transmissao ao vivo

Como funciona a transmissão ao vivo de eventos online

A transmissão online ao vivo passou a ser a realidade de muitos eventos.

Ela é uma excelente alternativa, principalmente para os eventos de curta duração, que desejam reduzir custos envolvidos no processo de organização, como o de aluguel de espaço e de equipamentos. 

Fora isso, fazer uma transmissão ao vivo é, hoje, uma das formas mais eficazes de aumentar a reputação de uma marca e de engajar o público.

Também conhecida como live, a transmissão de vídeos ao vivo é muito utilizada em canais como o Youtube, Instagram e Facebook. 

Provavelmente você já participou de uma transmissão desse tipo e deve ter se perguntado se é algo muito complexo de ser colocado em prática, não é mesmo? 

Diferente do que muitos pensam, realizar uma transmissão online não é tão difícil e você pode alcançar uma bom número de participantes, já que o conteúdo poderá ser assistido de qualquer lugar do planeta!

Por isso, neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber para fazer uma transmissão online ao vivo para eventos, suas principais vantagens e para quais eventos ela é mais indicada. 

O que é transmissão ao vivo para eventos online

Antes de tudo, para começar a planejar um evento online, é preciso definir três coisas:

  1. Tipo de transmissão que vai utilizar, que pode ser ao vivo ou gravada
  2. A plataforma ou ferramenta por onde vai transmitir o evento
  3. Os equipamentos necessários para uma transmissão de qualidade

→ Confira: Eventos online: por onde começar?

Transmissão online nada mais é do que transmitir um conteúdo em vídeo através da internet. Essa transmissão pode acontecer tanto a partir de conteúdos pré-gravados como a partir de interações ao vivo. 

Na modalidade ao vivo, a gravação e a transmissão do conteúdo para o público ocorrem de maneira simultânea. 

A transmissão ao vivo em eventos é uma excelente forma de apresentar conteúdos, levantar discussões e reunir espectadores online para uma interação ao vivo.

Porém, assim como em outras situações, as transmissões ao vivo também possuem limitações e não são indicadas para todos os tipos de eventos. 

Para quais eventos ela é ideal?

A transmissão ao vivo de eventos é ideal para eventos de curta duração e que contam com apenas uma atividade. Por exemplo, uma palestra, webinar ou aula. 

Por quê?

Principalmente, porque durante uma transmissão ao vivo podem ocorrer várias instabilidades de conexão, problemas com o áudio e com a imagem, por exemplo. 

Além disso, fica muito complicado organizar toda a programação de um evento, com diversas entradas e saídas de atividades, em uma mesma transmissão ao vivo. 

Imagine ter que gerenciar a comunicação com os palestrantes à distância, todos alocados em suas casas ou escritórios, e garantir que todos estivessem 100% prontos para entrar ao vivo na transmissão? 

O trabalho seria gigantesco e as chances de que algo não saísse conforme o planejado seria grande! Perceba que até nas transmissões ao vivo na TV acontecem instabilidades entre os repórteres.

Então, eventos menores, com uma única palestra e, ainda assim, palestras que não tenham uma duração tão longa, ou seja, menos de 1 hora, são os mais recomendados de serem transmitidos ao vivo. 

Vantagens da transmissão ao vivo para eventos

Há muitas vantagens em fazer uma transmissão ao vivo, seja no sentido de humanizar a comunicação com o seu público no meio digital, como também, de conquistar mais vendas.

Facilidade 

A transmissão ao vivo é muito prática uma vez que permite que os participantes acompanhem a sua live de qualquer lugar! Eles podem assisti-la no ônibus, no trabalho ou em casa, no Brasil ou no exterior.  

Da parte do palestrante, é possível realizá-la desde que se tenha um notebook ou aparelho móvel conectado à internet, uma boa conexão e um microfone com boa captação de áudio. Existem também ferramentas gratuitas de transmissão de vídeo, o que torna a vida do palestrante e do organizador ainda mais fácil!

→ Saiba tudo sobre equipamentos essenciais para gravar palestras

Visibilidade

Uma grande vantagem do evento online é que, com ele, não há limitações físicas de espaço. Isto é, você não precisa alugar um auditório ou sala, com uma capacidade mínima e máxima de pessoas, para sediar o evento. 

Nos eventos online, você pode receber quantos participantes quiser! Desta forma, a visibilidade do seu seu evento tende a ser bem maior. 

Além disso, ao fazer uma transmissão online em redes sociais, por exemplo, você tem a possibilidade de atingir ainda mais pessoas fora aquelas que já te acompanham. 

Isso porque, durante uma transmissão, o público consegue compartilhar insights a partir do seu conteúdo, informar que está participando de uma transmissão e, consequentemente, atrair amigos para o vídeo. O próprio organizador da live, claro, também pode divulgar o link da transmissão em outros canais digitais estratégicos.

Maior lucratividade

Ao optar por organizar um evento online pago e tendo ciência de que não há essa limitação de espaço, a tendência à lucratividade é maior. 

Afinal, você não terá custos com o espaço, com limpeza, manutenção de equipamentos, coffee-break e ainda poderá abrir o evento para quantas pessoas quiser!

Interação em tempo real

No mundo digital a interação é a peça chave do quebra cabeça, entre outras palavras, o fator primordial.

Afinal, em um ambiente onde todos estão conectados ao mesmo tempo e presentes no mesmo canal, sem interação nada faz sentido. 

Um grande benefício da transmissão ao vivo em eventos é a possibilidade de interagir com o público em tempo real. 

Abrindo espaço para que as pessoas tirem  dúvidas, levantem questionamentos e conversem como se estivessem frente a frente a você. Uma oportunidade única, não é mesmo? 

Pessoas de vários lugares do seu estado, país ou até mesmo do exterior, interagindo ao vivo…. Essa é a melhor forma de interação que você pode proporcionar no meio digital e a internet sabe disso!

Por isso, redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo, dão tanto destaque às famosas lives, neste caso, transmissões de vídeo online ao vivo. Pois, sabem que isso é uma forma de prender a atenção dos usuários naquele canal em específico por um bom tempo.

Interagir é uma forma de criar um relacionamento mais próximo com o seu público. E você, como pessoa ou marca, precisa gerar esse tipo de relacionamento. Afinal, se seu objetivo é vender mais ou colocar seu nome em evidência, é preciso se relacionar! 

No módulo de transmissão online da Even3, a interação está garantida. Saiba como funciona e como a Even3 pode te ajudar a organizar o seu evento online:

–> Como e por que organizar eventos online na Even3? 

Credibilidade

Quando pensamos em transmissões ao vivo, já imaginamos todo o preparo necessário por trás das câmeras para que tudo aconteça como planejado. 

Além de transmitir confiança e credibilidade, o apresentador demonstra o domínio do assunto apresentado e a preocupação em estar atualizado, para repassar informações confiáveis ao seu público. 

Ao contrário da transmissão pré-gravada, o que acontece ao vivo não pode ser refeito ou editado, por isso é de extrema importância ter autoridade do que será repassado durante a transmissão. Afinal, “quem sabe faz ao vivo”.

E vale lembrar da importância em sempre estar atento a responder as perguntas e questionamentos dos participantes. 

Uma boa dica é separar um momento específico da live para responder às dúvidas dos participantes. Você pode contar com a ajuda de uma pessoa para reunir essas perguntas de modo que nenhum participante deixe de ser respondido e fique insatisfeito. 

Como realizar uma transmissão ao vivo

Hora de colocar a transmissão ao vivo em prática!

Para realizar a sua transmissão ao vivo você vai precisar ter alguns equipamentos à disposição, como: dispositivo móvel ou notebook com acesso à internet, webcam ou câmera, fone com microfone integrado e uma ferramenta ou plataforma para transmitir o seu vídeo ao vivo.

Se você for utilizar a câmera do próprio dispositivo para gravar, atente-se à qualidade da resolução da imagem. Ela permite que os telespectadores visualizem bem aquilo que você vai mostrar?

Alguns aparelhos podem não apresentar uma configuração adequada ou ter um rendimento ruim. O que pode acabar prejudicando o som e a imagem do seu vídeo.

Além disso, não se esqueça de carregar o dispositivo ou já deixá-lo conectado à tomada. Assim, você não corre o risco de que a bateria acabe durante a transmissão.

Internet

Uma boa conexão com a internet também é necessário. É muito importante verificar a velocidade de upload do seu provedor. Você pode fazer isso acessando o site www.fast.com e cliando em mais informações:

O ideal é que você tenha uma velocidade de 6Mbps para que a resolução do seu vídeo não seja afetada, o que prejudicaria a visualização dos participantes. 

Além disso é muito importante optar por conexão via cabo de rede, a conexão sem fio pode funcionar, mas é comum ter velocidades inconsistentes, às vezes diminuindo bastante.

Outra dica é pedir para todos na sua casa evitarem o uso da internet durante a transmissão. Imagine só você transmitindo e outra pessoa assistindo a um filme na Netflix, só o filme consumiria boa parte da internet da casa!. Consequentemente, a qualidade do seu streaming seria afetada. 

Na dúvida, teste!

Para realizar uma transmissão ao vivo com maior segurança, é sempre bom testar tudo: equipamentos, plataforma e até repassar o texto antes da palestra começar!

Na verdade, são dicas que recomendamos a todos os eventos online, mas em especial àqueles que optarem pelas transmissões ao vivo. Como no ao vivo tudo acontece e precisa ser corrigido “na hora” é muito importante minimizar as chances de ocorrerem erros durante o ao vivo.

Por isso, na dúvida, teste! Teste o equipamento de vídeo e de áudio, teste espelhar a tela do notebook e passar os slides. Ensaie o texto, chame a família e alguns amigos para assistir a uma versão de teste da sua palestra já na plataforma onde escolheu transmiti-la ao vivo. 

Peça que eles façam perguntas na plataforma e pense em como irá respondê-las: no final ou durante a palestra? Verifique a conexão com a internet e peça também um feedback do público convidado para o evento teste! Isso é fundamental para que, no dia do evento, tudo ocorra perfeitamente!

Ambiente 

É importante se atentar também ao espaço em que você vai se apresentar, se o ambiente está organizado e se tem uma boa iluminação. A apresentação de um cenário bacana faz toda a diferença. 

Em relação à iluminação, tente trabalhar com um ambiente equilibrado, ou seja, sem ser muito escuro e também sem excesso de iluminação (pode deixar a sua imagem estourada). Prefira sempre uma iluminação suave e difusa. Ou seja, que não esteja direcionada a um ponto específico. Para isso, utilizar difusores pode ser uma boa opção. 

O enquadramento ideal é aquele que deixe a câmera na altura dos seus olhos. Para isso, você pode utilizar livros como apoio da câmera ou do notebook. 

Não se esqueça também de pensar em como ficará o fundo da imagem. É possível criar um ambiente legal, que transmita credibilidade e garanta um aspecto mais profissional à gravação gastando muito pouco! 

Que tal colocar um tecido da cor principal do evento por trás de você na hora de gravar? Você pode pendurá-lo na parede de forma que fique esticado, sem ondulações. 

Você pode incluir essa checagem dos detalhes da ambientação também no seu evento teste, assim você saberá o que precisa ser melhorado para realizar os devidos ajustes antes de realmente começar a transmissão!

Realizar os ajustes durante a live pode causar desconforto em quem estiver assistindo. 

E avise a todos de casa e do ambiente de trabalho que estará ao vivo em um evento naquele dia e horário. Isso evita que coisas assim aconteçam: 

Ferramentas para fazer transmissão ao vivo de eventos online

Agora que você já sabe como funciona a transmissão e como realizá-la da melhor maneira, vamos para algumas sugestões de ferramentas que podem ser utilizadas. 

Youtube Live

O Youtube Live é uma das principais ferramentas utilizadas na transmissão online. Além de ser prática, permite que você realize a transmissão do vídeo ao vivo através do seu celular ou computador

Ele é a ferramenta ideal quando o assunto é divulgação pois se trata da rede social mais acessada no mundo. 

O Youtube Live não restringe a quantidade de acessos simultâneos ao conteúdo, o que permite que mais pessoas encontrem e queiram assistir ao seu conteúdo. 

Ah! E você ainda pode contar com a interação com o seu público em tempo real, tirar dúvidas e ouvir questionamentos. Isso é excelente, pois gera ainda mais conexão entre você e quem está te assistindo.

O Youtube Live possui, entretanto, uma restrição quanto a transmissão via smartphone, o canal do Youtube precisa ter, ao menos, 1.000 inscritos. Caso seu canal não tenha, você deverá realizar a transmissão via computador. 

Como fazer live no Youtube pelo celular

Zoom Meeting

Outra ferramenta muito utilizada pelos organizadores de eventos online é o Zoom Meeting. 

Muito voltada para reunião de grupos, o Zoom Meeting permite que você e os seus convidados interajam ao vivo através de chat e também utilizando a câmera. Assim, você vai poder ver exatamente quem está participando e interagindo na transmissão. 

Mas, ao contrário do Youtube, a versão gratuita do Zoom Meeting tem algumas restrições quanto à quantidade de participantes e ao tempo de duração de cada transmissão. 

Só é possível a participação de até 100 pessoas nas “reuniões online” e a duração máxima permitida na versão gratuita é de 40 minutos.

Porém, é uma boa opção para transmissões curtas e interativas. Vale a pena explorar a versão gratuita ou, caso prefira, optar pela versão paga que conta com outras funcionalidades, uma, inclusive, desenvolvida especificamente para webinars!

Saiba mais sobre o Zoom Meeting.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para realizar uma transmissão ao vivo, que tal organizar um evento nessa modalidade? 

A Even3 é uma ferramenta completa para te ajudar com toda a gestão de eventos acadêmicos e científicos, como simpósios , workshops, jornadas científicas. E agora também, com seu evento online. 

E então que está esperando para criar o seu? 

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