redes sociais para eventos

Redes sociais para eventos: por que são tão importantes?

Quer saber tudo sobre a gestão de redes sociais para eventos de forma rápida e prática? Parabéns, porque você veio ao lugar certo!

A divulgação do seu evento precisa ter uma identidade digital e as redes sociais são o lugar perfeito para que você consiga propagar as ideias do seu evento.

Sabendo dessa importância, elaboramos um post completo, com dicas que você precisa saber para que as redes sociais do seu evento tragam cada vez mais participantes. Confira abaixo:

Quer adquirir mais participantes ao mesmo tempo em que consegue conversar com todos eles de forma clara e interativa?

Se a sua resposta for “sim”, então você definitivamente deveria estar utilizando as redes sociais para a realização do seu evento.

Utilizando as redes sociais para eventos, você poderá aumentar o seu número de participantes por meio de estratégias simples.

Além disso, as redes sociais também são um ótimo canal de comunicação em massa, o que facilita a interação com o seu público.

Também existem outros benefícios que as redes sociais podem trazer para o seu evento, dentre eles:

  • A criação de uma comunidade para o seu evento
  • Exposição contínua do seu evento
  • Feedbacks em tempo real
  • Interação constante com o público

-> Estratégias de marketing digital para eventos

1.Escolha as melhores redes sociais

Em primeiro lugar, o seu evento sempre terá uma tarefa: obter um grande número de participantes.

Por isso, é muito importante que o seu perfil nas redes sociais seja relevante, para que possa alcançar o maior número de pessoas possível.

Porém, cada rede social se encaixa de forma diferente, dependendo do seu tipo de evento, podendo trazer benefícios específicos.

Para isso, basta que você escolha a que melhor se encaixa com a sua estratégia.

Conheça as redes sociais que podem potencializar o seu evento:

LinkedIn

Se o seu evento se encaixa no padrão corporativo, o Linkedin é a escolha certa.

Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Sprout Social, 44% dos seus usuários têm entre 25 a 30 anos de idade.

Enquanto isso, apenas 17% estão entre 18 a 24 anos de idade. 

Logo, concluímos que além de ser uma rede social corporativa, o LinkedIn também tem um público mais maduro. 

Dessa maneira, é possível abordar assuntos mais sérios e até científicos sobre a temática do seu evento.

Caso seu público esteja nessa rede social, você pode apostar em publicações com uma linguagem mais formal.

Além disso, é possível explorar os diferentes formatos que a rede oferece.

Você consegue, por exemplo, incluir textos diretamente no post, linkar imagens e até anexar arquivos se for necessário.

Dentre os benefícios do LinkedIn, estão:

  • Estar em constante contato com o meio corporativo
  • Autoridade empresarial para o seu evento
  • Networking

Facebook

O Facebook é perfeito para você que deseja criar uma comunidade forte e que se comunique constantemente.

Além disso, segundo pesquisa realizada pelo BusinessOfApps em 2021, 31.6% dos usuários têm entre 25 e 34 anos de idade, o que indica um público de jovens adultos.

Apesar de algumas pessoas dizerem que o Facebook “morreu”, isso não é verdade. 

Hoje, o Facebook é uma forte rede social, com uma ótima ferramenta de criação de grupos, que pode potencializar a comunidade do seu evento.

Na rede social que já foi a mais utilizada no mundo, é possível encontrar diversos grupos sobre os mais variados assuntos, e ao realizar uma busca na plataforma, provavelmente você vai encontrar assuntos relacionados com a temática do seu evento.

Aproveite o engajamento desses grupos para divulgar a programação do seu evento e atrair novos inscritos. 

No facebook, você tem as seguintes vantagens:

  • Criação de uma comunidade para os seus participantes
  • Feedbacks constantes sobre o seu evento
  • Comunicação rápida e multidirecional

Instagram

O instagram é uma rede social popular, principalmente no Brasil, 

E, segundo pesquisa da OpinionBox, tem um público mais jovem, onde 89% dos seus usuários têm entre 16 e 29 anos de idade.

Sendo assim, se você procura pelo aumento do alcance da propagação do seu evento e por um público mais jovem, o instagram é a ferramenta perfeita para você.

No Instagram, o formato já é um pouco diferente em relação ao Facebook e ao LinkedIn. 

Nessa rede social, apenas é possível publicar fotos e vídeos, além disso, só existem dois tipos de links: o que pode ser inserido na sua bio e a figurinha de link nos stories.

Isso acontece porque a rede social foi programada para manter os usuários dentro da sua própria plataforma, evitando distrações como links externos.

Dessa forma, aqui vale apostar ainda mais na criatividade, é sempre muito importante colocar uma legenda informativa nos conteúdos publicados.

Fazer artes e posts para uma rede social que prioriza a estética das imagens pode não ser tão simples.

Mas para te ajudar, existem ferramentas gratuitas como o canva, por exemplo.

-> Aplicativos para eventos: a lista essencial para organizadores

Os benefícios do instagram para o seu evento, são:

  • Popularização da sua marca
  • Maior atração visual
  • Ferramentas para pesquisa de público
  • Maior taxa de engajamento

2. Crie conteúdo constantemente

Agora que você já sabe as melhores redes sociais para eventos, é importante que você saiba como elas funcionam e como você pode tirar o melhor delas.

O ponto principal de qualquer perfil nas redes sociais, seja ele voltado para eventos ou não, é o fluxo constante de postagens, com conteúdos que conversem com o seu público diariamente.

Quanto maior for o seu fluxo de postagens, mais presença você terá naquela determinada plataforma.

#DICAEVEN3

Por exemplo, no instagram, experimente publicar um post no feed para cada dia da semana, ao mesmo tempo que produz conteúdo nos stories da plataforma, fazendo com que o seu público seja totalmente envolvido pela sua marca.

Kit de Marketing para Eventos

3. Tenha uma identidade digital

Utilizando as redes sociais, você estabelecerá uma comunicação constante com o seu público..

Porém, você já sabe pelo o que o seu evento é conhecido?

Uma cor, uma frase ou até mesmo um rosto, são características de uma identidade digital marcante.

Por isso, comece a criar uma identidade digital nas redes sociais, para que a sua marca seja propagada entre o seu público cativo e também para novos participantes.

#DICAEVEN3

Crie uma hashtag que possa transcender as redes sociais e alcançar outros meios de comunicação.

Por exemplo, a Even3 possui o “#FocaNoCliente”, uma hashtag pequena, direta e que além de demonstrar os nossos valores, contribui para a propagação da nossa mensagem em qualquer meio de comunicação.

4. Crie expectativas no seu público

Experimente publicações que falem sobre o que o seu público irá consumir no evento, para que ele se sinta cada vez mais engajado.

É muito comum que  grandes eventos utilizem as redes sociais para divulgar informações que atraiam novos inscritos. 

Você pode, por exemplo, divulgar o nome dos palestrantes confirmados, falar sobre o local onde o evento irá ocorrer e até temáticas correlacionadas ao seu evento.

Ao apresentar os convidados confirmados, além de gerar expectativa nos participantes, você cria uma autoridade para o seu evento. Tornando as atrações algo imperdível. 

5. Crie uma comunidade virtual

Anteriormente, você já entregou muito conteúdo e já criou expectativas, agora, as pessoas estão engajadas com o seu evento, contando os dias para que ele aconteça.

Porém, essas pessoas ainda não estão totalmente agrupadas, então, por que não conectá-las diretamente em uma comunidade virtual?

Em primeiro lugar, uma comunidade virtual funciona como um grande fluxo de informações sobre o seu evento, por isso, é tão importante que você crie o senso de comunidade entre os seus participantes.

Por isso, um grupo no Facebook, WhatsApp ou Telegram, são formas eficazes de se criar uma comunidade virtual, onde as pessoas possam compartilhar as suas ideias e conhecimentos.

Por exemplo, na Even3, nós temos o grupo do Telegram: Even3 Educação

Neste grupo, os participantes são informados constantemente sobre os melhores de eventos na área da educação, assim como respondem a enquetes e recebem conteúdos atualizados da Even3.

Anteriormente, nós falamos sobre a variedade de estratégias que você poderá adotar dentro das suas redes sociais para eventos. 

Realize pesquisas eficientes

A pesquisa é um método que funciona muito bem em qualquer evento, seja ele presencial ou digital.

Por exemplo, nas redes sociais para eventos, a pesquisa acontece de forma espontânea, sem que você tenha que abordar o participante de forma grosseira, deixando com que ele se sinta à vontade para responder.

Então, não se acanhe e comece a utilizar recursos como as enquetes para instagram, que além de serem bastante intuitivas, aumentarão o engajamento do seu público.

Ao mesmo tempo, você também estará reunindo informações valiosas para a otimização do seu evento.

Por exemplo, você pode utilizar a caixinha de perguntas do instagram, promovendo perguntas como:

“O que você achou do nosso evento?”

“O que você espera encontrar em nosso evento?”

“Em qual palestra você está mais interessado(a)?”

Assim, utilize as respostas para moldar o seu evento de acordo com as respostas do seu público, para que ele promova a melhor experiência possível.

Aposte na criação de vídeos

Atualmente, os vídeos são uma ótima forma de cativar o seu público por meio de boas práticas audiovisuais. 

Neste formato, você consegue abordar diversos assuntos em um curto período de tempo.

Por exemplo, experimente criar um roteiro, enumerando os melhores benefícios sobre o seu evento e produza um vídeo focado neste tema.

Logo, o seu vídeo abordará todos os pontos fortes do seu evento, de forma ilustrativa, objetiva e de fácil acesso para quem terá tempo de ver ou apenas ouvir o que você tem a dizer.

Prova social

Sendo um fenômeno psicológico muito comum, a prova social se resume a quando uma pessoa realiza as suas ações baseada na ação de outras pessoas.

Assim, faça bom uso desse fenômeno, fazendo postagens que despertem a vontade do seu público de realizarem a inscrição.

Por exemplo, experimente publicar nas suas redes sociais um bom depoimento sobre um participante que já esteve no seu evento.

Com isso, as pessoas enxergarão uma prova social de que o seu evento é uma ótima escolha, uma referência que cumpre o que promete, resultando em um maior número de pessoas prontas para se inscreverem no seu evento.

Promova programações híbridas

Utilize as suas redes sociais para a promoção das programações do seu evento. 

Tanto o público online, quanto o presencial, poderão se informar por meio dos seus perfis.

Por exemplo, experimente criar posts que dividem claramente o cronograma diário entre online e presencial, para que o seu público se sinta constantemente informado sobre o seu evento.

Além disso, explore os posts que destacam as atrações de determinados dias, tanto na modalidade presencial, quanto online.

Crie expectativas para as próximas edições

Enfim, após o final do seu evento, as luzes não podem se apagar sem que você deixe a sensação de “quero mais”, certo? 

Afinal, a próxima edição do seu evento precisa superar a anterior.

Então, tenha em mente de que antes do final do seu evento, você precisará ter um plano de continuação, com o objetivo de fazer com que o seu público fique ansioso para a próxima edição.

Por exemplo, você pode realizar uma pesquisa perguntando sobre o que o público espera para o próximo evento, seja uma palestra, um convidado ou até mesmo a estrutura que você pode oferecer.

Com isso, você pode não apenas fazer anotações para implementar no próximo evento, mas gerar uma expectativa no seu público para a próxima edição.

Gostou dessas dicas? Então que tal criar o seu evento para colocá-las em prática? Basta clicar no banner abaixo para começar o caminho do seu evento de sucesso!

 

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