As ferramentas de interatividade para eventos online têm sido de grande ajuda para os organizadores, principalmente pelo fato de que eventos na modalidade online estão cada vez mais em evidência no mercado.
E, a questão da interatividade é uma das grandes dúvidas levantadas pelos organizadores quanto a esse tipo de evento.
Afinal, como se dá a interação entre palestrante e participante nesses eventos? E entre os próprios participantes? Isso seria possível?
Justamente para tranquilizar os organizadores e mostrar que a interação pode sim acontecer de maneira eficiente no evento online, existem as ferramentas de interatividade para eventos online.
Além delas, também é possível gerenciar essas trocas de conhecimentos entre o público, organizadores e palestrantes, utilizando algumas estratégias ao longo do evento.
Estratégias de interatividade para eventos online
Mediação de perguntas
Analisando alguns eventos online que ocorreram na nossa plataforma percebemos que uma forma de estimular a interação e de também responder dúvidas do público é realizando a mediação de perguntas.
Isso é possível de ser feito, por exemplo, ao fim da apresentação de um palestrante.
Você pode delegar uma pessoa para a função de “mediador”. O mediador da palestra deverá acompanhar todo o conteúdo, no momento em que ele for disponibilizado para o público.
Na Even3, é possível habilitar um chat por atividade ou geral para o evento. No caso específico do chat para atividades, esse mediador irá coletar os feedbacks e dúvidas dos participantes durante a palestra.
Saiba mais: Como e por que criar eventos online pela Even3
Ao final da apresentação, o mediador deverá transmitir essas mensagens ao palestrante, que poderá responder tanto via chat, como também em vídeo, caso ele esteja sendo transmitido ao vivo.
Essa é uma boa solução para gerar mais interatividade, que não depende de ferramentas extras ou pagas para ser executada. Basta a organização do evento providenciar e deixar tudo planejado com antecedência.
Como tornar o evento interativo?
Mas, e se além do uso do chat para mediação de perguntas, você pudesse utilizar ferramentas para aumentar ainda mais a interatividade durante o evento online?
Algumas ferramentas de interatividade para eventos online trazem várias opções para tornar o evento interativo. Perguntas de múltipla escolha e aplicação de quizzes sobre temas específicos para medir o conhecimento e a assimilação do conteúdo são algumas dessas opções.
Antes de conhecê-las, gostaria de dar duas dicas quanto ao uso dessas ferramentas.
Primeiro, é preciso tomar cuidado para não utilizá-las em excesso durante a apresentação, de modo que não haja interrupções constantes no conteúdo.
Outro ponto importante é tomar muito cuidado ao elaborar as questões de modo que elas fiquem bem claras aos participantes.
Saber a melhor forma e o momento de utilizar é muito importante, caso contrário, o resultado com o público pode não ser tão favorável. Mas se as utilizando de forma consciente, eu garanto: elas podem revolucionar a sua apresentação.
Pensando nisso, nós separamos 6 ferramentas de interatividade para eventos online que podem te ajudar a tornar o seu conteúdo mais participativo e engajar ainda mais o público.
Conheça 7 ferramentas de interatividade para eventos online
1. Edupulses
O Edupulses é uma solução baseada em metodologias ativas de ensino que impulsiona a interação entre plateia e facilitador, proporciona resultados imediatos e respostas ao vivo dos participantes. Uma ferramenta 100% brasileira de diversas funcionalidades, sem a necessidade de downloads e instalações.
Além de estar disponível em português, o que é um grande diferencial para os eventos nacionais, o Edupulses permite, ainda no plano gratuito, que você crie slides, nuvens de palavras e quizzes com até 3 perguntas por evento, compartilhando o ranking dos participantes em tempo real 🙂
Uma ótima opção para quem deseja transformar as apresentações em momentos marcantes, divertidos e inovadores.
Quer sabe mais? Acesse agora o site da Edupulses.
2. Mentimeter
Muito conhecida e utilizada em apresentações dinâmicas de empresas, a Mentimeter é uma ferramenta onde você pode criar sua apresentação, escolher uma plataforma de videoconferência e começar a apresentação interagindo com os participantes.
O plano gratuito oferece a possibilidade de realizar infinitas apresentações, limitando apenas a quantidade de perguntas e quizzes em cada apresentação.
Para participar das votações, é disponibilizado um link. Com ele, basta o participante escolher a alternativa que julga ser correta relativa ao assunto e pronto! O voto é computado e vai direto para a apresentação.
Apesar da plataforma ser inteira em inglês, ela é bem intuitiva e possui várias ferramentas para criar o seu slide.
3. Voxvote
Outra poderosa ferramenta de interatividade para eventos online muito utilizada por grandes empresas é a Voxvote. Ela também possui a funcionalidade de perguntas e respostas e a possibilidade de criar slides.
A Voxvote também é uma plataforma em inglês, mas possui diversos conteúdos educativos que ensinam a utilizá-la, o que ajuda bastante, além de suporte por e-mail para tirar dúvidas.
Porém, com o plano gratuito, só é possível criar 5 eventos, com 10 perguntas cada.
Além disso, para adicionar slides, é necessário realizar upgrade e escolher uma das opções de planos pagos.
Para que o participante possa interagir,, basta entrar no link da pergunta e inserir o PIN. O voto é computado simultâneamente.
4. Sli.do
Sli.do é uma ferramenta para eventos e reuniões interativas, que possui um grande diferencial em seus concorrentes: a possibilidade de realizar integrações com outras ferramentas de interatividade para eventos online, como Google Slides, ainda no plano gratuito.
Possui a limitação de 500 participantes, 3 ferramentas e 1 quiz por evento. Ainda assim, o plano gratuito é uma boa opção e pode atender bem às suas necessidades, se não estiver organizando um evento tão grande.
Também conta com a possibilidade de criar perguntas e quizzes, mas com quantidade limitada, a depender da escolha do seu plano.
Além de ser fácil de utilizar, o Sli.do gera um QR Code exclusivo para a participação nas votações, e a resposta já é computada simultaneamente na tela do organizador, que também poderá ativar e desativar a ferramenta no momento que desejar.
5. Wooclap
A Wooclap permite que você crie perguntas e disponibilize um código para o participante responder aos questionamentos, em tempo real.
Na opção gratuita, há uma limitação de duas perguntas por evento com participação de até 1000 pessoas.
O Woodclap permite que você realize integrações com o Google Slides, Power point, entre outras opções, inserindo a pergunta diretamente na sua apresentação.
Com o fim da votação, o palestrante confirma a resposta correta. Esta irá aparecer na tela de apresentação e também no dispositivo em que os participantes utilizaram para votar.
É uma boa opção para organizadores que promovem vários eventos, pois a ferramenta permite que seja criado um número ilimitado de eventos por usuário.
6. Hypersay
Na Hypersay, você pode montar o pacote de acordo com as suas necessidades.
Começando com o plano básico, que é gratuito, e possui limitação de 10 participantes por apresentação. Ou seja, é indicado para eventos de porte pequeno, como workshops online.
No plano gratuito, as interações são ilimitadas e você pode realizar o upload de uma apresentação em PowerPoint e apresentá-las como em uma live.
Ao entrar utilizando o QR Code, o participante poderá visualizar a apresentação diretamente pelo celular e interagir com as perguntas, que também aparecem em tempo real na sua tela.
Esse tipo de apresentação pode ser ainda mais cativante, por proporcionar ao público a visualização do conteúdo bem em suas mãos.
7. MeetingPulse
Outra ferramenta de interação para eventos online, a MeetingPulse, promove rápidas pesquisas e votações, com funcionalidades simples e fáceis de usar. Ao criar o seu próprio link de evento, a apresentação funciona como uma Live.
Os participantes podem interagir enviando perguntas livres, que aparecem na tela e você pode marcar como respondido.
Já nas perguntas, a resposta é atualizada em tempo real e você pode escolher o tipo de configuração que deseja, seja uma pergunta com várias respostas, “sim ou não” e até de NPS (de 0 a 10, por exemplo).
Pode ser utilizada através da integração com o Power point, ferramentas de LiveStream e é possível criar eventos ilimitados.
Ferramentas de interatividade para eventos online: tudo em um só lugar
Ferramentas de interatividade para eventos online são ótimas aliadas durante as apresentações. Elas engajam o público e oferecem experiências únicas e memoráveis de aprendizado e de participação em eventos. E se eu te falar que você não precisa delas?
Que você consegue reunir todas essas funcionalidades em um só lugar? Sem precisar instalar as ferramentas ou pagar a mais por cada uma delas.
Na Even3, nós queremos ver participantes no evento, aproveitando, ao máximo, todo o conteúdo que a organização tem a oferecer. Por isso, ao criar o seu evento na plataforma, você tem acesso gratuitamente a funcionalidades que foram pensadas justamente para atender a essa demanda dos organizadores.
Chat do evento e de cada atividade
Os participantes podem interagir uns com os outros, com os palestrantes e também com a própria organização do evento. Um caminho fácil para tirar dúvidas, fazer comentários e pontuar momentos de destaque das apresentações.
Uma ou várias enquetes por transmissão
Na Even3, também é possível criar enquetes para cada transmissão. Nelas, você consegue descobrir preferências do público ou utilizá-las como ferramenta de fixação de conteúdo.
Realize sorteios
Qual participante não ama um sorteio? Eles funcionam como uma poderosa estratégia de engajamento, porque retém a atenção dos participantes. Na nossa plataforma, é possível realizar sorteios tanto com os credenciados do evento como também com todos os inscritos no evento.
Que tal usar essa estratégia para incentivar o credenciamento no evento? Já anota aí!
Confira as principais perguntas dos participantes
A Área de Transmissão da Even3 também conta com uma aba dedicada inteiramente às perguntas dos participantes.
Dessa maneira, os participantes podem usar a aba de perguntas para tirar dúvidas sobre o conteúdo e também votar em perguntas que já tenham sido lançadas por outras pessoas.
Agora que você já conhece as ferramentas de interatividade e sabe que é possível utilizá-las gratuitamente na Even3, gerenciando todo o seu evento a partir de um único lugar, que tal começar a usá-las agora mesmo?
A Even3 é uma ferramenta completa para te ajudar com toda a gestão de eventos acadêmicos e corporativos, como simpósios, palestras, workshops e congressos. E agora, também, com seu evento online.
Nós temos um e-book com várias dicas para te ajudar a criar um evento online de forma simples e fácil: desde a escolha do formato do evento, tipo de transmissão aos equipamentos e ferramentas certas! Baixe agora gratuitamente!