Como aumentar o fluxo de caixa com a venda antecipada de ingressos

Quer gerar um fluxo de caixa antecipado e aumentar as vendas do seu evento? Então comece pela pré-venda.

A pré-venda de ingressos é uma técnica de venda que funciona em poucos passos e tem crescido em diferentes segmentos de negócio, desde a venda de carros até as estreias de cinema.

E, no mundo dos eventos isso não tem sido diferente, principalmente porque a pré-venda tem trazido lucratividade e liberdade de investimentos para quem coloca essa técnica em prática.

Pensando nisso, criei um post completo para você aprender:

A pré-venda é o ato de disponibilizar ingressos, produtos ou serviços de forma antecipada.

Isso acontece com a intenção de chamar a atenção do público-alvo, resultando em um número maior de vendas a longo prazo.

Assim, essa técnica de vendas acaba trazendo diferentes benefícios para quem a coloca em prática, como o fluxo de caixa antecipado.

Quando se vende ingressos antecipadamente, consequentemente, você terá uma renda antecipada, e com isso, também se abre um grande leque de possibilidades de investimento para o seu evento, como:

  • Investimento de infraestrutura;
  • Contratação de equipe maior e/ou melhor qualificada;
  • Palestrantes com maior relevância (grandes nomes da área ou mercado);
  • investimento no marketing e divulgação do evento;
  • Reserva de caixa para emergências futuras.

Porém, para que isso tudo aconteça, é necessário que você comece a estruturar a sua pré-venda, o que nos leva ao próximo tópico:

1. Disponibilize os seus ingressos em uma plataforma especializada

Como vimos acima, primeiramente, é necessário que você disponibilize os seus ingressos de forma antecipada.

“Mas, onde?”

Vender ingressos deixou de se tornar uma exclusividade das bilheterias físicas. Hoje em dia existem diversas plataformas online especializadas na venda de ingressos online.

Assim, basta criar o seu evento, disponibilizar os seus ingressos e começar a vendê-los de forma imediata.

Por exemplo, criando um evento por uma plataforma especializada, você terá:

  • Credenciamento ágil;
  • Segurança criptografada (proteção pré, durante e pós-compra);
  • Envio de e-mails para os participantes;
  • Compra de ingressos em lote;
  • Eliminação de filas;
  • Site para o evento;
  • E muito mais!

Ainda, é importante que você utilize uma plataforma que não apenas disponibilize os ingressos, mas que também ofereça diferentes formas de pagamento.

Assim, a sua pré-venda terá maior liberdade de pagamento, eliminando também os obstáculos na hora da venda e resultando em uma taxa muito menor de desistências na hora da compra.

-> Como vender online os ingressos do seu evento

2. Crie benefícios para os participantes

Agora que os seus ingressos já estão disponíveis em uma plataforma especializada, o que fará com que os seus participantes comprem os ingressos antecipadamente e não no dia do evento?

A resposta é simples: crie benefícios que eles não terão se perderem a pré-venda.

Por exemplo, você pode:

  • Oferecer descontos para a compra antecipada de ingressos;
  • Assentos melhores ou área VIP;
  • Brindes (por exemplo: canecas, bonés e camisas personalizadas);
  • Acesso antecipado ao local do evento ou à plataforma online.

Com isso, as pessoas serão motivadas pelo o que você tem a oferecer de forma exclusiva, melhorando o seu fluxo de vendas.

3. Comece a divulgação do seu evento

Agora com os ingressos já disponíveis e os benefícios criados, é hora de divulgar o seu evento nas melhores vitrines do século 21: as redes sociais.

As redes sociais são um ótimo canal de comunicação gratuita e direta com o seu público, sendo grandes facilitadoras da criação de expectativa para sua pré-venda.

Dentro delas, você encontrará diferentes tipos de ferramentas e abordagens, entenda melhor abaixo:

Facebook

Experimente investir certas quantias no Facebook Ads, uma ferramenta que exibe anúncios diretamente para um público específico, dentro da plataforma.

Porém, em caso de não poder investir inicialmente, comece criando uma página para o seu evento e convidando diferentes pessoas para que a conheçam. Pois além de ser uma ferramenta grátis, você poderá divulgar:

  • Conteúdos exclusivos do evento;
  • Benefícios na compra de ingressos;
  • Palestrantes;
  • Grade de horários e atrações;
  • E tudo aquilo que você achar relevante para o seu evento.

Por fim, vale lembrar que o facebook tem um forte senso de comunidade.

Por isso, avalie grupos que possam ser potenciais compradores dos seus ingressos e faça parte deles, divulgando conteúdos sobre o seu evento e o que ele tem a oferecer.

Instagram

Dentro do instagram você também pode utilizar o Facebook Ads por meio de um investimento mínimo, onde os seus anúncios aparecerão entre os conteúdos do feed do seu potencial participante.

Além disso, no instagram também é possível criar um perfil para o seu evento, onde você poderá conversar diretamente com o público por meio de postagens mais visuais, utilizando fotos e pequenos textos para a divulgação do seu evento.

Por isso, aposte numa comunicação visual atrativa e que entregue exatamente o que o seu público procura.

Venda os seus ingressos de forma visual e carismática, sempre mantendo contato com o seu público, por meio de diferentes formas de postagem, sendo elas:

  • Post no feed – Fotos e vídeos com espaço aberto para comentários;
  • Story – Pequenas postagens de 15 segundos, para um público mais inquieto;
  • Reels – Vídeos com divulgação em massa, que podem atingir qualquer tipo de público na rede.

LinkedIn

Assim como as duas redes sociais acima, essa também possui uma ferramenta de anúncios pagos, o LinkedIn ADS. Nela, você também pode investir uma certa quantia para exibir o seu anúncio para um público específico, de forma constante.

Mas, o método “grátis” também funciona. Basta criar uma conta na rede social e começar a divulgar o seu evento de forma orgânica.

No LinkedIn, assim como nas redes sociais anteriores, também existe um feed de notícias, onde você pode falar sobre:

  • Quem você é;
  • O que o seu evento tem a oferecer;
  • Quem são as pessoas por trás do seu evento;
  • Quais são os valores que a sua marca tem a oferecer para o mercado.

Lembre-se: o LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, então utilize uma linguagem adequada para exibir a sua marca e trazer autoridade para o seu evento.

-> Redes sociais para eventos: por que são tão importantes?

Ainda não sabe onde vender os seus ingressos? Então que tal utilizar uma plataforma de eventos que tem tudo aquilo que já falei acima e muito mais? 

Na Plataforma da Even3 você disponibiliza os seus ingressos com segurança e facilidade, tanto para você, quanto para o seu público.

Dentro da plataforma, você encontra:

  • Uma página exclusiva para o seu evento;
  • Disparo de e-mails em massa;
  • Certificados para os participantes;
  • Submissões de trabalhos;
  • Notificações em tempo real;
  • Transmissão de eventos online;
  • Pagamento facilitado e com grande variedade.

Curtiu? Então comece a sua pré-venda! Basta clicar no banner abaixo, criar o seu evento e disponibilizar os ingressos em uma página exclusiva.

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