Você já ouviu falar no método de gamificação para gerar mais engajamento em eventos?
A estratégia tem apresentado resultados bastante positivos em ambientes de trabalho:
Eu sei que esse nome pode parecer estranho, mas provavelmente você já se deparou com a gamificação por aí.
Ela é uma metodologia que visa aplicar elementos de jogos para ensinar, informar e divertir. Quase como uma gincana!
Hoje quase todos os aplicativos digitais usam o método. E ele faz diferença!
No CBIS’24, organizado através da Even3, 90% dos participantes querem gamificação nas próximas edições.
Quer saber como obter esses resultados? No artigo de hoje, vamos te ensinar a usar a gamificação para impulsionar seu evento. Saiba mais:
- O que é gamificação;
- Os benefícios da gamificação;
- Dicas para ajudar na gamificação;
- 5 exemplos de gamificação para eventos.
Como eu disse, a gamificação é a aplicação da metodologia de jogos afim de ensinar, informar e divertir.
Na prática, vários elementos característicos de jogos são usados para atrair e engajar pessoas, promover o aprendizado e motivar ações.
Sendo assim, normalmente a gamificação aplica um sistema com pontuação, ranking, objetivos claros a serem alcançados e recompensas ao completar missões.
No contexto de eventos, essa dinâmica incentiva a participação e interação entre o público.
Além disso, costuma ser usado para fixar conteúdos, fidelizar participantes e muito mais. As possibilidades são diversas e os benefícios também.
Você já deve estar pensando como isso pode ser interessante e trazer melhores resultados para o seu evento, não é?
Pois bem, a gamificação pode:
- Promover o engajamento durante o evento;
- Criar laços entre os participantes;
- Conquistar patrocinadores e apoiadores;
- Impulsionar a divulgação orgânica do evento;
- Aumentar o engajamento nas atividades e a produtividade durante o evento.
Não só isso, lembre-se que a ideia não é ser nada muito complicado, mas um momento lúdico e compatível com o perfil dos seus participantes.
Isso será muito bom para que eles interajam e se sintam mais à vontade durante as atividades.
Se preocupe com a experiência completa
Um ponto importante é que é um costume associar a gamificação com o uso de tecnologia.
No entanto, nem sempre usar telefones e computadores é a melhor solução.
Durante os eventos online ou híbridos, essa é uma boa escolha para integrar as pessoas em locais diferentes.
Mas o presencial pode oferecer outras possibilidades mais simples e fáceis do que o digital.
Por isso, é muito importante pensar em outras atividades que vão além dos aparelhos tecnológicos.
Nesse sentido, vale a pena investir na criatividade e mecânicas instigantes. Isso vai até tornar o seu evento diferente do usual.
Você pode planejar uma dinâmica com o uso de papéis, cartas, tabuleiros e até sem nenhum material, mas com o foco nas próprias pessoas.
Dessa forma, a gamificação vai ser um ótimo complemento para tornar o seu evento ainda mais envolvente.
Além disso, lembre-se também de criar um ambiente que estimule os jogos. Prepare:
- Bons palestrantes;
- Uma programação atraente e construtiva;
- Espaços para trocas e networking;
- Momento para a premiação na programação do evento;
- Equipe proativa, atenciosa e alinhada.
Tudo isso vai contar – e muito! – para satisfazer o seu público.
Trabalhe bem a captação de leads
Alguns organizadores ou patrocinadores aproveitam a gamificação para captar leads.
Essa é uma boa estratégia, já que as pessoas deixam as informações antes de participar da dinâmica em troca de algum prêmio no final.
O grande problema é que, depois disso, os leads precisam ser abordados da maneira correta para gerar interesse no produto.
Então, lembre-se de criar uma campanha de marketing consistente no seu evento e informe ao participante como os dados deles serão usados.
Isso quer dizer que você deve criar e-mails estratégicos, anúncios direcionados e um trabalho a longo prazo para transformar participantes em compradores da sua marca. Ou participantes fieis dos próximos eventos.
Escolha bem os prêmios
Em algumas dinâmicas de eventos, os participantes podem juntar os pontos obtidos e trocar por brindes, como souvenirs, descontos para próximas edições, acesso a áreas exclusivas e muito mais.
Assim, é interessante entender o perfil do seu público e oferecer algo que faça sentido para ele. Lembre-se que o prêmio não é único foco do evento, mas pode ser um complemento que estimula a experiência positiva e a participação.
Afinal, os participantes não vão a um colóquio por causa do prêmio, não é? Mas ele pode estimular trocas entre participantes, aprendizados e networking.
Não seja intrusivo, faça convites
Ah, nada de obrigar o seu participante a participar da gamificação, ok?
Essas ações devem ser opcionais e colaborativas, como um descanso ou um momento descontraído no meio de atividades mais sérias.
Faça tudo para que ele se sinta bem confortável!
Tenha regras claras
Como já falamos, a gamificação deve ser como um jogo. Por isso, tem regras bem definidas, com as orientações do percurso e como o prêmio será obtido.
Dessa maneira, você deve estabelecer:
- Um sistema de pontos;
- Materiais para que o jogo aconteça com igualdade de oportunidades entre todos;
- Edital de regras simples e objetivo;
- Brindes e prêmios.
Chegou a hora de escolher os jogos do seu evento!
Veja alguns exemplos que podem ser inseridos no seu planejamento:
1. Crachás gamificados
Os crachás não precisam ser apenas identificações, sabia? Em alguns casos, eles podem se transformar em um elemento central da gamificação.
Por exemplo, o CBIS’24 (Congresso Brasileiro de Informática em Saúde) usou adesivos colecionáveis nos crachás para engajar os participantes.

Na prática, os participantes do evento ganhavam adesivos ao completarem ações específicas, como assistir a apresentações, interagir nas redes sociais ou visitar estandes de patrocinadores.
Depois, os adesivos eram colados no crachá e, ao final, poderiam ser trocados por pins de metal colecionáveis.
Dessa forma, os pins se tornaram verdadeiros símbolos de envolvimento no evento. Inclusive, incentivaram uma “competição amigável” entre os participantes e a busca por pins especiais.
Essa abordagem transforma o evento em uma experiência imersiva, promove o networking e garante maior engajamento em diversas atividades.
E o melhor: a expectativa pelos crachás e brindes nas próximas edições faz com que os participantes retornem ano após ano.
2.Teste de conhecimento
Outra opção de gamificação bastante comum são os testes.
Imagine uma competição onde os participantes são desafiados a responder perguntas relacionadas ao tema do evento ou à marca organizadora.
Essa dinâmica não apenas estimula uma competição saudável, mas também aumenta o engajamento com o conteúdo apresentado.
Por exemplo, se sua empresa está lançando um novo produto, o teste pode incluir curiosidades e informações sobre ele, despertando interesse e conhecimento no público.
Ainda, pontuações podem ser exibidas em um ranking ao vivo, aumentando a interação.
Por fim, o vencedor pode ganhar brindes exclusivos, como amostras, vouchers ou até mesmo descontos.
Além de engajar, essa estratégia ajuda a captar leads qualificados, já que os participantes mais empenhados tendem a estar mais alinhados com o tema ou a empresa.
3. Jogos online
Se o seu evento é online ou híbrido, considere implementar versões digitais de jogos virtuais populares.
Por exemplo, utilize quizzes interativos, cards ou até desafios colaborativos. Em alguns casos, é interessante investir para criar os próprios jogos do evento, como jogos de tabuleiro ou cartas.
Sendo assim, busque plataformas de gamificação que permitem a criação de jogos que sejam atrativos para o perfil do seu público.
-> Veja também: 7 ferramentas para tornar o seu evento online mais interativo
Dessa maneira, você vai promover a interação entre participantes com uma linguagem já comum ao digital.
Além disso, essa metodologia pode aproximar os participantes e criar comunidades. Isso será essencial para uma experiência positiva em um evento online.
4. Desafios em equipe
Falando em comunidades, fazer desafios em grupos é uma ótima ideia para gerar mais engajamento no seu evento.
Lembre-se que a interação com os pares e o networking criados são elementos fundamentais para garantir que os participantes voltem para as próximas edições.
Inclusive, as vezes seu evento será justamente o ponto de reencontro anual das conexões feitas em edições passadas.
Portanto, aprenda a explorar esse benefício com os desafios em grupo.
Na prática, você pode estimular a colaboração com tarefas específicas para o coletivo e premiações no evento.
Por exemplo, hackathons são as maiores referências nessa metodologia.
Isso porque o formato do evento promove workshops e aulas para, depois, estimular os participantes a formarem grupos e criarem soluções inovadores para problemas apresentados durante o evento.
Além de promover o engajamento, os desafios podem incluir uma dose de competição, com premiações que vão de troféus simbólicos a prêmios tangíveis. O resultado? Um evento dinâmico, interativo e memorável.
5. Sorteios
Finalmente, quem nunca foi para eventos atrás de brindes e sorteios que atire a primeira pedra!
Muitos eventos se tornam referência em oportunidade para conquistar brindes de grandes patrocinadores. Já percebeu isso?
Mas você pode estimular ainda mais o engajamento no seu evento! Por exemplo, é possível vincular o sorteiro à interação no evento. Como sorteios disponíveis para quem visita os estandes dos patrocinadores ou durante apresentações de trabalhos.
No final, além de sortear prêmios, você ainda garante maior adesão às atividades programadas.
Nesses casos, nem os eventos online ficam de fora! A Even3, por exemplo, oferece a funcionalidade de sorteio gratuitamente para qualquer evento na plataforma.
Assim, você pode aproveitar para realizar sorteios quando você quiser durante o evento.
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Realize o evento dos seus sonhos
Agora, que tal começar a proporcionar momentos incríveis no seu evento? É hora de colocar a gamificação em prática! Além de simplificar a gestão completa do seu evento.
Veja como a Even3 pode te ajudar: