Even3 Summit

Aprenda mais sobre eventos com o primeiro Even3 Summit

Certamente Maya Angelou não pensava no time do marketing da Even3 quando escreveu: “ouso tentar muitas coisas, às vezes tremendo, mas, ainda assim, ousando”.

Mas com certeza essa frase representa a sensação do time no momento de planejar o Even3 Summit!

Afinal, foi com um sentimento de coragem que o Marketing da Even3 abraçou um grande desafio: em pouco mais de um mês, organizar o primeiro evento 100% online da Even3.

E foi um sucesso! Com a prática aprendemos lições super importantes que resultaram no impacto de mais de 900 organizadores e alto engajamento dos nossos clientes.

Quer saber como tudo isso aconteceu? Neste blogpost eu vou te explicar:

-> Acesse o conteúdo completo do Even3 Summit 2021.

A princípio, quem quer organizar um congresso no estilo “summit” sabe que é um grande desafio mesmo!

Isso porque esse tipo de evento – que significa “topo” em inglês -, como o nome já diz, sempre visa trazer o melhor e mais atualizado conteúdo de determinada área.

Por isso, as palestras dos summits normalmente são ministradas por especialistas e o evento propõe uma experiência bastante relevante na carreira dos participantes.

Sendo assim, é comum que organizadores de summits ofereçam conteúdos ricos, troca de conhecimentos, networking, benchmark, dados de mercado e insights.

Na prática, tudo o que aconteceu no Even3 Summit!

Quem quer começar a organizar um evento, já sabe: é preciso ter um público alvo.

Mas, para nós, que já organizamos eventos há anos, o desafio era ainda maior: com um público tão grande, como escolher por onde começar?

Foi preciso ter foco! E, não se enganem, todo evento é sempre diferente. Por isso, a nossa equipe precisou focar 100% no que seria o Even3 Summit.

Nesse caso, para a Even3 não faria sentido sair das suas raízes e, como sempre, optamos por continuar focando no cliente.

Assim, surgiu um evento pensado especialmente para os nossos organizadores. Por isso, criamos uma programação levando em conta seus hábitos, horários de trabalho e, principalmente, suas dores.

Como sabemos disso tudo? Temos relacionamento e dados! O benchmark de eventos online foi um dos nossos principais guias.

Além disso, também pensamos a programação a partir das dúvidas mais comuns no nosso suporte, demandas do comercial e pontos levantados pelo time de Sucesso do Cliente.

Com isso, atingimos mais do que os resultados esperados, totalizando:

  • 181.6% da meta de inscritos atingida;
  • + de 900 organizadores impactados pelo Summit;
  • 56% do inscritos já eram nossos clientes;
  • + de 10 horas de conteúdo gratuito;
  • 19 especialistas na programação do evento;

Ainda, ao começar com nossa base e pessoas que já conheciam a empresa, nós conseguimos feedbacks importantes e insights poderosos para os próximos eventos da Even3.

Agora provavelmente deve estar se perguntando como a Even3 conseguiu engajar os clientes no Even3 Summit, não é?

Claro, muita coisa acontece de forma orgânica, mas apostar numa boa estratégia de divulgação de eventos é essencial para atingir suas metas. E foi isso que fizemos!

Inspire-se em algumas ideias:

Invista na sua plataforma ou produto

Para começar, a estratégia de divulgação que gerou mais alcance foi investir no nosso próprio produto!

31,49% das nossas inscrições vieram de ações de divulgação que fizemos na nossa plataforma, como banner e faixas no site.

Nesse caso, foi possível deduzir que, como os nossos clientes já confiavam no nosso produto, provavelmente confiaram também no nosso evento.

Ou seja, agregamos valor com a relação entre os produtos. Uma ótima ideia para os eventos corporativos.

Mas tome cuidado! Nada de prometer além do que o evento vai cumprir, ok? Pois a insatisfação com o seu evento pode também virar insatisfação com o produto.

#DicaEven3: Na prática, uma boa ideia é aliar a divulgação dos seus eventos com seus produtos físicos (caso tenha), sites da universidade a qual estão vinculados ou até mesmo perfis nas redes sociais.

Crie relacionamento com o e-mail marketing

Na hora de divulgar o seu evento, relacionamento é tudo!

Nesse caso, o e-mail sempre foi um canal muito grande de relacionamento com os clientes da Even3. Por isso, ele foi o primeiro canal de divulgação do Summit.

Para isto, criamos e-mails que realmente faziam sentido para os nossos organizadores.

Ou seja, entregamos conteúdo de valor para criar um relacionamento e não apenas divulgar um produto.

A partir daí, a nossa estratégia de comunicação estava totalmente focada em oferecer uma experiência individual, promover conteúdo, educar nosso organizador e mostrar por que o Even3 Summit é super necessário para ele.

É claro, isso demandou mais do que um e-mail, mas deu muito certo! No total, 23% dos nossos inscritos vieram por este canal.

Amplie seu alcance com mídia paga

Outro ponto pouco conhecido por organizadores são os benefícios de divulgar seu evento através de mídia paga.

Em outras palavras, esse é o processo de investir em anúncios pagos em redes sociais e atingir objetivos específicos para o seu evento.

Por exemplo, dentre muitos objetivos diferentes, você pode utilizar os anúncios para fazer as pessoas lembrarem do seu evento, principalmente aquelas que visitaram a sua página, mas não confirmaram a inscrição.

Assim, os anúncios são ótimas estratégias para trabalhar melhor a marca, o valor do seu evento e, claro, atingir bem mais pessoas!

-> Aproveite o Even3 Summit: Aprenda mais sobre anúncios para eventos com Henrique Teixeira, perito em inteligência de Negócios Digitais

Na prática, o Even3 Summit investiu em campanhas no Google e no Facebook para tornar o evento mais conhecido e gerar mais inscrições.

Como resultado, quase 19% das nossas inscrições vieram dos anúncios.

Além disso, para quem está começando a organizar eventos, há ensinamentos super importantes compartilhados pelos especialistas presentes no Summit.

Separei três essenciais para você:

Não tenha medo de começar

“Quando começamos o Fire, o nosso CEO literalmente pegou uma folha em branco e disse ‘olha, estamos começando uma história do zero’”. Flávio Guimarães, Gerente Global de Eventos na Hotmart.

É assim que Flávio Guimarães definiu o começo do Fire Festival, hoje o maior evento da Hotmart e referência para marketing, negócios e educação no Brasil.

E sabe como, em cinco anos, o Fire pulou de uma primeira edição com 1.000 inscritos para 330 mil inscritos em um evento online? Flávio contou essa história no Even3 Summit!

-> Veja mais: Como os eventos evoluíram nos últimos anos, com Flávio Guimarães e Leandro Reinaux 

Mas, resumindo, eles não tiveram medo de inovar! E aprenderam com as experiências, inclusive, adaptando o evento para uma edição especial online, o On Fire.

Aceitando todos esses desafios, Flávio ainda pontuou que há duas coisas que garantem o sucesso de um evento: as estratégias complementares que unem o presencial ao online e a entrega de diferenciais na experiência do participante.

Crie experiências

Falando em diferenciais, gerar uma boa experiência para o seu participante pode definir muita coisa sobre o seu evento.

Em resumo, é esse ponto que vai garantir a entrega de tudo (e mais) que você prometeu, além de atender as expectativas geradas.

Pensando nisso, Lectícia Chaves, da Gestta, trouxe importantes pontos e dicas na sua palestra “Boas práticas para melhorar a experiência dos participantes”.

Segundo ela, um ponto chave para gerar experiências reais e transformadoras nos eventos é focar no sucesso do cliente.

Mas como fazer isso em eventos? Algumas orientações são:

  • Conhecer seu participante;
  • Definir seus objetivos;
  • Planejar qual é a experiência que você quer oferecer ao participante;
  • Mapear erros, ajustá-los ou minimizá-los;
  • Acompanhar as métricas.

-> Quer saber mais dicas? Veja a palestra de Lectícia no Even3 Summit!

Teste, teste, teste

Por fim, a última dica vem da experiência dos próprios organizadores do Even3 Summit.

Se sempre reforçamos a necessidade de testes por aqui, foi na prática do evento que percebemos como isso é essencial!

Por isso, nunca ache que testes são demais. Afinal, você provavelmente quer diminuir a chance de erros, não é?

Então, você pode:

  • Mapear todas as etapas do seu evento e verificar os gargalos;
  • Organizar sua equipe e fazer simulações nos dias anteriores ao evento;
  • Testar as ferramentas de transmissão, principalmente, as plataformas de transmissão online;
  • Realizar simulações na própria plataforma de eventos, como a Even3.

Saiba mais: acesse todo conteúdo do Even3 Summit

Ainda quer saber mais sobre as dicas e conteúdos compartilhados no Summit?

Por lá nós também falamos sobre:

  • Divulgação de eventos: Aprenda a utilizar os e-mails a favor do seu evento;
  • Redes sociais para eventos: aprenda a potencializar a experiência dos participantes e criar comunidades;
  • Estratégias para tornar o seu evento online mais lucrativo;
  • Escolhendo a melhor forma de transmissão para o seu evento;
  • Estratégias online e offline para atrair seu público e gerar mais vendas B2B;
  • E muito mais!

Acesse mais de 10 horas de conteúdo ministradas por 19 especialistas e tire suas principais dúvidas em nosso canal do Youtube. Confira:

banner canal do youtube

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos