Youtube live

Como fazer live no Youtube pelo celular

Fazer live no Youtube pelo celular hoje em dia se tornou bastante comum! Principalmente para quem costuma fazer eventos online, como os webinars, por exemplo.

Afinal, o Youtube Live é uma das ferramentas de transmissões online mais utilizadas por pessoas que realizam esse tipo de eventos online.

A única restrição é que, infelizmente, a transmissão via celular ainda não está disponível para todo mundo. Apenas os canais com mais de mil inscritos podem transmitir lives pelo celular. 

Se você está começando o canal agora ou ainda não atingiu essa quantidade de inscritos, você pode fazer a live pelo computador. 

Por isso, hoje, iremos dar um passo a passo completo de como transmitir uma live pelo seu celular usando a ferramenta gratuita do Google, o Youtube Live

O que é Youtube Live?

É uma ferramenta que permite fazer transmissões ao vivo pela internet. Nela, o usuário tem a opção de escolher transmitir seus vídeos online através de um computador ou do celular.

Através desse recurso, o vídeo é exibido ao mesmo tempo em que é filmado, além disso, ao final da transmissão, o conteúdo fica gravado e é automaticamente disponibilizado para o público assistir a qualquer momento.

Para qual tipo de evento é indicado

A transmissão via celular é ideal para eventos de curta duração, onde o palestrante aborda um único tema ou assunto. 

Não é indicada para eventos pagos ou restritos, pois a transmissão pode ser acessada por qualquer pessoa na internet com o link.

Também uma forma de baixo custo, pois não precisa o investimento em equipamentos mais elaborados para transmissão.

 

Vantagens de usar o Youtube Live no celular

Utilizar o Youtube Live no seu smartphone permite ainda mais praticidade do que em computador. E você vai descobrir agora o porquê!

Praticidade

A maneira mais simples de produzir e transmitir vídeos ao vivo no YouTube é pelo celular. Afinal, você só vai precisar de um smartphone, fones de ouvidos e conexão 4G ou Wi-Fi. Muito prático e simples, não é?

Como escolher os equipamentos para gravar palestras online

Você pode, caso queira, fazer seu evento em locais públicos ou movimentados caso esteja  sem acesso a um computador. Também pode, se for o caso, transmitir o conteúdo enquanto está em locomoção. Quem sabe ministrar uma aula ao ar livre não faz parte dos seus planos?

Aparelhos Android e iOS já têm acesso a esse recurso por meio do aplicativo do YouTube. Você só precisa baixá-lo no seu smartphone!

Baixo custo e facilidade de uso

Se você nunca fez uma transmissão ao vivo pode estar se perguntando se planejar esse tipo de evento sai caro. 

Ou, se é muito complexo usar o Youtube Live, por exemplo. Mas vou te mostrar que não é. 

Usar o Youtube Live é bastante fácil e não exige que você seja um expert no assunto. Tampouco, um profissional em audiovisual para gravar vídeos.

Você só precisa ter um canal na plataforma, um celular e uma conexão 4G, como já falei no tópico anterior. E, claro, disposição para gravar um webinar e transmitir seu vídeo ao vivo.

Então, não é necessário adquirir nada novo (se você já possui o celular e os fones de ouvido). Apenas, se desejar obter um smartphone que possua uma câmera com melhor qualidade para gravação em vídeos, por exemplo.  

Mas o simples já resolve!

transmissao ao vivo de eventos online

Impacto e audiência

Como você já deve saber, o Youtube é uma das maiores redes sociais do mundo! 

De acordo com os rankings Alexa, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google, que é o proprietário da plataforma.

E, diferente da maioria das redes sociais mais usadas no mundo, ela é focada em produção audiovisual. 

Sendo assim, é ideal para quem pretende fazer um webinar, palestra online ou qualquer tipo de transmissão ao vivo, sem restrição de espectadores.

Como gravar sua palestra para uma conferência online

Todos os dias, milhares de usuários acessam a plataforma e assistem a vídeos. Então, sua live tem uma boa chance de conquistar audiências maiores do que se você utilizasse outra rede social.

Interação em tempo real

Durante a transmissão do seu webinar, o Youtube disponibiliza uma caixa de comentários para os participantes. 

Dessa forma, você pode interagir com seu público, respondendo dúvidas, colhendo feedbacks, tudo em tempo real. 

Esse tipo de opção que a plataforma fornece, é muito bom para aproximar e engajar ainda mais os participantes no assunto que está sendo abordado no seu webinar. Bacana, não é?

Como usar o Youtube Live no celular?

Agora, vamos a um passo a passo completo de como começar a transmitir webinar através do Youtube Live no celular.

PASSO 1

Abra o aplicativo do YouTube e toque sobre o ícone da câmera, no canto superior direito da tela, como está ilustrado a imagem abaixo. Em seguida, selecione “Permitir acesso”. 

live no youtube

Após feito essa etapa, duas opções irão aparecer na sua tela. Clique em ‘’Transmissão ao vivo’’. 

PASSO 2

Se você possui os mil inscritos e deseja continuar a transmissão online pelo seu celular, o YouTube solicitará uma rápida verificação do seu telefone. 

Para isso, toque em “Primeiros passos” e entre com o número do seu celular, digite o código e confirme a autenticidade da sua conta.

youtube live

youtube live como fazer

Feito isso, você pode configurar rapidamente as transmissões, permitindo bate-papo ou até mesmo restrições, promoções e monetização.

Sim, é possível ter um canal monetizado no Youtube e receber por vídeos produzidos e publicados de acordo com a quantidade de visualizações que recebe.

PASSO 3

Lembre-se de adicionar um título à transmissão, o ideal é que seja o tema do assunto que vai ser abordado no seu webinar.

Caso seu webinar seja pago e você já possua uma plataforma para gerenciar as inscrições e vendas dos ingressos, existe a opção de  privar seu webinar para que apenas pessoas com o link possam assisti-lo. 

Em seguida, toque em “Compartilhar” para copiar ou enviar o link da transmissão ao vivo para as suas redes sociais.

Ou, se preferir, pode enviar um email marketing para os inscritos do seu evento avisando que o webinar já está no ar e incluir o link de acesso ao vídeo.

Ebook email marketing para eventos

Último passo 

Quando seu webinar já estiver pronto para começar, toque em “Transmitir ao vivo” para iniciar a live.

E, ao final da sua transmissão, o YouTube mostrará as estatísticas da sua transmissão.

#DicaEven3

Durante a transmissão, é possível fazer algumas configurações rápidas. Como, por exemplo, alterar a câmera do celular e exibir ou ocultar os comentários do bate-papo.

Webinar pago: como gerenciar as inscrições e vendas e transmitir no Youtube Live

Se o seu webinar é pago e você precisa encontrar uma forma de controlar e gerenciar todo o processo de inscrições e vendas de ingressos, o ideal é optar por uma plataforma de eventos que permita integração com o Youtube Live.

Com a Even3, você consegue gerenciar todo o ciclo do seu webinar e fazer a transmissão online usando o Youtube Live. 

Como transmitir o seu webinar online na Even3: o passo a passo completo 

criar eventos even3

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos