revistas científicas

Sistema de submissão de trabalhos para revistas científicas

As revistas científicas que se enquadram na categoria de periódicos, são uma das principais forças que alavancam as pesquisas.

No Brasil o portal de periódicos da CAPES é a maior referência para encontrar as publicações, tanto brasileiras quanto estrangeiras.

Porém, apesar de um grande portal por aqui no Brasil, várias revistas estão sucateadas quanto ao seu processo de submissão e avaliação dos trabalhos.

Utilizando processos arcaicos e manuais, que acabam por atrasar as publicações e eventualmente cometer erros.

Como alternativa, as revistas devem requisitar startups com soluções tecnológicas avançadas e de baixo custo, como já acontece no exterior.

Tendências no exterior

Os principais periódicos estrangeiros possuem sistemas avançados de submissão e avaliação de trabalhos, o que traz maior agilidade e qualidade para as publicações.

Tais sistemas estrangeiros atendem a certos requisitos.

O que os tornam mais atrativos tanto para a comissão do periódico, quanto para os autores dos trabalhos. Esses requisitos são detalhados no próximo tópico.

Requisitos de um sistema de submissão de revistas científicas

  • Tecnologia de nuvem – As tecnologias mais recentes de nuvem, permitem que as submissões aconteçam sem que o site ou portal saiam do ar e suportem um grande volume de submissões. É importante atentar para a tecnologia para não prejudicar os autores dos trabalhos. As tecnologias mais recentes também permitem backups mais avançados e seguros para evitar perda de informações.

 

  • Usabilidade – De nada adianta uma grande tecnologia se ela não é fácil de utilizar. A comissão da publicação deve ter fácil acesso as publicações e os autores também não devem ter dúvidas quanto ao processo de submissão. Dessa forma evita dúvidas desnecessárias e agiliza o processo de submissão dos trabalhos.

 

  • Ferramentas facilitadoras – Facilitar o processo de avaliação, divulgação de resultados e comunicação com os autores, são alguns dos pontos chaves para agilizar os processos. É importante que a tecnologia ajude sempre os dois lados das publicações.

 

  • Custo – O item mais importante, principalmente em tempos de crise é ter um custo acessível para implementar o sistema na sua publicação. Não adianta de nada uma grande ferramenta, se ela inviabiliza o financeiro da sua publicação.

Vantagens do sistema de submissão de revistas científicas

  • Eliminação de processos arcaicos – A utilização de e-mail, planilhas e vários outras ferramentas que não se conversam acabam resultando em erros, retrabalho e atraso das tarefas. Utilizar uma plataforma integrada que cobre todos os processos é uma excelente alternativa para acabar com esses problemas.

 

  • Agilidade – A plataforma integrada irá agilizar os processos e acabar com as noites em claro e atrasos nas publicações.

 

  • Redução de custos – Uma única ferramenta integrada utilizando solução de nuvem pode reduzir drasticamente seus custos com tecnologia!

 

  • Maior número de submissões – Qualquer impeditivo ou complicador acaba afastando os autores de realizarem as submissões. Formulários complexos, site fora do ar são motivos que já não deveriam estar mais presentes no dia a dia.

Agora que você já conhece quais são as facilidades de adquirir um sistema de submissão você pode avaliar qual é o melhor para o seu grupo de estudos ou até mesmo eventos.

Já utilizou alguma? Conte a sua experiência para a gente!

publicação de anais

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos