O que é uma ficha catalográfica e como emitir de forma rápida

A ficha catalográfica é um dos itens mais importantes de qualquer publicação, principalmente se você busca registrar a sua obra oficialmente.

Além disso, ela pode estar presente em artigos, anais de eventos, trabalhos de conclusão de concurso, revistas e, claro, nos livros em geral.

Mas, você sabe como emitir uma ficha catalográfica? Como ela funciona e quais são os seus benefícios?

Bom, se você não sabe, não precisa se preocupar!

Abaixo, eu preparei um post completo onde você vai aprender mais sobre:

Pode não parecer à primeira vista, mas a ficha catalográfica é um dos itens mais importantes de uma publicação, seja ela uma revista, artigo, livro ou anais de um evento.

Isso porque ela serve como uma “carteira de identidade”, mostrando os detalhes mais importantes da obra.

Assim, a publicação é individualizada e isso dificulta plágios ou confusões quanto aos autores da obra, facilitando a vida das pessoas que catalogam e de quem deseja referenciá-la.

É por isso que fichas catalográficas são normalmente exigidas por livrarias, bibliotecas e indexadores online, categorizando as obras da forma correta em prateleiras físicas ou virtuais.

A estrutura de uma ficha catalográfica

exemplo_ficha_catalografica

Título e subtítulo da obra

Mesmo que esses dois itens já estejam presentes na capa da obra, aqui, torna-se muito importante que eles também estejam dentro da ficha catalográfica.

Isso porque em caso de danos físicos à capa da sua publicação, a ficha catalográfica ainda irá manter o título e subtítulo da obra para registro.

Nome do autor

Por sua vez, o nome do autor, revisor e tradutor são os requisitos mais básicos da ficha catalográfica, pois atribui a autoridade de publicação às pessoas certas.

Além disso, ela também serve para que a sua publicação seja encontrada pelo nome dos autores, em caso dos leitores/pesquisadores não saberem qual o título da publicação ou quais assuntos estão nela.

ISBN

O International Standard Book Number, ou Número Padrão Internacional de Livro, é uma numeração que identifica as obras em âmbito internacional, com o objetivo de torná-las únicas.

Logo, para facilitar o seu entendimento, se a ficha catalográfica é uma “carteira de identidade” da sua publicação, o ISBN seria, basicamente, o número de Registro Geral  (RG) desta carteira.

Mesmo assim, o ISBN pode não ser obrigatório.

-> Tudo que você precisa saber sobre o ISBN

No entanto, ele individualiza, dá credibilidade, autoridade e reconhecimento internacional à obra. Então, não esqueça de emitir o seu!

Assuntos

Aqui é onde se resumem os tópicos mais importantes da publicação, o que facilita a catalogação desses tópicos em sistemas de indexação online ou até mesmo de bibliotecas.

Assim, leitores que buscam por um determinado assunto poderão encontrar a obra por meio dos seus tópicos, sem que necessariamente saibam o nome da publicação ou do seu autor.

Número da edição

Um livro pode sofrer diversas alterações, seja na capa, páginas ou até mesmo revisões ortográficas, fazendo com que novas edições sejam distribuídas.

E, consequentemente, uma ficha catalográfica é criada para cada edição, sinalizando a sua singularidade.

Por isso, se torna importante que a edição esteja dentro da ficha catalográfica para identificação daquela determinada edição.

Editora

Assim como em todos os pontos acima, este item serve para que a sua publicação seja diferenciada não apenas pela edição, mas também pela comprovação da editora que a realizou.

Local de publicação

Você já experimentou referenciar obras no seu trabalho e não saber onde elas foram publicadas?

O local de publicação é uma exigência na referência das obras, segundo as normas da ABNT. Mesmo assim, essa não é uma informação muito fácil de achar em livros sem ficha catalográfica.

Por isso, uma simples inserção deste dado na ficha pode facilitar a vida de muita gente!

Número de páginas

Aqui, como o título já diz, não precisamos explicar demais, pois é o número exato de páginas contidas na obra.

Mas, este item não deixa de ser importante, pois em caso de algum desentendimento sobre o número de páginas, basta checar a ficha catalográfica para saber o número correto, ok?

DOI

Sendo um item exclusivo para fichas catalográficas digitais, o Digital Object Identifier ou Identificador de Objeto Digital, é um identificador, assim como o ISBN.

Dessa forma, ele é responsável pelo rastreamento da publicação dentro da internet, facilitando a sua acessibilidade e tornando única.

Além disso, ele é amplamente reconhecido como um indicador de credibilidade da publicação no meio acadêmico.

-> Entenda o que é DOI e por que ele tem dominado o mundo acadêmico

Ainda, nas fichas catalográficas digitais você poderá encontrar:

  • Formato
  • Recurso Digital
  • Requisição do sistema
  • Modo de acesso,

1. Identifique a sua obra e facilite a sua localização

Você já pensou na confusão que seria a catalogação de livros com nomes iguais?

Seja em bibliotecas, livrarias ou bases de indexação, as fichas catalográficas são itens essenciais para que a sua publicação seja tratada como única, desde o título até o número da sua edição.

Por isso ela se torna tão importante para a identificação, resultando também em uma facilidade de localização das obras que contém uma.

2. Otimize a indexação em bases de dados

As bases de dados dos indexadores costumam ter milhares de publicações registradas, logo, a sua ficha catalográfica tem o papel de diferenciar a sua obra de todas as outras.

Assim, a sua obra será não apenas publicada com um registro oficial de catalogação, mas também será mais facilmente encontrada por quem deseja consumi-la.

E, como já dissemos acima, facilita muito mais a referenciação!

3. Fácil acessibilidade online

Como já falamos acima, o código DOI não está inserido nas fichas catalográficas à toa, mas, você sabe o real potencial que ele tem para valorizar a sua publicação online?

Dentro da sua publicação, o DOI pode:

  • Individualizar a sua publicação;
  • Tornar os arquivos permanentes na web;
  • Facilitar a localização da obra;
  • Contabilizar e rastrear as citações que a sua publicação recebeu;
  • Garantir a autenticidade de publicações online.

A ficha catalográfica só pode ser feita por um profissional bibliotecário que possua um registro CRB – Conselho Regional de Biblioteconomia.

E, você sabia que a Even3 tem bibliotecários prontos para uma emissão eficiente da sua ficha catalográfica?

Pois é, nem tudo precisa envolver uma grande montanha de papéis e carimbos.

Por isso, a Even3 Publicações tem a função de ser um facilitador entre você e os seus leitores.

Em nossa plataforma de publicações, você pode emitir fichas catalográficas completas para anais de evento, artigos, e até mesmo livros físicos, digitais e ebooks.

E, além da ficha catalográfica, você também pode ter:

  • Uma página online para o Ebook;
  • DOI – Digital Object Identifier;
  • ISBN.

Assim, você consegue emitir a sua ficha catalográfica de forma rápida, ao mesmo tempo que disponibiliza a sua obra por tempo indeterminado na internet e sem custos adicionais de manutenção.

Se interessou? Então basta clicar no link abaixo, teremos o maior prazer em publicar a sua obra! 

Conheça a Even3 Publicações

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos