Saiba como fidelizar participantes do seu evento

Conheça estratégias para fidelizar os participantes do seu evento

Fidelizar participantes é o desejo de muitos organizadores de eventos e essa ação pode ser resumida em duas palavras: satisfação e comunicação.

Esse desejo nasce porque é uma forma de garantir a presença em outras edições. Assim, você pode aumentar suas vendas e ainda trazer uma maior visibilidade para o evento. 

Já que, se os participantes gostarem da experiência, existe uma grande probabilidade de indicar para outras pessoas de forma espontânea, como um marketing orgânico. 

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar os antigos. 

Além disso, com a facilidade de comunicação que temos atualmente, fica muito mais simples manter o contato com eles, seja por meio de redes sociais, e-mail ou outras alternativas. 

Dentro do mercado, as atitudes que visam uma boa trajetória, experiência e lealdade é chamada de Sucesso do Cliente

-> Entenda sobre Sucesso do Cliente e conheça 5 dicas para melhorar a experiência do seu participante! 

Pensando nisso, desenvolvemos este blogpost com 4 pontos importantes para utilizar a comunicação da maneira certa e fidelizar o seu participante. Vamos conferir?

Como fidelizar participantes no meu evento?

A fidelização vai muito além do momento do evento e sim como você vai conduzir a comunicação antes, durante e depois. Isso porque o acompanhamento é essencial para garantir a satisfação em todas as etapas. 

Ou seja, a experiência deve ser a sua maior preocupação quando o assunto é impactar o participante.

Mas, antes de tudo, é fundamental ter uma equipe preparada e alinhada, além de uma linguagem clara, garantindo que tudo saia como planejado em cada uma das estratégias indicadas neste texto. 

1. Personalização

Em meio a tanta concorrência, seja qual for o ramo, você precisa se destacar e uma das maneiras é ter um atendimento personalizado

Não é necessária uma mudança brusca na forma de tratar os participantes, mas adaptar a comunicação de acordo com as necessidades do usuário. 

Por exemplo, na inscrição de um participante em um evento feito na Even3, é possível coletar algumas informações que podem ser um diferencial no momento da conversa, como o nome, em qual atividade ele está inscrito e muito mais. 

Assim, você já chega com uma boa bagagem para solucionar possíveis dúvidas

Uma outra questão é que, se for um participante que não é um profissional da área, não adianta utilizar palavras técnicas durante o diálogo, mas ajustar a linguagem para humanizar todo o atendimento

2. Exclusividade 

Quem não gosta de se sentir exclusivo, não é? Existem momentos que você pode surpreender o seu participante! 

Entre eles, temos a criação de questionários, onde você pode explorar tudo o que ele achou ou está esperando do evento. 

Para isso, faça uma pesquisa de satisfação.

Essa atitude trará uma sensação singular e ele se sentirá mais especial, já que a organização se mostra preocupada com a opinião dele. 

Além disso, é legal também elaborar ofertas, como um programa de fidelidade para aqueles que já participaram de outras edições, enviar um e-mail de agradecimento ou um material diferenciado. 

Ou seja, existem várias possibilidades para fazer com que ele se sinta parte da construção daquele momento. 

-> Feedback de eventos: Saiba como melhorar a experiência dos clientes 

3. Transparência 

Já deu para perceber que a comunicação é o cerne de toda a relação que será construída com seu participante, não é?

A partir disso, é bom ser transparente em todos os momentos, principalmente, se algo der errado no evento. 

Envie e-mails ou entre em contato diretamente com a pessoa para deixar claro alguma falha e tenta ajustá-la da melhor forma possível. 

Caso isso não ocorra e o participante descobrir de outra maneira, não vai ser bom para a reputação da organização e ele pode se sentir enganado. 

4. Desburocratização

Facilidade é tudo! 

Então, desenvolver formas de simplificar a vida do participante vai fazer com que ele se sinta mais confortável durante o processo de compra. 

Criar conteúdos informativos também é uma maneira de investir na experiência e  desburocratizar tanto para ele quanto para o organizador.

Por isso, falando em conteúdo, você pode disponibilizar vídeos sobre como comprar o ingresso do seu evento, como vão funcionar as atividades no dia ou como ele pode resolver certos problemas sem ter que ir atrás da organização.

Se os processos forem muito complicados, o cliente pode acabar desistindo da compra, não querer participar das próximas edições ou até compartilhar com outras pessoas sobre situações negativas do evento. 

Resumindo: para fidelizar, foque no participante 

Como já comentei, no final das contas, a experiência completa é o que importa para conquistar a lealdade de quem você deseja.  

Apesar dos pontos citados, não confunda as coisas: você pode muito bem oferecer as melhores soluções, ser transparente e solícito sem perder a identidade do seu evento

A chave é se mostrar disponível para ter o participante com você nas próximas etapas. 

Sendo assim, planeje bem e capacite a sua equipe para garantir a satisfação de quem merece. 

Quer dar mais um passo e fidelizar os seus participantes?

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