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Estratégias de marketing digital para eventos

Aplicar estratégias de marketing digital para eventos é considerado, hoje, o ponto chave para garantir o sucesso deles e uma maior venda de ingressos.

Afinal, do que adianta organizar e planejar o seu evento, se o público que você deseja atingir não souber que ele existe?

Independentemente do tipo de evento que você ou sua instituição organize, é muito provável que seu público esteja no meio digital.

Segundo uma pesquisa realizada pela Datareportal, os usuários da internet no Brasil aumentaram 5,3 milhões entre 2021 e 2022.

Além disso, quando comparado às mídias de massa, esses canais podem possuir um custo menor e uma maior efetividade para o seu público.

Assim, há diversos formatos e locais que podem ser explorados para  criar um plano de marketing poderoso.

Por isso, preparamos algumas dicas de marketing digital, como aplicá-las e de que forma elas podem potencializar o seu evento.

O que é Marketing Digital?

Antes de tudo, é preciso entender o que é Marketing Digital e como aplicar boas estratégias pode fazer a diferença em eventos científicos e acadêmicos.

Com certeza, você já acessou um site de alguma marca e foi impactado por anúncios ou já viu influenciadores digitais divulgando algum produto/serviço nas redes sociais, por exemplo.

Isso tudo são ações com foco na promoção de uma marca, produto ou serviço no meio on-line, ou seja, formas de utilizar o marketing digital.

Em resumo, o Marketing Digital é um conjunto de ações que visa promover uma marca nas mídias digitais, como redes sociais, sites e blogs.

Por que usar o Marketing Digital em eventos?

Já ouviu falar daquele velho ditado: ‘’Quem não é visto, não é lembrado’’?

Pois bem! Isso se aplica também aos resultados digitais e ao mundo dos eventos.

Sendo assim, seu evento precisa ter uma presença digital para ser lembrado. E, para isso acontecer, será necessário para fazer parte do planejamento e de uma boa execução.

Parece exagero? Mas não é!

Um estudo do The Boston Consulting Group revelou que 65% dos internautas são adeptos às compras online.

E, até quando a compra é feita em ponto físico, 56% dos usuários pesquisam na internet antes de concluírem.

Ou seja, as pessoas estão cada vez mais conectadas ao digital e, se você não acompanhar essa transformação, poderá perder espaço para a concorrência.

Por isso, o Marketing Digital é, hoje, uma das estratégias mais eficazes de comunicação para qualquer tipo de negócio.

Por meio desse método, você pode investir também no branding do seu evento. Ou seja, focar em divulgar a imagem da marca para seu público.

E, assim, aumentar a visibilidade e autoridade.

Dessa forma, para te ajudar a entender melhor o que é branding e como traçar estratégias eficazes, elaboramos um Ebook gratuito e você pode baixá-lo agora:

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Uma das maiores vantagens do marketing digital é poder interagir com o seu público, pois  fortalece a marca do seu evento e pode se tornar uma referência!

E já começou a pensar como seria promover uma marca, neste caso, o seu evento com estratégias de Marketing Digital?

7 estratégias de marketing digital para eventos

Aprenda agora, em um passo a passo simples, como utilizar o Marketing Digital para o seu evento!

1. Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas por empresas do mundo todo para captar novos clientes ou fidelizar antigos.

Por isso, cada vez mais, eventos de diversas áreas de atuação estão investindo em materiais educativos e posts informativos, por exemplo.

Com o marketing de conteúdo, você pode engajar mais seu público-alvo, aumentar a taxa de atração e retenção de clientes, e até tornar-se autoridade no seu ramo de atuação.

Mas de que forma você pode fazer isso? É simples!

Basta fornecer ao seu público um conteúdo relevante, como os temas que serão abordados nas palestras, dúvidas frequentes, a grade de programação do evento, dentre outras coisas.

Com esse tipo de estratégia, você não só consegue gerar valor, mas aumentar as vendas das entradas com a investimento na jornada de compras por meio de tráfego orgânico.

Tenha em mente que, na realização de eventos acadêmicos e científicos, é mais difícil atingir o público com publicidades em meios de massa (rádio, TV, jornal, etc).

Assim, é preciso que a divulgação seja direcionada para grupos específicos, alinhando a sua estratégia para captar as pessoas certas de uma maneira menos invasiva e muito mais eficiente.

2. Faça um site para seu evento 

Uma coisa não podemos negar: tudo ficou muito mais fácil depois da internet.

E quando falamos disso, precisamos citar a importância de um site!

Um site para eventos, além de garantir um melhor fluxo das informações, permite que o seu evento seja encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google.

Dessa forma, o público pode descobrir o seu evento e participar, ou até compartilhar com outras pessoas interessadas!

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3. Esteja presente nas redes sociais

Em primeiro lugar, saiba que dificilmente o seu público não estará presente em alguma rede social.

Segundo um estudo realizado pela Rock Content, 91,3% dos internautas acessam suas mídias sociais diariamente.

E, dentre as mais utilizadas, o Instagram e o Facebook ganham disparadamente com 92,5% e 92,1% respectivamente de usuários ativos.

Ou seja, com elas, sua mensagem pode atingi-los de forma mais rápida, aumentando assim a visibilidade do seu evento.

Além do compartilhamento de conteúdo, as redes sociais devem ser utilizadas como uma ponte de relacionamento com o seu público.

Comparando com as mídias tradicionais, os custos da utilização delas é quase nulo. Então vale explorar e se aprofundar nas suas possibilidades.

4. Anúncios patrocinados

Apesar das redes sociais serem gratuitas, anunciar no meio digital tem um custo, mesmo que mínimo.

Dessa forma, investir em publicidade televisiva é bem mais caro do que anunciar no Facebook e Instagram, por exemplo.

Por isso, os anúncios pagos nas redes sociais cresceram 86% entre 2016 e 2017, aponta um estudo feito pela iProspect.

Com esse objetivo, você pode, por exemplo, criar campanhas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Google.

Utilizar uma  poderosa ferramenta de marketing para organização de eventos online, híbridos e presenciais é essencial para melhorar a imagem deles e torná-los mais atrativos para os novos participantes.

Sendo a porta de entrada para convencer o seu cliente a finalizar a compra.

Para isso, você precisa atingir o grupo certo de pessoas e, no meio on-line, é possível segmentar os anúncios conforme gênero, idade, localização, hábitos de consumo e comportamental, dentre uma série de outros fatores.

Segundo a pesquisa do The Boston Consulting Group, 56% dos usuários da internet estão propensos a clicar em um anúncio. Então elabore o conteúdo e utilize o canal certo!

Segmentação de público

Lembre-se: o canal ideal para investir em mídia paga vai variar conforme o seu público e a sua área de atuação.

Assim, é necessário estar atento às características de cada rede social e os seus formatos, bem como o público que está presente em cada meio.

Por exemplo, o Linkedin é uma rede voltada para usuários colaborativos, ou seja, profissionais e empresas.

Por isso, o conteúdo compartilhado nessa rede tem o viés profissional, como divulgação de vagas de trabalho ou algo mais técnico.

Diferentemente do Instagram, que é uma rede focada para um público mais jovem.

Nesse caso, ela apresenta o dia a dia das pessoas, podendo surgir assuntos de moda ou até mesmo de empreendedorismo, por exemplo.

Dessa maneira, você precisa observar antes de anunciar o seu evento em qualquer mídia digital se o seu público está presente, independente se são redes sociais, sites ou blogs.

Cada canal possui suas próprias especificações para anunciar e o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional de Marketing Digital para garantir um melhor retorno dos seus investimentos e bons resultados.

5. Use o e-mail Marketing 

Não! O e-mail não morreu, pelo contrário!

De acordo com a Rock Content, em 2018, 97,6% dos usuários da internet possuem e-mail e 95,9% acessam diariamente sua caixa de entrada.

Além disso, 76,8% das pessoas já efetuaram alguma compra por causa de um e-mail marketing que receberam.

Email marketing: 7 razões para usá-lo no seu evento

Por esses motivos, o e-mail vem se tornando cada vez mais importante nas estratégias de marketing digital para eventos.

A principal vantagem dele é gerar um relacionamento com o público de forma direta, mas também pode ser usado para aumentar vendas, divulgar promoções e diferenciais do seu evento.

Por isso, o conteúdo deve ser totalmente personalizado e pode variar conforme o perfil do público que você está direcionando a mensagem.

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6. Landing Pages

Antes de tudo, você sabe o que é uma landing page?

As LP’s (Landing Pages) funcionam como uma espécie de site que você consegue inserir informações detalhadas sobre seu evento para que os potenciais participantes saibam mais sobre ele.

Assim, tudo pode ser personalizado!

E, independente do conteúdo, uma página de destino é vital para que as pessoas saibam mais e se interessem em participar.

E, se bem combinadas com sua estratégia de e-mail marketing, pode ter certeza que seu evento será um sucesso.

7. Webinar

Webinars são conferências digitais, sabia?

Na prática, são transmissões online que permitem especialistas compartilharem conhecimento através de áudio e vídeo com outras pessoas via internet.

Geralmente, eles possuem um espaço de chat onde os ouvintes podem enviar dúvidas ou perguntas.

Assim, pense no Webinar como uma palestra qualquer, porém online.

Se você estiver planejando um evento de grande porte, pode ser interessante criar alguns webinars para conversar com potenciais interessados, fomentar a expectativa dos participantes e tirar dúvidas.

E, depois de conhecer as estratégias de marketing digital para eventos, que tal criar todo o planejamento do seu com uma planilha obrigatória? Clique no banner abaixo e confira o nosso modelo!

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