dicionário de eventos online

Dicionário dos Eventos Online: as principais expressões do meio

“Vocês estão me escutando?”. Quantas vezes você ouviu uma frase semelhante à essa no último mês? E no último ano? Aposto que muitas!

Com as reuniões online e os eventos digitais, verificar a conexão se tornou muito comum. Fora essa expressão, existem várias outras que são bem características do meio online.

Por isso, elaboramos o Dicionário dos Eventos Online: o guia definitivo para quem participa e promove eventos. Dessa forma, você ficará sempre por dentro dos termos mais utilizados por organizadores, palestrantes e participantes de eventos online.

Vamos lá?

Baixar e-book: Como tornar o seu evento online lucrativo

Dicionário de eventos online: a lista das expressões mais utilizadas

Bugou

“Bugou” é frequentemente utilizada por equipes que trabalham com o desenvolvimento de produtos, softwares e plataformas. Ela deriva da palavra inglês “bug”, que significa um erro no software, como travou, apresentou algum problema ou não saiu conforme o esperado.

Assim como bugou, você pode ouvir que “deu bug” na apresentação ou que ela “ficou bugada”.

Call

Call é uma palavra em inglês que significa ligar. No ambiente digital, é comum utilizar a expressão “call” para marcar reuniões por videoconferência, como no Google Meet ou no Zoom, ou ainda por telefone.

Se alguém quiser marcar uma call com você, agora você já sabe! A pessoa deseja marcar uma chamada, uma reunião virtual.

Compartilhar a tela

Compartilhar a tela, espelhar a tela ou “share screen” se refere à funcionalidade muito comum em videoconferências e que também pode ser executada durante a gravação dos eventos de mostrar aos demais usuários aquilo que você vê na tela do seu notebook.

No Google Meet, a funcionalidade é conhecida como “Apresentar Agora”

compartilhar a tela dicionário de eventos online

Conteúdo sob demanda ou “on demand”

Estratégia utilizada pelos organizadores de eventos para aumentar as inscrições e tornar, assim, o evento mais lucrativo. Consiste em deixar o conteúdo do evento disponível por mais tempo para os participantes, para que eles possam revê-los ou assistir no horário que lhes for mais conveniente.

Evento híbrido

É o evento que conta com atividades presenciais e também virtuais, sendo, portanto, híbrido.

Facebook Live

Ferramenta de transmissão ao vivo do Facebook.

Instagram

Rede social em que é possível transmitir conteúdos ao vivo, no estilo live. No entanto, é uma rede social mais informal e de difícil controle de presença dos participantes.

Invite

Invite é outra palavrinha muito usada do inglês e significa convite. No universo digital, é comum você enviar “invites” para marcar reuniões ou sincronizar a data do evento com a agenda do participante.

Google Meet

Ferramenta de videoconferência da Google.

Integrações

A possibilidade de um evento virtual compartilhar informações com diferentes plataformas.

Exemplo: Na Even3, você consegue integrar os dados coletados nas inscrições do evento à ferramenta RD Station.

Moderador

É a pessoa responsável por selecionar as perguntas feitas pelo público para que os participantes possam respondê-las ou, ainda, responsável por conduzir os temas de uma atividade, como uma mesa-redonda.

O moderador pode controlar o tempo de apresentação de um trabalho, apresentar palestrantes e promover dinâmicas como jogos de perguntas e respostas.

OBS Studio

Programa de transmissão ao vivo e de gravação gratuito em que é possível criar layouts.

Q&A

Atividade interativa promovida durante os eventos online de “Questions and Answers”, ou seja, “Perguntas e Respostas”. É uma forma de deixar o evento virtual mais dinâmico.

Veja como funciona a seção de Perguntas na transmissão online da Even3:

perguntas e respostas

Simulive

Simulive significa a junção de duas palavras do inglês: simulated + live. Traduzindo, “simulação + ao vivo”. É um tipo de transmissão que realmente tem o propósito de simular um ao vivo.

O conteúdo é gravado com antecedência e é transmitido como se estivesse sendo gravado naquele momento, ou seja, ao vivo. Então, se o participante chegar atrasado no simulive, ele não terá como “reiniciar” o vídeo e irá perder parte do conteúdo.

Streaming

É um tipo de mídia ou tecnologia em que é possível consumir conteúdos sem precisar baixá-los.

O termo “streaming” é utilizado tanto para serviços de filmes e músicas, como Netflix e Amazon Prime, como também no universo dos eventos online, no que diz respeito às transmissões, como a Even3 Streaming.

Streamyard

Ferramenta Web desenvolvida para realizar transmissões ao vivo através de um navegador. Com o Streamyard, é possível projetar a transmissão do evento online em mais de uma rede social ao mesmo tempo, além de criar layouts mais criativos para a transmissão.

Transmissão gravada

A transmissão gravada é aquela em que a gravação do conteúdo é feita de forma prévia, isto é, antes da transmissão do evento.

Por ser gravado com antecedência, o conteúdo do evento pode ser editado e o organizador tem a opção de corrigir possíveis erros, adicionar vinhetas e logos de palestrantes, etc.

Transmissão pré-gravada

É como também é conhecida a transmissão gravada. A transmissão pré-gravada consiste na gravação antecipada das palestras ou dos conteúdos de um evento online. A gravação e transmissão do conteúdo não acontecem simultaneamente.

Isso possibilita que o organizador e o palestrante tenham mais tempo para planejar e editar o conteúdo.

Transmissão ao vivo

Na transmissão ao vivo, gravação e transmissão ocorrem simultaneamente. São as famosas lives do Instagram e “ao vivos” do Youtube.

Videoconferência

A videoconferência funciona como uma sala de aula virtual. Nela, pessoas situadas em locais diferentes estarão reunidas em um ambiente virtual, podendo ou não habilitar o microfone e a câmera do notebook ou do celular.

Só é possível participar da videoconferência quem estiver dentro da sala virtual. O acesso pode ser liberado através de links ou senhas, dependendo da ferramenta de videoconferência utilizada.

Dos tipos de eventos online, é um dos formatos mais fáceis de organizar!

Videoconferência RNP

Ferramenta de videoconferência, ou seja, de áudio e vídeo, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Muito utilizada por universidades públicas e privadas.

Videochamada

A videochamada se assemelha à videoconferência. No entanto, é menos formal. Geralmente, você faz videochamadas para tirar dúvidas, conversar com amigos e reunir familiares.

Nos eventos online, os organizadores também ofertam as videochamadas, no estilo mentoria, com palestrantes como bônus e itens adicionais.

Webinar

O webinar consiste em uma aula, seminário ou conferência online que é transmitida para um público-alvo específico no formato de vídeo.

Ele pode acontecer tanto a partir da disponibilização de conteúdos gravados como também pode ser transmitido ao vivo.

Zoom

Ferramenta de videoconferências.

Quer saber mais detalhes sobre a organização de eventos online no Brasil em 2021? Baixe gratuitamente o 1º Benchmark de Eventos Online do Brasil e tenha acesso aos dados mais valiosos do mercado!

Benchmark Eventos Online

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos