10 tipos de eventos acadêmicos e científicos

diferentes tipos de eventos

Transformar eventos acadêmicos em acontecimentos que tragam emoções, experiências e que sejam memoráveis é o objetivo de todo o organizador. Para isso, determinar a tipologia de um evento é fundamental.

Existem inúmeras possibilidades e tipos de eventos capazes de atender a cada um dos objetivos mais específicos e complexos de qualquer pessoa, independentemente de verba disponível, estrutura e outras características.

12 formas de classificações de eventos acadêmicos

1. Congresso

Dentre os eventos acadêmicos, um congresso é o que tem como objetivo analisar temas específicos, debater e extrair conclusões.

O congresso é um evento formal, periódico, de alta complexidade, que deve ter regulamento e regimento próprios e que possui um tema principal.

Em geral, é promovido por entidades associativas, com a presença de profissionais e especialistas com interesse em uma mesma área.

O congresso deve ter um tema principal e debater os vários assuntos que possam estar a ele relacionados.

É dividido em várias atividades, tais como mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, cursos, entre outras. Podem ser regionais, nacionais e internacionais.

É interessante para ampliar a rede de relacionamento, assim como se manter informado sobre o que está acontecendo no setor abordado pelo congresso.

2. Encontro

Um encontro acadêmico acontece quando eventos acadêmicos crescem e se tornam um evento de maior porte. Pessoas da mesma categoria profissional debatem temas relevantes, atuais e polêmicos em suas áreas de atuação.

Esse evento tem como objetivo discutir vários aspectos de um ou mais assuntos e extrair conclusões positivas.

Os temas abordados no encontro servirão como base para uma mudança de atuação daquele campo específico.

3. Seminário

O seminário tem como objetivo conhecer todos os aspectos e variáveis sobre determinado assunto, mas não implicando tomada de decisão.

É uma reunião de um grupo de estudos que centraliza debates de assuntos expostos por dois ou mais expositores.

Esse tipo de evento pode utilizar vários tipos de apresentação: palestra, conferência, debate, mesa-redonda, painel, workshop.

A diferença entre o seminário e a palestra é a abrangência do tema. Na palestra, o assunto discutido é visto somente por um ângulo e por um expositor.

Trata-se de uma exposição oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido. A sessão divide-se em três partes: fase de exposição, fase de discussão, fase de conclusão.

4. Mesa-redonda

O objetivo de uma mesa-redonda é apresentar e debater pontos de vista diferentes sobre um tema de interesse público e polêmico, estimulando a formação de uma posição de consenso.

É preparada e conduzida por um coordenador, que pode ser denominado presidente e funciona como elemento moderador, orientando a discussão para que ela se mantenha em torno do tema principal.

Os participantes geralmente são especialistas sobre a área a ser abordada, os quais apresentam seus pontos de vista sobre o tema, com tempo-limite para a exposição.

Neste formato busca-se fornecer à plateia uma visão global que estimule o raciocínio e crie consenso sobre o tema em discussão.

Pode haver sessão de perguntas (um minuto) e respostas (dois minutos), de um participante para outro ou da plateia.

Após as exposições, os participantes são levados a debater entre si os vários pontos de suas teses, podendo haver a participação dos presentes na forma de perguntas.

O êxito da mesa-redonda depende do coordenador, que tem a missão de conduzir os trabalhos de forma a atingir os objetivos.

5. Simpósio

Tem como objetivo estudar e discutir um determinado tema, ocorrendo intercâmbio de informações (conhecimento e experiências) e objetivando uma tomada de decisão.

É uma reunião formada a partir da iniciativa de uma determinada classe técnica, artística ou científica para debates ligados a um assunto específico e a discussão de temas relacionados aos seus interesses.

A organização é complexa e similar à do congresso, com a fixação de regulamento, regimento das sessões setoriais, inscrições, produção de anais etc. Envolve decisão política.

Requer a participação de especialistas de alto renome sobre uma determinada matéria. Um simpósio pode conter várias conferências e contar com exposições paralelas.

6. Painel

O objetivo de um Painel é explanar, debater e obter conclusões sobre um tema específico.

É uma forma de reunião limitada a um pequeno número de especialistas, em que os expositores debatem entre si o assunto em pauta.

Um painel unifica as regras da conferência e da mesa-redonda.

Em geral, é dividido em duas partes. A primeira, para as apresentações do palestrante (15 min.) e dos painelistas (10 min.).

A segunda, para debates entre os membros da mesa e, em seguida, abertura para perguntas da plateia. Ao final, consolidam-se os trabalhos com um resumo de cada posição.

7. Fórum

Tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é debater livremente uma ideia, para obter um grande número de opiniões sobre vários aspectos de um determinado assunto.

Esta forma acadêmica está se tornado bastante comum, principalmente pela necessidade crescente de sensibilizar a opinião pública para certos problemas sociais.

Possui um formato adotado para debates de problemas sociais que envolvam vários segmentos da sociedade civil organizada.

Em geral, o público-alvo é formado por pessoas diretamente envolvidas com o tema a ser debatido. A posição de cada grupo participante é apresentada por um representante.

É essencial a participação ativa da plateia que, em geral, é sensibilizada e motivada para a discussão.

8. Conferência

É um dos tipos de eventos acadêmicos que tem como objetivo informar e debater um tema específico.

Trata-se de uma apresentação por meio de um especialista na área a ser abordada, sendo esse um tema científico ou técnico de interesse geral.

O conferencista expõe um tema previamente escolhido por um tempo determinado, e em seguida responde às perguntas formuladas por escrito pelo auditório e dirigidas à mesa. É comum a figura do moderador.

A conferência visa a um público específico que demonstra familiaridade com o assunto abordado, podendo esse público ser de tamanho médio a grande.

9. Jornada

Um seminário com mais de um dia de duração denomina-se Jornada.

São encontros de grupos profissionais, de âmbito regional, para discutir periodicamente, assuntos de interesse do grupo.

As conclusões podem definir linhas norteadoras para os trabalhos em grupo. A duração perdurar por vários dias, dependendo da complexidade e tamanho do evento.

10. Cursos 

Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com o foco de “treinar” ou “ensinar a fazer”.

É composto de exposições de pessoas normalmente com formação acadêmica que procuram passar seu conhecimento aos participantes.

O objetivo do evento é mais teórico do que prático, porém não invalida a prática. É indicado para pessoas que têm baixo ou nenhum conhecimento sobre o assunto.

Com exceção dos cursos de especialização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento daqueles que já dominam o assunto.

11. Colóquio

Segundo o dicionário Aurélio:

“Colóquio [Do lat. colloquiu.] S. m. 1. Conversação ou palestra entre duas ou mais pessoas. 2. Reunião de pessoas gabaritadas, em que se debate determinado assunto.”

Este tipo evento acadêmico promove um espaço de conversação entre várias pessoas para se debater um determinado assunto, sobre algum tema específico, selecionado e delimitado.

Normalmente ocorrem apresentações de trabalhos científicos para expor um determinado conhecimento específico relacionado ao tema principal.

No colóquio o tema deve ser bem estruturado pois seu principal objetivo é a exposição ou debate.

Os colóquios podem ser apresentados de diversas maneiras: em forma de exposição, onde uma pessoa enfrenta o público; ou então na forma de mesa, onde todos debatem ao mesmo tempo.

12. Semana

Em eventos acadêmicos, a semana, tem por objetivo propiciar maior integração entre os participantes, sendo caracterizado pela oferta de um conjunto amplo de atividades (fóruns, painéis, minicursos, etc.).

Refere-se a uma reunião de pessoas pertencentes a uma categoria profissional que visam discutir temas de interesse comum.

A programação pode variar de acordo com a instituição e os coordenadores do evento.

É necessária uma comissão organizadora e a produção de Anais para distribuir aos participantes.

E como organizar meus eventos acadêmicos?

Com apenas alguns minutos, você é capaz de criar uma página bonita, com todas as informações sobre seu evento, receber pagamentos online, receber trabalhos e muito mais. A Even3 é uma plataforma capaz de facilitar todo o trabalho.

Veja, por exemplo, diversos congressos e eventos acadêmicos realizados pelo brasil!

 

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments