marketing digital para eventos

Estratégias de marketing digital para eventos

Aplicar estratégias de marketing digital para eventos científicos e acadêmicos, é considerado, hoje, o ponto chave para garantir o sucesso de um evento.

Afinal, do que adianta organizar e planejar seu evento, se o público que você deseja atingir, não souber que ele existe?

Independentemente do tipo de evento que você ou sua instituição organize, é muito provável que seu público esteja no meio digital.

E, quando comparado às mídias de massa, o meio digital possui um custo menor e uma maior efetividade.

Há diversos formatos e canais que podem ser explorados ao criar uma estratégia de plano de marketing eficiente.

Por isso, preparamos algumas dicas de marketing digital, como aplicá-lo e de que forma ele pode potencializar o seu evento.

O que é Marketing Digital?

Antes de tudo, é preciso explicar o que é Marketing Digital, e como aplicar estratégias digitais podem fazer a diferença em eventos científicos e acadêmicos.

Com certeza, você já acessou um site de alguma marca e foi impactado por anúncios patrocinados navegando pela internet. 

Ou, já viu influenciadores digitais divulgando algum produto/serviço nas redes sociais, por exemplo. 

Isso tudo são ações com foco na promoção de uma marca, produto ou serviço no meio on-line, ou seja, estratégias de Marketing Digital!

Em resumo, o Marketing Digital é um conjunto de ações que visa promover uma marca nas mídias digitais.

Redes sociais, sites e blogs, por exemplo, são alguns tipos de canais usados em estratégias de Marketing Digital.

Por que usar o Marketing Digital em eventos?

Já ouviu falar daquele velho ditado: ‘’Quem não é visto, não é lembrado’’

Pois bem! Isso se aplica também ao meio digital. 

Sendo assim, seu evento precisa ter uma presença digital para ser lembrado. E, para isso acontecer, será necessário aplicar estratégias de Marketing Digital.

Parece exagero, não é? Mas não!

Um estudo do The Boston Consulting Group revelou que 65% dos internautas estão adeptos às compras online. 

E, até quando a compra é feita em ponto físico, 56% dos usuários pesquisam online antes de finalizarem a compra.

Ou seja, o mundo está cada vez mais conectado e digital e, se você não acompanhar essa transformação, poderá perder espaço para a concorrência.

Por isso, o Marketing Digital é, hoje, uma das estratégias mais eficazes de comunicação para qualquer tipo de negócio.

Com ele, você pode, por exemplo, aumentar a visibilidade, autoridade e vendas do seu evento. 

Uma das maiores vantagens do marketing digital é poder interagir com o seu público, pois assim, você fortalece a marca do seu evento, e se torna referência!

E como seria promover uma marca, neste caso, seu evento, com estratégias de Marketing Digital?

7 estratégias de marketing digital para eventos

Aprenda agora, em um passo a passo simples, como utilizar o Marketing Digital para o seu evento!

1. Invista em Marketing de Conteúdo

E o que isso tem a ver com o Marketing Digital? Tudo! Sem conteúdo não existe marketing.

O marketing de conteúdo, é hoje, a estratégia mais utilizada por empresas do mundo todo para captar novos clientes. 

Por isso, cada vez mais, eventos de diversas áreas de atuação, estão investindo em conteúdo, sobretudo, em estratégias de Marketing Digital. 

Com o marketing de conteúdo, você pode engajar mais seu público, aumentar a taxa de atração e retenção de clientes, e, sobretudo, torna-se referência no seu segmentação de atuação 

Mas de que forma você pode fazer isso? É simples! 

Fornecendo ao seu público conteúdos úteis e relevantes, como, por exemplo, os temas que serão abordados nas palestras, a grade de programação do evento, dentre outras coisas. 

Com esse tipo de estratégia, você não só apenas consegue gerar valor para seu público, mas consegue também, aumentar as vendas das entradas do seu evento

Tenha em mente que, na realização de eventos acadêmicos e científicos, você não conseguirá atingir o seu público com publicidades em meios de massa (rádio, TV, jornal, etc). 

É preciso que a divulgação seja direcionada  para um público específico. 

E, no marketing de conteúdo, você consegue alinhar a sua estratégia para captar as pessoas certas de uma maneira menos invasiva e muito mais eficiente.

2. Faça um site para seu evento! 

Uma coisa não podemos negar: tudo ficou muito mais fácil depois da internet.

E quando falamos de internet, precisamos falar também de site!

Um site para eventos, além de garantir um melhor fluxo das informações, permite que seu evento seja encontrado pelas ferramentas de busca, como o Google.

Dessa forma, fica ainda mais fácil do público encontrar seu evento e participar!

Com a Even3, você pode criar agora um site exclusivo para o seu evento!

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3. Esteja presente nas redes sociais

Em primeiro lugar, saiba que dificilmente seu público não estará presente em alguma rede social.

Segundo um estudo realizado pela Rock Content, 91,3% dos internautas acessam suas redes sociais diariamente. 

E, dentre as redes sociais mais utilizadas, o Instagram e o Facebook ganham disparadamente das demais, com 92,5% e 92,1% respectivamente de usuários ativos.

Ou seja, com as redes sociais, sua mensagem pode atingir seu público de forma mais rápida e alcançar milhares de pessoas, aumentando assim, a visibilidade do seu evento.

Além do compartilhamento de conteúdo, as redes sociais, deve, sobretudo, ser utilizada como uma ponte de relacionamento com o seu público. 

E qual o custo disso? Zero!

O custo para utilizar as principais redes sociais é zero. Sim, você não leu errado, não há custos para compartilhamento dos seus conteúdos. 

Só esses motivos já devem ser suficientes para você utilizar esse canal, concorda?

4. Anúncios patrocinados 

Apesar das redes sociais serem gratuitas, anunciar no meio digital é pago. 

E, diferentemente das mídias de massa, as mídias digitais possibilitam anúncios por um custo bem menor.

Investir em publicidade televisiva é bem mais caro do que anunciar no Facebook e Instagram, por exemplo. 

Por isso, o investimento em anúncios pagos nas redes sociais cresceu 86% entre 2016 e 2017, aponta um estudo feito pela iProspect,

Você pode, por exemplo, criar anúncios no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtuber e Google. 

No meio on-line, é possível segmentar os anúncios conforme gênero, idade, localização, hábitos de consumo e comportamental, dentre uma série de outros fatores.

Ou seja, anúncios pagos na internet garantem mais segmentação do que anúncios em mídias de massa, como TV e jornal, por exemplo.

Segundo a pesquisa do The Boston Consulting Group, 56% dos usuários da internet estão propensos a clicar em um anúncio.

Segmentação de público

Mas, lembre-se: o canal ideal para investir em mídia paga vai variar conforme seu público e sua área de atuação.

É necessário estar atento às características de cada rede social e seus formatos, bem como o público que está presente em cada meio. 

Por exemplo, o Linkedin é uma rede voltada para usuários colaborativos, ou seja, profissionais e empresas. 

Por isso, o conteúdo compartilhado nessa rede tem o viés profissional, como divulgação de vagas de trabalho.

Diferentemente do Instagram, que é uma rede focada para um público mais jovem. E, o conteúdo é focado em mostrar o dia a dia das pessoas, podendo surgir assuntos de moda ou até mesmo de empreendimentos, por exemplo.

O que você precisa observar antes de anunciar seu evento em qualquer mídia digital, é se o seu público está presente! Independente se são redes sociais,sites ou blogs. 

Cada canal possui suas próprias especificações para anunciar, por isso, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional de Marketing Digital.

Dessa forma, você garante um melhor retorno dos seus investimentos e um resultado melhor.

5. Use o e-mail Marketing 

Não! O e-mail não morreu, pelo contrário!

De acordo com a Rock Content, em 2018, 97,6% dos usuários da internet possuem e-mail e 95,9% acessam diariamente sua caixa de entrada. 

Além disso, 76,8% das pessoas já efetuaram alguma compra por causa de um e-mail marketing que receberam.

Email marketing: 7 razões para usá-lo no seu evento

Por esses motivos, o e-mail vem se tornando cada vez mais importante nas estratégias de marketing digital. 

A principal vantagem do email marketing é gerar um relacionamento com o público de forma direta! Com ele, você tem a chance de estabelecer uma comunicação especial

Por isso, o conteúdo deve ser totalmente personalizado, e pode variar conforme o perfil do público que você está direcionando a mensagem.

E, diferentemente dos canais apresentados anteriormente, no e-mail você fala diretamente com uma pessoa.

Para te ajudar a alavancar o marketing digital do seu evento, elaboramos um kit completo de marketing.

Nele, você terá acesso a um guia de como usar as redes sociais como estratégia para o seu negócio e ideias de conteúdos para aprimorar a comunicação do seu evento.

6. Landing Pages

Antes de tudo, você sabe o que é uma landing page?

Segundo a Resultados Digitais, é:

Uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as Landing Pages são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

Para exemplificar mais ainda, as LP’s (Landing Pages), funcionam como uma espécie de site.

Nela, você consegue inserir informações detalhadas sobre seu evento para que os potenciais participantes saibam mais sobre o seu evento.

Em uma landing page, tudo é personalizável!

E, independente do conteúdo, uma página de destino é vital para que as pessoas saibam mais sobre seu evento e se interessem em participar.

Se bem combinadas com sua estratégia de e-mail marketing pode ter certeza que seu evento será um sucesso!

7. Webinar

Webinars são conferências digitais. Na prática, webinars são transmissões online que permitem especialistas compartilharem conhecimento através de áudio e vídeo com outras pessoas via internet.

Geralmente webinars possuem um espaço de chat onde os ouvintes podem enviar dúvidas ou perguntas.

Pense no Webinar como uma palestra qualquer, porém online.

Se você estiver planejando um evento de grande porte pode ser interessante criar alguns webinars para conversar com potenciais interessados.

Fomente a expectativa dos participantes e tirar dúvidas que possam existir.

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