Você sabia que o Youtube é um dos 3 aplicativos mais consumidos no Brasil? Nele, um formato ganha cada vez mais espaço: o live streaming.
As lives, como são conhecidas, têm popularizado em diversas redes sociais diferentes devido a experiência interativa que ela proporciona.
-> Veja também: Como fazer uma transmissão online? Conheça as ferramentas
O formato é um dos tipos transmissão online com o maior potencial de engajamento.
De fato, muitas pessoas as buscam para tirar dúvidas, ter contatos mais próximos com os palestrantes etc.
Por isso também os lives streaming costumam ter um amplo alcance, chegando até a atingir audiências globais.
Mas organizá-las é super simples! Tudo o que você precisa saber é:
- O que é streaming?
- Qual é a melhor plataforma de Live Streaming?
- Como funciona o Live Streaming?
- Como fazer um Live Streaming?
Basicamente, o live streaming é um tipo de transmissão online onde o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real.
Além disso, não há necessidade de download do conteúdo para assistí-lo. O próprio nome já deixa isso claro.
Afinal, live significa “ao vivo” em inglês. Enquanto streaming se refere a qualquer mídia transmitida e reproduzida simultaneamente, sem a necessidade de download.
Como é transmitido ao vivo, o live streaming normalmente permite conversas entre os palestrantes e espectadores, quase sempre através de um chat.

Isso faz com que o formato seja mais interativo e promovido por eventos de diferentes segmentos.
O que é streamer?
Agora, se você já ouviu o termo “streamer” provavelmente está próximo do contexto de jogos.
Os live streamings se popularizaram muito com os jogos online e muitas pessoas passaram a utilizar os termos da área.
Basicamente, é chamado de streamer toda pessoa que transmite conteúdo em lives. Em outros contextos, ele também pode ser conhecido como host ou palestrante.
No Brasil, os streamers tornam-se cada vez mais populares por sempre interagirem com o público em tempo real, proporcionando uma experiência mais envolvente.
A melhor plataforma de live streaming vai depender do tipo de conteúdo que você deseja transmitir e do público que quer atingir.
Aqui estão algumas opções:
Even3 Streaming
Plataforma de transmissão online da Even3.
Se desejar, pode ser integrada com outras plataformas de lives streaming e transmitir a live em vários locais simultaneamente.
Por isso, é ideal para transmissões ao vivo que fazem parte da programação de eventos.
-> Saiba mais: Por que o seu evento online fica mais seguro com a Even3 Streaming?
Além disso, no modo de transmissão exclusivo na plataforma, protege a transmissão online da invasão de terceiros e não-inscritos no evento. Assim, é a única plataforma indicada para conteúdos exclusivos.

YouTube Live
Plataforma mais popular de live streaming e fácil de usar.
Permite o acesso às lives através de aplicativo e impulsiona as lives realizadas na plataforma.
Por isso, é ideal para conteúdos abertos que pretendem atingir uma audiência ampla e diversa.
Twitch
Plataforma de streaming que tem como foco principalmente transmissão de jogos e eSports.
Ela oferece ferramentas de interação avançadas, como venda de conteúdo.
Portanto, é indicada para atingir o público de gamers e comunidades de nicho.
Facebook Live
Semelhante ao Youtube Live, o Facebook também permite a criação de lives em uma rede social de amplo alcance.
No entanto, aqui o live streaming tende a engajar mais com as pessoas que já seguem a sua página.
Portanto, é indicado para eventos que buscam fortalecer a sua comunidade, como lançamento de produtos, webinars, pré-eventos etc.
Instagram Live
Muito parecido com o Facebook Live, o Instagram também é outra plataforma utilizada para eventos de fortalecimento de comunidade.
Ele é focado em conteúdo de curta duração e altamente interativo.
Zoom e Microsoft Teams
Plataformas de transmissão ao vivo fechadas, permitem a criação de salas privadas.
-> Leia mais: Como transmitir um evento online usando o Zoom Meetings
Neles há ainda mais interação porque o público pode participar ativamente, se forem permitidos.
Por isso, são usados principalmente para cursos fechados, eventos corporativos, webinars e reuniões virtuais.
Como eu te disse, o live streaming é uma forma de transmitir um arquivo em vídeo e áudio em tempo real e pela internet, sem necessidade de download.
Ele funciona com os seguintes equipamentos:
- Dispositivo de captura: você vai precisar de uma câmera ou webcam para coletar áudio e vídeo;
- Dispositivo de áudio: Se quiser, você pode melhorar a captura do seu áudio com microfones especializados;
- Internet: A maioria das lives vai exigir mais da sua internet. É recomendado que o computador esteja diretamente conectado ao cabo;
- Codificação: Na maioria das lives, um estúdio virtual, como o Streamyard ou o OBS Studio, será necessário para capturar seu vídeo e áudio e enviá-los para uma plataforma de transmissão online;
- Transmissão: Os dados codificados são enviados para um servidor de streaming ou são transmitidos diretamente no servidor, como é o caso do Instagram Live.
1. Priorize a sua persona
Antes de iniciar sua live, é fundamental entender quem é sua audiência.
Por isso, é necessário criar uma persona.
Ela é a representação ideal do seu público-alvo, e essa definição irá guiar a escolha da plataforma mais adequada.
Por exemplo, se você pretende atingir um público mais jovem e engajado em redes sociais, plataformas como Instagram Live ou Twitch podem ser mais eficazes.
Para conteúdo corporativo, Zoom ou Even3 Streaming podem ser melhores.
2. Escolha a plataforma
Depois de definir sua persona, selecione a plataforma que melhor se alinha com suas necessidades.
Como dissemos, cada plataforma vai ter particularidades específicas que devem atender as demandas da sua transmissão.
3. Prepare o equipamento
A qualidade da sua transmissão depende diretamente dos equipamentos que você utiliza.
Invista em uma câmera de boa qualidade para garantir uma imagem nítida e em um microfone que capture áudio claro e sem ruídos.
Além disso, não se esqueça de verificar a conexão à internet, pois uma conexão instável pode comprometer toda a experiência.
Por fim, a maioria das plataformas de streaming necessitam de um estúdio virtual para codificar a transmissão, como o Even3 Streaming, o Youtube, a Twitch, entre outros.
Portanto, verifique opções como o Streamyard e o OBS Studio para transmitir suas lives, editá-las, criar layouts e muito mais.
-> Saiba mais: Como usar o OBS Studio para fazer lives?
4. Planeje o conteúdo com antecedência
O planejamento é crucial para o sucesso de qualquer live streaming.
Sendo assim, defina claramente o tema, os pontos principais que serão abordados e a duração da transmissão.
Além disso, considere incluir momentos de interação com o público para aumentar o engajamento.
5. Configurações técnicas
Deixe tudo pronto para o grande dia! Configure seu estúdio virtual e as ferramentas da plataforma de streaming escolhida.
Isso inclui adicionar imagens, inserir materiais de apoio, editar o layout e explorar o que seu estúdio virtual pode te oferecer.
6. Realize testes
Realize um teste para garantir que tudo está funcionando corretamente.
Teste o áudio, o vídeo e a estabilidade da conexão com a internet. Se necessário, realize um treinamento com palestrantes e equipe também.
Assim, você vai corrigir problemas antes da transmissão ao vivo pode prevenir problemas.
7. Comece a transmissão
Inicie sua live e esteja preparado para interagir com seu público em tempo real.
Então, responda perguntas, leia comentários e mencione os participantes que interagem no bate-papo. Tudo isso vai te fazer criar uma conexão mais forte com sua audiência.
Além disso, utilize chamadas à ação (CTAs) para manter o público envolvido. Peça para que compartilhem a live, participem de enquetes ou deixem comentários.
8. Monitore os dados
Finalmente sua live terminou, agora é hora de analisar seus dados.
Com informações de visualizações, interações e perfil do público, você pode melhorar futuras transmissões.
Além disso, é interessante enviar formulários de avaliação pós-evento também.
Essas ações podem ser feitas facilmente com o auxílio de uma plataforma de streaming como a Even3.

Também é possível coletar inscrições, vender ingressos, proteger suas transmissões e muito mais com a plataforma.
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