Quer saber como fazer crachás para o seu evento e garantir um credenciamento de sucesso? Então você veio ao lugar certo!
O crachá é um dos itens mais importantes de um evento, servindo como um identificador e também facilitador de controle de pessoas.
Porém, se você não confeccioná-lo da maneira correta, isso pode até causar algumas dores de cabeça na hora do credenciamento.
Mas não se preocupe! Neste post eu deixei tudo bem explicado para que, até o final, você se torne um especialista na criação de crachás, aprendendo tudo sobre:
Um crachá pode parecer um cartão identificador simples, mas ele definitivamente não é.
Por trás da sua confecção existem vários conceitos básicos e estratégias que precisam ser colocadas em prática para que os seus crachás sejam um grande ponto positivo para o seu evento.
Por isso, aprenda melhor com os passos abaixo:
1. Defina as dimensões
O tamanho e o número de informações visuais no crachá podem interferir em seu tamanho e visualização.
Por isso, antes de definir as dimensões, tenha uma estratégia bem clara para o design, definindo previamente as suas dimensões e itens visuais.
Então, após definir a sua estratégia, experimente utilizar dimensões popularmente usadas por outros organizadores, como:
Lembre-se que esses modelos são populares, mas você pode utilizar o tamanho que bem entender, desde que seja ajustado ao padrão visual do seu evento e agrade aos participantes.
2. Insira os dados do participante
Um crachá precisa disponibilizar apenas as informações necessárias para uma identificação rápida e eficiente, por isso, você pode seguir um certo padrão:
- Primeiro nome: maior fonte do crachá e, preferencialmente, em negrito;
- Sobrenome: um pouquinho menor e não necessariamente em negrito;
- Cargo/Empresa/Instituição: menor que o sobrenome;
- Espaço para foto do participante;
- Informações opcionais (ex: redes sociais do participante).
E claro, esse é um padrão que é popularmente encontrado na maioria dos eventos, mas você pode personalizá-lo da maneira que achar melhor.
3. Implementação de tecnologia nos crachás
Os crachás, por mais que sejam feitos de plástico ou algum outro material, também podem ser potencializados por meio da tecnologia.
Por exemplo, através de etiquetas e QR Codes o credenciamento se torna mais fácil por conta da rápida leitura de dados e otimiza o de tempo das filas.
Por que o QR Code é tão importante?
O QR Code, Quick Response Code ou Código de resposta rápida, funciona como um código de barras em duas dimensões, armazenando muitas informações em um código visual.
Ele é um código único e que não pode ser copiado, podendo ser lido e processado apenas por câmeras de celulares e leitores específicos.
Ainda, ele pode ter uma segurança criptografada, que se baseia em códigos matemáticos para manter informações em pleno sigilo.
Dessa forma, o QR Code traz segurança para a organização do evento, evitando que casos de fraude e pessoas não autorizadas circulem pelo evento, assim como facilita o controle das atividades dos participantes.
Por isso, na hora do credenciamento, é ideal ter um QR Code estampado no crachá. Assim, basta que o profissional responsável faça um escaneamento rápido e garanta a segurança do evento.
4. Imprima etiquetas para os crachás
As etiquetas são um item muito importante para o crachá, pois elas servem como identificadores de funções e, até mesmo, como controle de público.
Com elas você pode definir cores para:
- Equipe;
- Palestrantes;
- Participantes;
- Expositores;
- E muito mais
Por isso, é importante que você defina antecipadamente o sistema de cores e comece a imprimir etiquetas!
Você pode utilizar a sua própria impressora, há modelos muito bons de impressoras específicas para isso, por exemplo:
- Impressora Térmica de Etiquetas Brother
- Impressora térmica p/etiquetas Label Writer 450
Essas impressoras funcionam por impressão térmica, então você não precisa se preocupar com cartucho de tinta.
Mas, antes de comprar verifique se o seu evento vai ter o suporte, pois essas impressoras são desktop, ou seja, elas precisam de uma fonte de energia e de estarem conectadas ao computador.
Adesivos
Sendo um dos mais baratos e práticos, os adesivos são uma ótima escolha para um evento de pequeno porte e que deseja adotar um visual mais minimalista nas suas credenciais.
Por meio de um papel colante, os participantes colocam essas credenciais em suas roupas, contendo geralmente dados simples, como nome e cargo.
Estas credenciais costumam não ser tão queridas pelos participantes, por conta do resíduo colante que costuma ficar em suas roupas.
Crachás de plástico
Os crachás de plástico são utilizados dentro do mundo corporativo para identificação de cargos e funções. E nos eventos isso não é diferente.
Isso porque mesmo sendo crachás geralmente menores, são ótimos para personalização da marca do evento e trazem um visual mais sofisticado para a organização.
Crachá com suporte de plástico
No momento do evento, a organização imprime uma folha com as credenciais do participante e a envelopa dentro de um saco plástico transparente.
Dessa forma, as informações ficarão visíveis para outros participantes e a equipe do evento.
É importante que o papel seja dobrado da maneira correta e deixe as credenciais visíveis, evitando qualquer possibilidade de falta de identificação.
Crachás de cartão com presilha
Geralmente ficando ao lado do peito, assim como os adesivos, esses tipos de crachá utilizam uma presilha que se prende as roupas dos participantes.
Esse tipo de crachá costuma ser confeccionado com plástico, mas ao contrário do que foi visto acima, não utilizam cordão para que sejam sustentados.
Crachás para impressão
Após a compra do ingresso, o participante recebe em seu e-mail todas as informações sobre o evento, juntamente com um arquivo em PDF, contendo as suas credenciais.
Dessa forma, fica ao critério do participante criar o seu próprio crachá ou não.
Agora que você já sabe como criar um crachá e quais são os tipos, por que não começa agora mesmo a criar um crachá personalizado para o seu evento?
A personalização é uma das melhores opções para quem deseja agregar valor a marca do evento, principalmente pela possibilidade de poder utilizá-los em um projeto de patrocínio.
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