Eventos corporativos: imagem de destaque

Tudo o que você precisa saber sobre eventos corporativos

Se tem uma coisa que mudou muito nos últimos anos foi a nossa forma de trabalho, principalmente após a popularização do modelo de home office.

Agora, mais do que nunca, buscamos soluções para lidar com várias reuniões diárias, integração de equipe, onboarding e muito mais.

Nesse caso, não há nada melhor do que um evento corporativo para integrar sua equipe e ajudá-los a atingir os objetivos da empresa!

Mas se você não sabe ainda como esse tipo de evento pode te ajudar, nesse blogpost eu vou te explicar:

O evento corporativo é um tipo de evento mais profissional, quase sempre organizado por uma empresa.

Embora existam vários tipos de eventos corporativos, é muito comum que eles sejam criados para reunir colaboradores, gerar relacionamento com clientes e parceiros, proporcionar interação com a empresa e a marca, além de momentos de capacitação.

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Como os eventos corporativos possuem objetivos distintos, é muito comum que eles utilizem formatos já bem conhecidos e apliquem aos seus propósitos.

Por exemplo, o uso de palestras, cursos e workshops para capacitar colaboradores. Ou, ainda, seminários e congressos para falar sobre um tema específico.

-> 13 tipos de eventos acadêmicos e científicos que você precisa conhecer

No entanto, há formatos bem atrativos comumente relacionados aos eventos corporativos, como:

Summit

Esse tipo de evento – que significa “topo” em inglês -, como o nome já diz, sempre visa trazer o melhor e mais atualizado conteúdo da área de atuação da empresa organizadora.

Por isso, as palestras dos summits normalmente são ministradas por especialistas e o evento propõe uma experiência bastante atual e relevante na carreira dos participantes.

Sendo assim, é comum que empresas organizadoras de summits sejam referência no mercado, ofereçam conteúdos ricos e uma experiência única com troca de conhecimentos, networking, benchmark, dados e insights.

 

Feiras

Quando pensamos em feira, o estande já nos vêm à mente! Isso porque esse é mesmo aquele tipo de evento onde várias empresas se reúnem para expor seus produtos.

Normalmente, há um objetivo em comum entre as empresas e é isso que atrai tantos participantes. Nesses casos, a experiência também faz toda diferença!

Por exemplo, as feiras de livros, tipo de evento bastante comum entre editoras, costumam entregar diferenciais como produtos mais baratos, exclusivos, brindes ou palestras com autores.

No caso das feiras online (sim, elas podem acontecer!), há ainda mais um diferencial: estandes virtuais exibidos em pátios de feira 2D.

Já pensou nessa tecnologia? Na Even3 é possível criar um hall 2D dentro do seu evento e adicionar estandes online de empresas e patrocinadores.

Exemplo de hall virtual 2D na Even3
Exemplo de hall virtual 2D na Even3

Assim, é a chance de mostrar seus produtos de uma forma completamente diferente, para um público ainda maior do que o presencial, e apostando em atrativos para promover relacionamentos e gerar negócios!

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Eventos de lançamento

Com certeza você já ouviu ou participou de algum deles! Os eventos de lançamento são exatamente o que se propõem: criados para divulgar e lançar um produto.

Por isso, o mercado usa esse tipo de evento para criar desejo em torno do produto e gerar valor, muitas vezes oferecendo algo novo e uma experiência exclusiva para quem participa dos lançamentos.

Nesse caso, esse tipo de evento é usado para atingir audiência, compradores, imprensa, colaboradores e patrocinadores.

Sendo assim, o lançamento online se torna ainda mais rico! Com os dados de inscrição e durante o evento, a empresa consegue identificar informações super importantes para conhecer melhor seu público e o que os interessa.

Além disso, há como entregar diferenciais nos lançamentos online, como fóruns e interações com o público, semelhante ao que a Apple fez nas duas últimas edições do WWDC e nós contamos neste blogpost.

Reuniões

Diferente das reuniões diárias e mais comuns, as reuniões corporativas têm um caráter mais profissional e, de fato, exigem certa organização.

Entre os tipos de reuniões mais comuns estão as reuniões de diretoria e reuniões gerais da empresa, ambas normalmente discutem os objetivos, planos para o futuro e/ou apresentam decisões de negócio para públicos distintos.

Nesse caso, a forma como a reunião será feita pode variar muito a partir do perfil da empresa, mas é comum que esses sejam eventos importantes e que buscam engajar todos os envolvidos.

Confraternização

Por fim, um dos eventos corporativos mais importantes e esperados são as famosas confras, sempre garantidas nos finais de ano!

Para além do momento de interação, elas são super importantes para firmar a cultura da empresa, garantir o entrosamento da equipe e preservar um ambiente de trabalho saudável.

No online, esses momentos são ainda mais cruciais. Mas você sabe qual é o diferencial na hora de organizar eventos corporativos? Separei algumas dicas para te ajudar!

1. Planeje com antecedência

Embora essa seja uma dica básica, a programação corporativa exige um planejamento com ainda mais antecedência.

Isso porque normalmente os seus convidados e participantes estarão ocupados com demandas do trabalho e você não quer que seu evento os atrapalhe, não é?

Por isso, uma boa dica é avisar alguns meses antes ou até mesmo pedir para que “guardem a data”, caso o evento ainda não esteja totalmente organizado.

Ainda, outra boa prática é tornar os eventos corporativos recorrentes e parte da agenda anual da empresa. Assim, é possível até criar um senso de comunidade e expectativa em torno do evento.

planilha obrigatória para eventos

2. Crie redes

Um dos melhores pontos dos eventos corporativos é a união de profissionais com um objetivo em comum, então que tal aproveitar esse momento para criar redes em torno do seu negócio?

Já que provavelmente vocês têm perfis semelhantes, uma boa ideia é aproveitar o espaço dos eventos corporativos para aprender e fazer networking!

Por exemplo, você pode participar de feiras e conhecer novos parceiros ou se aproximar de fornecedores e firmar parcerias para eventos corporativos recorrentes.

Desse jeito, tanto você quanto o seu parceiro agregam valor ao produto oferecido!

3. Aprenda com outros eventos

Outro ponto super importante no relacionamento com outras empresas é olhar para o que já está sendo feito em eventos corporativos.

E não há nada de errado com isso! Na verdade, buscar os dados do mercado e as boas práticas já utilizadas é uma estratégia de crescimento utilizada por muitas empresas.

Por isso, participe de conferências e feiras de negócios, pergunte a outros participantes o que eles gostam e não gostam, construa relacionamentos, conheça fornecedores e experimente!

Depois, você pode levar os melhores insights para o seu evento e testar. Por fim, filtre o que faz sentido dentro do seu objetivo e crie o seu evento.

4. Não esqueça da pesquisa de satisfação

Finalmente, após o seu evento, não esqueça de ouvir os feedbacks! Mesmo em eventos corporativos, eles são super necessários.

 

Inclusive, para eventos recorrentes, é a pesquisa de satisfação que pode te dar insights de onde melhorar, quais conteúdos abordar nas próximas edições e como o público tem recebido o evento.

5. Potencialize seus lucros com a captação de leads

Ainda, um evento corporativo, como já falei, é ideal para fazer a sua marca ser conhecida.

Dessa forma, eles podem ser utilizados como estratégia para potencializar os lucros da sua empresa.

Mas quer saber como fazer isso? Primeiro, você vai ter que conhecer o seu cliente!

Depois, seu evento precisará ser atrativo e oferecer um conteúdo de interesse.

Assim, você saberá que os participantes provavelmente já tem uma proximidade com o seu produto e podem ser abordados por sua equipe de marketing e vendas.

Por isso, na hora das inscrições, esteja atento: esse é o momento de captar informações importantes, iniciar o contato e, claro, respeitar as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil.

-> Saiba mais: confira dicas de como captar leads com eventos online.

6. Acompanhe os dados de todos os seus eventos

Por fim, após a captação de tantas informações e a realização de vários eventos em um ano, é essencial que a empresa faça um balanço e revise se os eventos corporativos ainda fazem sentido dentro dos seus objetivos.

Para isto, os dados serão seus guias! Acompanhe métricas das pesquisas de satisfação, confirmações de presença, número de participantes, quantidade de eventos realizados por ano etc.

Na Even3, fazer esse acompanhamento é muito mais fácil, pois você pode contar com uma ferramenta de gestão de eventos para empresas e um menu exclusivo com todos os eventos realizados na plataforma.

Página de eventos corporativos na Even3 Empresas
Exemplo de página de eventos corporativos na Even3 Empresas

Com uma plataforma de gestão de eventos corporativos, o trabalho da sua equipe de marketing é facilitado e a maioria dos processos é automatizado.

Então, que tal começar a testar seus eventos corporativos agora mesmo? Conheça o plano Even3 Empresas! Fale com uma especialista:

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