dicas para estudar online

Estudar online: 8 dicas para render mais nos estudos

Estudar online está virando um hábito cada vez mais comum. Embora ofereça muita comodidade ao aluno, os estudos online também enfrentam alguns desafios.

Com as aulas online, é possível estudar do quarto, da sala, do jardim ou até mesmo da biblioteca. E, de fato, escolher o ambiente em que você se sente mais confortável é uma grande vantagem.

Mas, mesmo os ambientes mais confortáveis do planeta têm distrações. Buzinas, conversas alheias, animais de estimação e até a sua própria cama, quentinha e convidativa são alguns exemplos.

Existem boas práticas que ajudam a combater, ou pelo menos reduzir, as distrações e que contribuem de forma significativa para o rendimento do aluno(a).

Um bom planejamento e o estabelecimento de metas e de horários de estudo, por exemplo, são táticas que facilitam a aprendizagem.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a ter um melhor rendimento nas aulas online de cursos, colégio, faculdade e eventos.

8 dicas para render mais nos estudos online

1. Estipule um horário diário

O primeiro passo é organizar (ou criar) uma rotina de estudos. Para isso, recomendamos criar um cronograma.

Nele, estipule quantas horas diárias você terá de aula e quanto tempo poderá se dedicar à realização de atividades e ao estudo do conteúdo visto em classe.

Seja pela manhã, tarde ou durante a noite. É preciso encontrar o horário que mais funciona para você. E não deixe de comunicá-lo aos pais, cônjuge e/ou namorado(a).

Quando você estipula o seu horário e deixa bem claro para você e para as pessoas a sua volta, fica mais fácil de compreender que naquele intervalo de tempo você estará dedicado apenas ao seu estudo.

Não há uma regra quanto a esse ponto.

Determine sempre uma carga horária que você sabe que poderá cumprir, nada de estabelecer metas gigantescas e impossíveis de serem alcançadas. Não puxe demais por você É preciso ter equilíbrio.

Depois de muitas horas de estudo (ainda mais se forem contínuas), o nosso cérebro passa a não absorver tão bem as informações. Algo entre 3 e 4 horas pode ser um bom tempo para desenvolver o conhecimento e aplicá-lo em atividades.

Mas não é uma regra, escolha sempre o que te deixar mais confortável.

2. Trace metas

Metas são muito importantes pois nos ajudam a ter um objetivo claro. Elas são ótimas aliadas também nos estudos.

Nesse caso, você pode traçar metas de leitura, de exercícios e para conclusão das atividades.

Por exemplo, imagine que o seu objetivo final seja finalizar um curso com 6 unidades de ensino, onde cada uma possui 5 tópicos de assunto diferente.

–> Confira: 55 cursos online e gratuitos para aprimorar o currículo. 

Você pode traçar a meta de leitura de 1 tópico por dia e, ao final da semana, ter finalizado uma unidade. Seguindo assim, ao final da sexta semana, terá alcançado o seu objetivo.

Uma ótima ferramenta para te ajudar a acompanhar o desenvolvimento é a Planilha do Excel. Lá você inserir todas as metas e ir marcando à medida que for finalizando-as.

Além disso, você pode utilizar de aplicativos de organização, como Asana, ou mesmo criar o seu próprio modelo num caderno.

3. Desligue as notificações

O seu celular pode ser um herói mas também um grande vilão na hora de estudar.

Com apenas alguns cliques, você pode ter todas as informações necessárias, consultar livros, enciclopédias, fóruns. Tudo bem na palma da sua mão.

Mas, com a mesma facilidade que se acessa os mecanismos de pesquisa, também pode-se acessar redes sociais, que enviam dezenas de notificações durante todo o dia. Atualizações de status, publicações, novos seguidores.

E como se manter concentrado se a cada minuto algo novo acontece e somos avisados instantaneamente?

Bom, uma prática a seguir é: sempre que estiver no seu momento de estudos, desligue as notificações do seu celular. Você pode colocá-lo em modo avião, ou também guardá-lo em uma gaveta.

Caso decida permanecer com ele por perto, só o utilize em emergências.

Dessa forma, você não será atrapalhado sempre que algo novo acontecer nas redes sociais. E durante o intervalo ou ao final do seu horário, você poderá ficar por dentro de tudo que foi publicado nas últimas horas.

4. Local adequado

A busca pelo local adequado não precisa ser difícil.

Busque por algum lugar que você consiga se concentrar e ficar confortável, distante de distrações como: televisões ligadas, conversas paralelas ou qualquer tipo de ruído que possa tirar sua atenção.

Mesas de estudos são boas companheiras, confortáveis e ótimas para organizar o material. Mas se não tiver uma mesa específica, procure um lugar que não prejudique a sua postura.

Estudar na cama pode ser muito tentador pelo conforto, mas faça o possível para manter a coluna alinhada e evite estudar deitado, assim você pode acabar caindo no sono (é tão frequente…).

Um lugar inadequado e a postura incorreta podem acabar te prejudicando no futuro, com dores nas costas ou no pescoço.

5. Anotações

Uma das formas de aprender algo é escrevendo, fazendo resumos sobre o assunto, mapas mentais e revisar, sempre que possível.

Quando escrevemos, sintetizamos o assunto e criamos um resumo em poucas palavras a respeito do que foi dito, comprimindo toda a informação que foi repassada durante o curso ou aula.

Para isso, você pode criar resumos elaborados, escrever num quadro ou utilizar post-its. O importante é sempre realizar anotações de pontos chaves, utilizando a forma que você mais se identifica.

Talvez os tópicos que julgou ser mais interessantes ou informações extras que coletou sobre o assunto. Você também pode anotar insights que lhe ocorreram durante a elaboração de alguma atividade.

Anotar é maravilhoso. E você já economiza tempo e trabalhos futuros, pois terá seu próprio material para consulta e revisões e poderá ajudar seus colegas, caso deseje.

Ensinar é sempre uma boa maneira de aprender.

6. Sempre tire dúvidas

É bem normal ficar com alguma dúvida durante a explicação de um assunto ou leitura de algum material. Nem sempre compreendemos tão bem a mensagem que o professor está querendo passar.

Mas o que fazer nessa situação? Sempre tire suas dúvidas! Quando não temos certeza de algo ou a explicação ficou dúbia, é primordial para o seu bom entendendo que você tire suas dúvidas ou peça uma nova explicação.

Pense que, os professores estão sempre ali para ajudar e que é melhor perguntar quando não entender do que aprender da forma errada.

Caso fique tímido(a), enviar a dúvida por e-mail é uma excelente alternativa!

Você também pode realizar pesquisas a respeito do assunto ou consultar outras fontes. O importante é não ficar sem entender o que foi apresentado.

Busque por sites confiáveis ou por pessoas que você conheça que dominem o assunto com propriedade, mas não deixe nunca de tirar uma dúvida.

7. Intervalos

Tirar intervalos durante a rotina de estudos é outro ponto que te ajuda a se tornar mais produtivo.

Muitas vezes acreditamos que se pararmos alguns minutos não conseguiremos voltar a produzir como antes.

Porém, já foi provado que intervalos de 10 a 15 minutos ajudam a aumentar o nosso rendimento. Isso mesmo!

Com pequenas pausas, por exemplo, a cada 50 minutos de foco, sua mente poderá se recuperar e continuar absorvendo informação como antes, evitando a fadiga e o cansaço pela atividade repetitiva.

Uma boa opção é a utilização do método Pomodoro, uma ferramenta que auxilia na melhor administração do tempo.

→ Acesse também: Dicas de aplicativos e técnicas para aumentar a produtividade.

No método Pomodoro utiliza-se cronômetro para estipular o tempo de foco ou de realização de uma tarefa de 25 minutos, os 25 minutos são chamados de pomodoro, e ao final de 1 pomodoro, é realizado o intervalo, que varia de acordo com a programação escolhida.

8. Alongamentos

Durante o seu intervalo, você pode realizar alguns alongamentos simples para ajudar a dissipar a tensão.

Algumas posições, como a cabeça abaixada por muito tempo, tensão nos ombros ou o fato de estar muito tempo sentado podem te prejudicar ou gerar tensões em algumas partes do corpo.

Por isso, sempre que realizar uma pausa procure se levantar, ir ao banheiro ou buscar uma água, pequenas caminhadas dentro de casa podem te fazer muito bem e evitar lesões.

Aliás, não se esqueça de beber água. Se manter hidratado é muito importante e também vai te ajudar a se concentrar melhor.

9. Não se cobre tanto

Nossa última e mais importante dica é: não se cobre tanto. Conheça os seus limites e os respeite.

Não busque por perfeição e entenda as suas dificuldades. É normal que alguns dias sejam mais produtivos do que outros, não se faça tantas cobranças.

É melhor realizar um estudo de qualidade em menos tempo do que passar muitas horas dedicadas e não absorver nada do conteúdo.

Busque absorver o máximo do conteúdo, realizar pesquisas e exercícios de absorção, mas sem se cobrar tanto.

Quem sabe dos cursos e aulas online não sai uma pesquisa científica? Um artigo sobre um tema específico? Não deixe de compartilhar o conhecimento com outros pesquisadores, publique a sua pesquisa online!

Tem um material e deseja publicar?

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos