Imagem de destaque: SEO para eventos

O que é SEO para eventos? 5 passos para divulgar seu site

O SEO para eventos é uma técnica essencial para quem tem um site e vende ingressos online.

-> Conheça as vantagens de ter um site para eventos

Afinal, aposto que você quer que seu evento apareça no Google, não é?

Assim você tem a possibilidade de chegar a mais pessoas, reforçando a divulgação e aumentando o número de inscritos.

Então, vem descobrir o que pode te ajudar nessa jornada! Quero te apresentar o SEO para eventos. Saiba mais:

SEO (Search Engine Optimization) é um termo em inglês que se refere às técnicas utilizadas nos blogs e sites para serem bem posicionados organicamente nas ferramentas de pesquisa online, como o Google e o Bing.

Isso acontece porque essas ferramentas utilizam algoritmos para analisar e rankear os sites nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários.

Para isto, eles levam em consideração alguns pontos, como:

  • Relevância e confiabilidade do conteúdo;
  • URL;
  • Estrutura do texto;
  • Palavras-chave;
  • Carregamento do site e muito mais.

Sendo assim, as técnicas de SEO são usadas justamente para mostrar ao Google (ou outro buscador) que seu site é confiável e, mais, é a melhor opção para aquela pesquisa feita pelo usuário, logo, deveria estar no primeiro lugar.

-> 3 dicas infalíveis para fazer o seu evento aparecer no Google

Então, quer saber por onde começar?

O que é palavra-chave?

Para começar a falar em SEO, você precisa conhecer a palavra-chave! Isto é, a palavra que vai “representar” o site do seu evento nos mecanismos de busca do Google.

Ou seja, quando um usuário realizar uma busca pela palavra-chave, ele vai poder te ver como resultado de referência.

Por exemplo, a palavra-chave deste texto é “SEO para eventos”, portanto, se você procurar por isso no Google, provavelmente irei aparecer no resultado.

Então, se você tiver o mesmo objetivo, precisa escolher a sua palavra-chave levando alguns pontos em consideração:

Proximidade com o tema

A palavra-chave precisa ter uma relação forte com o tema da publicação, seja texto ou site, pois quanto mais vezes ela for citada na página, melhor.

Mas não vale sair usando ela sem critérios e contexto, tá? O Google consegue identificar essa prática e até deu um nome pra ela, é o keyword stuffing. Sites que fazem isso, são sempre penalizados com a retirada do rankeamento.

Volume de buscas

Outro ponto importante na escolha das palavras-chaves é olhar o volume de buscas. Isto é, o número de pessoas que pesquisam por aquele termo no buscador.

Nesse caso, há duas abordagens:

  • Palavras-chaves com volume de buscas alto: são ideais para gerar mais tráfego para o seu site.

    Mas, como a concorrência é grande, é mais difícil que você fique entre as primeiras posições do Google (as mais clicáveis).Afinal, você está começando agora a falar sobre esse tema agora, outros conteúdos já foram escritos, e o Google entende a relevância desses sites.Por isso, campanhas de anúncios pagos para palavras de alto volume costumam ser mais caras.
  • Palavras-chaves com volume de buscas menor: conhecidas também como “palavras-chave de cauda longa” elas são mais específicas e, por isso, menos pesquisadas.

    Mesmo assim, essas são palavras mais direcionadas, uma vez que quem pesquisar aquele termo provavelmente deve ter mais afinidade com você.

    Além disso, se você está começando o seu site agora, essas são as palavras mais fáceis para rankear.

    Por isso, para defini-las é ideal conhecer o seu público alvo e escolher o que faria mais sentido que eles pesquisassem.

Gráfico sobre tipos de palavras-chaves

Agora que você já sabe quais aspectos são necessários para definir a sua palavra-chave, eu vou te mostrar onde visualizar tudo isso.

Há duas formas: através de ferramentas de pesquisa de palavras-chave e algumas boas práticas pelo Google. Vou te ensinar todas as suas opções:

SEMRush

Demonstração de pesquisa de palavra-chave no SemRush
Demonstração de pesquisa de palavra-chave no SemRush

Uma das ferramentas mais famosas e completas é o SEMRush.

Além de ter diversas funcionalidades, por aqui você pode buscar por uma palavra-chave, ver o volume de buscas e o melhor de tudo: acessar palavras-chaves relacionadas, correspondentes e perguntas.

Assim, você pode encontrar uma palavra-chave melhor e/ou outras palavras secundárias, que devem ser usadas para complementar o seu texto e rankeá-lo melhor no Google.

Ainda, o SEMRush permite monitorar a sua posição em uma palavra-chave, então você consegue acompanhar seu ranking.

O SEMRush é pago, mas ele possui um plano gratuito, ideal para iniciantes.

Ubersuggest

Demonstração de pesquisa de palavra-chave no Ubersuggest
Demonstração de pesquisa de palavra-chave no Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta simples e gratuita, muito fácil de usar e, mesmo assim, completa para quem quer fazer buscas de palavras-chaves.

Por lá dá para ter uma noção do volume de busca das palavras, ideias de palavras-chaves e insights para novos conteúdos.

Caso necessite, a ferramenta ainda possui upgrades ao pagar por algumas funções disponíveis.

Google

Falando em alternativas gratuitas, olhar o Google é uma boa prática gratuita e simples. A ferramenta pode te ajudar das seguintes maneiras:

SERP

Se você entrar em qualquer ferramenta de pesquisa de palavra-chave vai perceber uma área que contém o nome “SERP”

Isto é, Search Engine Results Page, ou, em outras palavras, simplesmente o resultado da busca do Google.

Essa funcionalidade é ideal para que você veja quem está rankeando primeiro e se inspire nos conteúdos.

Como os algoritmos do Google podem mudar o SERP de acordo com cada usuário, ferramentas como o SemRush oferecem o SERP geral como um diferencial.

No entanto, ele pode ser facilmente consultado pelo Google, basta realizar a busca pela palavra-chave na forma de navegação anônima.

Pesquisa orgânica

Ainda sobre a pesquisa do Google, preste atenção no preenchimento automático, pois as sugestões oferecidas ali são ótimas palavras-chaves.

Demonstração do preenchimento automático do Google ao pesquisar "como aparecer no Google"

Afinal, se elas aparecem é porque tem muita gente procurando exatamente por aqueles termos!

Você também pode vê-los em “pesquisas relacionadas” no final da página.

Bom, agora que você já escolheu a palavra-chave ideal para o site do seu evento, é hora de colocar o SEO em prática.

Siga estes 5 passos para fazer o seu site aparecer nos buscadores:

1. Otimize o seu site com a palavra-chave e palavras-chaves secundárias

Como eu já te expliquei, as palavras-chaves devem ser reforçadas organicamente ao longo do seu site.

Além disso, palavras-chaves secundárias e relacionadas ao longo do texto vão mostrar ao Google que, de fato, seu conteúdo tem sentido e é bem estruturado.

Portanto, tente inserir essas palavras nas seguintes áreas:

  • Palavra-chave no título do evento;
  • Sessões de “sobre o evento” e outros conteúdos devem conter palavras-chaves e palavras secundárias;
  • Palavra-chave na URL do site;
  • Insira as palavras também na metadescription do site.

2. Personalize as imagens do seu site 

Já deu para perceber que apostar no SEO é, naturalmente, investir em uma boa experiência para o seu participante, não é?

E há poucas coisas mais atrativas em um site do que imagens!

Por isso, elas podem ser bastante exploradas, contanto que você capriche na qualidade das fotos, utilizando tamanhos e formatos proporcionais às necessidade do seu site.

Além disso, não esqueça de utilizar a sua palavra-chave no texto alternativo da foto, chamado também de Alt-text.

Isso porque o algoritmo do Google não consegue ler imagens ainda, então é através do alt-text que ele entende sobre o que é aquele conteúdo e identifica se é relevante para o usuário.

Por esse motivo, sua imagem também pode aparecer no resultado das buscas por “imagem”.

Ainda, utilizar o alt-text torna seu evento mais acessível, uma vez que esse é o texto lido por leitores de tela para cegos.

3. Evite algumas práticas

Algumas ações podem ser responsáveis por fazer o seu site não aparecer com tanta facilidade no Google, como:

  • Excesso de palavra-chave;
  • Carregamento lento do site, que pode acontecer com excesso de imagens;
  • Site sem experiência para mobile.

4. Invista em link building

Link building, como a tradução do nome já diz, é como uma “construção de links“.

Em outras palavras, é quando há outros sites linkando para o seu, assim, montando uma estrutura que direciona para o seu site.

Como há muitas pessoas se referindo a você, o Google entende que seu site é importante e passa a mostrá-lo primeiro no resultado das buscas.

E é como um ciclo mesmo: sites mais referenciados são mais famosos e, quanto mais famosos citam você, mais prestígio você também tem.

Portanto, você pode investir em:

  • Parcerias com blogs de conteúdos relacionados;
  • Divulgação em portais das universidades ou sites de patrocinadores;
  • Contratar uma assessoria de imprensa para o seu evento e divulgá-lo na mídia tradicional, como sites dos jornais da cidade.

5. Crie seu evento em uma plataforma de eventos

Por fim, ainda existem outras questões de SEO que podem impactar o site do seu evento, como ter uma versão mobile ou questões no código da página.

Logo, para resolver esses problemas, você vai precisar de uma equipe de desenvolvedores e profissionais qualificados.

Mas há outra solução: uma plataforma de eventos, como a Even3. Por aqui, seu site fica pronto com apenas um clique e é muito fácil personalizá-lo e inserir todas as dicas de SEO que oferecemos.

Ainda, é possível vender seus ingressos online, acompanhar inscrições, submissões de trabalhos e muito mais! Conheça a plataforma:

Crie seu evento na Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos