Você já percebeu o quanto a educação cresceu no digital? Este é o cenário ideal para saber como vender cursos online e aumentar os seus lucros!
De acordo com dados do Censo da Educação Superior, o número de alunos em cursos online tem crescido gradativamente.
A pesquisa revelou que, em 2020, houve uma alta de 26% de ingressantes em cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) em relação a 2019.
Pelo visto, não dá mais para pensar em educação sem os queridos cursos online.
Mas quer saber como começar nessa área? Hoje vou te ensinar tudo sobre:
- Por que vender cursos online?
- Quem pode vender cursos online?
- Como vender cursos online em 4 passos;
- 3 plataformas para vender cursos online.
Como eu te disse, os cursos online têm crescido muito nos últimos anos por serem atrativos.
Entre as suas principais vantagens estão:
- Aprendizado rápido e prático;
- Certificados para os participantes;
- Oportunidade de especialização profissional e aprimoramento do currículo;
- Maior alcance de pessoas;
- Flexibilidade de horário;
- Baixo custo de investimento, se comparado ao presencial.
Assim, dá para perceber que cursos online podem ser uma opção promissora para profissionais da educação, não é?
Mas não apenas eles! Muitos profissionais especialistas têm apostado em cursos online para ensinar e realizar consultorias.
Com tantas opções de ensino, os cursos online têm tomado várias áreas.
As pessoas que os produzem são conhecidas como produtores de conteúdo e vão de professores de formação a especialistas que decidiram seguir também a carreira de ensino.
Por isso, o curso online pode ser ministrado por qualquer pessoa que tem o que ensinar a outros, sejam experiências profissionais ou pessoais.
No entanto, você deve ter cuidado com o conteúdo. Afinal, ele é o seu produto.
E não queremos a fama de ser um produtor de conteúdo falso ou enganoso, não é? Também queremos evitá-los em nosso caminho.
Por isso, é ideal que para ministrar seu próprio curso online, você tenha:
- Credenciais, como experiência, atuação na área ou formação acadêmica;
- Didática;
- Equipamentos para gravação de uma imagem visível e um bom áudio.
1. Escolha seu segmento de atuação
Primeiramente, seu curso online deve partir das suas experiências e daquilo que você pode ensinar. Isso vai definir o segmento em que vai atuar.
Mas vale a pena pensar no que é mais buscado e pode ser mais lucrativo para você.
Por exemplo, você pode ser um professor ou professora de português e estar pronto para dar cursos de gramática, no entanto, as pessoas procuram mais por cursos de redação.
Assim, se seu objetivo for atrair um grande público, você pode fazer adaptações e focar no conteúdo mais buscado.
Então, você vai precisar conhecer o seu público e saber o que ele procura.
Para tanto, você pode:
Analisar as pesquisas do Google
Separe os principais temas que você pode ministrar em cursos e verifique quais deles são mais buscados no Google.
Para isso, você vai precisar utilizar ferramentas de busca de palavras-chave, como o SemRush, Keywordtool.io, Ubbersuggest ou Google Trends.
Isso pode indicar que há mais pessoas interessadas na área, mas não garante que é exatamente o público que você procura.
Tenha em mente que quanto maior for o número de pessoas buscando por aquele conteúdo, mais amplo será seu público, o que pode não ser o objetivo de alguns produtores de conteúdo.
Analise a concorrência
Veja o que profissionais da mesma área de atuação estão fazendo e analise os resultados.
Lembre-se de observar se o público é o mesmo que você deseja atingir, se há retorno ou até mesmo se falta algum conteúdo que você pode explorar.
Ao explorar conteúdos específicos, você pode atingir um nicho de mercado que ainda não foi atendido, mas terá um público-alvo bem menor do que os temas mais pesquisados.
Por exemplo, utilizando o caso acima, você poderia desenvolver um curso de redação para o Enem ou até Português Instrumental para determinado concurso público.
2. Conheça seu público-alvo
Falando em público, este é um ponto central para que você escolha o melhor segmento para o seu curso.
Descobrir quem é o seu público ideal vai direcionar o seu segmento de atuação, a forma como você vai se comunicar, onde vai divulgar o curso e muito mais.
Para isto, você precisa realizar pesquisas, observar a concorrência e o mercado para definir um perfil de público ideal.
Pense nas características que os fazem únicos, como idade, faixa salarial, gênero, demografia, interesses…
-> Saiba mais: conheça seu público através da persona
Quanto mais específico estiver o seu perfil, mais bem sucedida será sua comunicação com o participante.
Ainda, ao iniciar o curso, você pode fazer pesquisas de público e entender melhor quem se interessa pelo seu conteúdo.
3. Crie seu plano de aulas
Agora que você já sabe o que seu público precisa, criar um plano de aulas é essencial.
Ele vai te ajudar a seguir a aula de forma objetiva, tocando em todos os pontos necessários para o aprendizado.
Além disso, pode ser compartilhado com os estudantes para que eles saibam tudo que será abordado no curso.
Sendo assim, um plano de aula deve conter:
- Tema;
- Objetivos;
- Conteúdo;
- Metodologia;
- Cronograma;
- Recursos;
- Forma de avaliação.
Lembre-se: um plano de aula bem estruturado vai dar valor ao seu curso.
Então, tente mostrar seus diferenciais, os temas que serão abordados, como você vai ensinar e, principalmente, em quantas aulas tudo isso vai acontecer.
Afinal, as horas de estudo em um curso são um dos maiores atrativos para quem busca certificados.
5. É hora de produzir o conteúdo
Finalmente, é hora de produzir o conteúdo! Nesse momento, você vai precisar de alguns suportes, como:
Roteiro
Para ajudar nesta etapa, muita gente prefere criar roteiros baseados no plano de aula.
Eles podem ter diversos formatos, mas basicamente contém o texto que será falado no vídeo.
Então, o roteiro é um suporte para que você não esqueça conteúdos ou erre suas falas.
Também, ele ajuda a organizar o conteúdo da maneira mais didática e atrativa.
Equipamentos necessários
Gravar vídeo aulas é relativamente simples porque você só vai precisar de uma câmera e um microfone.
Nesse caso, não há necessidade de ter um equipamento profissional. O importante é possibilitar a visualização e escuta com qualidade para o aprendizado.
Em alguns casos, os professores optam também por fazer edições no vídeo, mas não é obrigatório.
Dicas para produzir um bom conteúdo
- Posicione a câmera na altura dos seus olhos e de frente para você, essa é a posição que concentra a atenção no professor;
- Prefira gravar em um local iluminado e não fique contra a luz;
- Crie um cenário atrativo, isso ajuda a se conectar com os alunos;
- Tome cuidado para não captar ruídos, como soprar no microfone ou estar em um ambiente com muito vento.
Udemy
A Udemy é uma plataforma de cursos online presente em vários países e já consolidada no mercado.
Por isso, ela possui cursos em diversos idiomas e muitos estudantes a vêem como referência para estudar online, sempre buscando cursos inovadores por lá.
Um dos pontos positivos da plataforma é que ela realiza ações de marketing para impulsionar os cursos. No entanto, ela cobra por isso!
Embora seja gratuito hospedar um curso na Udemy, as taxas cobradas por cada compra realizada na plataforma podem variar de 3% a 75%.
Mesmo assim, a Udemy apresenta formas de pagamentos seguras e válidas internacionalmente.
Hotmart
A Hotmart é outra plataforma famosa no mercado, talvez uma das mais conhecidas.
Embora seja referência na área de cursos online, a Hotmart cria soluções para produtos digitais, contendo espaço até para vender e-books.
Por isso, para vender seu curso aqui você vai ter que investir em marketing para se destacar e não passar despercebido em meio a muitas possibilidades.
Contudo, um dos principais pontos fortes da Hotmart é que ela possui um Programa de Afiliados onde outras pessoas podem divulgar seu curso e ganhar parte das vendas.
Mas lembre-se que a plataforma também terá sua parcela, uma vez que cobra taxas de 9,9% a 20% sobre cada compra.
Even3
Por fim, a Even3 é uma plataforma de gestão de eventos brasileira que tem atingido alcance mundial.
A plataforma é bem completa e vai além do que apenas hospedar um curso, já que ela oferece serviços essenciais para automatizar as principais etapas do evento.
Por exemplo, por lá você pode utilizar soluções diversas para vender ingressos, comunicar-se com seus alunos, confeccionar e enviar certificados com facilidade e muito mais.
Aliás, um dos pontos fortes da plataforma é a automatização da criação e envio de certificados. Tudo pode ser feito com apenas um clique!
Além disso, a Even3 é uma das poucas ferramentas gratuitas para cursos que não cobram inscrição.
No caso de cursos pagos, a plataforma tem uma das menores taxas do mercado: sempre será apenas 10% do valor de qualquer venda na plataforma.
Então, que tal começar a criar seu curso agora mesmo? Aproveite gratuitamente: