O SEO para eventos é uma técnica essencial para quem tem um site e vende ingressos online.
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Afinal, aposto que você quer que seu evento apareça no Google, não é?
Assim você tem a possibilidade de chegar a mais pessoas, reforçando a divulgação e aumentando o número de inscritos.
Então, vem descobrir o que pode te ajudar nessa jornada! Quero te apresentar o SEO para eventos. Saiba mais:
SEO (Search Engine Optimization) é um termo em inglês que se refere às técnicas utilizadas nos blogs e sites para serem bem posicionados organicamente nas ferramentas de pesquisa online, como o Google e o Bing.
Isso acontece porque essas ferramentas utilizam algoritmos para analisar e rankear os sites nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários.
Para isto, eles levam em consideração alguns pontos, como:
Sendo assim, as técnicas de SEO são usadas justamente para mostrar ao Google (ou outro buscador) que seu site é confiável e, mais, é a melhor opção para aquela pesquisa feita pelo usuário, logo, deveria estar no primeiro lugar.
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Então, quer saber por onde começar?
Para começar a falar em SEO, você precisa conhecer a palavra-chave! Isto é, a palavra que vai “representar” o site do seu evento nos mecanismos de busca do Google.
Ou seja, quando um usuário realizar uma busca pela palavra-chave, ele vai poder te ver como resultado de referência.
Por exemplo, a palavra-chave deste texto é “SEO para eventos”, portanto, se você procurar por isso no Google, provavelmente irei aparecer no resultado.
Então, se você tiver o mesmo objetivo, precisa escolher a sua palavra-chave levando alguns pontos em consideração:
A palavra-chave precisa ter uma relação forte com o tema da publicação, seja texto ou site, pois quanto mais vezes ela for citada na página, melhor.
Mas não vale sair usando ela sem critérios e contexto, tá? O Google consegue identificar essa prática e até deu um nome pra ela, é o keyword stuffing. Sites que fazem isso, são sempre penalizados com a retirada do rankeamento.
Outro ponto importante na escolha das palavras-chaves é olhar o volume de buscas. Isto é, o número de pessoas que pesquisam por aquele termo no buscador.
Nesse caso, há duas abordagens:
Agora que você já sabe quais aspectos são necessários para definir a sua palavra-chave, eu vou te mostrar onde visualizar tudo isso.
Há duas formas: através de ferramentas de pesquisa de palavras-chave e algumas boas práticas pelo Google. Vou te ensinar todas as suas opções:
Uma das ferramentas mais famosas e completas é o SEMRush.
Além de ter diversas funcionalidades, por aqui você pode buscar por uma palavra-chave, ver o volume de buscas e o melhor de tudo: acessar palavras-chaves relacionadas, correspondentes e perguntas.
Assim, você pode encontrar uma palavra-chave melhor e/ou outras palavras secundárias, que devem ser usadas para complementar o seu texto e rankeá-lo melhor no Google.
Ainda, o SEMRush permite monitorar a sua posição em uma palavra-chave, então você consegue acompanhar seu ranking.
O SEMRush é pago, mas ele possui um plano gratuito, ideal para iniciantes.
O Ubersuggest é uma ferramenta simples e gratuita, muito fácil de usar e, mesmo assim, completa para quem quer fazer buscas de palavras-chaves.
Por lá dá para ter uma noção do volume de busca das palavras, ideias de palavras-chaves e insights para novos conteúdos.
Caso necessite, a ferramenta ainda possui upgrades ao pagar por algumas funções disponíveis.
Falando em alternativas gratuitas, olhar o Google é uma boa prática gratuita e simples. A ferramenta pode te ajudar das seguintes maneiras:
Se você entrar em qualquer ferramenta de pesquisa de palavra-chave vai perceber uma área que contém o nome “SERP”
Isto é, Search Engine Results Page, ou, em outras palavras, simplesmente o resultado da busca do Google.
Essa funcionalidade é ideal para que você veja quem está rankeando primeiro e se inspire nos conteúdos.
Como os algoritmos do Google podem mudar o SERP de acordo com cada usuário, ferramentas como o SemRush oferecem o SERP geral como um diferencial.
No entanto, ele pode ser facilmente consultado pelo Google, basta realizar a busca pela palavra-chave na forma de navegação anônima.
Ainda sobre a pesquisa do Google, preste atenção no preenchimento automático, pois as sugestões oferecidas ali são ótimas palavras-chaves.
Afinal, se elas aparecem é porque tem muita gente procurando exatamente por aqueles termos!
Você também pode vê-los em “pesquisas relacionadas” no final da página.
Bom, agora que você já escolheu a palavra-chave ideal para o site do seu evento, é hora de colocar o SEO em prática.
Siga estes 5 passos para fazer o seu site aparecer nos buscadores:
Como eu já te expliquei, as palavras-chaves devem ser reforçadas organicamente ao longo do seu site.
Além disso, palavras-chaves secundárias e relacionadas ao longo do texto vão mostrar ao Google que, de fato, seu conteúdo tem sentido e é bem estruturado.
Portanto, tente inserir essas palavras nas seguintes áreas:
Já deu para perceber que apostar no SEO é, naturalmente, investir em uma boa experiência para o seu participante, não é?
E há poucas coisas mais atrativas em um site do que imagens!
Por isso, elas podem ser bastante exploradas, contanto que você capriche na qualidade das fotos, utilizando tamanhos e formatos proporcionais às necessidade do seu site.
Além disso, não esqueça de utilizar a sua palavra-chave no texto alternativo da foto, chamado também de Alt-text.
Isso porque o algoritmo do Google não consegue ler imagens ainda, então é através do alt-text que ele entende sobre o que é aquele conteúdo e identifica se é relevante para o usuário.
Por esse motivo, sua imagem também pode aparecer no resultado das buscas por “imagem”.
Ainda, utilizar o alt-text torna seu evento mais acessível, uma vez que esse é o texto lido por leitores de tela para cegos.
Algumas ações podem ser responsáveis por fazer o seu site não aparecer com tanta facilidade no Google, como:
Link building, como a tradução do nome já diz, é como uma “construção de links“.
Em outras palavras, é quando há outros sites linkando para o seu, assim, montando uma estrutura que direciona para o seu site.
Como há muitas pessoas se referindo a você, o Google entende que seu site é importante e passa a mostrá-lo primeiro no resultado das buscas.
E é como um ciclo mesmo: sites mais referenciados são mais famosos e, quanto mais famosos citam você, mais prestígio você também tem.
Portanto, você pode investir em:
Por fim, ainda existem outras questões de SEO que podem impactar o site do seu evento, como ter uma versão mobile ou questões no código da página.
Logo, para resolver esses problemas, você vai precisar de uma equipe de desenvolvedores e profissionais qualificados.
Mas há outra solução: uma plataforma de eventos, como a Even3. Por aqui, seu site fica pronto com apenas um clique e é muito fácil personalizá-lo e inserir todas as dicas de SEO que oferecemos.
Ainda, é possível vender seus ingressos online, acompanhar inscrições, submissões de trabalhos e muito mais! Conheça a plataforma: