Gil BBB: imagem de destaque

5 lições sobre pesquisadores que aprendemos com Gil no BBB

Você também ouviu falar de Gil do BBB nesses últimos dias e ainda não entendeu por que ele é tão importante? Vamos te explicar tudo!

A gente não sabe qual é a sua torcida ou se você sequer assiste o BBB 21, mas se tem uma coisa que amamos por aqui é a democratização do conhecimento e essa edição fez isso muito bem.

Para além dos memes e da última eliminação de Gil no BBB, você precisa estar por dentro de alguns aprendizados valiosos que ele dividiu com muitos brasileiros.

Para começar, Gil do Vigor, como ele é conhecido no reality show, também é pernambucano como a gente, é doutorando na Universidade Federal de Pernambuco e tem ganhado fama por falar a respeito da sua pesquisa sobre mercado de drogas e violência.

Já pensou no impacto que é falar sobre a pesquisa brasileira para milhares de pessoas na TV aberta? De fato, isso pode causar uma transformação.

Por isso, vamos listar hoje alguns momentos valiosos de Gil no BBB que nos ensinam um pouco sobre a carreira de pesquisador no Brasil e aproximam as pessoas desse universo em que vivemos.

1. Tudo começou quando Gil contou sua história no BBB

Independente de assistir ou não o reality, se você é assíduo nas redes sociais provavelmente deve ter visto o vídeo de Gilberto contando o início da sua trajetória no vestibular.

Nesse caso, ele ainda não era pesquisador, mas essa valorização da educação e as portas que foram abertas para ele a partir da universidade tem tudo a ver com pesquisa!

Para além de uma grande história de superação que foi super compartilhada, a fala de Gil no BBB reflete a realidade de boa parte do nosso país e é uma provocação que nos leva a pensar em estratégias para tornar o ambiente de pesquisa, o ensino e as Universidades mais acessíveis a todos.

-> Conhecimento mais acessível: veja eventos acadêmicos gratuitos próximos a você

Mas esse foi só o começo dos ensinamentos de Gil no BBB 21!

2. E seguiu com os momentos de didática

A gente já falou por aqui que é super importante tornar a sua pesquisa acessível e mais conhecida, pois isso pode agregar mais autoridade ao seu trabalho, te levar a ser citado mais vezes e valorizar a ciência brasileira.

Mas é claro que você não precisa ir ao BBB para fazer isso! Sair falando mais sobre o seu trabalho por aí já é um bom começo e a gente pode se inspirar em alguns exemplos de pesquisadores que arrasam na didática, um desses é Gil.

Vocês lembram do episódio quando ele explicou a sua pesquisa para Fiuk e Thaís? Uma aula de didática!

Além disso, em outros momentos, o pesquisador foi flagrado ensinando outros temas que ele domina com explicações teóricas bem cuidadosas e muito fáceis de entender.

Já dá para se inspirar, não é?

3. Quando ele valorizou a educação

Outro momento vigoroso de Gil no BBB foi essa fala incrível sobre o valor da educação.

Em uma conversa com Camilla de Lucas, Gil diz que o ensino é como uma marreta que quebra muros que existem na vida de pessoas mais pobres e ambos comemoram os lugares que eles chegaram através da educação. Falou tudo, não é?

4. E também quando discursou sobre a carreira de pesquisador

Ainda, no TOP 5 de discursos mais didáticos e vigorosos, temos esse momento de exaltação da pesquisa brasileira na TV aberta.

Com muita emoção, Gil pede a valorização dos pesquisadores do Brasil e ainda revela um pouco do que é ser pesquisador no país, as dificuldades e a remuneração.

Se você já é pesquisador, talvez esse já seja um discurso comum, mas já imaginou o tanto de informação que essa fala ofereceu para quem não faz ideia de como é fazer ciência no Brasil?

Em rede nacional, Gil expôs questões que muitos pesquisadores conversam há anos e fez isso em um programa de bastante alcance, de forma apaixonada e sincera. Dá para perceber que, assim como nós, ele também ama a pesquisa!

5. Quando ele nos mostrou as possibilidades para um pesquisador

Por fim, continuaremos na torcida para um final incrível do BBB 21, mas, para nós, Gil do Vigor já venceu há muito tempo!

Desde o momento em que o brother entrou no programa, ele ensinou para muitos brasileiros como é a carreira de pesquisador no país.

Tanto nos momentos de didática, quanto na própria história de vida, Gil mostrou que a educação e a pesquisa abrem caminhos e que há diversas possibilidades para pesquisadores no Brasil.

Inclusive, mesmo que você seja team Juliette, é possível seguir uma carreira de pesquisador!

Brincadeiras à parte, a importância de Gil no BBB foi justamente mostrar que todos deveriam ter a oportunidade de fazer pesquisa acadêmica e diversificar ainda mais os pesquisadores do país.

Aliás, já comemoramos com Gil a aprovação dele em 2 PhDs – o nível máximo de formação de pesquisador – no exterior, em universidades da Califórnia e do Texas.

Gil do BBB perguntando sobre a bolsa da Capes

Para quem vive de pesquisa, ver Gil no BBB as vezes é ser muito bem representado! Só quem viveu sabe 😉

Por isso, a nossa vontade é de dizer: Vem democratizar o conhecimento com a gente também, Gil. Conheçam a Even3.

Imagem de Destaque: Reprodução/Instagram

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos