Se você participou de um evento e teve seu trabalho publicado nos anais, mas não sabe o que fazer para registrar no Lattes… Não se preocupe! Este artigo foi feito para você.
Além do passo a passo completo, te daremos uma dica valiosa, que irá agregar muito valor ao seu currículo Lattes e à carreira acadêmica.
–> Confira aqui 10 dicas para construir uma carreira acadêmica de sucesso.
Mas primeiro…
Muita gente já ouviu falar dele, outros até tentaram se aventurar pela plataforma (e se enrolaram um bocado!), mas não sabem exatamente o que é e para que serve o Currículo Lattes.
A plataforma Lattes é majoritariamente utilizada no meio acadêmico e foi uma forma encontrada pelo (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de padronizar os currículos do território brasileiro.
Nela, qualquer pessoa (estudante, professor, empresário) pode registrar suas informações acadêmicas e profissionais e também suas publicações, como os anais publicados em um evento, por exemplo.
A plataforma tem como objetivo reunir de forma integrada, em um único sistema, os dados de diversos profissionais, instituições e grupos.
Por isso, o Currículo Lattes vem sendo bastante utilizado por universidades, institutos e centros de pesquisa como forma de avaliar pesquisadores, professores e alunos.
Assim, ele é peça fundamental para a pesquisa no Brasil.
O Currículo Lattes é de acesso aberto. Então, isso significa que ele pode ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta!
Registrar no Lattes todas as suas conquistas, portanto, é fundamental. Ele pode ser um grande diferencial na hora de conquistar uma bolsa de incentivo à pesquisa ou uma contratação em uma universidade.
Agora que você já entendeu a importância de registrar no Lattes as suas produções acadêmicas, inclusive os trabalhos publicados nos anais do evento, mas não sabe como fazê-lo, abra a Plataforma Lattes, que nós vamos te ensinar.
Antes de tudo, você precisa fazer login no seu currículo.
Se você nunca criou uma conta na Plataforma Lattes, não se preocupe. Nós temos um passo a passo completo aqui no blog e no vídeo abaixo:
Se você já tem uma conta, basta clicar em atualizar currículo. Depois, é só seguir os passos abaixo:
Obs 1: Em Autores, o seu nome é o primeiro. Outros autores seguem depois (Caso haja um orientador, ele é coautor também)
Obs 2: Preencha as palavras chave em ordem decrescente. A primeira palavra deve ser mais ampla e a última palavra a mais específica.
O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um link único atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet.
Esse link individualiza, facilita a localização e garante a autenticidade da publicação.
Com o link do DOI, é possível mensurar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes, do CNPq.
–> DOI, ISSN e ISBN: entenda por que e como emiti-los
Portanto, ter o DOI nos trabalhos é uma excelente forma de agregar valor à sua carreira acadêmica e profissional.
Caso os anais do evento que você participou não tenha gerado o DOI dos trabalhos, você pode solicitar o código individual da sua publicação no Even3 Publicações. Saiba mais em: Even3 Publicações.