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5 lições valiosas do WWDC 2020 da Apple sobre eventos online

O ano de 2020 tem se mostrado bastante desafiador e inovador no quesito organizar eventos, não é?

Até mesmo empresas tradicionalmente conhecidas por suas tecnologias, como a Apple, pela primeira vez, organizaram eventos 100% na modalidade online.

→ O guia completo de organização de eventos online

Foi o caso do WWDC 2020, o Worldwide Developers Conference, que aconteceu em junho. A conferência anual da marca é dedicada aos desenvolvedores e trata dos lançamentos de software da Apple previstos para o ano.

5 lições do WWDC 2020 da Apple para aplicar no seu evento online

Por conta da situação de pandemia do Coronavírus, o evento precisou mudar de formato. Aprenda com 5 detalhes do evento digital que deram muito certo.

1. A escolha do tipo certo de transmissão

A palestra de abertura do WWDC 2020 aconteceu ao vivo, mas o vídeo foi gravado. Ficou confuso(a)? Calma!

Essa é uma tendência bem forte no exterior e que, aos  poucos, vem sendo adotada pelos organizadores brasileiros: o Simulive.

Ele vem justamente com o propósito de simular um ao vivo. O conteúdo é gravado com antecedência a fim de evitar erros ou instabilidades no momento da transmissão.

Durante a transmissão ao vivo, mais de 1,4 milhão de pessoas estavam acompanhando as novidades no Canal do Youtube da Apple.

Simulive: WWDC Apple

A escolha da transmissão, que é um dos primeiros itens a serem decididos pela organização, foi certeira para a palestra principal!

Nada melhor do que lançar um produto ou divulgar novidades, de modo que todas as pessoas do planeta fiquem sabendo na mesma hora e em primeira mão, mas sem correr riscos do microfone falhar ou da internet do palestrante cair.

Saiba mais: Como escolher o tipo certo de transmissão para eventos? 

A Apple acertou em cheio ao escolher o simulive.

2. Vários tipos de atividade

O Keynote principal do WWDC que, antes era presencial e acontecia na Apple Park, sede da Apple, na Califórnia, migrou para o online, no estilo de transmissão gravado.

vídeos gravados no wwdc20 apple

Entre as atividades, estavam mais de 100 sessões de engenharia, palestras, workshops, e reuniões no estilo One on One com engenheiros da marca.

Eles provaram que é possível organizar um evento online com atividades dos mais variados tipos, acontecendo de maneira simultânea.

Diversidade na programação é uma das formas de tornar o seu evento mais atrativo para o público.

3. Valor cobrado x alcance de pessoas

A Apple fez diferente em 2020.

Ao invés de cobrar cerca de U$1.600 dólares pela entrada no evento (valor cobrado presencialmente), o Worldwide Developers Conference deste ano foi totalmente gratuito.

A grande vantagem? Isso possibilitou um alcance muito maior de pessoas.

Cerca de 23 milhões de desenvolvedores cadastrados na Apple tiveram a oportunidade de acompanhar as novidades e participar de, ao menos, uma das atividades.

Além disso, o público em geral também pôde acompanhar as palestras do evento, o que já acontecia em anos anteriores.

O streaming aconteceu através dos canais oficiais da marca, como o Youtube, Site Oficial da Apple e Aplicativo Apple Developer. Confira a palestra de abertura:

Sendo assim, o evento online é uma boa oportunidade para as empresas que desejam fortalecer também o branding. Isto é, a própria marca.

Eventos com inscrições mais baratas ou até gratuitas costumam atrair um bom público! Que tal apostar nessa estratégia para o seu evento?

4. Mais networking e interação

Um tipo de atividade que a Apple adotou para o WWDC de 2020 foram os fóruns. Nos fóruns, qualquer pessoa com Apple ID podia visualizar e discutir temas com os mais de 1.000 desenvolvedores da marca.

No evento, eles dividiram os temas do fórum por tags, facilitando a localização das perguntas para participantes e palestrantes. Veja como ficou:

Fórum no evento online da apple wwdc 2020

Você pode adotar o fórum no seu evento online para estimular o networking entre participantes, criar um ambiente tira-dúvidas e tornar o evento mais interativo.

–> 6 ferramentas para tornar o seu evento online mais interativo!

5. Salve os conteúdos como fez o WWDC 2020

A transmissão aconteceu ao vivo, no entanto, todos os conteúdos do WWDC 2020 foram gravados e ficaram salvos após a transmissão.

Isso é excelente, porque depois você consegue ofertar esse conteúdo para os participantes ou para outros públicos.

Esse conteúdo pode ser pago ou gratuito, fica a critério da organização do evento. De toda forma, é excelente para perpetuar o nome da marca no pós-evento.

Eventos corporativos online: quando organizar?

Os eventos corporativos online foram uma solução encontrada por muitas empresas para manter o calendário de lançamentos de produtos e soluções em dia e não prejudicar o faturamento.

Eles podem ser organizados por pequenas, médias e até grandes empresas, como a Apple, com diferentes objetivos. Veja alguns deles.

Treinamento de equipe

Os eventos corporativos são excelentes para a realização de treinamentos de equipe.

Você pode organizá-los tanto para receber novos colaboradores e apresentar dinâmicas da empresa, como também para treiná-los em relação a um produto ou ferramenta específica.

No formato online, as videoconferências são o tipo de evento preferido das empresas e instituições. Principalmente, porque possibilitam a interação entre os participantes.

Todos ficam dentro de uma sala virtual, o que se assemelha bastante ao cenário corporativo presencial.

Lançamento de produtos

Lançar produtos ou apresentar novidades, como funcionalidades novas, é outra situação que pede o planejamento de um evento corporativo.

E a Apple, empresa gigante no mundo todo, provou que é possível organizá-lo no formato online e também para muitos participantes!

No caso de eventos com muitas pessoas, recomendamos os formatos ao vivo, simulive ou gravado.

Porém, já que é para lançamento de produto, nada melhor do que de uma forma que todos possam acompanhar ao mesmo tempo, não é?

Para lançamentos online, o ao vivo e o simulive, sem dúvidas, são as melhores opção. Aposte neles.

→ Transmissão ao vivo de eventos: como funciona?

Captura de leads

Essa é uma grande vantagem dos eventos online! Eles permitem que você capture leads.

Ou seja, pessoas que tenham interesse no seu produto ou no seu serviço. E, como funciona?

Ao se inscreverem no evento, elas deixam informações como nome e e-mail, certo?

Quem sabe, depois, com essas informações, você não vende um curso pago com a mesma temática do evento para elas? Ou oferece um produto específico?

Falamos mais sobre captura de leads no blogpost: Estratégias de marketing digital para eventos

Viu só como a partir do WWDC 2020 da Apple podemos tirar bons insights para os eventos digitais?

O que você está esperando para organizar o seu evento? A Even3 pode te ajudar a gerenciar vendas, inscrições, certificados, transmissões e muito mais! Crie agora o seu evento.

manual do primeiro evento online

 

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