teds ciencia

5 TEDs sobre ciência que você não pode deixar de assistir

O TEDx é uma organização sem fins lucrativos que tem, como missão, inspirar as pessoas com ideias e palestras compartilhadas. Selecionamos 5 TEDs sobre ciência, de diferentes locais do mundo, para que você possa ver que fazer ciência não é tão difícil quanto parece!

1 – Como unir Ciência, Educação e Inovação?

Quem diria que a experiência que fazemos, ainda na escola, de plantar feijão em um copo plástico com algodão poderia transformar a nossa vida? Não sabe como?

Rubem Saldanha mostra que o conhecimento e a ciência podem impulsionar a mudança na vida dos jovens, fazendo com que conheçam novos lugares, sendo reconhecidos pelo seu trabalho!

2 – Como usar a ciência para estudar o preconceito

Um dia, Airi ouviu a seguinte frase: “O problema é que, no Brasil, a pobreza tem cor”.

A partir daí, em sua tese de doutorado, ela tenta fazer com que a ciência contribua para o entendimento do preconceito e para a diminuição da discriminação racial.

Para isto, utiliza um método científico que surpreende a todos: afinal, você prefere crianças brancas ou negras?

3 – A ciência pode responder questões morais!

Ciência lida com fatos, já a moralidade é algo a parte.

Isso é o que aprendemos desde cedo nas escolas, correto? Sam Harris prova o contrário!

Ele mostra, de um jeito um tanto inusitado, que a ciência pode, sim, ser responsável pela construção dos nossos valores morais!

4 – A ciência na vida cotidiana

Sabe o que diferencia a ciência das outras matérias? Ela muda a cada instante! Por isso, temos o resultado de mais de 1 milhão de publicações científicas ao longo de 1 ano!

Mas por que a ciência é, assim, tão complicada? Diego Golombek mostra que, se usássemos a perspectiva de ciência em nosso cotidiano, ela se tornaria bem mais fácil e atrativa!

5 – As crianças vão viver em Marte e, assim, elas irão sobreviver.

Nesta palestra do TEDx, Stephen Petranek mostra que precisamos desvendar a ciência, explorar novos caminhos e, pasmem, ir morar em Marte!

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos