patrocínio para eventos

Patrocínio para eventos: como atrair boas parcerias

Lidar com recursos escassos durante o planejamento financeiro do evento é uma realidade bastante comum para organizadores.

Então, conquistar bons patrocínios acaba sendo, muitas vezes, a forma de fazer com que o evento aconteça. Ou ainda, de proporcionar uma melhor experiência aos participantes.

Nesse caso, para atrair boas parcerias, nada melhor do que ter um projeto de patrocínio bem elaborado, objetivo e atrativo para conquistar os patrocinadores.

Pensando nisso, separei algumas informações que podem te ajudar, como:

Como em qualquer mercado, parcerias são formadas quando duas ou mais partes estabelecem um acordo objetivando alcançar interesses em comum.

Ou seja, todos os lados saem beneficiados daquela cooperação de alguma forma.

No caso de patrocínio para eventos, normalmente, as empresas interessadas costumam ajudar nos custos com materiais, passagens de palestrantes e também em operações.

Em troca, o patrocinador é reconhecido como parceiro do evento. Assim, ela ganha visibilidade para a marca, o que contribui para a construção de branding.

Em alguns casos, as empresas ganham ainda a oportunidade de interagir diretamente com os participantes. 

Por isso, é essencial que você pense em patrocinadores que tenham “fit” com o seu público e com o tema do seu evento.

Isto é, eles precisam se relacionar bem e falar a mesma língua dos participantes do seu evento. 

Por exemplo, não faz sentido um evento que promove o estilo de vida vegano fechar parceria com um buffet de comidas especializado em carnes, não é?

Portanto, pense que a primeira coisa que um possível patrocinador do seu evento vai se perguntar é: o que eu vou ganhar patrocinando o seu evento? A resposta deve estar no seu projeto de patrocínio!

O projeto ou proposta de patrocínio é um documento que vai descrever seu evento e todos os benefícios que o patrocinador terá. Ou seja, é aqui que você vai vender o seu produto!

Nele os objetivos do evento devem estar alinhados com as vantagens para o patrocinador.

Além de apresentar o evento e o público, é no plano de captação de patrocínio que você vai especificar de que maneira as empresas podem investir no seu evento e de que forma elas irão se beneficiar com a parceria.

Por exemplo, você pode explorar diversos níveis e cotas para patrocinadores, como fazemos com os projetos de patrocínio da Even3. Inspire-se em nosso modelo gratuito e editável:

Modelo de Projeto de Patrocínio

Muitas vezes, a principal dificuldade que os organizadores enfrentam é a de chegar aos possíveis patrocinadores do evento.

Nesse momento, o ideal é que você tenha o planejamento estratégico do seu evento em mãos.  

Primeiramente, pense no público, no tema e nos objetivos do seu evento.

Além disso, lembre-se das questões orçamentárias: do que você precisa para tirar o seu evento do papel?

O ideal é que você alinhe esses dois pontos: o que você precisa e as necessidades específicas do perfil do seu evento.

Por exemplo, se o seu evento for de natureza científica, o primeiro lugar para procurar apoio pode ser em instituições de ensino.

Afinal, universidades e cursos podem ser excelentes formas de divulgar o seu evento, conquistar apoios ou patrocínios.

Além disso, gráficas também podem ser parceiras para auxiliar nos custos com materiais impressos de divulgação, como banners, panfletos e brindes.

Por fim, buffets também podem ser úteis na hora de encontrar patrocínios para o momento de coffee break e networking do seu evento.

-> Veja mais: saiba como organizar ambientes de networking

Para começar, você vai precisar de uma apresentação de patrocínios às instituições, isto é, o projeto de patrocínio.

Nele, não se esqueça de abordar pontos de relevância do seu evento e mostre todo o potencial que ele tem.

Lembre-se sempre de que conteúdos visuais, como relatórios de edições passadas, costumam chamar muita atenção dos patrocinadores.

Nesse caso, você pode utilizar aplicativos, como o Vengagge, para criar relatórios e tornar seu material mais atrativo para o público.

Além do modelo de patrocínio que já disponibilizamos neste artigo, existem outras formas de mostrar o potencial do seu evento. Lembre-se de inserir algumas informações, como:

1. Apresentação do evento

Você disponibilizaria recursos financeiros ou físicos, para um evento que não demonstrasse impacto? Conseguir patrocínio para eventos requer organização e uma boa apresentação.

Por isso, você deve inserir algumas informações para que os possíveis patrocinadores conheçam melhor a história do seu evento, sua equipe e os objetivos.

Portanto, não deixe de especificar:

  • Informações sobre o seu evento, como data prevista e local;
  • A importância dele para a área;
  • Quem são os organizadores;
  • Marcos históricos alcançados;
  • Dados relevantes de edições passadas;
  • Tema da edição atual do evento;
  • O seu público alvo;
  • Potenciais palestrantes do evento;
  • Atividades que acontecerão;
  • E claro: cotas de patrocínio e cotas de apoio.

2. Cotas de patrocínio

Por fim, a maior dúvida dos organizadores normalmente é definir cotas de patrocínio e de apoio.

Elas devem abordar os investimentos que os patrocinadores terão que fazer no evento e de que forma serão retribuídos.

Normalmente, a principal forma de retribuição é divulgação. Por isso, é comum que você ofereça estratégias de divulgação para o seu evento em que os patrocinadores e apoios também possam fazer parte.

Então, de acordo com o plano de marketing do seu evento, é possível inseri-los em alguma ação?

Outros exemplos são:

  • Direito de fala durante o evento ou algum estande;
  • Proporcionar um momento diferenciado aos participantes com brand experience;
  • Cupons de desconto;
  • Vinhetas de aberturas em vídeos.
  • Número de entradas gratuitas e muito mais!

-> Veja também: 5 dicas de patrocínio online para o seu evento

Lembre-se de que os benefícios de cada cota devem ser diferentes.

Cotas maiores, como a Diamante (ou como você opte por nomeá-la), exigem investimento maior da empresa patrocinadora.

Consequentemente, essa empresa deve ter mais benefícios no evento do que um patrocinador de cota bronze, por exemplo.

Dessa maneira, você finalmente terá um evento bem direcionado para o seu patrocinador. Assim fica mais fácil tirar suas ideias do papel e começar a executar o seu evento, não é?

Para isso, conte com a Even3 em todos os momentos e inicie criando o seu evento gratuitamente clicando no banner abaixo!

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