eventos

Em última medida, os seguintes aspectos de indução do evento são analisados:

  • Relevância para a formação discente;
  • Relevância para a Área em regiões estratégicas;
  • Relevância acadêmica (avanço científico-acadêmico);
  • Relevância regional, nacional, internacional.

Por fim, consegui te dar um panorama geral sobre o que é e como funciona o Qualis Capes?

A cada dia, é mais importante ter uma pesquisa reconhecida por um periódico ou evento científico de qualidade. É por isso que você deve investir na publicação dos seus trabalhos!

Tem um material e deseja publicar?

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos