Sistema de submissão de trabalhos para revistas científicas

As revistas científicas que se enquadram na categoria de periódicos, são uma das principais forças que alavancam as pesquisas.

No Brasil o portal de periódicos da CAPES é a maior referência para encontrar as publicações, tanto brasileiras quanto estrangeiras.

Porém, apesar de um grande portal por aqui no Brasil, várias revistas estão sucateadas quanto ao seu processo de submissão e avaliação dos trabalhos.

Utilizando processos arcaicos e manuais, que acabam por atrasar as publicações e eventualmente cometer erros.

Como alternativa, as revistas devem requisitar startups com soluções tecnológicas avançadas e de baixo custo, como já acontece no exterior.

Tendências no exterior

Os principais periódicos estrangeiros possuem sistemas avançados de submissão e avaliação de trabalhos, o que traz maior agilidade e qualidade para as publicações.

Tais sistemas estrangeiros atendem a certos requisitos.

O que os tornam mais atrativos tanto para a comissão do periódico, quanto para os autores dos trabalhos. Esses requisitos são detalhados no próximo tópico.

Requisitos de um sistema de submissão de revistas científicas

  • Tecnologia de nuvem – As tecnologias mais recentes de nuvem, permitem que as submissões aconteçam sem que o site ou portal saiam do ar e suportem um grande volume de submissões. É importante atentar para a tecnologia para não prejudicar os autores dos trabalhos. As tecnologias mais recentes também permitem backups mais avançados e seguros para evitar perda de informações.

 

  • Usabilidade – De nada adianta uma grande tecnologia se ela não é fácil de utilizar. A comissão da publicação deve ter fácil acesso as publicações e os autores também não devem ter dúvidas quanto ao processo de submissão. Dessa forma evita dúvidas desnecessárias e agiliza o processo de submissão dos trabalhos.

 

  • Ferramentas facilitadoras – Facilitar o processo de avaliação, divulgação de resultados e comunicação com os autores, são alguns dos pontos chaves para agilizar os processos. É importante que a tecnologia ajude sempre os dois lados das publicações.

 

  • Custo – O item mais importante, principalmente em tempos de crise é ter um custo acessível para implementar o sistema na sua publicação. Não adianta de nada uma grande ferramenta, se ela inviabiliza o financeiro da sua publicação.

Vantagens do sistema de submissão de revistas científicas

  • Eliminação de processos arcaicos – A utilização de e-mail, planilhas e vários outras ferramentas que não se conversam acabam resultando em erros, retrabalho e atraso das tarefas. Utilizar uma plataforma integrada que cobre todos os processos é uma excelente alternativa para acabar com esses problemas.

 

  • Agilidade – A plataforma integrada irá agilizar os processos e acabar com as noites em claro e atrasos nas publicações.

 

  • Redução de custos – Uma única ferramenta integrada utilizando solução de nuvem pode reduzir drasticamente seus custos com tecnologia!

 

  • Maior número de submissões – Qualquer impeditivo ou complicador acaba afastando os autores de realizarem as submissões. Formulários complexos, site fora do ar são motivos que já não deveriam estar mais presentes no dia a dia.

Agora que você já conhece quais são as facilidades de adquirir um sistema de submissão você pode avaliar qual é o melhor para o seu grupo de estudos ou até mesmo eventos.

Já utilizou alguma? Conte a sua experiência para a gente!