Anais de eventos: imagem de destaque

O que são anais de eventos e como publicá-los?

Você já se perguntou como destacar seu evento acadêmico entre tantas informações online? Os Anais de eventos podem ser a resposta!

Eles são uma forma de registrar a produção acadêmica do evento, tornando-a mais acessível.

Além disso, atraem muitos participantes! Isso porque os Anais podem ser adicionados no Lattes, valem pontos em análises curriculares e promovem a divulgação científica.

Então, que tal publicar Anais de eventos e utilizá-los ao seu favor? Há uma forma bem mais simples de fazer tudo isso! Acompanhe a leitura e saiba mais:

Basicamente, os Anais de evento são uma coleção de trabalhos científicos publicados no contexto de um evento. Cada edição simboliza o ano em que o evento acontece.

Estes podem ser congressos, conferências, seminários, entre outros eventos acadêmicos.

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Além disso, a publicação pode conter resumos simples, expandidos ou trabalhos completos. Tudo depende das regras de submissão do evento!

Assim, o documento vai incluir também os nomes de autores, avaliadores e participantes que contribuíram de alguma forma para que os Anais fossem gerados. 

Por isso, ele funciona como um registro de produção acadêmica e ter seu nome nele é super importante!

Mas por que esse termo?

Anais é um termo originário do latim annalis, que significa o registro de conhecimento de um ano.

Por isso, o termo simboliza a produção científica de cada edição do evento, que normalmente é anual.

Sua origem remete à Roma Antiga. Cícero (De Oratore, ii. 12. 52) afirma que desde os períodos mais arcaicos era comum que o pontífice máximo, o Papa, exibisse em um lugar aberto uma pequena tábua branca com nome dos eventos notáveis que ocorriam durante o ano.

Mas, atualmente, os anais também podem ser conhecidos como proceedings. Isso porque deriva do inglês conference proceedings.

Ou seja, todo conteúdo gerado, debatido, produzido e apresentado em um evento. Enfim, já deu para imaginar sua importância? Vou te explicar mais sobre isso!

Imagine arquivar em uma gaveta uma pesquisa que levou anos para ser feita… Não dá!

É por isso que as publicações são tão incentivadas no meio acadêmico.

Afinal, só com a avaliação de outros cientistas que você vai ver a relevância do seu trabalho e saber como melhorá-lo!

Nesse sentido, os Anais são bastante valorizados na Academia porque representam uma forma legítima de publicação.

-> Veja também: Aprenda tudo sobre o que são revistas predatórias

Além disso, eventos costumam aceitar publicações mais facilmente. Assim, se tornam a primeira experiência para muitos cientistas iniciantes.

Afinal, pesquisam apontam que a maioria dos pesquisadores leva de 1 a 2 anos para publicar artigos em revistas científicas. Normalmente, elas também exigem mais experiência.

Gráfico de tempo de espera para publicação de trabalhos

Então, a maioria inicia a produção científica em eventos! Eles são grandes impulsionadores.

Mas ainda há outros benefícios nos Anais de eventos, como:

  • Preservam e eternizam o conhecimento científico produzido naquela edição do evento;
  • Impulsionam a participação de pesquisadores no evento;
  • Aproximam pesquisadores iniciantes de congressistas;
  • Trabalhos publicados em Anais trazem visibilidade para autores;
  • Os Anais de eventos agregam experiência ao currículo acadêmico e podem contar pontos em processos seletivos;
  • São adicionados no currículo Lattes;
  • Divulgam a produção científica do país e a tornam mais acessível;
  • Acesso rápido e prático, além de resumo do conteúdo do evento para quem não conseguiu estar presente;
  • Gera visibilidade e autoridade para o evento.

Corpo editorial

Primeiramente, você vai precisar de um corpo editorial.

Isto é, uma equipe responsável por organizar e gerenciar a qualidade dos anais do seu evento.

Dessa maneira, um corpo editorial é responsável por:

  • Escolher os avaliadores dos trabalhos submetidos no evento;
  • Definir as regras de submissão;
  • Formatar os trabalhos e padronizá-los para publicar nos Anais.

Formatação de trabalhos na Even3

A formatação de trabalhos é uma das partes mais difíceis e meticulosas da publicação de Anais.

Isso porque é necessário inserir marcas d’água, diagramar, criar capa…

Por esse motivo, muitos corpos editoriais preferem terceirizar o trabalho, buscando auxílio de profissionais.

Esse serviço pode ser oferecido por editoras ou plataformas de eventos como a Even3.

Assim, na Even3 é possível gerenciar todas as etapas do evento, além de receber todo o suporte para a publicação de Anais. Tudo isso sem sair da plataforma! Conheça essa possibilidade:Fale com uma consultora da Even3

Ficha catalográfica

Outro serviço que você pode garantir com a Even3 é a confecção da ficha catalográfica dos Anais do seu evento.

Esta é uma das partes mais importantes de uma publicação.

Isso porque a ficha catalográfica é como uma “carteira de identidade”. Ela mostra os detalhes mais importantes da obra e facilita a sua catalogação.

Por isso, elas são normalmente exigidas por bibliotecas ou para emitir identificadores.

Prefixo editorial

Falando em identificadores, eles vão te ajudar a distinguir os Anais do seu evento de outros materiais online.

Inclusive, essa é uma forma de destacá-lo em meio a tantas informações digitais.

Além disso, garante que o conteúdo é fonte segura de informação.

Então, para que sua publicação seja oficialmente registrada, você deve solicitar um identificador. São eles:

ISSN

Código de barras com ISSN
Exemplo de ISSN

O ISSN é um código que identifica publicações seriadas, como Anais publicados periodicamente.

Ou seja, ele deve ser utilizado em casos de eventos recorrentes, pois os Anais vão representar edições diferentes de um mesmo evento a cada ano.

Assim, o ISSN muda alguns números a cada publicação, tornando-se único e indispensável para cada edição.

ISBN

Por outro lado, o ISBN é um código que identifica publicações oficiais que não são periódicas. Seu número é único, jamais repetido.

Normalmente, ele é atribuído a Anais de eventos únicos ou à primeira edição dos Anais de um evento, já que inicialmente aquela é uma publicação única. A partir da segunda edição, ele pode virar um ISSN.

Quero um ISBN para a minha publicação

DOI

Embora não seja obrigatório, o DOI é um identificador que garante a autenticidade de qualquer documento publicado online.

Além disso, ele torna mais fácil que o conteúdo seja achado, mencionado e suas menções sejam contabilizadas.

Ele também é uma combinação de números e letras únicas, nunca é repetido. E possui extremo valor na Academia, pois é a melhor forma de assegurar veracidade a publicações.

Exemplo de DOI
Exemplo de DOI

Onde publicar?

Para publicar os Anais do seu evento, é essencial que você garanta acesso universal a sua publicação.

Isso vai cumprir com o objetivo de divulgação científica inerente a qualquer evento acadêmico.

Por isso, os modelos impressos têm se tornado cada vez mais obsoletos.

Afinal, eles mantém os Anais exclusivamente entre os participantes do evento, dificultando o acesso para pesquisadores de outras localidades.

Dessa maneira, a opção mais popular tem sido a publicação online de Anais de eventos.

Eles podem ser divulgados em portais da universidade, sites do evento ou em plataformas de eventos especializadas em submissão de trabalhos, como a Even3.

Nesse último caso, você ganha um site para o seu evento e um portal para os Anais indexado no Google.

Assim, qualquer pessoa do mundo terá acesso ao conteúdo gerado a partir do seu evento.

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1. Defina bem as regras de submissão

Para começar, anote uma dica que vai mudar a sua vida: foque nas regras de submissão!

Isso pode facilitar muito a organização dos trabalhos dos Anais de um evento.

Afinal, é você que vai ter o trabalho de editar as publicações no mesmo padrão. Sem contar a dor de cabeça de revisar tudo nas normas da ABNT!

Por isso, priorize definir as regras de submissão antes de receber os trabalhos. Você deve determinar:

  • O template no qual o trabalho deve ser escrito;
  • Diagramação dos trabalhos;
  • Limites de caracteres ou não;
  • A norma de escrita exigida no trabalho, como APA ou ABNT;
  • Formato do trabalho;
  • Número de trabalhos permitidos por cada autor;
  • Número máximo de autores por trabalho;
  • Eixos temáticos;
  • Critérios de avaliação;
  • Cronograma de submissão.

2. Atente-se a revisão dos trabalhos

Falando em submissões, uma das partes mais importantes desse processo é a avaliação dos trabalhos.

Afinal, é ela que vai garantir a qualidade das publicações dos Anais do evento.

Por isso, é ideal que você proporcione transparência e segurança para a avaliação.

Primeiro, garanta uma metodologia de avaliação segura, como a avaliação por pares duplo-cega.

Para facilitar essa atividade, você pode utilizar uma plataforma de eventos como a Even3.

Isso porque nela é possível distribuir os trabalhos entre diversos avaliadores sem sair da plataforma.

Ou seja, sem precisar fazer downloads, encaminhar e receber trabalhos por arquivo de e-mails e correr o risco de perdê-los.

Além disso, seus avaliadores também podem corrigir o trabalho e emitir parecer diretamente na ferramenta da Even3.

EBA: módulo avaliação da Even3
Na Even3. o organizador consegue distribuir os trabalhos para avaliação.

3. Utilize uma plataforma de eventos

Por fim, optar por produzir e publicar Anais de eventos através de uma plataforma pode diminuir e muito os seus esforços na atividade!

Por exemplo, na Even3 é possível contar com o auxílio de um time de especialistas em publicações.

Além disso, a plataforma proporciona uma ampla visibilidade aos trabalhos acadêmicos, alcançando uma audiência global interessada no campo específico do evento.

A Even3 oferece uma interface intuitiva, simplificando a submissão de artigos e facilitando a revisão por pares.

Assim, é possível publicar os Anais do seu evento em tempo recorde!

Então, já imaginou terminar um evento e publicar logo os Anais? Agora é possível! Conheça essa solução:

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