O que é persona?: imagem de destaque

O que é persona e por que isso importa para o seu evento?

Do planejamento à divulgação do evento, a persona está sempre presente!

Você pode até chamá-la de público-alvo, mas é bem diferente disso. E o melhor, ela é super importante para o seu evento como um todo.

Isso porque ela vai te ajudar a determinar quais são as melhores estratégias para atrair seus participantes, quais são as prioridades deles e os problemas que você pode ajudá-los a resolver.

Ainda, é a partir da persona que você vai definir toda a estratégia de marketing do seu evento: do tipo de notificação enviada ao participante aos posts nas redes sociais.

Sim, a persona, essencialmente, é um conceito de marketing, mas ela serve para muitos propósitos dentro de um evento. Vou te explicar tudo sobre eles:

A persona é uma representação semifictícia de um cliente ideal.

Isto é, é um personagem construído, porém com dados reais obtidos através de pesquisas de público.

Mas não são características gerais como idade, gênero e dados demográficos, tá? Esses dados generalistas traçam um perfil de público-alvo, ou seja, algo mais amplo.

No caso das personas, o objetivo é criar um perfil comportamental que representa o seu público, com vontades e dores, de uma forma pessoal.

Assim, a persona normalmente tem nome, desejos, vontades, dificuldades, hábitos de consumo e preferências específicas.

Contudo, como alguns eventos atingem públicos bem distintos, é comum que tenham mais de uma persona para representá-los.

Com isto, fica mais fácil descobrir qual é a rede social que é mais acessada e, assim, investir mais em comunicação naquele canal.

Ainda, com uma personalidade bem definida para a persona, você pode entender qual é a melhor forma de se comunicar com ela, quais os melhores dias e horários para o seu evento e muito mais.

Portanto, definir personas não deve ser uma tarefa de achismo, mas de pesquisa profunda do seu público-alvo.

Persona x público-alvo

Tabela de diferença entre persona e público-alvo

Se você ainda não acha que precisa de um perfil de cliente, imagine-se vendendo em uma feira.

Ora, uma feira é frequentada por muitas pessoas diferentes, algumas interessadas no seu produto, outras não.

Então, para chamar atenção do grupo interessado, primeiro você precisa conhecê-lo.

Depois, é hora de se destacar na multidão de vendedores e utilizar o que você sabe que chama a atenção dele.

Essa é a forma como a persona funciona.

-> Veja também: Design para eventos: saiba como chamar a atenção dos seus participantes

Sendo uma persona ou várias, ela direciona sua estratégia para atingir as pessoas certas com a comunicação ideal.

Na prática do evento, ela está presente na tomada de decisões importantes, pois representa o público do seu evento.

Então, toda decisão que será tomada para impactá-lo passa pela persona, como a escolha do local, horário, tema, palestrantes, experiência, divulgação etc.

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Principais benefícios de definir uma persona para o seu evento

  • Comunicação mais assertiva;
  • Aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo;
  • Determinar tipos de conteúdos ideais para o Marketing de Conteúdo;
  • Guiar sua estratégia de marketing digital;
  • Definir as redes sociais certas para atuar;
  • Apoio à equipe de vendas;
  • Conhecer o que influencia a decisão de compra dos seus participantes.

-> Saiba mais: Venda consultiva: conheça essa estratégia para aumentar os lucros

Para começar, você vai precisar de dados!

Então, você pode apostar em:

Análise de eventos similares

Não sinta vergonha de perguntar aos eventos do mesmo nicho!

O benchmark, isto é, a análise para ver o que outros eventos do mesmo nicho estão fazendo, é uma prática muito comum no mercado.

Assim, você aprende boas práticas, vê o que está funcionando bem e ganha insights sobre o que pode melhorar.

Portanto, não hesite em pesquisar outros eventos, participar deles, conversar com organizadores e até identificar seus concorrentes.

 

Dessa maneira, você conseguirá ter uma imersão grande na área e observar os tipos de participantes mais comuns, bem como a forma como interagem com o evento, elogios e reclamações. Lembre-se de anotar tudo!

Acompanhamento dos dados de eventos antigos

Se seu evento teve uma edição anterior, os dados coletados podem te dar insights sobre a persona.

Para construir um perfil mais detalhado com hábitos e comportamentos você pode olhar:

  • Padrões nos dados informados no formulário de inscrição;
  • Dados das redes sociais, como os insights do Instagram;
  • Informações de acesso ao site do evento pelo Google Analytics, como preferência por mobile ou desktop.

Feedbacks

Antes de ter clientes ideais, você vai precisar fazer pesquisas para encontrá-los. Sendo assim, uma das principais formas é escutar os feedbacks.

Em eventos, é comum que os feedbacks sejam realizados por meio do Net Promoter Score (NPS) ou pesquisas de satisfação ao fim de cada etapa.

 

Essas pesquisas costumam ser rápidas e pedir uma nota para a probabilidade de indicar o evento a um amigo ou familiar.

Exemplo de NPS na Even3

Logo, você conseguirá ver quem amou o seu evento e quem odiou. Ambos terão algo a te falar.

Portanto, experimente perguntar mais coisas para essas pessoas: o que elas amaram no evento, o que poderia ser melhor e até mesmo perguntas mais pessoais para que você conheça os perfis que se atraem pelo seu evento.

Entrevistas com participantes

Finalmente, deu para perceber que pesquisas são essenciais para a construção da persona, não é?

Se você ainda não tem participantes, para conhecê-los você terá que entrevistar seu público alvo e ter os eventos semelhantes como base.

Mas não se preocupe se as primeiras edições do seu evento não tiverem uma persona tão bem definida, isso faz parte do começo!

No entanto, uma vez em contato com participantes ideais, este é o cenário perfeito para definir ou otimizar a sua persona.

Por isso que os eventos recorrentes têm tudo para se tornarem um sucesso, afinal, quanto mais edições seu evento tiver, mais dados você terá!

Enfim, ao entrevistar seus participantes, deixe explícito que deseja conhecê-los melhor, separe perguntas estratégicas e tente entrevistar um número legal de pessoas.

#DicaEven3: Tente seguir as entrevistas até que se encontre padrões. Quando eles começarem a repetir muito, você saberá que encontrou características da sua persona.

Contudo, lembre-se: ao tratar com dados pessoais, peça permissão aos entrevistados, informe onde esses dados serão armazenados e como serão utilizados, seguindo as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados.

formulário de pesquisa de público

Embora muitas pessoas saibam que é necessário fazer uma pesquisa, poucas realmente sabem conduzi-la bem.

Portanto, é importante que você:

Como fazer entrevistas de pesquisa de persona?

Ainda, se preferir, você pode utilizar formulários online para realizar as pesquisas, como o Google Forms, Typeform ou Survey Monkey (pago).

Principais perguntas para fazer em uma pesquisa de persona:

Para criar um perfil mais próximo da realidade, é ideal que você separe suas perguntas em 5 etapas. São elas:

1. Demográfica

Aqui é hora de coletar as informações mais gerais, aquelas que, possivelmente, você já tem noção devid

o ao público-alvo.

  • Gênero?
  • Idade?
  • Cidade local?
  • Escolaridade?
  • Ocupação?

2. Pessoal/Profissional

  • Rotina?
  • Principais responsabilidades?
  • Objetivos e obstáculos para atingi-los;
  • Obrigações no trabalho/estudos e maiores desafios.

3. Conteúdo

  • Redes sociais que usa;
  • Como se informa;
  • Como aprende coisas novas;
  • Assuntos de interesse;
  1. Hábitos de compra
  • Marcas mais usadas;
  • Como se informa sobre os produtos e onde compra;
  • Quais redes sociais são usadas para interagir com as marcas?

5. Relação com o evento

  • O que te levou a procurar o evento?
  • Como o evento te ajuda a solucionar seus desafios?
  • Qual é a maior qualidade e o pior defeito do evento?

Por fim, certamente você encontrará padrões e semelhanças que devem ser usados para definir a sua persona.

Com os resultados em mãos, transforme os seus dados em uma história. Conte uma narrativa sobre a sua persona a ponto de qualquer pessoa conhecê-la muito bem.

Afinal, toda a sua equipe deve estar por dentro de quem ela é.

Exemplo de persona para eventos acadêmicos

Maria

Maria tem 19 anos, solteira, mora com os pais e acabou de entrar no curso de biomedicina numa faculdade pública.

Como caloura, Maria tem aprendido a administrar seu tempo entre estudos, estágio e vida social.

Está sempre correndo, conectada às redes sociais, principalmente TikTok e Twitter, e interagindo com muitas pessoas.

Tem muitas dúvidas sobre a carreira e a área que deve seguir, por isso, busca eventos que a direcionem e a inclua na vida acadêmica.

Ela tem contato com os eventos através da própria faculdade, nos corredores, portais online e redes sociais.

Para ela, um evento deve ser introdutório, mas também apresentar novidades, oportunidades acadêmicas e promover networking.

 

Rafael

Rafael tem 45 anos, é casado, pai de dois filhos e um cachorro. Para ele, a família é sua prioridade e para dar estabilidade a todos, ele busca ser o melhor no trabalho.

Ele é gerente na empresa onde trabalha, gerencia um grupo de 20 pessoas e busca estar sempre atualizado das tendências do mercado.

Seu maior desafio hoje é encontrar tempo para se especializar, priorizar a família e desenvolver as atividades do setor.

Um evento ou treinamento pode ser ideal para ajudá-lo, mas será necessário ter horários flexíveis, talvez conteúdo gravado e a comunicação deve ser curta e objetiva, uma vez que Rafael não tem muito tempo extra.

 

Finalmente, você já pode colocar a sua estratégia de marketing em prática. Então, que tal ficar por dentro dos próximos passos?

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