Simulive

Simulive é a nova tendência de transmissão dos eventos online

O simulive é uma nova tendência de transmissão de eventos online.

A gente já sabe que os eventos online vieram para ficar e, nesse artigo, explicaremos tudo sobre esse novo formato, o simulive. Entenda: o que é simulive, seus benefícios, como gravar, para quais eventos ele é ideal e, claro, como aderir já a esse tipo de transmissão!

Antes de começarmos, já vimos aqui no blog dois tipos de transmissão: a transmissão ao vivo e a transmissão gravada. O simulive surge como uma terceira alternativa, que fica, justamente, entre o ao vivo e o gravado. Confuso? Calma!

Vou te explicar!

Simulive: o que é?

Simulive significa a junção de duas palavras do inglês: simulated + live. Traduzindo, “simulação + ao vivo”. É um tipo de transmissão que realmente tem o propósito de simular um ao vivo.

Explicando melhor, no simulive o conteúdo é pré-gravado, isto é, é gravado com antecedência. E a transmissão acontece em um outro momento, no dia e horário divulgados na programação do evento, como se estivesse sendo transmitido ao vivo. Na prática, o que isso significa?

Significa que, se um participante chegar 20 minutos atrasado no evento, ele só conseguirá assistir à palestra a partir desses 20 minutos. Ele não terá como voltar o vídeo e assisti-lo do início.

O simulive já é uma tendência forte nos eventos acadêmicos do exterior e, no Brasil, o conteúdo pré-gravado tem conquistado cada vez mais adeptos!

Ainda não criou o seu evento online? Crie agora mesmo!

Antes do simulive, qual era o problema?

Certamente você já viu uma live ao vivo no Instagram ou participou de um evento ao vivo em que, durante a transmissão do conteúdo, a internet caiu, a tela ficou congelada ou o microfone do palestrante parou de funcionar. Chato, não é?

Os participantes ficavam frustrados em assistir a um conteúdo com tantas instabilidades e a organização, por sua vez, ficava louca tentando dar um jeito do evento, durante o ao vivo, acontecer da melhor forma possível.

O simulive surge justamente para contornar e solucionar problemas desse tipo! Ele é diferente do conteúdo gravado tradicionalmente, porque o conteúdo só fica disponível naquele exato momento da transmissão. 

Então, se os organizadores também não optavam pelo conteúdo gravado por ele ficar disponível por mais tempo, o simulive também resolve esse problema!

Como funciona o simulive?

O simulive consiste na gravação antecipada das palestras de um evento online. Essas palestras, posteriormente, poderão ser lançadas em um dia e horário específicos da programação do evento, como se estivessem sendo transmitidas ao vivo!

Porém, como gravação e transmissão não acontecem simultaneamente, a grande vantagem é que o simulive possibilita que o organizador e o palestrante tenham mais tempo para planejar e editar o conteúdo.

Sendo assim, é natural que os materiais produzidos na modalidade pré-gravada tenham mais qualidade e contem com recursos audiovisuais mais desenvolvidos do que a transmissão simultânea. 

Além disso, para que o efeito de ao vivo seja real, a organização costuma pedir aos palestrantes que usem referências temporais que coincidam com o horário da palestra que foi divulgado na programação doe vento.

Então, uma boa dica é cumprimentar o público com um bom dia, caso a palestra seja pela manhã, por exemplo.

Se a sua maior preocupação é em como ficará a interação com os participantes, calma! Mais adiante, vou te apontar algumas soluções para que os palestrantes e organizadores fiquem mais próximos do público.

Simulive e videotape

O conceito de simulive é bem comum no âmbito do jornalismo e, na área, é conhecido videotape, os famosos VTs. 

O videotape começou a ser adotado pelos telejornais por volta de 1960 e representou um grande marco na história do telejornalismo brasileiro. 

Isso porque sem ele, a programação televisiva dependia exclusivamente das transmissões ao vivo.  Com os VTs, as TVs passaram a montar uma grade de programação, distribuindo os conteúdos previamente gravados em dias e horários estabelecidos de transmissão. 

Ao assistir a um noticiário, por exemplo, podemos ver VTs de jornalistas no local de um determinado acontecimento combinados com imagens de apoio que confirmam aquilo que está sendo dito pelo repórter.  

Essas imagens de apoio podem ser gráficos, imagens que relembrem o acontecimento ou que apresentem dados complementares sobre o assunto abordado. 

Muitas vezes, temos a impressão de que o conteúdo está sendo transmitido ao vivo, simultaneamente enquanto ocorre, quando, na verdade tudo foi pré-gravado. Foi feita uma simulação de ao vivo, que nos eventos, chamamos de simulive.

Esse efeito aconteceu por conta da forma como o jornalista decidiu se comunicar no VT: dando bom dia, falando diretamente com o apresentador e usando verbos no presente.

Tipos de Transmissão Online

Para quais eventos o simulive ideal?

O simulive é ideal para os eventos que desejam criar conteúdos mais elaborados e que têm mais tempo para produção. Além disso, para eventos que ocorram em diferentes localidades do planeta. Por quê?

Imagine como ficaria difícil coincidir fusos horários completamente diferentes. Nesses casos, com o simulive é possível realizar a transmissão do simulive em dois horários distintos. Um no Brasil e o outro, no Japão, por exemplo.

Além disso, recomendamos o simulive para os eventos que contam com mais de uma palestra na programação ou que tenham várias atividades online acontecendo ao longo do dia, uma vez que ele diminui consideravelmente as chances de ocorrerem erros e sustos de transmissão no dia do evento.

Afinal, o organizador terá todo o material gravado, editado e verificado antes de disponibilizá-lo aos participantes. 

Então, a internet não irá cair no meio de uma palestra, prejudicando todo o conteúdo e também a programação do evento, que tem horários a cumprir. 

Se o seu evento for mais complexo, como em uma das situações acima, o simulive certamente é uma boa opção para você! 

Eventos com uma ou poucas palestras também podem apostar no simulive como uma opção mais certeira nos quesitos segurança e tranquilidade para a organização!

Tem dúvidas sobre como planejar o seu evento online? Baixe o nosso e-book super completo, com dicas de equipamentos, gravação, ferramentas de transmissão e muito mais!

Manual do Primeiro Evento Online

8 benefícios do simulive para o seu evento

Ainda tem dúvidas? Separamos 8 benefícios bem interessantes do simulive para você analisar. Confira!

Planejamento do conteúdo

No simulive, os conteúdos podem ser pensado com mais calma e reestruturados, caso seja necessário. Tudo para que fique o mais organizado e bem produzido possível!

Possibilidade de edição

O simulive também permite que você edite o material produzido pelos palestrantes antes de liberá-lo ao público.

Com isso, você pode inserir recursos sonoros para deixar a produção audiovisual mais atrativa e também incluir legendas com o nome dos palestrantes e o título da palestra ou a logo dos patrocinadores.

Correção de falhas e erros

Como há a possibilidade de editar o vídeo, você consegue corrigir falhas que ocorreram durante a gravação, sejam elas de texto ou problemas técnicos, como ruídos do ambiente, foco da imagem, luz estourada e problemas na captação do áudio.

Fortalecimento da marca

Já pensou em formas de fortalecer o branding do seu evento durante as palestras? 

No tipo de transmissão pré-gravada isso é possível! Você consegue, por exemplo, adicionar vinhetas de abertura e encerramento com a marca do evento. Ou ainda fixar a logo do evento, em um espaço do vídeo, durante toda a transmissão.

Melhor qualidade de áudio e imagens

A qualidade das imagens e do áudio das transmissões pré-gravadas também tende a ficar muito melhor do que nos vídeos ao vivo.

As transmissões ao vivo, por dependerem, por exemplo, de fatores como a estabilidade de conexão à internet acabam tornando-se mais pesadas e deixando as imagens com qualidade inferior a fim de evitar que os vídeos sejam interrompidos por completo.

Divulgação dos patrocinadores

Sabemos que os patrocínios são fundamentais para a viabilização de muitos eventos. E esse formato é excelente para os que desejam encontrar formas de incluir patrocinadores no evento online.

Uma boa dica é incluir vídeos dos patrocinadores antes e depois das palestras. Como o conteúdo é pré-gravado, você, como organizador, consegue realizar esta edição antes de disponibilizar as palestras ao público!

Maior interação entre os participantes

No formato pré-gravado, o palestrante não irá interromper o conteúdo para tirar dúvidas dos participantes. Sendo assim, irá transmitir o conteúdo de maneira mais fluida e com menos chance de perda de foco!

Mas as interações dos participantes com os palestrantes ainda podem existir! Em algumas plataformas, como a Even3, você consegue possibilitar essa interação via chat, em tempo real! Assim, todas as dúvidas podem ser tiradas mas a transmissão de conteúdo não fica comprometida. 

Fora o chat, que tal testar ferramentas de interatividade para eventos? Conheça 6 ferramentas para tornar o seu evento online mais interativo!

Os participantes irão amar!

Acessibilidade e alcance

O simulive também permite que você insira legendas em diferentes idiomas nos vídeos das palestras. Assim, o conteúdo do seu evento se torna acessível a pessoas do mundo todo e também a pessoas com deficiência auditiva. 

Simulive: dicas de comunicação com o público

Uma comunicação eficiente torna o seu simulive muito mais atrativo e com efeito de ao vivo ainda mais real!

Lembra do que falei sobre os videotapes dos jornalistas? Para que se dê a impressão de que o conteúdo está sendo passado exatamente naquele momento para o público, aproximando a relação palestrante-participante, alguns cuidados são essenciais. 

Por isso, listamos algumas recomendações para palestrantes de simulives. 

Verbos no presente

Utilize verbos no presente na hora de gravar o conteúdo da sua palestra Isso passa para o público a ideia de que o palestrante está, naquele momento, no palco do evento, que a palestra está sendo gravada e transmitida agora. Mesmo que tenha sido gravada com antecedência =)

Olhe para a câmera

Falar olhando para câmera é uma dica fundamental para os que querem passar uma ideia de maior proximidade e conexão com o público. Antes de começar a gravar, verifique como se encontra o enquadramento da filmagem: ela corta a sua cabeça? compromete a sua comunicação com o público?

Saudações de boas-vindas e de despedida

Desejar um bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme o horário planejado para a sua palestra na grade de programação do evento, também é uma forma eficiente de passar a ideia de que a palestra está acontecendo naquele momento. 

Caso você ainda não tenha o horário da sua palestra definido, evite dar a saudação de acordo com um horário específico, como o “bom dia”. Que tal usar “Olá, galera” ou “Olá, pessoal”? 

Não se esqueça também de se apresentar! Fale seu nome, conte de forma muito breve a sua história e atuação no mercado. Isso gera aproximação! Ao final da palestra, não se esqueça de se despedir, hein?

Fale o nome do evento

Ao falar o nome do evento durante a apresentação do conteúdo, o palestrante comprova a exclusividade daquele material para o evento. 

Use exemplos e faça perguntas

Exemplos são uma excelente forma de aproximar o público do conteúdo do evento. Através deles, os participantes se identificam com as situações e conseguem absorver o conteúdo de forma mais clara. 

As perguntas também contribuem para essa aproximação palestrante-público, pois estimulam uma interação. Você pode perguntar ao público se ele já se deparou com uma determinada situação que envolva ou ilustre o assunto , por exemplo. 

Como fica a interação na transmissão pré-gravada?

A grande preocupação dos organizadores e palestrantes é em relação à interação com participantes. Existem algumas soluções para que os palestrantes consigam, por exemplo, tirar dúvidas, colher feedbacks e ouvir o seu público. 

Interação via chat em tempo real

Na Even3 e também em plataformas de vídeo como o Youtube, você consegue habilitar comentários durante a transmissão do simulive. 

Uma grande vantagem é que, diferentemente do que ocorre na transmissão ao vivo, o palestrante consegue responder às dúvidas durante a transmissão no chat. Então, enquanto todos assistem ao material, o palestrante ficará de prontidão caso alguém tenha alguma dúvida. 

–> Como e por que criar eventos online na Even3? 

Dessa maneira, os comentários ficam muito mais organizados e a palestra ocorre de maneira bem mais fluida e sucinta, já que não acontecem várias interrupções como no ao vivo para responder ao público  e, mesmo assim, todos serão respondidos!

Post com dúvidas

Seu evento conta com alguma rede social? Utiliza o Instagram, por exemplo? Que tal dedicar uma postagem exclusiva para “Perguntas e Respostas” e interação do palestrante com o público? Essa prática já é adotada por alguns eventos e cursos online! 

Transmissão ao vivo só para dúvidas

Já pensou em realizar uma transmissão mais curta, no formato ao vivo, só para tirar dúvidas e interagir com os seus participantes? Você pode avisar, com antecedência, quem sabe ao fim da sua palestra, a data e o horário desse encontro. 

Assim, os participantes já estudam o conteúdo, anotam as dúvidas, curiosidades e contribuições que queiram dar ao assunto e deixam separadas para o encontro ao vivo!

E-mails

Outra opção é deixar o seu e-mail ou contato disponível para os participantes. Diferentemente das outras três opções, o e-mail é uma relação de “um para um”, então, não haverá uma troca e compartilhamento de experiências com outros participantes, mas ainda assim pode ser uma boa alternativa para interação de um participante com o palestrante. 

O que você precisa para gravar um simulive?

Se você pretende adotar o simulive no seu evento, é preciso estar atento a alguns detalhes, como:

Os equipamentos ideais de gravação

Ter equipamentos disponíveis, como câmera e microfone são fundamentais para realizar uma boa gravação. Tenha em mente que nem sempre é preciso adquirir produtos caros! Listamos algumas opções de ótimo custo-benefício para que você grave as suas palestras:

→ Acessar agora: Como escolher os equipamentos para gravar palestras online

O local certo de gravação

Escolha um local tranquilo para gravar. Gravar durante a madrugada é uma excelente forma de evitar interrupções de familiares, por exemplo. 

Pense no background, ou seja, no fundo que irá aparecer no seu vídeo. Tente deixá-lo o mais organizado possível e com aspecto profissional. Cheque a iluminação antes de começar a gravar, bem como se o áudio está ok!

A ferramenta certa para gravar

Qual ferramenta usar para gravar a sua palestra? Como o conteúdo poderá ser editado, você consegue gravar com a câmera do seu notebook e até mesmo com câmeras profissionais e combinar com a exibição de uma apresentação de slides ou da tela do seu notebook através do Loom

A melhor plataforma para receber o meu evento online

E não se esqueça, claro, de escolher uma boa plataforma de eventos para gerenciar o seu! 

A Even3 é uma plataforma completa, em que você consegue gerenciar todo o ciclo do seu evento: criar site, vender inscrições, gerenciar pagamentos e submissões e realizar a transmissão online do seu evento. Seja uma videoconferência, um vídeo ao vivo, gravado ou um simulive!

Disponibilizamos de um módulo inteiramente dedicado às transmissões online, justamente para que você possa realizar o seu evento digital com muita tranquilidade.

Na opção de simulive pela Even3 Streaming, o seu vídeo ficará carregado no nosso sistema em nuvem, o que impedirá que ele caia durante a transmissão! Converse com as nossas consultoras e veja as condições para realizar o seu simulive com a segurança que só a Even3 tem a oferecer!

Não perca tempo, comece agora a organizar o seu evento online!

fale com consultor

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos