Imagem de destaque: promotor de eventos

O que é um promotor de eventos?

Se você está minimamente inserido no universo dos eventos já deve ter ouvido falar da figura do promotor ou promotora de eventos.

Este é um dos profissionais envolvidos na organização. Mas você sabia que existem diferenças entre ele e um organizador?

Ainda, essa função pode te ajudar a divulgar o seu evento e alavancar áreas específicas.

Então, você precisa saber mais sobre:

Como o nome já diz, o promotor de eventos, também conhecido como promoter, é aquele que planeja ações para a divulgação e promoção da marca.

-> Saiba mais: O que é branding para eventos? 5 dicas práticas para reforçar a sua marca

Embora essa função possa ser do organizador, o promotor normalmente é contratado para focar totalmente nessa área, deixando o organizador livre para planejar outras partes do evento.

Por isso, com a presença de um promotor, atividades de divulgação que demandam mais energia podem ser executadas, como grandes campanhas de marketing, assessoria de imprensa e muito mais.

Na prática, o que faz um promotor de eventos?

Entre as funções mais comuns de um promoter de eventos estão:

  • Criar ações promocionais para ativação e destaque da marca;
  • Planeja e executa a divulgação da marca do evento em locais estratégicos;
  • Representa os clientes de forma pública, propagando a imagem do evento;
  • Realiza a distribuição de brindes e materiais promocionais;
  • Produz relatórios com os resultados das ações.

Por isso, essa figura é super importante para atingir seus objetivos, como aumentar o número de vendas, tornar o evento mais conhecido e atingir o público alvo.

Kit de Marketing para Eventos

Para ocupar um cargo de promotor ou promotora de eventos, você precisa se manter atualizado com cursos no mercado e, principalmente, buscar oportunidades.

Apesar de ser uma área que, normalmente, não exige uma formação acadêmica específica, é uma boa prática aprimorar seu currículo com experiências e formações que indiquem interesse na área.

 

Uma dica é participar de eventos voltados para o mercado, como o Even3 Summit, além de fazer networking com outros promotores e organizadores de evento.

Aliás, ter contatos é essencial para um promoter!

Entre as habilidades mais buscadas estão:

  • Boa comunicação, tanto oral, como escrita;
  • Contatos e fornecedores no mercado de eventos;
  • Administração e organização;
  • Boa dicção;
  • Perfil extrovertido;
  • Poder de convencimento;
  • Capacidade de negociação.

Assim, esse profissional é capaz de representar a imagem do evento e transmiti-la para mais pessoas com eficiência. Vou te contar quais são os benefícios de contar com um promotor de eventos!

Agora, se você busca contratar um promotor de eventos, o ideal é que faça isso desde o planejamento do seu evento.

Isso porque o profissional precisa ficar por dentro do que será o evento.

Além disso, ele pode te ajudar a pensar em temas e locais que tornem seu evento mais atrativo e fácil de divulgar.

De qualquer forma, é essencial que ele esteja presente na hora da divulgação.

Para isto, você pode buscar agências especializadas ou contratar um profissional autônomo.

Ainda, trabalhando em conjunto com o organizador, os benefícios de contratar um promotor serão ainda maiores!

Por isso, certifique-se de seguir à risca todas as etapas de organização do seu evento. Que tal um checklist para não perder nada?

Conte com este material gratuito produzido pela Even3 para te ajudar a seguir todas as etapas essenciais na organização de um evento:

Baixe agora o Checklist Completo para Eventos

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos