WWDC 2021

WWDC 2021: o que a Apple tem a nos ensinar sobre eventos

Você foi uma das 13.072.132 pessoas que já assistiu ao WWDC 2021 no Youtube?

Para quem, assim como eu, ama acompanhar as novidades do mundo dos eventos, o WWDC 2021 foi super esperado!

Isso porque o Worldwide Developers Conference é o maior evento da Apple e, claro, é também, uma referência e sempre aponta as maiores tendências do mercado.

Nesta edição, ficou claro o seguinte: o vídeo gravado veio como a principal aposta do evento online. 

Além disso, a Apple não deixou de explorar opções de interatividade e as soluções foram as mais criativas possíveis: engenheiros profissionais respondendo desenvolvedores, canais exclusivos para a comunidade e muito mais.

Tudo para que os apaixonados por tecnologia e por desenvolvimento fiquem ainda mais próximos daqueles que desenvolvem os produtos Apple. 

Então, pegue o papel e a caneta e venha se inspirar com as seguintes tendências da Apple sobre eventos online:

A princípio, todos nós já esperávamos ver o simulive novamente nesta edição do WWDC.

Afinal, desde 2020, na sua primeira edição 100% online, a Apple encontrou o tipo de transmissão perfeita para o seu evento.

-> Veja 5 lições valiosas que aprendemos com o WWDC em 2020

Isso porque o simulive une a segurança do vídeo gravado, protegendo de falhas na transmissão, com o ineditismo do ao vivo.

Então, neste ano vimos novamente este formato ser fortalecido e esperamos ansiosamente pela estreia do WWDC.

Mas a Apple foi além e entregou uma produção gigante, explorando todo o potencial do vídeo gravado.

Aposto que você não esperava por um filme e musical na abertura do evento, não é? Mas teve!

E teve muito mais, como estratégias de humanização e senso de comunidade, que puderam ser vistas em representações com os tradicionais Memojis da Apple, presentes em várias etapas do evento.

Afinal de contas, como não amar os Memojis e mensagens na contagem regressiva para a transmissão online?

E aquela imagem de todos eles juntos na plateia? Dá para se sentir parte desse ambiente, mesmo que seja digital!

É claro, tudo isso só foi possível com o vídeo gravado e a pós-edição, o que também facilitou a inclusão de legendas, normalmente feita dias após o evento.

Inclusive, pela facilidade deste formato, o vídeo gravado foi um dos três formatos mais usados em eventos realizados pela Even3, de março de 2020 a março de 2021.

Portanto, se você busca inspirações para as transmissões online do seu evento, assistir ao WWDC 21 com certeza te preencherá de ótimas ideias malucas, como a Apple costuma fazer.

Como já falei, os vídeos gravados oferecem vários benefícios, entre eles, a facilidade de inserir legendas foi mais um dos pontos explorados pela Apple.

No caso de um grande evento como o WWDC, já esperávamos a internacionalização, mas essa tendência não é exclusiva deles.

Por exemplo, na Even3, o crescimento dos eventos online em 2020 impulsionou o acesso por pessoas de mais de 150 países, sendo os mais comuns, além do Brasil, os Estados Unidos, Portugal, Paraguai e Coreia do Sul.

Então, o que podemos aprender com isso tudo?

Primeiro, a maior lição é: não deixe de vender inscrições por causa das limitações de idioma.

Portanto, você já pensou em legendar os seus vídeos? Foi justamente isso que o WWDC fez!

Vídeo legendado do WWDC 2021

Sabendo que legendar em vários idiomas é uma tarefa demorada, a estratégia encontrada pela Apple foi transmitir o WWDC 21 em inglês, no formato de simulive.

Depois, o vídeo gravado foi disponibilizado on-demand para o público e as legendas em diversos idiomas serão adicionadas ao longo dos meses.

Dessa forma, os vídeos do evento podem ser acessados por qualquer participante, em qualquer lugar do mundo, no momento em que ele desejar, em inglês ou quando a legenda em seu idioma natal estiver disponível.

Além disso, a transcrição dos vídeos torna o evento mais acessível e a versão em inglês é liberada no mesmo dia da transmissão.

Por sua vez, você não precisa legendar ou transcrever o seu evento em todos os idiomas disponíveis, mas o evento da Apple também pode nos ensinar boas práticas, como:

  • Sempre traduzir eventos internacionais para as linguagens dos países que ele abrange;
  • Pedir informações de nacionalidade no momento da inscrição e legendar a transmissão para as línguas mais faladas no evento.
  • Investir no formato de vídeo gravado ou simulive para garantir boas legendas.

Além de tudo o que já falei, há algo que todos nós já sabíamos, mas a Apple veio confirmar: as submissões em eventos fazem toda a diferença.

Logo, se você não viu essa parte do WWDC 21, é importante voltar ao site do evento e verificar tudo que o Swift Student Challenge promoveu.

Submissão de trabalhos no WWDC 2021
Reprodução/Apple

Como toda submissão em eventos, a proposta da Apple marcou o apoio à educação e ao desenvolvimento dos estudantes, além de gerar mais engajamento e unir pessoas do mundo inteiro.

Com certeza você deve estar pensando em como aplicar isso tudo ao seu evento e eu vim te lembrar que é preciso ter cuidado e prestar atenção em tudo, desde a fase de submissões às correções e divulgação de resultados.

De fato, é muito trabalho para o organizador, a menos que ele conte com uma ferramenta de submissões, como a Even3.

Assim, é possível automatizar processos e ter controle de tudo em um só lugar, aproveitando de soluções como:

  • Controle sobre o cronograma de submissão, com abertura e fechamento automáticos;
  • Cadastro de modalidades e áreas temáticas para organizar e categorizar a submissão dos trabalhos;
  • Limite da quantidade de trabalhos por participante e restrições de submissão;
  • Armazenamento de arquivos na nuvem sempre disponível aos participantes e organizadores;
  • Distribuição automática dos trabalhos para os avaliadores;
  • Deixar o participante sempre por dentro do status de avaliação do seu trabalho;
  • Permitir a revisão sempre que necessário.

Dessa forma, fica muito mais fácil aderir à tendência e apostar em submissões!

Outra aposta nos eventos virtuais da Apple é a interatividade! E isso faz todo sentido, já que o WWDC quer criar um senso de comunidade.

Para isto, a Apple utilizou estratégias super criativas e olhar para elas pode nos dar ótimos insights para os nossos eventos, a começar pela gamificação, ou seja, o uso de dinâmica de jogos para engajar pessoas.

Na prática, os games funcionam da seguinte forma no WWDC: a organização do evento libera desafios durante a programação semanal preparada para os desenvolvedores cadastrados na Apple.

Assim, participantes do mundo inteiro se divertem juntos explorando tecnologias, testando funcionalidades, compartilhando suas criações e competindo de forma saudável uns com os outros.

Tela de desafios no WWDC 2021

Mas você sabe por que deveria usar essas estratégias de interatividade no seu evento?

Acontece que, mesmo com uma programação incrível, o seu evento vai estar disputando os olhos do participante com notificações de aplicativos de comida e de mensagens instantâneas como o Whatsapp. 

Então, uma forma de reter a atenção do público é buscar as metodologias certas para gerar engajamento nos eventos online.

Nesse caso, a interatividade é a chave certa para que os participantes tenham vontade de ficar um pouco mais no seu evento e para que esperem ansiosamente para reencontrar a sua comunidade na próxima edição. 

Falando em interatividade, o uso de fóruns tem sido uma estratégia utilizada por muitos eventos grandes.

Com certeza, se você costuma usar muito a internet, vai perceber como todos amam fóruns e os utilizam desde os primórdios da Web. Alguém aqui se lembra do Yahoo Respostas?

Isso acontece porque os fóruns são formas fáceis de nos comunicarmos uns com os outros, além de nos ajudarmos mutuamente.

E é justamente isso que a Apple busca promover entre os desenvolvedores que participam do seu evento!

No caso do WWDC 21, há 4 fóruns onde qualquer um com Apple ID pode expor sua opinião e até ser respondido por um dos engenheiros da Apple. Isso realmente acontece!

Reposta de engenheiro da Apple em fórum do WWDC 21
Reposta de engenheiro da Apple em fórum do WWDC 21

Já dá para perceber como espaços de discussão são super importantes para os eventos, não é?

Por isso, o WWDC também conta com agendamento de laboratórios com engenheiros da Apple, tudo para manter os participantes mais próximos, ativos no evento e aprendendo conteúdo de qualidade.

Mas você sabe como aplicar tudo isso no seu evento? Dar continuidade à comunicação e a interatividade pode ser possível através de muitas soluções como:

Enquetes

Demonstração da enquete, funcionalidade gratuita da Even3
Na Even3 a área de transmissão online possui uma aba apenas para as enquetes

As enquetes são uma excelente opção para ouvir a opinião da sua audiência! Você pode utilizá-las também como exercícios de fixação de conteúdos e para conhecer melhor os participantes. 

Sorteios

É difícil encontrar alguém que não ame um sorteio, não é? Caso faça sentido para o seu evento, você pode sortear prêmios entre os participantes ou entre os credenciados. 

Uma boa dica é realizar o sorteio em momentos estratégicos da programação, como, por exemplo, ao final do evento, já que isso faz com que os participantes queiram estar até o final das atividades para descobrirem quem foi o sortudo que levou o prêmio. 

Demonstração de sorteio na Even3

Pela Even3, você pode sortear mentorias, livros, celulares… O que estiver mais de acordo com a temática e o propósito do seu evento. 

Perguntas

Os participantes AMAM ter a chance de tirar dúvidas com os palestrantes. E nós sabemos que a dinâmica do online é bem diferente do evento presencial. 

Como vimos no WWDC, os pontos de contato com os engenheiros da Apple fazem toda a diferença.

Nesse caso, o fluxo de perguntas nos fóruns é tão grande que os organizadores do evento tornam as questões públicas, criando uma espécie de lista de perguntas que qualquer participante pode ver e interagir.

Fórum de perguntas do WWDC 21
Fórum de perguntas do WWDC 21

Você já viu algo parecido em algum lugar?

De forma semelhante, a plataforma Even3 tem uma seção dedicada exclusivamente às perguntas. Nela, além de lançar novos questionamentos, os participantes também têm a oportunidade de votar em perguntas que já foram lançadas por outros colegas do evento. 

Perguntas e respostas na Área de Transmissão da Even3Assim, o palestrante conseguirá decidir, de forma assertiva, quais as principais dúvidas do seu público, selecionando as dúvidas mais votadas ou, ainda, as que ele julgar mais pertinentes. 

Comunidades exclusivas

Por fim, é possível também estimular a interação no evento online por meio de comunidades exclusivas em redes sociais, como Whatsapp, Telegram, grupos de Facebook ou até mesmo no Slack.

É isto mesmo, o Slack, um aplicativo de mensagens para empresas, foi usado pela Apple para emitir avisos sobre o evento e conversar com os participantes.

Canal exclusivo no Slack para o WWDC 21
Canal exclusivo no Slack para o WWDC 21

Nesse caso, os canais nas redes sociais acabam se tornando outros fóruns de discussão, podendo adotar temáticas específicas, comentários fixados, enquetes, imagens e vídeos. 

Agora, já pensou em experimentar tudo isso em um só lugar e de forma gratuita? Depois de tantos ensinamentos, só falta colocar as ideias em prática na Even3 =)

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