transmissao pre gravada

Como funciona a transmissão online pré-gravada para eventos

Pretende realizar uma transmissão pré-gravada de eventos online? Excelente escolha!

Como já explicamos em outro artigo do blog, Eventos online: por onde começar?, ao planejar um evento online, é preciso levar em consideração três coisas:

  • Tipo de transmissão que vai utilizar, que pode ser ao vivo ou gravada
  • A plataforma ou ferramenta onde vai realizar o evento
  • Os equipamentos necessários para uma transmissão de qualidade

Hoje, iremos focar no primeiro tópico: o tipo de transmissão que você pode utilizar no seu evento, mais especificamente sobre a opção de transmissão pré-gravada de eventos. 

Você irá entender como a transmissão pré-gravada funciona, para quais tipos de evento ela é ideal, além das suas vantagens e desvantagens. 

E, lógico, iremos dar as melhores dicas para que você possa aderi-la com sucesso ao seu evento! Vamos lá?

Transmissão pré-gravada de eventos

Certamente você já viu uma live ao vivo no Instagram ou participou de um evento ao vivo em que no meio do conteúdo, a internet caiu ou o microfone parou de funcionar. Frustrante, não é?

Justamente para evitar inconvenientes e sustos desse tipo que muitos eventos optam por utilizar a transmissão pré-gravada.

O vídeo pré-gravado é bastante utilizado no meio dos eventos, principalmente por aqueles que possuem mais de uma atividade ou palestra em sua programação.

Ele consiste na gravação antecipada das palestras de um evento online

Essas palestras, posteriormente, poderão ser lançadas em um dia e horário específico da programação do evento, como se estivessem sendo transmitidas ao vivo!

Porém, como gravação e transmissão não acontecem simultaneamente, a grande vantagem é que o vídeo gravado possibilita que o organizador e o palestrante tenham mais tempo para planejar e editar o conteúdo.

Sendo assim, é natural que os materiais produzidos na modalidade pré-gravada tenham mais qualidade e contem com recursos audiovisuais mais desenvolvidos do que a transmissão simultânea. 

Se a sua maior preocupação é em como ficará a interação com os participantes, calma! Mais adiante, vou te apontar algumas soluções para que os palestrantes e organizadores fiquem mais próximos do público.

Transmissão pré-gravada e videotape

A transmissão pré-gravada é uma funcionalidade bastante utilizada no âmbito do jornalismo. Na área, é conhecida videotape, os famosos VTs. 

O videotape passou a ser adotado pelos telejornais por volta de 1960 e representou um grande marco na história do telejornalismo brasileiro. 

Isso porque sem ele, a programação televisiva dependia exclusivamente das transmissões ao vivo.  Com os VTs, pôde-se montar uma grade de programação, distribuindo os conteúdos previamente gravados em dias e horários de transmissão. 

Ao assistir a um noticiário, por exemplo, podemos ver VTs de jornalistas no local de um determinado acontecimento combinados com imagens de apoio que confirmam aquilo que está sendo dito pelo repórter.  

Essas imagens de apoio podem ser gráficos, imagens que relembrem o acontecimento ou que apresentem dados complementares sobre o assunto abordado. 

Muitas vezes, temos a impressão de que o conteúdo está sendo transmitido ao vivo, simultaneamente enquanto ocorre, quando, na verdade foi pré-gravado. Tudo por conta da forma como o jornalista decide se comunicar no VT: dando bom dia, falando diretamente com o apresentador e usando verbos no presente.

Para quais eventos ela é ideal?

A transmissão online pré-gravada é ideal para os eventos que desejam criar conteúdos mais elaborados e que têm mais tempo para produção. 

Além disso, é fortemente recomendada para os eventos que contam com mais de uma palestra na programação. Principalmente, aqueles que têm várias atividades online acontecendo ao longo do dia.

A modalidade de transmissão pré-gravada diminui consideravelmente as chances de ocorrerem erros e sustos de transmissão no dia do evento, já que o organizador terá todo o material gravado, editado e verificado antes de disponibilizá-lo aos participantes. 

Então, não se corre o risco da internet cair no meio de uma palestra, prejudicando todo o conteúdo e também a programação do evento, que tem horários a cumprir. 

Se o seu evento for complexo, com muitas atividades, nem pense duas vezes. A opção pré-gravada é a melhor!

Ela também vale para eventos que contam com poucas ou apenas uma palestra ou para os organizadores que querem garantir uma transmissão mais segura e de melhor qualidade aos participantes. 

8 vantagens da transmissão pré-gravada

Se você tem dúvidas se a transmissão gravada é o tipo ideal para o seu evento, confira esses 8 motivos e entenda por que ela é a melhor opção.

Planejamento antecipado de conteúdo

O conteúdo da palestra, na modalidade pré-gravada, pode ser pensado com mais calma e reestruturado, caso seja necessário. Tudo para que fique o mais organizado e bem produzido possível!

Facilidade de edição

Na transmissão pré-gravada, é possível editar o material produzido pelos palestrantes antes de liberá-lo ao público.

Com isso, você pode inserir recursos sonoros para deixar a produção audiovisual mais atrativa e também incluir legendas com o nome dos palestrantes e o título da palestra.

Correção de falhas

Como há a possibilidade de editar o vídeo, você consegue corrigir falhas que ocorreram durante a gravação, sejam elas de texto ou problemas técnicos, como ruídos do ambiente, foco da imagem, luz estourada e problemas na captação do áudio.

Fortalecimento de branding

Já pensou em formas de fortalecer o branding do seu evento durante as palestras? 

No tipo de transmissão pré-gravada isso é possível! Você consegue, por exemplo, adicionar vinhetas de abertura e encerramento com a marca do evento. Ou ainda fixar a logo do evento, em um espaço do vídeo, durante toda a transmissão.

Qualidade

A qualidade das imagens e do áudio das transmissões pré-gravadas também tende a ficar muito melhor do que nos vídeos ao vivo.

As transmissões ao vivo, por dependerem, por exemplo, de fatores como a estabilidade de conexão à internet acabam tornando-se mais pesadas e deixando as imagens com qualidade inferior a fim de evitar que os vídeos sejam interrompidos por completo.

Espaço para patrocinadores

Sabemos que os patrocínios são fundamentais para a viabilização de muitos eventos. E o formato de transmissão pré-gravada pode ser de grande valia para os que desejam encontrar formas de incluir patrocinadores no evento online.

Uma boa dica é incluir vídeos dos patrocinadores antes e depois das palestras. Como o conteúdo é pré-gravado, você, como organizador, consegue realizar esta edição antes de disponibilizar as palestras ao público!

Maior interação entre os participantes

No formato pré-gravado, o palestrante não irá interromper o conteúdo para tirar dúvidas dos participantes. Sendo assim, o conteúdo será transmitido de maneira mais fluida e com menos chance de perda de foco!

Mas as interações dos participantes com os palestrantes ainda podem existir! Em algumas plataformas, como a Even3, você consegue possibilitar essa interação via chat, em tempo real! 

Assim, todas as dúvidas podem ser tiradas mas a transmissão de conteúdo não fica comprometida. 

Acessibilidade e alcance

O formato pré-gravado permite que você insira legendas em diferentes idiomas nos vídeos das palestras. Assim, o conteúdo do seu evento se torna acessível a pessoas do mundo todo e também a pessoas com deficiência auditiva. 

Como se comunicar com o público

Uma comunicação eficiente torna a transmissão pré-gravada nos eventos muito mais atrativa.

Lembra do que falei sobre os videotapes dos jornalistas? Para que se dê a impressão de que o conteúdo está sendo passado exatamente naquele momento para o público, aproximando a relação palestrante-participante, alguns cuidados são essenciais. 

Por isso, listamos algumas recomendações para palestrantes em transmissões pré-gravadas:

Verbos no presente

Utilize os verbos no presente na hora de se comunicar. Isso passa para o público a ideia de que o palestrante está, naquele momento, no palco do evento, que a palestra está sendo gravada e transmitida agora. Mesmo que tenha sido gravada com antecedência =)

Olhe para a câmera

Falar olhando para câmera é uma dica fundamental para os que querem passar uma ideia de maior proximidade e conexão com o público. Antes de começar a gravar, verifique como se encontra o enquadramento da filmagem: ela corta a sua cabeça? compromete a sua comunicação com o público?

Saudações de boas-vindas e de despedida

Desejar um bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme o horário planejado para a sua palestra na grade de programação do evento, também é uma forma eficiente de passar a ideia de que a palestra está acontecendo naquele momento. 

Caso você ainda não tenha o horário da sua palestra definido, evite dar a saudação de acordo com um horário específico, como o “bom dia”. Que tal usar “Olá, galera” ou “Olá, pessoal”? 

Não se esqueça também de se apresentar! Fale seu nome, conte de forma muito breve a sua história e atuação no mercado. Isso gera aproximação! Ao final da palestra, não se esqueça de se despedir, hein?

Fale o nome do evento

Ao falar o nome do evento durante a apresentação do conteúdo, o palestrante comprova a exclusividade daquele material. Ou seja, garante que a palestra foi elaborada exclusivamente para o evento.

Use exemplos e faça perguntas

Exemplos são uma excelente forma de aproximar o público do conteúdo do evento. Através deles, os participantes se identificam com as situações e conseguem absorver o conteúdo de forma mais clara. 

As perguntas também contribuem para essa aproximação palestrante-público, pois estimulam uma interação. Você pode perguntar ao público se ele já se deparou com uma determinada situação que envolva ou ilustre o assunto , por exemplo. 

Como fica a interação na transmissão pré-gravada?

A grande preocupação dos organizadores e palestrantes é em relação à interação com participantes. Existem algumas soluções para que os palestrantes consigam, por exemplo, tirar dúvidas, colher feedbacks e ouvir o seu público. 

Interação via chat em tempo real

Na Even3 e também em plataformas de vídeo como o Youtube, é possível ativar comentários em transmissões pré-gravadas. 

Uma grande vantagem é que, diferentemente do que ocorre na transmissão ao vivo, o palestrante consegue responder às dúvidas durante a transmissão no chat. Então, enquanto todos assistem ao material, o palestrante ficará de prontidão caso alguém tenha alguma dúvida. 

–> Como e por que criar eventos online na Even3? 

Dessa maneira, os comentários ficam muito mais organizados e a palestra ocorre de maneira bem mais fluida e sucinta, já que não acontecem várias interrupções como no ao vivo para responder ao público  e, mesmo assim, todos serão respondidos!

Post com dúvidas

Seu evento conta com alguma rede social? Utiliza o Instagram, por exemplo? Que tal dedicar uma postagem exclusiva para “Perguntas e Respostas” e interação do palestrante com o público? Essa prática já é adotada por alguns eventos e cursos online! 

Transmissão ao vivo só para dúvidas

Já pensou em realizar uma transmissão mais curta, no formato ao vivo, só para tirar dúvidas e interagir com os seus participantes? Você pode avisar, com antecedência, quem sabe ao fim da sua palestra, a data e o horário desse encontro. 

Assim, os participantes já estudam o conteúdo, anotam as dúvidas, curiosidades e contribuições que queiram dar ao assunto e deixam separadas para o encontro ao vivo!

E-mails

Outra opção é deixar o seu e-mail ou contato disponível para os participantes. Diferentemente das outras três opções, o e-mail é uma relação de “um para um”, então, não haverá uma troca e compartilhamento de experiências com outros participantes, mas ainda assim pode ser uma boa alternativa para interação de um participante com o palestrante. 

O que você precisa para uma transmissão pré-gravada?

Se você pretende adotar a transmissão pré-gravada no seu evento, é preciso estar atento a alguns detalhes, como:

Os equipamentos ideais de gravação

Ter equipamentos disponíveis, como câmera e microfone são fundamentais para realizar uma boa gravação. Tenha em mente que nem sempre é preciso adquirir produtos caros! Listamos algumas opções de ótimo custo-benefício para que você grave as suas palestras:

→ Acessar agora: Como escolher os equipamentos para gravar palestras online

O local certo de gravação

Escolha um local tranquilo para gravar. Gravar durante a madrugada é uma excelente forma de não ser interrompido por familiares, por exemplo. 

Pense no background, ou seja, no fundo que irá aparecer no seu vídeo. Tente deixá-lo o mais organizado possível e com aspecto profissional. Cheque a iluminação antes de começar a gravar, bem como se o áudio está ok!

A ferramenta certa para gravar

Qual ferramenta usar para gravar a sua palestra? O Zoom Meetings é a mais famosa delas, mas você pode utilizar outras para a transmissão pré-gravada de eventos. 

Elaboramos uma lista para você consultar e decidir a melhor para o seu evento.

A melhor plataforma para receber o meu evento online

E não se esqueça, claro, de escolher uma boa plataforma de eventos para gerenciar o seu! 

A Even3 é uma plataforma completa, em que você consegue gerenciar todo o ciclo do seu evento: criar site, vender inscrições, gerenciar pagamentos e submissões e realizar a transmissão online do seu evento. Seja na modalidade ao vivo ou pré-gravada.

Não perca tempo, comece agora a organizar o seu evento online!

transmissão pre-gravada de eventos

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos