Você sente dificuldades em compreender o texto acadêmico? Não está acostumado com assuntos como pesquisa e metodologia científica?
Saiba que não está sozinho! Muitos são os alunos que ficam cheios de dúvidas na hora de elaborar trabalhos, como artigos, resumos e projetos de pesquisa.
E essa dificuldade de adaptação ao texto científico é natural.
A linguagem dos trabalhos científicos é diferente, pois serve como instrumento de comunicação entre estudantes, professores e pesquisadores.
Então, ela precisa ser padronizada, o que exige uma série de regrinhas e formatações às quais os estudantes não estão acostumados.
Mas não precisa ficar louco e perder noites e noites de sono para entender como funciona o texto acadêmico.
A USP, por exemplo, já disponibilizou um curso gratuito de escrita científica.
E agora, encontramos um novo curso de excelente qualidade para facilitar a sua vida como estudante.
Explicar de maneira fácil e didática a estrutura e o funcionamento do texto acadêmico.
Foi com esse objetivo que a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou, por meio da plataforma Lúmina, o curso de Introdução ao Texto Acadêmico, ministrado pela professora Doutora Silvana Silva.
Totalmente online, gratuito e com direito a certificado, o curso de curta duração é composto por 5 módulos e pode ser feito por qualquer pessoa interessada no tema.
Veja quais são os assuntos abordados em cada módulo:
Esses cinco módulos foram divididos em 7 vídeos, sendo o primeiro uma apresentação do curso.
Você pode assistir aos vídeos abaixo:
No final de cada módulo do curso de Introdução ao Texto Acadêmico há exercícios de compreensão e links para leituras complementares.
Para obter o certificado do curso, é preciso se inscrever na plataforma Lúmina (repositório de cursos online e gratuito da UFRGS) e atingir 60% de aproveitamento no curso.
Cadastre-se agora: Quero participar do curso de Introdução ao Texto Acadêmico
Sobre a professora Silvana Silva
Silvana Silva é professora do setor de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também doutora em Estudos da Linguagem (UFRGS).
Ministra, desde 2006, a disciplina de Produção de Textos em diversos Cursos de Graduação.