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Gamificação em eventos: o que é e como aplicá-la

O uso de gamificação tem se tornado cada vez mais uma tendência em eventos, sejam científicos, corporativos ou acadêmicos.

Se você não conhece, é a técnica de aplicar as estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia para gerar engajamento, entretenimento, despertar sensações, motivar e educar os participantes. 

Dados de gamificação em eventos

Sendo assim, por que não fazer no seu evento de treinamento corporativo, por exemplo? 

Com o planejamento certo, boas estratégias e um toque de competição, você pode aumentar o envolvimento dos seus participantes.

Por isso, neste conteúdo, você vai conferir: 

Como falamos anteriormente, a gamificação é a utilização das estratégias dos games em diferentes contextos, como em uma simples atividade na rotina do trabalho.

No caso dos eventos, as possibilidades são imensas! 

É possível, por exemplo, incluir uma dinâmica em um evento corporativo, na qual a equipe deve responder perguntas sobre a empresa e, ao final, receber prêmios. 

Ou até selecionar alguns participantes de uma atividade e propor jogos em grupo para que eles se conheçam melhor profissionalmente e facilite em um futuro networking

Para começar a colocá-las no seu planejamento, conheça os principais benefícios para guiar as suas estratégias: 

Você já deve estar pensando como isso pode ser interessante e trazer melhores resultados para o seu evento, não é? 

Pois bem, a gamificação pode: 

  • Auxiliar no desenvolvimento da criatividade e da resiliência;
  • Tornar o ambiente mais descontraído;
  • Criar laços entre os participantes;
  • Conquistar patrocinadores e apoiadores;
  • Aumentar o engajamento nas atividades e a produtividade durante o evento. 

Não só isso, lembre-se que a ideia não é ser nada muito complicado, mas um momento lúdico e compatível com o perfil dos seus participantes. 

Isso será muito bom para que eles interajam e se sintam mais soltos durante as atividades. 

Se preocupe com a experiência completa 

Um ponto importante é que é um costume associar a gamificação com o uso de tecnologia.

No entanto, nem sempre usar telefones e computadores é a melhor solução.

Durante os eventos online ou híbridos, essa é uma boa escolha para integrar as pessoas em locais diferentes.

Já quando falamos do presencial, alguns pontos podem atrapalhar esse momento, como a dificuldade de conexão com a internet e até a falta de equipamentos para todos os participantes.

Por isso, é muito importante pensar em outras atividades que vão além dos aparelhos tecnológicos.  

Até porque ela compreende a metodologia de criar desafios envolventes e cumprir objetivos, voltados muito mais para a criatividade e mecânicas instigantes.

Sendo assim, você pode planejar uma dinâmica com o uso de papéis, cartas, tabuleiros e até sem nenhum material, mas com o foco nas próprias pessoas. 

Dessa forma, a gamificação deve ser apenas um complemento para tornar o seu evento ainda mais envolvente. Dessa forma, aposte também em:

  • Bons palestrantes;
  • Uma programação atraente e construtiva;
  • Espaços para trocas e networking; 
  • Ambiente agradável e boa estrutura para eventos presenciais e híbridos;
  • Equipe proativa, atenciosa e alinhada. 

Tudo isso vai contar – e muito! – com a satisfação do seu público.

Tenha cuidado com a captação de leads 

Alguns organizadores ou patrocinadores aproveitam o evento para captar leads

Essa é uma boa estratégia, já que as pessoas deixam as informações antes de participar da dinâmica em troca de algum prêmio no final.

O grande problema é que, depois disso, os leads são encaminhados para os setores responsáveis e adivinha só: alguns inscritos não estão tão interessados no produto! 

Ou seja, a captação é muito interessante, mas, muitas vezes, peca na qualidade. 

Até porque os participantes que estão apenas tentando ganhar um prêmio não serão necessariamente compradores do serviço ou produto oferecido.

Por isso, escolha bem os prêmios 

Em algumas dinâmicas de eventos, os participantes podem juntar os pontos obtidos e trocar por brindes, como descontos para próximas edições, acesso a áreas exclusivas e muito mais. 

Assim, é interessante entender o perfil do seu público e oferecer algo que faça sentido, mas lembrando que esse não é o foco do evento, e sim um complemento da experiência. 

Visto que os participantes não vão a um colóquio por causa do prêmio, mas para ter trocas, aprender mais e desenvolver networking. 

Não seja intrusivo, faça convites 

Ah, nada de obrigar o seu participante a participar, ok? 

Essas ações devem ser opcionais e colaborativas, como um descanso ou um momento descontraído no meio de atividades mais sérias. 

Faça tudo para que ele se sinta bem confortável! 

Tenha regras claras 

Como já falamos, essas atividades devem ser como jogos e, por isso, têm regras bem definidas, com as orientações do percurso e como será definido o ganhador. 

Dessa maneira, para chegar ao prêmio final, você também pode estabelecer: 

  • Um sistema de pontos;
  • Níveis e fases que são alcançados durante o jogo;
  • Distribuição de pequenos prêmios de acordo com as ações dos colaboradores;
  • Desafios em grupos; 
  • E brindes de participação. 

Chegou a hora de escolher os jogos do seu evento! 

Sendo assim, faça questão que este ponto esteja no seu planejamento para que tudo saia da melhor forma possível. 

Veja alguns exemplos: 

1. Teste de conhecimento

O teste de conhecimento funciona da seguinte forma: 

A organização ou o patrocinador deve levantar o tema, pode ser relacionado ou não a algo da sua empresa, e procurar informações relevantes sobre ele. 

Inclusive, se estiver lançando um novo produto, essa pode ser uma boa oportunidade de juntar algumas curiosidades e apresentá-lo ao seu futuro cliente. 

Ao final, o ganhador receberá uma amostra grátis ou um voucher para uma compra.

Assim, o teste de conhecimento provoca uma competição saudável entre os participantes, principalmente, quando há sistema de pontos e recompensa.

Falando nisso, pense bem: em trajetos mais complexos em testes de conhecimento, o participante, provavelmente, terá uma boa bagagem ou interesse na empresa. 

Dessa forma, é uma boa estratégia para conseguir leads mais qualificados.   

2. Jogos online

Se o evento é online ou híbrido, é muito interessante unir as pessoas de diferentes regiões com um único propósito: aproveitar a experiência daquele momento. 

Assim, você pode procurar versões virtuais dos jogos mais tradicionais de tabuleiro, de cartas ou qualquer outro. 

Tenho a certeza que, se der match com o seu público, pode até despertar aquela sensação nostálgica e aumentar o engajamento. 

3. Desafios 

Que tal separar grupos e escolher desafios para cada um? 

A organização pode pensar e estipular estímulos que façam sentido para o evento, como divulgação nas redes sociais ou participação nas atividades.

Tudo vale a pena para engajar e tornar a experiência ainda mais inesquecível! 

4. Sorteios 

Não poderia faltar o bom e velho sorteio, não é?

Para aqueles participantes que ficaram até o final ou que estiveram presentes em mais atividades, você pode sortear brindes ou até boas bonificações, caso o evento seja corporativo. 

E não pense que as estratégias acima só podem ser aplicadas separadas, saia da caixinha e busque unir as melhores para deixar o momento mais descontraído. 

Realize o evento dos seus sonhos 

Seja com gamificação ou não, tenho certeza que você, organizador, deseja proporcionar momentos inesquecíveis no seu evento. 

Por isso, confira gratuitamente tudo o que a Even3 pode proporcionar para você:

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