TCC o que é

Como fazer TCC: guia para começar

Começar uma atividade pode ser muito complicado e, com o TCC, não é diferente.

Para conseguir o tão sonhado diploma, os estudantes têm uma última grande tarefa a cumprir: o TCC.

E vamos combinar que essa não é umas das coisas mais simples do mundo.

É uma atividade que consome tempo, requer um planejamento, dedicação e muito esforço! Tanto é que, em alguns casos, o Trabalho de Conclusão de Curso demora mais de um ano para ser finalizado.

Mas por onde começar a escrever o seu Trabalho de Conclusão de Curso? Que tema abordar? O que é preciso fazer? Quem procurar?

Aposto que você não deseja fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso de qualquer jeito. Ou melhor… Aposto ainda que você quer ir muito além da nota 10.

E é justamente nisso que irei te ajudar: como fazer Trabalho de Conclusão de Curso sem drama e sem estresse.

O que é TCC

Vamos começar “do começo”. TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um tipo de trabalho acadêmico, como existe o resumo, a resenha e o projeto de pesquisa.

É o trabalho que você apresenta ao final da faculdade ou de um curso de especialização, como forma de consolidar os conhecimentos adquiridos naquela área de estudo.

O mais comum é que, durante o período de um ano, os estudantes da graduação cumpram as disciplinas de TCC 1 e TCC 2. Nessas cadeiras, eles recebem o direcionamento e o suporte de um professor orientador.

Esse professor, por ter mais experiência, vai nortear o aluno para que ele não se perca durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso, indicando materiais de estudo, tirando dúvidas e corrigindo pontos da pesquisa.

Modelo de Projeto de Pesquisa

Como começar um TCC: os primeiros passos

Anote aí: o passo a passo da “jornada TCC”, estão:

  1. Entender critérios e especificidades da instituição
  2. Criar uma listinha de possíveis temas
  3. Conversar com professores
  4. Bater o martelo: definir o tema e escolher o orientador (ou ser designado a um orientador)

Mas o segredo de tudo está no planejamento.

Se você pensa em cada etapa do Trabalho de Conclusão de Curso e visualiza o todo antes de simplesmente abrir o Word e sair escrevendo, eu garanto: as chances do seu Trabalho de Conclusão de Curso ser um sucesso são grandes!

Vamos lá!

Entender critérios e especificidades da instituição

Engana-se quem pensa que TCC se resume a uma monografia! Nem sempre é preciso escrever 40 páginas ou mais para conseguir o diploma.

Um Trabalho de Conclusão de Curso pode ter variados formatos. Pode ser uma série de reportagens, fotografias, vídeos, um estudo de caso…

Tudo depende da proposta do curso e da instituição de ensino onde você está matriculado(a).

Por isso, é muito (muito mesmo) importante você entender o que a sua faculdade exige do aluno(a).

Entendendo critérios, como que normas de formatação a instituição adota, qual o número mínimo e máximo de páginas, que elementos são obrigatórios e quais são opcionais, você tem mais chances de alcançar o tão sonhado 10.

Se a faculdade exigir que sua monografia esteja nos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por exemplo, é preciso conhecer certas normas para ajustar referências, numeração de páginas…

→ Conheça 5 normas da ABNT que vão salvar o seu trabalho acadêmico!

Criar uma listinha de possíveis temas para TCC

Ponderar alguns aspectos pode te ajudar na hora de bater o martelo sobre o tema do Trabalho de Conclusão de Curso.
Listei 3 pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu.

1. Afinidade

Nada de pegar um tema aleatório para desenvolver o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Lembre-se de que ele será sua companhia nos finais de semana e também durante as madrugadas por 6 meses ou 1 ano. E conviver com algo chato torna os dias mais difíceis, concorda?

Para que você não desista do tema no meio do caminho, é muito importante escolher um assunto com o qual você tenha afinidade para abordar na sua pesquisa. Isso facilita tanto a apuração como o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Porém, gostar não é tudo!

2. Bibliografia

É preciso pensar em temas que possuam um bom aporte bibliográfico, isto é, materiais onde você possa buscar referências para embasar a sua pesquisa.

O Referencial Teórico é um elemento obrigatório das monografias. Nele, você vai colocar tudo que encontrou em livros, vídeos e artigos na internet sobre o tema e que serviram para que você desenvolvesse o seu trabalho.

Normalmente, os TCCs de cursos de graduação não trazem conteúdos inéditos, diferentemente das teses de doutorado, que também são TCCs, mas pedem do estudante um conteúdo original e de ponto de vista único.

Por isso, para escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso de faculdade, é imprescindível avaliar que materiais estão ou estarão disponíveis no seu momento de pesquisa.

→ Metodologia Científica: o guia completo para escrever a sua!

Desse modo, você evita a desagradável surpresa de, no meio do semestre, perceber que seu tema é tão peculiar que ainda não possui registros em livros ou na internet.

3. Viabilidade

Outra questão que influencia na viabilidade da pesquisa se refere a custos, locomoção e acesso a fontes.

Se você pretender realizar um Estudo de Campo, por exemplo, analise a viabilidade do procedimento. O local a ser visitado fica na sua cidade? É em uma cidade próxima? Ou você precisaria pagar por uma passagem de avião para conseguir realizá-lo?

Assim, coloque em uma lista apenas temas que sejam executáveis para o momento que você está elaborando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (nada impede de, no futuro, você desenvolver essa outra pesquisa!).

Converse com os professores

Com dúvida ou sem dúvida em relação ao tema, nunca deixe de conversar com os seus professores. Pense em todos que você teve ao longo do curso. Com quais você mais gostaria de trabalhar?

No início deste artigo, te disse que o segredo para elaborar um bom Trabalho de Conclusão de Curso estava no planejamento. Mas sabe o combo perfeito? Quando você encontra o orientador certo.

Então, planeje-se para isso!

É muito importante escolher um orientador que tenha afinidade com o tema que você deseja trabalhar. Ou escolher um tema pensando no orientador(a) dos seus sonhos.

Isto é, pensar em um tema que tenha a ver com o assunto do mestrado ou doutorado daquele professor(a) ou com as atividades que ele desempenha fora do ambiente acadêmico.

Geralmente, quando o tema do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno e a área de atuação do professor se alinham, as chances da instituição de ensino os colocar para trabalhar juntos são bem maiores.

Bata o martelo

Colocou todas as últimas dicas em um papel? Se sim, é hora de bater o martelo e definir o tema do seu TCC.

Algumas faculdades permitem que o aluno protocole mais de uma opção de tema e de orientador. Não necessariamente tais solicitações são atendidas, mas eles costumam sim analisar e “casar” a disponibilidade do professor com a preferência do aluno.

Depois, é só aguardar a listagem oficial para descobrir quem irá te acompanhar nessa jornada de 6 meses ou 1 ano.

Quando o calendário com as datas de orientação é divulgado, é que a “brincadeira” realmente começa.

Preparados?

Em breve, trago mais detalhes sobre a jornada do TCC e também dicas que vão te ajudar a construir um Trabalho de Conclusão de Curso sem drama e sem estresse!

Você já escreveu algum TCC ou artigo científico?

Me conta: você já escreveu algum TCC, artigo científico ou outra produção acadêmica? Se sim, o que fez com ela? Deixou-a guardada na gaveta? Espero que não!

Um dos grandes objetivos da pesquisa científica, além de investigar um tema, como já falei em outros artigos, é compartilhar e disseminar o conhecimento. Por isso, é muito importante divulgar os resultados obtidos com a  elaboração da sua pesquisa científica.

É desta forma que outros cientistas e pesquisadores ficam a par do assunto e atualizados sobre o tema. Assim, podem aprimorar e contribuir com a sua pesquisa também. Além disso, ao compartilhar seu TCC, sua dissertação ou tese, você vai, aos poucos, adquirindo credibilidade no meio acadêmico.

Outros pesquisadores podem passar a referenciá-lo(a) em outros trabalhos e a sua relevância só aumenta.

Se você tem uma pesquisa científica e deseja publicá-la na internet, nós podemos te ajudar!

Na Even3 Publicações, você consegue:

  • Gerar uma página online exclusiva para a sua pesquisa;
  • Emitir o DOI para ela;
  • Contabilizar acessos e compartilhamentos;
  • Ter o seu trabalho indexado ao Google;
  • E mais!

Publique seus trabalhos

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos